Border, e agora?

Border, e agora? Leticia Lopes

Resenhas - Border, e agora?

Nathy215 10/02/2022

Excelente!
Esse livro é melhor que muita terapia, não sei por que não está mais conhecido ainda.
É ótimo pra fazer a leitura de uma vez ou só para consultar algumas técnicas, quando necessário.
Não serve só para border, também serve para quem tem ansiedade,depressão, etc, algumas dicas são muito válidas pro dia a dia, principalmente quando se fala sobre relacionamentos, tanto amorosos, como familiares e amizades.

Carolina 10/11/2023

Esclarecedor
Muito esclarecedor e bem escrito, sendo objetivo sem usar tantos jargões médicos. Fala muito sobre ansiedade também e algumas práticas/exercicios para fazer nesses momentos, que me ajudarão. Recomendo para quem quer saber melhor sobre o transtorno.

bia | @biatalendo 19/12/2022

Borders unidos jamais serão vencidos!
Excelente livro!
Comecei receosa mas logo no começo, já tive um bom pressentimento sobre a obra. Durante o livro todo, a Leticia retrata com muita responsabilidade a diferença entre se informar pelo livro e buscar psicoterapia - o que pode até parecer duas coisas super distantes, mas confia, tão bem ligadas!
Principalmente nessa era de redes sociais, temos cada vez mais diagnósticos irresponsáveis e pessoas espalhando desinformação sobre diversos transtornos por ai. A Leticia traz diversas vezes a importância da psicoterapia, que apenas com ajuda profissional encontraremos um diagnóstico. Destaco também o quão feliz fiquei com os realces que ela escreveu sobre as terapias alternativas, e o quão um paciente pode ficar estagnado se perdurar nela. Tópico importantíssimo!
O formato do livro também é muitíssimo legal. As técnicas no final de cada capítulo são demais, e acho que é o que mais me impressionou: a didática que a autora traz para nos explicar cada uma.
As referências ao longo do livro e as referências bibliográficas são maravilhosas também. Eu adoraria ter lido mais sobre a questão de um lado mais positivo do Border, já que há uma depreciação enorme desses pacientes.
Fiquei encantada com o livro, tanto como paciente quanto como estudante de Psicologia!

ealveselis 05/10/2023

Há, dentro de todo ser humano, potencial de melhora!
A autora sempre deixando claro que cada um é um ser único, cada qual com sua histórias, traumas, bagagem, causas hereditárias..

?Existe a carga genética dos transtornos mentais de modo geral, mas o transtorno mental é multifatorial?

Incrível! É muito maravilhoso autoconhecimento, saber seus limites, saber que dá pra ser melhor, compreender que é possível lidar com essa montanha de emoções.

?transtorno de personalidade existe quando a pessoa possui diversos traços desadaptativos ao mesmo tempo, bastante pronunciados e rígidos a ponto de prejudicar o funcionamento interpessoal, o trabalho e a vida num geral.

?O termo borderline foi cunhado pela psicanálise, e se referia a uma pessoa que não estava nem lá nem cá; estava no limite entre o ?normal? e o ?neurótico?, exibindo uma estrutura de organização de personalidade num nível intermediário de funcionamento e gravidade.

?O borderline é um jeito de ser, é uma característica da personalidade de alguém, e não existe cura para tal. Na verdade, ninguém deveria buscar curar-se de si mesmo, pois quem é você além de quem você é?

?Diferente de outros transtornos, o borderline é um quadro complexo, por envolver o modo de ser, a ?essência? da pessoa, assim, em muitos momentos a impressão é de não ter para onde correr. Mas há!

~Borderline é como juntar a fome com a vontade de comer: uma criança que já é sensível e tem uma regulação emocional deficitária, quando colocada num ambiente que a invalida poderá desenvolver o transtorno~

Stefany271 17/10/2023

Livro de auto ajuda muito bom, muito bem explicado, auxilia em técnicas para controle de ansiedade, de raiva, automutilação.

Eu li um comentário falando "esse livro e melhor que qualquer psicólogo" eu acho que a pessoa leu de olhos fechados, pq o que mais falam nesse livro é que precisa ir atrás de um acompanhamento psiquiátrico e psicológico independente do livro.

Rafaela 23/11/2023

Doloroso, mas necessário
Demorei a ter o diagnóstico preciso de borderline. Mas sempre suspeitei, devido a atitudes, sentimentos, sensações e pensamentos que sempre me acompanharam, desde que me entendo por gente. Durante anos, tive o diagnóstico de depressão e ansiedade. Mesmo com tratamentos medicamentosos, terapia, etc., a recaída sempre vinha e muitas vezes mais forte. Mudei de medicação inúmeras e inúmeras vezes, bem como o aumento de doses quando estes não pareciam mais servir (chegando, na maioria das vezes, nas doses máximas). Tenho 28 anos. Quando finalmente, no ano passado, tive o diagnóstico de borderline, tudo começou a fazer sentido. Mesmo eu sempre pesquisando sobre o assunto e me vendo muito nele, eu não poderia me autodiagnosticar. Porém, em um dos meus ápices de crise em que precisei levar pontos na mão após uma autolesão (sempre fiz cortes rasos e sempre me cortei, desde a adolescência, mas nunca tão grave assim), foi que precisamos investigar mais a fundo isso. Finalmente. Estou me redescobrindo!! E este livro me ajudou e sei que me ajudará nessa caminhada árdua. Não é fácil e as vezes eu me culpo por ser borderline e ter relações beeem complicadas (com outras pessoas e comigo mesma). Aprendo todos os dias a lidar melhor com a raiva, com a angústia, com o vazio, com as emoções intensas, com os desesperos e com o buraco negro dentro de mim. Sei que não vou me curar, mas acredito e espero que eu possa viver com o mínimo de sofrimento possível. Eu recomendo fortemente esse livro, tanto para quem é border como para quem convive com alguém que é.

Lyvia 31/12/2023

Leitura muito fácil, de fácil entendimento, bastante direto e objetivo. Usei como bibliografia para escrever meu TCC, porém ele não é tão técnico. É uma ótima escolha pra quem quer conhecer o transtorno e desmitificar o estereótipo criado.

nath.ly 06/01/2023

informativo ao extremo! e traz inúmeras dicas e isso é incrível. mas não sei como me sinto a respeito, fiquei mais confusa que antes ?

Maria |@duasamigaslendo 21/01/2023

Objetivo e claro
Li assim que recebi o diagnóstico do transtorno e foi a melhor decisão que tomei. Há muitos materiais que trazem o borderline de uma maneira estereotipada, e esse é totalmente diferente. Consegui compreender claramente tudo, já que o material tem uma leitura simples, leve e fluida. Trazendo pontos que nunca pensaria observar, além de dicas para o manejo do transtorno. Excelente.

Le Vieira 28/06/2023

O livro traz descrições detalhadas do transtorno de personalidade borderline, como o mesmo se desenvolve e se apresenta, tudo de acordo com o conhecimento cientifico existente. Fala de sintomas, diagnóstico e do tratamento, além de relacionar com outros transtornos que às vezes podem causar confusão. Ainda traz técnicas para controle dos sintomas – sempre associados ao tratamento com profissionais qualificados.
Para mim, foi um alívio encontrar conteúdo tão explicativo e acolhedor.

istthemoon 16/01/2024

Esse livro é incrível!!!
Esse livro me esclareceu tantas coisas, além de ter técnicas que ajudam a lidar com as emoções e sentimento.
Eu simplesmente amei!!

Mabel 01/03/2024

Sou psicóloga e estava procurando um livro de psicoeducação para minha paci, esse foi ótimo ????????

Kaah 14/07/2023

Que livro ?

Pra quem quer saber mais sobre Bordeline, seja você quem foi diagnosticado ou alguém que convive com uma border, super indico esse livro. Estou muito feliz e grata por ter tido a oportunidade de ler esse livro tão perfeito em cada página , em cada palavra. A Letícia conversa tao bem com você , que parece que ela tá do seu lado , conversando como uma amiga, te ajudando depois de descobrir o que você tem. Um livro que tá cheio de marcações que com toda certeza vou querer discutir com a minha psicóloga. Muita coisa passou a fazer sentido pra mim

Itskswift 25/08/2023

Incrível
Todas as pessoas que convivem ou que são borderline deveriam ler esse livro, ele é simplesmente incrível e perfeitamente detalhado, e a carta da autora no final deixou meu coração border quentinho e acolhido, obrigada por isso Let ?