Assassinato na Casa do Pastor

Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Assassinato na Casa do Pastor

Mila F. @delivroemlivro_ 28/08/2021

O pastor narra, mas quem descobre o assassino é miss Marple!
Há vários pontos interessantíssimos a respeito desse livro de Agatha Christie, pois além de ter sido a primeira vez que o li, comecei a leitura totalmente "às cegas" e depois descobri que era um caso da nossa querida Miss Jane Marple, para completar, fazendo uma pesquisa tive uma informação ainda maior: foi o primeiro livro em que esta personagem icônica da dama do crime apareceu em seus livros.

Nossa querida Miss Marple, morando em St. Mary Mead, vivendo sua vida pacata, fofoqueira e bastante observadora irá ajudar a solucionar um crime que acontece na casa do Pastor Clement, porém já vale ressaltar que Miss Marple - como em boa parte de seus livros - atua muito em segundo plano e quase não aparece.

Portanto em Assassinato na Casa do Pastor não espere ter muitas partes com nossa velhinha observadora, porque - se não estou enganada - ela aparece no máximo umas cinco vezes para dar algumas informações e colocar os detetives e o próprio pastor na "pista" certa.

No entanto, estou me antecipando muito, deixem-me explicar o contexto geral de Assassinato na Casa do Pastor, pois aqui temos uma história bem interessante, tendo em vista que acontece um assassinato na casa do Pastor e pega todo o vilarejo de St. Mary Mead de surpresa, muito embora o morto, o coronel Protheroe não seja uma das "pessoas" mais queridas do local, inclusive, sabe-se que muita gente já desejou a morte dele e entre essas pessoas está incluso o próprio Pastor!

Com todas essas minúcias é claro que o Pastor Clement vai se prontificar a ajudar a força policial, já que tem um certo receio de que pelo assassinato ter acontecido em sua casa ele possa ser considerado uma das suspeitas dos crime.

Desse modo, toda a narrativa de Assassinato na Casa do Pastor é feita em primeira pessoa, pelo próprio pastor que vai tentando coletar pistas e que também tem informações privilegiadas dos investigadores, porém, sempre que ele quer ter certeza de algo ele vai até sua vizinha, Miss Marple, pois acredita nos "palpites" da senhora.
Sobre a resolução do caso, Agatha Christie não poderia ter sido mais genial, confesso que no princípio da leitura ela me fez ter as suspeitas direcionadas para uma personagem, porém no decorrer da narrativas e das pistas acabei mudado o suspeito e foi aí que quando o mistério de Assassinato na Casa do Pastor foi solucionado deparei-me que minhas suspeitas iniciais estavam corretas, mas a dama do crime conseguiu me trollar - como sempre.

Pra finalizar esse veredito, preciso mencionar que amei a narrativa do pastor, esse livro me envolveu de tal maneira que quando tinha que parar de ler ficava pensando na história, realmente achei uma narrativa viciante e divertidíssima, principalmente porque o Pastor é muito ingênuo e ao passo que ele vai descortinando as pistas do assassinato ela vai descobrindo uma porção de coisas de seus paroquianos que o surpreende de tal maneira que é divertidíssimo acompanhar.
Portanto, super recomendo a leitura de Assassinato na Casa do Pastor para vocês, principalmente para quem ama Miss Marple e justamente por esse ser o primeiro livro de Agatha Christie que a personagem aparece. Sensacional!

site: www.delivroemlivro.com.br

Thais 19/12/2020

A história me prendeu do início ao fim. Me deixou instigada durante todas as páginas. Incrível, inteligente, com personagens bem criados e uma narrativa impecável.

Rodrigues 02/10/2020

Definição de vizinhança fofoqueira
Em Assassinato na casa do pastor temos uma vila onde pessoas não tem muito o que fazer e ficam inventando fofocas da vida dos outros ( parece muito com a minha vizinhança inclusive)
Nessa vizinhança mora a 2 detetive de Agatha Christie ( que eu não sou tão fã ) prefiro meu Belga Hércule Poirot.
Claro que acaba acontecendo um assassinato,e na casa de um pastor como diz o título e Miss Marple começa a investigar e como sempre é muito mais eficaz do que a polícia e acaba descobrindo o assassino.
O livro não é ruim,a resolução não é tão fácil de achar,mas não é com certeza um dos meus livros favoritos da Agatha.
A autora tem histórias melhores e interessantes,porém todo escritor tem livros médios no currículo.Esse é um exemplo desses.

vnunes 01/11/2020

Gostei bastante, mas esperava que a Miss Marple tivesse mais destaque durante a história

Karyn 26/02/2023

Assassinato na Casa do Pastor
O primeiro caso da magnífica Miss Marple! Um assassinato do homem mais odiado do vilarejo acontece, e em volta de muita fofoca a história vai se desenrolando. Acompanhamos tudo pela visão do pastor que vai ajudando na investigação e ouvindo todas as fofocas que possam ajudar na descoberta da verdade. Bom, Ágatha Christie me enganou mais uma vez, e eu jurava que tinha sacado tudo. Para mim, o ponto fraco dessa história é que a Miss Marple participa pouco, e acabei achando a história meio arrastada por tanta fofoca aqui e ali. Mas ainda sim é uma história que nos mantém presos a cada virada que acontece.

@versaoleitora 30/05/2020

Minha experiência de leitura
Venho de uma série de leituras ininterruptas, com livros de de gêneros que ainda não havia me aventurado. E por estar nesse ritmo frenético tive receio de ler este livro logo em seguida e acabar pegando o famoso ranço. Não pela história, mas pelo ato da leitura em si. E esse gênero investigativo é o meu preferido, então dá pra imaginar que esse "pé atrás" era um baita pé.
Porém, para minha felicidade, esse gênero não é meu favorito a toa. A leitura foi super fluída, super gostosa e acabei o livro bem rapidinho.
O que acontece é que em uma pequena aldeia, daquelas que todo mundo sabe da vida de todo mundo, houve um assassinato num dos lugares mais inesperados e mais empolgantes para as pessoas que ali vivem: na casa do pastor. A grande questão é que várias pessoas teriam motivos para ter cometido tal crime, no mínimo 7 de acordo com Miss Marple. Juntamente com o pastor esses dois personagens vão desenrolando mais de um mistério envolvendo os habitantes desta vila.
Uma investigação que te faz questionar tudo e todos, de escrita leve e incansável.
Tive a sensação de estar assistindo um episódio de séries policiais, como Law and Order, que também é muito do meu agrado.

Juliana3239 30/04/2022

Completamente feita de palhaça, and I loved it ???
Segundo livro da Agatha Christie que leio e esse gostei bem mais. Fui completamente feita de palhaça e eu adorei isso.

Todos eram suspeitos, todos tinham motivos. Ao longo da trama ela vai nos dando várias pistas, e nenhuma delas é jogada lá de graça, no final você irá encontrar uma explicação para todas, mesmo as que foram colocadas lá para te confundir.

Pra não dizer que não saquei nada, peguei um pequeno plot da história mas que não tinha haver com o assassinato em si.

Gostei muito desse livro, leitura rápida e divertida!

Raquel Cesar 14/05/2020

Só queria que a Miss Marple tivesse um maior (e melhor) protagonismo

JAlia372 25/01/2024

Breves Impressões do Livro sem Spoilers
Gostei bastante desse livro! Agatha, como não haveria de ser diferente pelo volume de obras escritas, retoma a estratégia de outro assassino de suas histórias, mas até o último momento nos deixa uma gama de possíveis culpados! Os personagens são envolventes e os fatos de ser contato em primeira pessoa pelo pastor e de contar com a ilustre presença de Miss Marple abrilhantam o caso! Indico! :)

Guru 04/07/2021

Assassinato na Casa do Pastor.
Tive o incrível prazer de conhecer finalmente a tão amada Miss Marple , eu amei essa personagem mas gostaria que a narração fosse dela , até pra conhecer um pouco melhor a personagem.
Um ponto positivo é que os três últimos capítulos são muito explicativos, o que é fundamental para um livro que contém crime.
Por isso concluo que gostei bastante da história.(????)

Sofia 24/07/2021

AMEI!!
Bom, no começo realmente a leitura é um pouco confusa, por ter muitos personagens e lugares, mas a partir do capítulo 5 consegui me achar e a leitura ficou muito mais leve.

O enredo realmente é incrível, a autora consegue colocar várias pistas falsas que acabam levando você a pensar de uma maneira totalmente diferente do que realmente aconteceu.

Infelizmente não consegui descobrir o culpado, mas consegui descobrir algumas pistas que foram deixadas pela obra.

Como esse foi meu primeiro livro da Agatha confesso que achei que não conseguiria acompanhar, mas acabou que consegui entender muito bem e por ser o primeiro livro em que miss Marple aparece, acho que é um bom livro para começar.

Anne.Valente 29/08/2022

"O que sempre digo é: nunca se sabe, não?"
Esse livro foi disparado o da Agatha que mais me confundiu. Suspeitei de todo mundo e no final errei todas as minhas suspeitas kkkk. Assim que eu gosto, a leitura super fluida e o tempo todo algo interessante, uma pista, uma conversa, que te prendem no livro! Muito bom!!!! Recomendo!!

Lore 03/09/2021

É um livro bom porém eu achei o começo muito devagar e repetitivo, as coisas começam a melhorar depois.

brilhinho 20/05/2021

esqueci de falar antes, mas estou completamente apaixonada pelos livros da agatha christie!! este foi completamente incrivel. amo como sempre sou surpreendida e ainda assim insisto em soltar um "eu sabia!" KKKKK