Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

Marcela 19/11/2022

Igualzinho a você
Apesar do nome do livro, aqui teremos duas pessoas que são totalmente opostas, grande diferença de idade, classe social. Além de paradigmas da sociedade que envolvem cor e gênero.
É um livro que aborda diversos temas sensíveis e importantes sem muito aprofundamento, são angústias passadas pelos personagens que são sim reais, mas não muito desenvolvidas.
O casal é divertido, juntos eles nos proporcionam boas risadas.
Joseph faz escolhas completamente equivocadas em nome da sua insegurança e não só delas, mas de concepções que nem ele mesmo parece ter convicção delas.
O final foi bem aberto, sem muito desenvolvimento também sobre os sentimentos da Lucy depois do que aconteceu, como no próprio livro diz: as vezes escolher perdoar, não significa, perdoar verdadeiramente. Então assim, fica o questionamento?

Torugho 17/11/2022

Engraçado, romântico e reflexivo
Além das abordagens surpreendentemente sensíveis de questões políticas, socio-econômicas e raciais, há também reflexão sobre pequenos aspectos das conversas que temos no dia a dia, que me cativaram profundamente. Especialmente o fizeram ao se aliarem a um humor leve que verdadeiramente me levou a rir enquanto lia, e uma história que parece genuína e realista, em um romance adorável

Eduarda.Colognesi 13/11/2022

Leitura fácil e rápida. Foi bom tirar a cabeça pra arejar durante a leitura.

Contagem regressiva pra acabar, o livro tinha
potencial, o cenário é ótimo, o envolvimento dos
dois é ótimo, mas muita enrolação pra chegar no
mesmo lugar.
415 páginas para discutir a relação entre uma
mulher branca com quarenta anos com filhos e
um jovem negro de 22, tanta coisa pra
aprofundar e nada foi aprofundado, apenas
diálogos superficiais e confusos entre os dois.

Carol 26/10/2022

Não gostei. O autor passa o livro inteiro tentando jogar assuntos importantes no enredo, mas fica óbvio demais que quer traze-los pra discussão e fica péssimo!

Carol.Hidalgo 28/09/2022

É um bom livro...
...Se vc não criar muitas expectativas sobre ele. Leve, simples, envolvente, mas sem grandes acontecimentos.

O enredo vai caminhando sobre vários temas sem se aprofundar em nenhum, é como se o autor jogasse pontos para fazermos nossas discussões fora da leitura, ele apresenta, mas deixa a conclusão para cada um.

É um bom livro pra uma ressaca literária, sabe?! Vc vai se envolvendo devagarinho, quando vê, acabou.

Nathy 21/09/2022

Perda de tempo
Terminei de ler só pelo fato de não gostar de abandonar. A leitura já é difícil porque você tem que ficar voltando pra ver quem é quem nos diálogos, junte a isso o fato do enredo ser enfadonho, com um casal inventando questões que não são questões e personagens sem sal. Terrível.

KelenDZ 18/09/2022

É uma boa leitura, pois aborda as relações familiares e sociais de Lucy e Joseph, que são se diferentes raças, idades e posições sociais.

Tai 30/08/2022

Odiei
a ideia não é péssima, mas o desenvolvimento é.
a história é mau construída com o pior desfecho que já li, a tentativa de falar sobre racismo é tão superficial quanto falha? não me agradou os personagens e como eles foram construídos, simplesmente horrível ??

Jenn 26/08/2022

Diálogos muito confusos e a história é bem massante, parece que foi escrito as pressas, não curti muito

Karen 25/08/2022

Uma história do dia a dia
Essa é uma história do dia a dia, não é para ter mortes, mistério, reviravoltas etc.

Talvez por isso algumas pessoas não gostaram.

A proposta do livro não é essa.

É questão de gosto, e/mas, além de tudo, ter a sensibilidade para se permitir mergulhar no universo criado e respirar e se deixar envolver pela atmosfera da história.

@vcdisselivros 24/08/2022

Um novo sinônimo para tédio
O QUE VOCÊ PRECISA SABER

° Lucy é uma mulher de 42 anos que seguiu a receita de bolo, casou, fez a casa de bonecas, formou uma família e arrumou um trabalho que gosta;

° No meio do caminho, o amado marido passou a usar drogas, o casamento foi desmoronando até chegar ao divórcio;

° Agora solteira, Lucy tem encontros casuais com homens desinteressantes, mas o jovem açougueiro do bairro, Joseph, demonstra interesse nela. De babá dos filhos ele passa para a cama da mulher, mas ambos não conseguem definir a relação;

° Aos poucos o relacionamento vai sendo testado, pois o amor pode não ser maior que as realidades divergentes, a diferença de idade, de classe social e de cultura.

POR FIM

O autor Nick Hornby entrega mais de quatrocentas páginas de nada, abrindo a porta para temáticas importantes, mas deixando todas de lado.

O livro seria melhor aproveitado se ele abordasse mais a questão do pai de família que perde tudo devido vício em drogas. Da mãe que deu a volta por cima depois dessa adversidade e agora encontra o amor novamente. A dúvida que a diferença de idade causa dentro do relacionamento, o preconceito dos amigos e da família, as dificuldades que Joseph enfrenta por ser um homem negro periférico que ainda não se encontrou e trabalha em múltiplos empregos a fim de sustentar o sonho de ser DJ.

Resumindo, uma perda para o leitor, já que o autor passa grande parte do tempo discutindo o Brexit (Processo de saída do Reino Unido da União Europeia) batendo a tecla em uma política que a maioria não compreende.

A aposta fica entre as idas e vindas do casal, com ela achando que não vai dar certo, que o relacionamento tem um prazo de validade devido a diferença de idade ser maior que o sentimento.

Essa insegurança quanto ao corpo, com Lucy constantemente se comparando às jovens que ele pega, pois sim, Joseph trai ela com outras, mas para ela tudo bem, os termos do “caso” não foram definidos, por mais que ele conviva com ela e os filhos na mesma casa...

Enfim, um desperdício de potencial enorme, talvez esse seja o motivo da Companhia das letras ainda não ter publicado a obra fora do selo inéditos da Tag.
natzzzi 25/08/2022minha estante
adorei esse formato de resenha! escrita direta e aprofundada :)

@vcdisselivros 25/08/2022minha estante
Natzzzi feliz por saber que aprovou, obrigado ?

Felipe 13/08/2022

Igualzinho a você
Livro enviado pela TAG Inéditos em dezembro de 2021 e que só consegui ler agora.

Na história conhecemos Lucy e Joseph que se apaixonam. Ela com 40 anos e ele com 23 anos. Ela uma mulher branca e ele um homem preto. E o Brexit acontecendo e todas as consequências.

É um livro bem tranquilo e com uma escrita bem fluida. Em alguns momentos me confundi nos diálogos pois não ficava claro quem estava falando o que, mas nada que desabone o livro ou a história. O foco não era o Brexit, mas foi legal ter uma outra percepção desse movimento tão importante do século 21 e que gerou consequências, e ainda gerará, para várias pessoas.

Vale a leitura se você está a procura de algo leve e quer descansar a mente.

Duda Pereira 08/08/2022

Confesso que no começo do livro me senti bem animada com a leitura, parecia super promissor. Mas ao passar das páginas me desanimei, a leitura ficou cansativa, um pouco cheio de problemáticas. Personagens que não sabiam muito se comunicar e deixando a experiência a desejar....