Igualzinho a você

Igualzinho a você Nick Hornby

Resenhas - Igualzinho a você

Keila 24/12/2021

Igualzinho a você
Último livro da Tag deste ano trouxe um tema um tanto quanto tabu, com pitadas de política.
O livro relata a vida de Lucy, professora de inglês com 42 anos, separada e com dois filhos, e seu papel como mulher e cidadã na Inglaterra na época do Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia).
Lucy chama atenção de Joseph, que trabalha no açougue no bairro aos sábados e vez ou outra atua como babá das crianças dela. Apesar de ser 20 anos mais jovem, ambos se atraem por suas ideias e papos e fazem companhia um para o outro, mas o que um relacionamento entre uma mulher branca e um jovem negro pode causar pra sociedade e para eles mesmo?
Estamos de fato em uma época ?evoluída? que os preconceitos entre um casal interrracial e com idades bem distintas não afetam a auto estima dos envolvidos, o relacionamento entre suas famílias e entre os amigos?

Uma coisa é certa, apesar de não ter gostado muito do personagem Joseph, o livro nos faz refletir que apesar das diferenças, o importante é o agora, o que vivemos e o que os sentimentos representam pra nós neste momento.

Gled 14/02/2022

Não gosto de dizer que o livro é ruim, mas sim que ele não serviu pra mim.
No início eu estava achando péssimo, não conseguia me conectar com os personagens, não gostei da escrita do autor sla, não tava legal, era como se os assuntos fossem todos muito superficiais.
Mas foi passando da metade do livro e até que deu uma melhoradazinha.

Enfim, talvez pra alguma outra pessoa esse livro possa ter sido melhor.
alefszlm 20/02/2022minha estante
eu sou essa outra pessoa.
engraçado como a leitura desperta diferentes sensações e sentimentos dependendo de quem lê.
Pra mim foi um romance leve e fluído, com inseguranças possivelmente comuns pra um relacionamento inesperado que gera a sensação de que há sempre alguém disposto a dizer que não dará certo!

Andrea 16/02/2022

Cotidiano de um casal
A história é centralizada em Lucy e Joseph, que são colocados como opostos. Ela é branca, adora ler, é mais velha, contra o Brexit, seu círculo de amizade é uma bolha com as mesmas ideias e ideais, e sua situação financeira é estável, com uma boa casa e emprego.

Joseph está saindo da adolescência, é negro, indiferente ao Brexit, seus amigos são jovens e o seu negócio é fazer música e quem sabe um dia ser Dj. É um rapaz que não deseja ter relacionamento sérios e ainda mora com a mãe, que não controla os seus ir e vir. Financeiramente sua vida é bem mais simples, o que o faz dividir o tempo em diferentes trabalhos.

Utilizando a narrativa em terceira pessoa, Hornby inicia a sua história na primavera de 2016 e percorre em longos capítulos os nuances deste relacionamento em detalhes no período aproximado de seis meses, até dar um salto no tempo e finalizar na primavera de 2019.

Através dos dois personagens o autor aborda na narrativa racismo, brexit e diferenças sociais, além da diferença de idade do casal.

Resenha completa no blog: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2022/02/igualzinho-voce.html?m=0

Nise 29/12/2021

No começo estava sem graça, no final, parecia o começo
É estranho, por que tudo que poderia ser o ponto forte desse livro, é também o ponto fraco da história.

Não posso dizer que foi um livro que não fez diferença nenhuma na minha vida, porque acabei aprendendo alguma coisa sobre o Brexit, algo que não entendia direito na época que aconteceu, e que nunca fui atrás depois, mas com todo o material extra da TAG e com as discussões políticas do livro, me trouxe uma breve compreensão sobre isso. (Aliás, dona TAG arrasou demais na revista desse mês! A melhor que já recebi até agora!) Por outro lado, essa mesma questão que era interessante, também trouxe ao livro um ar de período eleitoral, com gente discutindo e falando mal das escolhas dos outros - tipo o que é o Brasil hoje.

Já no ponto de vista do romance, não é bem um romance, apenas um relacionamento. Os personagens não tem química, não tem uma paixão avassaladora, nem nada do tipo. É algo bem normal, mas o tempo todo pontuado por preconceitos de todos os tipos. Realista, bem escrito, fluído, mas cansativo, parado, insosso. História "xoxa, manca, anêmica, capenga, frágil e inconsistente", como dizem por aí.

Vi quem comparou o livro a um filme sessao da tarde, novela da globo (aquela do horario do meio), e achei isso uma descrição muito boa. Até é agradável de perder um tempinho com isso, gera alguma discussão sobre algum assunto, mas não é algo marcante ou que mude a vida de alguém.

mateus 09/03/2022

Muito ruim
Personagens completamente desinteressantes, história fraquíssima, se o livro não tivesse tantos diálogos e uma diagramação tão tranquila de ler eu nunca teria terminado, fazia tempo que eu não lia um livro tão ruim quanto esse. Não é a pior coisa que alguém poderia ler, mas eu definitivamente não recomendaria.

Thaiiiiixxx 02/01/2022

Ideia boa, execução péssima
"Igualzinho a você" conta a história do relacionamento entre Lucy e Joseph. Lucy é uma professora divorciada de 42 anos com dois filhos e Joseph, um cara de 22 que ainda não descobriu seu caminho.
De início o enredo me interessou muito, mas a execução foi fraca... a leitura do livro é fácil, mas a história se arrasta, especialmente do meio para o fim. São tantas dúvidas que eu achei meio bléh... os conflitos são estranhos, meio mornos... uma coisa meio inglesa, sabe? Faltou paixão, na minha perspectiva latino-americana.

Rosana Miyata 02/01/2022

É uma leitura fluida, achei interessante, mas não amei. O autor aborda um pouco sobre o Brexit, mas o foco está no romance.

Magica.leitura 02/01/2022

Estava bem empolgada com a história e com os temas que o autor expõe. O início é bom porém do meio para o fim o livro se arrasta muuuuito...o casal não me cativou, achei meio se conexão...achei bem mais ou menos a história, faltou bastante coisa...

Giulia29 07/08/2022

Retrato realista do amor e da nossa sociedade
Primeiro de tudo, eu gostei MUITO da premissa desse livro: o relacionamento entre duas pessoas ditas totalmente "opostas". De classe social à idade e cor da pele, Joseph e Lucy pareciam não ter muito em comum. Mas o que eu acho interessante na dinâmica de um casal dicotômico, é que não é realmente necessário ter algo em comum pra amar alguém. E acho que o autor consegue passar essa lição muito bem no livro.

Sobre o casal principal e os personagens no geral, gosto que o autor traz muito humanidade pra eles. São pessoas com problemas e questões muito reais, e acima de tudo são imperfeitas. O que é um retrato realista da nossa sociedade.

O contexto da história me lembrou muito o antagonismo da política brasileira nos últimos 4 anos, desde a eleição do atual presidente. O fato de existirem dois lados em uma balança, o "bom" e o "mal". Achei interessante poder fazer essa comparação durante a leitura.

No geral, gostei do livro. Acho que a lição que se tira dele sobre o amor é o ponto forte. O amor não é nada extraordinário, fora da realidade ou místico. É o que vivemos no dia a dia, nos pequenos detalhes. Por isso amo obras de slice of life.

anna 23/02/2022

Recebi esse livro pela tag livros e gostei da sinopse e da ideia, porém achei a história muito rasa... Acredito que os personagens não foram desenvolvidos muito bem, senti falta de um clímax e um desfecho marcante.
Apesar disso, a leitura é muito fluida, a curiosidade e expectativa te deixam terminar rapidinho, porém não há muito o que esperar.

Larissa Benevides 04/08/2022

?Igualzinho a você - Nick Hornby ?
?"Decidir perdoar, afinal, não era a mesma coisa que perdoar."

Essa foi uma leitura bem gostosinha!
Fiz essa leitura em dois dias e no primeiro dia tinha acabado de assistir Eduardo e Mônica e esse livro é exatamente essa vibe.

A história tem como personagens principais Joseph 22 anos e Lucy 42 anos. Além da diferença de idade também tem a diferença social (Lucy coordenadora de inglês e Joseph em vários trabalhos autônomos).

Mas quem um dia irá dizer que existe razão para as coisas feitas pelo coração? E quem irá dizer que não existe razão?

Assim como a música, no livro percebemos que muitas vezes uma pessoa igual a você não te faz tão feliz quanto aquela que não tem nada parecido. São as diferenças que complementam e o importante mesmo é o respeito, carinho e companheirismo.

Enquanto lia percebi que em um relacionamento com diferenças, o principal vilão é a própria mente do casal. Ficar imaginando o que os outros vão pensar travam muitas pessoas de ser felizes, o que realmente é muito triste!

Uma agradável leitura quando o que você quer é um romance leve e realista. ?

?"Talvez aquilo não tivesse um futuro, mas tinha um presente, e a vida era feita disso."

site: https://www.instagram.com/p/Cg2eYoLvjxG/

Tai 30/08/2022

Odiei
a ideia não é péssima, mas o desenvolvimento é.
a história é mau construída com o pior desfecho que já li, a tentativa de falar sobre racismo é tão superficial quanto falha? não me agradou os personagens e como eles foram construídos, simplesmente horrível ??

Kelly 08/01/2022

O livro é basicamente uma mulher branca de 42 anos em um relacionamento com um cara negro de 22 anos, em Londres na época do Brexit. E situações em que um ou outro poderia se sentir constrangido por causa da idade / cor / grupo de amigos / conversa. Não achei mto grande coisa, não achei que as conversas entre os dois foram muito profundas nem nada disso ou que um fosse uma grande mudança ou acontecimento na vida do outro, achei bem mais ou menos ?

Nathi Wapke 09/01/2022

Leve mas superficial
O livro é relativamente bom, ele é de fácil leitura, nos faz refletir um pouco sobre as questões apresentados no livro mas não aprofunda os assuntos.
Um romance para se ler antes de dormir.