De Onde Viemos?

De Onde Viemos? Carlos Ruas

Resenhas - De Onde Viemos?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Francehelder 08/01/2022

Muito interessante
A ideia de conhecer outras mitologias é bem interessante.
Muitos povos tem sua explicação para o surgimento do mundo e da vida, mas pouco conhecemos sobre a variedades dessas explicações. Algumas tem elementos em comum.
O livro também trás a resposta científica para a pergunta.
A arte do livro é impecável.

Lívia 06/01/2022

Um livro essencial para conhecermos outras visões do mundo de forma simples e leve. As ilustrações são encantadoras e a escrita é adequada para qualquer idade!!!

Amanda 04/01/2022

De onde viemos?
Livro delicioso, ilustrações riquíssimas. Legal demais mudar o ilustrador conforme cada ideia de criacionismo.
Capa dura e edição de qualidade.

Livro muito interessante para presentear crianças em idade escolar para que se interessem em conhecer demais religiões e possam definir qual caminho seguir além de incentivar a leitura.

Super importante a diferenciação e esclarecimento a respeito do método científico, teorias e hipóteses. Realmente, dêem de presente a todas as crianças que conheçam.

Adorei!

Fernanda 04/01/2022

Tocante
Eu já conhecia algumas dessas versões e outras me deixaram maravilhada. Realmente, a humanidade é preciosa e criativa. Por mais que nossos deuses briguem entre si. Tive o prazer de apoiar no Cartase e receber um monte de mimos lindos. Um dia emoldurarei os pôsteres, com certeza! Infelizmente dos artistas que ajudaram o projeto, só conhecia a Cartumante. Obviamente vou ir caçar os outros.
Me deixou com um quentinho no coração, até me emocionei.

leobupi 03/01/2022

Um livro para abrir a cabeça
Sempre gostei muito de mitologia e sempre adorei os trabalhos do Ruas. Claro que este livro foi perfeito. O projeto foi extremamente audacioso: Juntar vários quadrinistas com estilos próprios para falar sobre mitologias e religiões em poucas paginas.

Ler este quadrinho foi uma experiência muito boa

Lari 01/01/2022

Jeito de gostoso de aprender sobre outras religiões
Ruas brilhante! Sou fã de USQ e participei de alguns projetos no Catarse. Legal ter meu nome nos agradecimentos ! Os artistas convidados são sensacionais, desenhos belíssimos, estou apaixonada por meu livro ??sim, eu curto tirinhas? meu gosto de leitura começou lendo tirinhas.

Aly 01/01/2022

Potencial enorme...
...mas cadê a revisão?

147 páginas lindamente ilustradas, histórias (perdão pelo trocadilho) divinamente inspiradas, e a possibilidade desse projeto ser expandido no futuro, porque alguns dos criacionismos foram rápidos demais, e todos eles mereciam um livro desses inteiro pra explorar toda a complexidade e nuances dessas histórias tão lindas.

MAS...

Claro que tem um mas. Sério, teve revisão?! Porque eu passei o livro todo encontrando problemas de ortografia, uso de crase (esses foram os piores), concordância, uso de vírgula... coisas básicas mesmo, que qualquer revisor encontraria só de bater o olho (eu encontrei, é o que eu faço, afinal), mas aqui, a impressão que deu foi a de que não teve revisão nenhuma, que só escreveram lá e mandaram pra gráfica. Eu juro que tentei encontrar desculpas pra justificar tantos erros e deslizes (prazos apertados por causa do financiamento, lidar com tantos quadrinistas, um projeto desse tamanho... sei lá), mas não consegui, porque todos os motivos que eu tentava dar pra justificar os deslizes, eram motivos justamente pra NÃO ter deslizes.

O projeto é lindo, uma das melhores ideias que eu já vi em muito tempo (Darwin e Lemaitre no final sendo, de certa forma, louvados pelos deuses por suas teorias... que coisa maravilhosa de ver). Mas a falta de uma boa revisão (e ainda ler na ficha técnica que existiu uma revisão "na teoria"... ) não me deixa dizer que foi perfeito.

Talvez no próximo, com a benção dos deuses.
Fernanda 04/01/2022minha estante
Li tão empolgada que não vi nada disso kkkkkk

Aly 04/01/2022minha estante
Que maravilha! Sério. Eu também adorei, mas eu sou revisora de texto, é o que eu faço. Eu costumo brincar que é minha maldição kkkk nunca mais li nada sem inconscientemente procurar por erros ou coisas que pudesses melhorar. E às vezes, justamente como dessa vez, eu nem tô procurando! Mas encontrei e me incomodou. Torço de coração pra melhorarem na próxima, porque amo demais o USQ.

Tay 30/12/2021

Carlos Ruas perfeito como sempre!
Abordou diversas religiões e crenças a sua forma, respeitando todas e suas particularidades.
Recomendo muito a leitura! Muitas das religiões eu nunca tinha nem ouvido falar, outras que ouvi falar mas não entendia a crença.

leuu_lima 30/12/2021

Para pensar em novas possibilidades
Acho que essa foi minha primeira leitura de HQ. Além de ser um livro em si muito bonito, a história de cada religião e crença é realmente muito legal de conhecer, ler e ver. A escolha de serem vários artistas participando foi ótima porque não deixa a história cansativa e faz todo sentido no contexto. Adorei que citaram as referências no fim e, claro, também os brindes que vieram juntos por conta do financiamento coletivo!

Paloma 30/12/2021

Estou tentando voltar o hábito da leitura e os quadrinhos tem me ajudado muito, adoro o Carlos Ruas, e esse livro é um grande serviço para abrirmos nossas mentes para as outras inúmeras religiões que existem!

Zelinha.Rossi 29/12/2021

Excelente
Há pouco tempo comecei a ler quadrinhos (este é o terceiro) e estou cada vez mais apaixonada pelo gênero! Adorei conhecer como é contada a criação do mundo segundo diversas religiões e mitologias e acho que este livro é muito importante porque quanto mais conhecemos a visão do outro, mais somos capazes de respeitá-lo. Também adoro o humor do Ruas e sua forma de utilizar os quadrinhos para popularizar conhecimentos científicos!!! Vale ressaltar outro ponto importantíssimo nessa obra: ela nos permite conhecer o trabalho de outros quadrinistas e ilustradores, uma experiência que achei sensacional!

Nise 26/12/2021

Alucinógenos fortes
Obrigada, Ruas, por essa obra maravilhosa! Lindo o trabalho de cada artista convidado, e muito legal conhecer um pouquinho sobre todas essas vertentes religiosas - não que eu acredite em alguma, afinal é muito alucinógenos pra criarem essas teorias. O melhor é que não ficou só nisso! Teve também a teoria científica, muito bem explicada por sinal. Pra mim o livro só não leva 5 estrelas por conta de duas falhas: 1) achei a transição de uma religião pra outra meio brusca e repentina. Na primeira, até pensei que tinha pulado uma página, aí vi que era isso mesmo. 2) pra mim o problema mais grave do livro foi aquele momento que Darwin tenta fazer rap. Totalmente dispensável, não teve graça, ficou repetindo coisas tolas, e não agregou nada. Um desperdício de quadrinhos, que poderiam ter sido usados até pra falar de outras características do ornitorrinco, animal tão diferenciado, não só ficar repetindo três detalhes sobre ele.

Fora esses dois pontos, tudo perfeito! Dou fã do trabalho do Ruas, feliz porque agora só falta 1 livro pra completar a coleção. Sempre vou recomendar muito.

Guto 26/12/2021

Esse é pra qm gosta de mitologia
Desde pequeno sempre gostei muito de pesquisar sobre mitos dos povos antigos. Quando li os livros de Rick Riordan, me aprofundei mais nesse hobby.

Esse livro é perfeito pra pessoas com esse meu mesmo interesse. Apesar de falar de forma breve, ele aborda muito bem sobre o criacionismo de cada religião e mito de cada povo. E no fim tbm comenta sobre o "criacionismo" de acordo com a ciência.

E uma coisa muito interessante é q com o decorrer da leitura tu percebe q a uma semelhança gigante com todas as histórias e isso é simolismente incrível

Rafael2350 25/12/2021

A forma como os cartunistas abordaram as diversas versões da criação do mundo e da humanidade foram impecáveis. Adorei conhecer algumas histórias!

Ana Carolina Andrade 22/12/2021

Impecável. Lição de respeito e aceitação
Como tudo que o Carlos Ruas faz, o livro ficou absolutamente impecável.
Nos apresenta diversas religiões de diferentes povos de uma maneira respeitosa, didática e extremamente divertida, e ainda dá uma lição essencial (e infelizmente ainda bem necessária) sobre como ciência e religião podem conviver juntas mas devem ser tratadas como coisas distintas.
De cereja no bolo, todas as ilustrações estão belíssimas, e foi uma oportunidade incrível para mostrar o trabalho de outros artistas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6