1822

1822 Laurentino Gomes

Resenhas - 1822

Luiz Paulo Silvestre 22/10/2023

Formato bom de capítulos curtos, alguns mais interessantes e outros menos, os que mais me chamaram atenção são os capítulos mais voltados para a aproximação com personagens históricos, com diálogos, cartas, motivações e pitadas de fofoca, no qual até a linguagem do autor se mostra mais divertida e leve. Outros capítulos envolvem um contexto mais político, com muitos números e fatos que passam meio que em segundo plano ao meu gosto.

Nesse sentido, 1808 se mostrou mais humanizado e pitoresco, pois tem mais personagens, a história da corte, da fuga, da navegação e chegada ao Brasil. 1822 um livro mais político, mas cumpre bem o papel de apresentar e revelar D. Pedro I, Leopoldina e Bonifácio, além de um contexto muito bom sobre o fim das Monarquias pelo mundo e o avanço da onda liberal.

Uma obra que resume bem o período e faz você viajar para o passado.

Jose213 17/10/2023

Mais uma vez, Laurentino Gomes nos presenteia com sua destreza de explicar. A conturbada e talvez confusa História da Independência do Brasil é destrinchada de forma ordeira no livro, permitindo uma ampla absorção deste rompimento político com Portugal, e início, podemos dizer assim, da formação do Brasil.

Marcos774 12/10/2023

Laurentino nos brinda com a sequência de 1808. Fiel as pesquisas históricas seu texto é cativante difícil de parar a leitura. Um prazer a cada pagina.

Adriana854 10/10/2023

Otimo
TITULO: 1822

AUTOR: Laurentino Gomes

SINOPSE: Em 1822, o escritor compara diferentes relatos sobre o dia 7 de setembro que redefiniu os rumos do nosso país. Mais do que desmistificar o grito da independência às margens do Ipiranga, o escritor analisa como D. Pedro conseguiu, apesar de todas as dificuldades, fazer do Brasil uma nação de proporções monumentais.Laurentino observa como as mudanças provocadas pela fuga da família real portuguesa em 1808 deram início a um processo de maior autonomia que pressionou o príncipe regente a declarar a independência do Brasil. O autor mostra como as Guerras Napoleônicas, a Revolução Francesa e a independência dos Estados Unidos influenciaram as ideias de brasileiros que defendiam o fim da submissão à metrópole, formando um ambiente favorável à criação de um novo país.No entanto, declarar a independência foi apenas o começo. Com os cofres brasileiros esvaziados por D. João VI em seu retorno a Portugal, D. Pedro se viu diante do desafio de reduzir os gastos do governo, construir a ideia do que é ?ser brasileiro? e reprimir as revoltas internas. Para alguns brasileiros, era necessário romper radicalmente com os portugueses e proclamar a república, enquanto outros não viam motivo para ser parte do país que estava surgindo. Além das proporções continentais representarem uma dificuldade ao projeto de preservar a unidade do território colonial, em 1822 o Brasil já apresentava um cenário de extrema desigualdade. Enquanto cidades como Rio de Janeiro e Salvador contavam com uma população urbana, universidades e instituições governamentais, em outras regiões era praticada apenas a agricultura de subsistência. Foi necessário um esforço de vários personagens para estabelecer uma nova nação.Laurentino une a pesquisa a um texto leve e saboroso que trata história como um assunto cativante, que nos leva a compreender melhor as origens do Brasil e como problemas estruturais ainda influenciam a nossa realidade.

Nathy 09/10/2023

Trajetória de Dom Pedro Primeiro
Trabalho primoroso de resgste da história do Brasil. Muito enriquecedor ter os detalhes da vida de Dom Pedro Primeiro e suas aventuras.

Maria.Eduarda 04/10/2023

Mas uma vez eu quero engrandecer a escrita do Laurentino que faz parecer que estou lendo uma fofoca, livro muito bom, apesar de não ser o meu favorito. Bem didático e direto ao ponto. Recomendo demais

Vicky.Schneider 28/09/2023

Achei um livro muito fácil de ler, vocabulário compreensível, boa sequência cronológica e apresentou algumas curiosidades que eu nunca tinha visto antes. Simpatizei com D. Pedro I. E, apesar de ter lido o livro puramente por necessidade (em função da faculdade), foi uma leitura que aguçou minha curiosidade sobre as verdadeiras histórias do Brasil.

AndrA374 22/09/2023

Excelente
"1822" é um livro escrito por Laurentino Gomes que explora eventos históricos cruciais no Brasil durante o período de 1808 a 1831, com foco particular no ano de 1822, que marca a independência do país. Este livro é uma parte importante da trilogia de Gomes que inclui "1808" e "1889". Muitos leitores apreciam a narrativa detalhada e a pesquisa cuidadosa que o autor realiza para trazer à vida os personagens e eventos históricos.
A obra oferece uma visão fascinante dos desafios e intrigas enfrentados por Dom Pedro I e outros personagens históricos nesse momento crucial da história brasileira. Além disso, ele destaca as influências internacionais e os eventos globais que moldaram o Brasil durante essa época. É uma leitura recomendada para quem tem interesse na história do Brasil e na formação da nação.

rrodolfo.lima 16/09/2023

A independência narrada
Um livro de história observados os vários pontos do momento. Ele conta os entornos no momento da independência: quem era Dom Pedro; o que levou o filho do rei português a declarar independência de seu pai e de seu país natal; o cenário da independência no Brasil; os principais envolvidos na independência; as discussões entre republicanos e monarquistas; a volta de Dom Pedro a Portugal... no fim, o país que se tornou independente e começou sua caminhada como nação

@vanessachrisostomo 07/09/2023

Mais ou menos
Leitura meio tediosa, mas alguns trechos ficam um pouco mais interessantes. No geral, a leitura foi ok.

Jéssica 07/09/2023

É sempre muito bom saber mais sobre a história do Brasil, principalmente quando a História é muito bem contada.

Somente gostaria que Maria Filipa fosse incluída como heroína na história da Independência da Bahia e isso me faz pensar na quantidade de pessoas que são excluídas da História.

Lizandra.Mirelle 30/08/2023

D. Pedro seria o herói ou vilão da independência?
Nesse livro, somos transportados para o primeiro reinado do Brasil aos comandos de D. Pedro I. Narra todos os acontecimentos desde da saída de D. João VI até a sua morte.
D. Pedro I foi um homem ativo, destemido, corajoso e defensor dos brasileiros, caiu em desgraça por causa dos envolvimentos extraconjugais e nisso, ferindo a querida dos brasileiros Leopoldina.
Mas terminou sua vida lutando pela libertação dos portugueses e morreu consagrando-se como herói no seu país Natal.
Só achei um pouco arrastado a leitura, mas ainda continua um livro rico em informações e histórias.

Thibu 25/08/2023

Leitura obrigatorio
Esse livro deveria ser obrigatorio, desmisifica muita coisa sobre nossa história, coisas que não vimos na escola, nas aulas de historia

Vínia 20/08/2023

Realidade real
A matéria que mais amo é História, mas as escolas pecam muito só no fato de ainda dizerem "descobrimento do Brasil", me levando a buscar autores como Laurentino Gomes e sua maravilhosa obra que acabei de ler.
Se trata sobre a desmistificação da nossa própria história, trazendo dados e personalidades importantes que ajudaram esse país,que tinha tudo para dar errado, a se transformar num dos maiores berços de diversidade cultural e histórica do mundo.
O homem sábio ( José Bonifácio ), a princesa triste ( Leopoldina ) e o escocês louco por dinheiro ( Lorde Cochrane ) tiveram um papel fundamental no dia 7 de setembro, onde Dom Pedro I não gritou "Independência ou Morte", mas reconheceu em tom baixo que nossa nação se consolidava cada vez mais distante da metrópole que nos dominou por 3 séculos.
Estados e pessoas esquecidas na grade curricular dos brasileiros vieram à tona com esse tipo de documento, como por exemplo o estado da Bahia e os muitos escravos que tornaram nossa nação fragmentada "livre".
Vale a pena ler, pois apesar de muitos e MUITOS dados é uma leitura leve e completa, abordando como romantizaram até o animal usado para chegar a São Paulo no dia 7 de setembro de 1822...
Obrigada, Laurentino Gomes,pela real independência brasileira :)