Igualzinho a você

Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

Giulia29 07/08/2022

Retrato realista do amor e da nossa sociedade
Primeiro de tudo, eu gostei MUITO da premissa desse livro: o relacionamento entre duas pessoas ditas totalmente "opostas". De classe social à idade e cor da pele, Joseph e Lucy pareciam não ter muito em comum. Mas o que eu acho interessante na dinâmica de um casal dicotômico, é que não é realmente necessário ter algo em comum pra amar alguém. E acho que o autor consegue passar essa lição muito bem no livro.

Sobre o casal principal e os personagens no geral, gosto que o autor traz muito humanidade pra eles. São pessoas com problemas e questões muito reais, e acima de tudo são imperfeitas. O que é um retrato realista da nossa sociedade.

O contexto da história me lembrou muito o antagonismo da política brasileira nos últimos 4 anos, desde a eleição do atual presidente. O fato de existirem dois lados em uma balança, o "bom" e o "mal". Achei interessante poder fazer essa comparação durante a leitura.

No geral, gostei do livro. Acho que a lição que se tira dele sobre o amor é o ponto forte. O amor não é nada extraordinário, fora da realidade ou místico. É o que vivemos no dia a dia, nos pequenos detalhes. Por isso amo obras de slice of life.

Larissa Benevides 04/08/2022

?Igualzinho a você - Nick Hornby ?
?"Decidir perdoar, afinal, não era a mesma coisa que perdoar."

Essa foi uma leitura bem gostosinha!
Fiz essa leitura em dois dias e no primeiro dia tinha acabado de assistir Eduardo e Mônica e esse livro é exatamente essa vibe.

A história tem como personagens principais Joseph 22 anos e Lucy 42 anos. Além da diferença de idade também tem a diferença social (Lucy coordenadora de inglês e Joseph em vários trabalhos autônomos).

Mas quem um dia irá dizer que existe razão para as coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?

Assim como a música, no livro percebemos que muitas vezes uma pessoa igual a você não te faz tão feliz quanto aquela que não tem nada parecido. São as diferenças que complementam e o importante mesmo é o respeito, carinho e companheirismo.

Enquanto lia percebi que em um relacionamento com diferenças, o principal vilão é a própria mente do casal. Ficar imaginando o que os outros vão pensar travam muitas pessoas de ser felizes, o que realmente é muito triste!

Uma agradável leitura quando o que você quer é um romance leve e realista. ?

?"Talvez aquilo não tivesse um futuro, mas tinha um presente, e a vida era feita disso."

site: https://www.instagram.com/p/Cg2eYoLvjxG/

PattyCezar 30/07/2022

Boa proposta, a execução nem tanto...
O autor teve uma boa ideia, relacionamento entre duas pessoas muito diferentes, em vários aspectos, raça, idade, classe social, cultura...
Esperava um despertar dos protagonistas, um amadurecimento do mais jovem e um reencontro com a jovem adormecida do mais velho, mas isso não aconteceu...
Não me agradou.

Patricia.Perrout 25/07/2022

IGUALZINHO A VOCÊ
IGUALZINHO A VOCÊ - Narra o relacionamento entre duas pessoas com idades diferentes, pensamentos antagônicos e educação distintas.
Lucy tem 42 anos, divorciada e tem dois filhos. É professora numa escola. Tem amigos da idade dela e conversa sobre os mais variados assuntos.
Joseph tem 22 anos, tem diversos empregos, não pensa em política e sonha em ser DJ.
Aparentemente eles não tem nada a ver, mas existe uma atração mútua que os une.
Ela pensa no futuro. Ele vive o hoje.
Não estava com muita expectativa sobre esse livro, mas ele tratou de temas muito atuais. Falou sobre a polarização da política sobre permanência na União Europeia, sobre oportunidade de emprego e sobre consciência de classe. Óbvio que não é um livro sobre política, mas um romance.
Gostei muito da narrativa e dos gatilhos que despertou em mim. Me coloquei no lugar de ambos personagens e refleti muito.
Foi uma leitura muito gostosa! (

@litera.tu 25/07/2022

Inovador e revolucionário? Não, mas vale a leitura
Não é aqueles livros que você vai acabar e ficar MEU DEUS QUE OBRA PRIMA! Mas me arrancou boas risadas, a leitura flui super bem, e no final ainda tem uma mensagem legal ?

Emanuelli.Poczapski 22/07/2022

"Decidir perdoar, não era a mesma coisa que perdoar."
Livro bem leve e cotidiano, com personagens leves e cotidianos, talvez por isso não tive tanto apego a eles. O romance também se desenvolve rapidamente, o que me surpreendeu, e os problemas da relação são tão reais que é difícil não se identificar com pelo menos alguma coisinha na obra se você tem mais de vinte anos ou pais divorciados.

Não achei nada tão especial, mas foi uma leitura rápida e fluída, mal vi quatrocentas páginas passarem. Gostei!

Maria V 12/07/2022

A história do livro começou bem e tinha muito potencial, mas de uma hora para a outra as coisas desandam de uma forma que eu não esperava.

No início me vi torcendo pelo casal que trazia em sua concepção questões interraciais, sociais e políticas, porém com o decorrer da narrativa a insegurança de Lucy começou a me dar nos nervos e parecia que em todos os capítulos eu lia a mesma discussão. Joseph também me decepcionou com sua imaturidade em diferentes momentos. Ele é jovem, mas isso não é desculpa para ser babaca.

No final antes do livro chegar na terceira parte fiquei em choque e sem entender como a história caminharia e seu final foi um tanto jogado.

Tem seus momentos fofos e engraçados, mas no final decepciona.

Flávio 26/06/2022

Apenas um romance...
A leitura é fluida e rápida. Porém, o enredo é pobre de grande acontecimentos e reviravoltas. Acredito que a falta de um antagonista faz com que a história fique chata, sem desenvolvimento. Além disso, o Brexit como pano de fundo não interfere em nada na história além de provocar uma briguinha de casal. Não odiei o livro, só foi OK mesmo. Recomendo para quem está numa ressaca literária.

Mands | @mands.couto 23/06/2022

Nah, esperava mais
Eu sempre tinha ouvido falar muito bem do Nick Hornby, então peguei esse livro com altas expectativas. Mas me decepcionei ao me deparar com uma história meio tediante e parada e uma protagonista feminina chaaaaaaaaaata. O protagonista masculino e os filhos da protagonista feminina tentam salvar, mas ela é muito chata e realmente não rolou pra mim. Mas a escrita do Nick é bem boa e bem completa, além de ser fácil de ler.

Bia 08/06/2022

recomendo mas não recomendo
É um livro leve, caso seja isso que você esteja precisando. Não é um livro ruim, mas não é bom a ponto de recomendar de verdade. É meio morno, fiquei com essa opinião bem suspensa - talvez como toda a situação do livro. Sem dúvida a proposta poderia ter sido bem melhor explorada. A personalidade da Lucy é muito boa, o contexto de brexit também, mas ficou tudo por cima.. mas salientando, não foi um livro ruim, não me arrependi de ter lido.

Erika 26/05/2022

Poderia ser melhor
Confesso que estava com expectativas após ler a sinopse, sempre confiei muito no feeling da tag e foram meses difíceis para os assinantes kk historias fracas.
Esse livro tem um contexto histórico super bacana e a promessa de um amor impossível, mas tudo fica no superficial, a historia não desenrola, nenhum personagem tem uma grande revelação, ou um bom desenvolvimento, os personagens principais mais parecem secundários e os secundários não tem nenhum relevância pra historia. Bem fraco, mesmo com a historia deixando possibilidade para desenrolar bem mais.

Marcelo1145 10/05/2022

As vezes o nada parecido é o melhor.
O preconceito está nos outros ou em nós mesmos? Porque não viver aquilo que se propõe e esperar apenas o que aquilo de te dá ali? Assim somos nós. A vida sempre ensinado e os livros TB. Um livro diferente, simples e com temas delicados nos dias de hj.

Luana.Rosario 02/05/2022

Superficial
O enredo prometia por ser uma história de um relacionamento interracial, com os personagens com diferenças de idade e social mas não foi desenvolvido. Faltou aprofundamento nos diálogos e na construção dos personagens!