Assassinato na Casa do Pastor Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Assassinato na Casa do Pastor

Amanda 06/06/2020

divertido e questionador
acabei o livro, estava muito ansiosa pra saber quem era o assassino e, devo confessar, acertei apenas UMA coisa besta (que era meio óbvia).
li algumas resenha a respeito do livro e percebi que muitas pessoas alegaram que o final é muito simples. de fato, é. EU não consegui acertar o assassino, mas talvez você seja capaz. eu amei o livro, é leve, divertido, fiquei presa na história e me apeguei totalmente aos personagens. no começo, estava meio chateada com o pastor e seus comentários, mas logo depois embarquei totalmente no personagem e enxerguei a mudança no seu discurso justamente pela admiração a Miss Marple.

Inclusive, que mulher!! que bacana a importância da Miss Marple pro andamento da história, claro que ela poderia ter um protagonismo muito maior, mas é de praxe não sabermos quase nada dos personagens principais nas narrativas da Agatha. Também devo confessar que amei Griselda desde o momento que li sua primeira frase, ela é o contraste do pastor, com suas falas irônicas e afrente do tempo.

gostei muito mais desse do que o renomado "e não sobrou nenhum", e não entendi porque tantas pessoas acharam estranho o fato do pastor saber todas as pistas e acompanhar o andamento do assassinato, ora, no "assassinato no expresso oriente" os companheiros de Poirot não foram concebidos como suspeitos também.

leiam. é realmente muito acolhedor, me senti totalmente íntima ao Len. gostei muito mesmo.
Amanda 06/06/2020minha estante
li algumas resenhas* sofro com o erro de português

Nágela 21/07/2021

Genial
Que perfeição de história. Os personagens são interessantes, cada um com suas próprias particularidades, seus segredos vão sendo revelados aos poucos e nós faz pensar o tempo todo se tem ou não algo haver com o assassinato.
Miss Marple, simplesmente genial, doce, gentil, todos os elogios do mundo para ela, eu sempre tenho dificuldades nos livros que não são com Poirot, mas dessa vez a leitura me consumiu, eu estou apaixonada pela velhinha.
Eu não esperava o desfecho, de maneira nenhuma passou pela minha cabeça, eu desconfiava de outra pessoa e estava redondamente enganada. Mas consegui descobrir o segredo da Sr. Lestrange e isso pra mim, se tratando dos mistérios de Ágatha, é uma vitória.

Luisa Jordana 03/07/2020

Assassinato na Casa do Pastor
Em uma aldeia chamada St. Mary Mead, o pastor Clement vive pacatamente com sua família, até que um fato abala sua rotina de forma extremamente abrupta. Certa tarde, tem um encontro marcado em sua casa com o odiável coronel Protheroe, mas se atrasa devido à outro compromisso urgente. Qual não é a surpresa do pastor quando chega em casa e encontra o pobre coronel morto, com um tiro na cabeça, deitado em sua escrivaninha! Acontece que a vizinha do dito pastor é a fantástica Miss Marple, que talvez seja e velhinha mais inteligente e perspicaz da literatura e esse assassino não perde por esperar!

Como é bom ler Agatha Christie, que com o tempo, acabou se tornando uma de minhas autora favoritas. Adoro as histórias com Miss Marple, isso porque, além do evidente carisma dessa adorável personagem, os livros que tem o seu protagonismo geralmente vem carregados de críticas ao machismo, que insiste em subestimar os poderes mentais das mulheres. É sempre divertido ver o desprezo das autoridades policias se transformando em admiração e respeito pela enorme inteligência da velhinha "mexeriqueira". O ponto de vista da história é dado pelo próprio pastor Clement, que vê sua casa se transformar em palco de um cenário assustador. Achei interessante ver sua luta interior entre a própria religiosidade e o senso de justiça ou até mesmo raiva pelo indivíduo que maculou o seu lar. É dessa maneira que o pastor embarca nessa misteriosa investigação, ao lado de sua inteligente vizinha, a adorável Miss Marple.

A narrativa é repleta de personagens, metade deles portando comportamento suspeito, e o interessante não é a descoberta do assassino em si, mas a jornada até este fim, que nunca deixa de me surpreender! O livro tem 253 páginas, mas a impressão que fica é a de que li um livro muito maior, tamanha a engenhosidade do enredo.

Rachelsilva28 26/02/2022

Bom muito bom !!!
Miss Maple um amor como sempre velhinha que sabe de tudo
Adorei que foi na perspectiva do pastor .

Skyxie 16/04/2021

Errei todos os suspeitos?? Sim, mas a Agatha sempre me faz de palhaça mesmo, ja estou acostumada. Os assassinos me enganou direitinho! O que dizer de Miss Marple?? Simplesmente perfeita, sem defeitos, inteligentissima.

Bianca Daoud 02/09/2020

Quem matou o coronel?
Um Coronel com muitos desafetos é encontrado morto na casa do pastor. E suspeitos não faltam para esse crime.
O livro é narrado pelo ponto de vista do próprio pastor e uma das personagens é nossa querida Miss Marple! (Ela faz sua primeira aparição nesse livro inclusive!)
Achei o leitura agradável, apesar de ser um suspense o livro é leve e fluído.

Atila.Carlos 04/08/2020

Foi meu primeiro contato com Agatha. Obviamente não quis dar um tiro no escuro. Após algumas pesquisas separei uns dez para, aos poucos, debruçar-me. Dentre esses dez, aí sim, sabia que podia escolher qualquer um que fosse que seria bem sucedido. Apesar de saber que ela foi muito mais prolífica que isso. (Azar meu seria tentar reduzir suas obras como sendo notáveis pouco menos de uma dúzia apenas)
Ao final, soube o motivo pela aclamação a essa autora magnífica. Fiquei uns quinze minutos tentando entrar na mente dela para tentar entender como funciona os neurônios de alguém com essa capacidade de embrenhar um enredo tão magnífico.
Depois dos quinze minutos, larguei meus pensamentos, sem sucesso, evidentemente. Entretanto, esse exercício me fez cristalizar uma certeza: a julgar pela minha desistência prematura, a descarga elétrica causada pelos meus neurotransmissores não seria capaz de acender uma lâmpada de um casebre. Já a dela, forneceria energia para uma metrópole!

Isso é, apenas, tudo!

Deise 06/01/2021

Esse é o primeiro livro que leio da autora. Me surpreendi muito com o final. A Agatha é sensacional, inteligente e chega até ser manipuladora kkk. Eu desconfiava quem era o assassino, mas bem antes do final ela me fez mudar de ideia e culpar outro personagem. O assassino era tão óbvio, mas acabei mudando o pensamento ?. O suspense é constante, simplesmente amei.

Lela 10/06/2021

O primeiro livro com a Miss Marple, essa velhinha astuciosa que de boba não tem nada!
Adorei o livro e todo o enredo criado. Me envolvi muito, instigada a investigar junto e não cheguei nem perto de acertar.

Pedrous 26/09/2020

Fazia tempo que um livro não me prendia assim
Esse foi meu primeiro livro da Agatha Christie então não tenho nenhum parâmetro para comparar com os outros. Mas o que posso dizer é que a história me prendeu do início ao fim.

Não consegui largar do livro, e enquanto eu não tava lendo, tava pensando sobre ele. A escrita da Agatha Christie me conquistou de primeira, os diálogos são muito bem construídos, a trama muito bem amarrada, deu gosto de ler. Me surpreendi bastante, mesmo já esperando que fosse gostar da leitura.

Ansioso demais para conhecer novos mistérios e os outros detetives
Rodrigues 02/10/2020minha estante
Meu querido você precisa ler da Agatha Christie;E não sobrou nenhum, Assassinato no expresso Oriente e Convite para um homicídio.Livros incríveis.

Pedrous 02/10/2020minha estante
Ansiosíssimo para ler os dois primeiros, que sempre ouço muito falar! O terceiro vou adicionar na lista, obrigado pelas recomendações

penelope 16/11/2021

O primeiro livro que li da aclamada...
Comecei esse livro com uma certa expectativa,por conta q muitos gostam dessa autora... E confesso q não me arrependo nem um pouco d ter lido, no começo demorou um pouco pra mim engatar na leitura, porém quando prendeu minha atenção li tudo tão rápido ????. Não vejo a hr d ler os outros livros dela.

yokiitos 27/06/2020

Agatha, você me prometeu um livro bom!!!!!!
É o primeiro livro que leio da Agatha depois de ouvir tanto na vida o quanto essa mulher escreve bem e como seus livros são chocantes, etc. Eu estava esperando que eu acabasse dizendo uma dessas frases também, mas não vai estar sendo possível.

A "Dama do Crime" tem uma fórmula de escrita com uma qualidade inegável. Dá pra perceber que ela sabe o que tá fazendo ao escrever. Até mesmo o exagero de personagens inseridos na história parece ser algo proposital, como se a intenção dela fosse mesmo confundir o leitor e o deixar completamente perdido pra então entregar um final que poderia ter sido facilmente previsto. Mas o problema é que o crime desse livro seria resolvido incrivelmente rápido em qualquer ocasião. A ideia dessa história é bem boba e entediante mesmo. Mas a Agatha já escreveu milhares de livros, não vou generalizar toda sua obra por causa desse livro. É até compreensível para alguém que já escreveu tanto na vida.

Ainda espero ler outros livros dela, mas esse aqui foi chatão viu!

Anne646 04/04/2022

Assassinato na Casa do Pastor
A história me prendeu bastante, A leitura tb foi muito fluída.
Apesar de tudo ter se encaixado no final, esperava algo mais surpreendente. Senti que o plot foi um pouco simples.
Mas o que mais gostei mesmo foi o jeito que a história se desenrolou, consegui ler o livro bem rápido querendo saber quem era o assassino.

Guilherme 04/09/2022

"...Na verdade, Miss Marple é mesmo um encanto..."
O livro é bom, não é o melhor trabalho de Agatha Christie na minha opinião, mas é bom sim, vale a leitura. Um mistério típico de assassinato com vários suspeitos, mas com uma abordagem diferente, pelo menos para mim dá autora, onde a história é toda contada por um dos personagens. Só achei a participação da fabulosa Miss Marple muito discreta, digo todos sabemos que é dela a solução do mistério, mas meio que ela não aparece muito, na verdade aparece bem pouco na história, isso do meu ponto de vista claro.

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

O pastor narra, mas quem descobre o assassino é miss Marple!
Há vários pontos interessantíssimos a respeito desse livro de Agatha Christie, pois além de ter sido a primeira vez que o li, comecei a leitura totalmente "às cegas" e depois descobri que era um caso da nossa querida Miss Jane Marple, para completar, fazendo uma pesquisa tive uma informação ainda maior: foi o primeiro livro em que esta personagem icônica da dama do crime apareceu em seus livros.

Nossa querida Miss Marple, morando em St. Mary Mead, vivendo sua vida pacata, fofoqueira e bastante observadora irá ajudar a solucionar um crime que acontece na casa do Pastor Clement, porém já vale ressaltar que Miss Marple - como em boa parte de seus livros - atua muito em segundo plano e quase não aparece.

Portanto em Assassinato na Casa do Pastor não espere ter muitas partes com nossa velhinha observadora, porque - se não estou enganada - ela aparece no máximo umas cinco vezes para dar algumas informações e colocar os detetives e o próprio pastor na "pista" certa.

No entanto, estou me antecipando muito, deixem-me explicar o contexto geral de Assassinato na Casa do Pastor, pois aqui temos uma história bem interessante, tendo em vista que acontece um assassinato na casa do Pastor e pega todo o vilarejo de St. Mary Mead de surpresa, muito embora o morto, o coronel Protheroe não seja uma das "pessoas" mais queridas do local, inclusive, sabe-se que muita gente já desejou a morte dele e entre essas pessoas está incluso o próprio Pastor!

Com todas essas minúcias é claro que o Pastor Clement vai se prontificar a ajudar a força policial, já que tem um certo receio de que pelo assassinato ter acontecido em sua casa ele possa ser considerado uma das suspeitas dos crime.

Desse modo, toda a narrativa de Assassinato na Casa do Pastor é feita em primeira pessoa, pelo próprio pastor que vai tentando coletar pistas e que também tem informações privilegiadas dos investigadores, porém, sempre que ele quer ter certeza de algo ele vai até sua vizinha, Miss Marple, pois acredita nos "palpites" da senhora.
Sobre a resolução do caso, Agatha Christie não poderia ter sido mais genial, confesso que no princípio da leitura ela me fez ter as suspeitas direcionadas para uma personagem, porém no decorrer da narrativas e das pistas acabei mudado o suspeito e foi aí que quando o mistério de Assassinato na Casa do Pastor foi solucionado deparei-me que minhas suspeitas iniciais estavam corretas, mas a dama do crime conseguiu me trollar - como sempre.

Pra finalizar esse veredito, preciso mencionar que amei a narrativa do pastor, esse livro me envolveu de tal maneira que quando tinha que parar de ler ficava pensando na história, realmente achei uma narrativa viciante e divertidíssima, principalmente porque o Pastor é muito ingênuo e ao passo que ele vai descortinando as pistas do assassinato ela vai descobrindo uma porção de coisas de seus paroquianos que o surpreende de tal maneira que é divertidíssimo acompanhar.
Portanto, super recomendo a leitura de Assassinato na Casa do Pastor para vocês, principalmente para quem ama Miss Marple e justamente por esse ser o primeiro livro de Agatha Christie que a personagem aparece. Sensacional!

site: www.delivroemlivro.com.br