Diário Estoico

Resenhas - Diário Estoico

1 | 2 | 3 | 4

JoAo.Padilha 09/04/2024

Todo dia
Livro que me acompanhou por quase um ano... Uma aventura fantastica no mundo dos estóicos, na qual você vai se alimentando com um ensinamento por dia... As vezes com mais de um... Livro que já estou com vontade de ler novamente, uma página por dia. Leitura obrigatória pra quem gosta do tema.

Carla.Parreira 06/03/2024

Diário Estoico - 366 Lições sobre sabedoria, perseverança e a arte de viver (Ryan Holiday)... Melhores trechos: "...Quanto mais coisas desejamos e mais temos de fazer para ganhar ou alcançá-las, menos aproveitamos verdadeiramente a vida — e menos livres somos... Muitas pessoas bem-sucedidas vão lhe dizer que a raiva é um combustível poderoso na vida. O desejo de 'provar que todos estão errados' ou 'esfregar isso na cara deles' fez muitos milionários. A raiva de ser chamado de gordo ou de burro criou excelentes corpos e mentes brilhantes. A raiva de ser rejeitado motivou muitos a trilhar o próprio caminho. Mas essa é uma visão turva. Essas histórias deixam de lado a poluição produzida como efeito colateral e o desgaste que ela provocou no motor. Ignora o que acontece quando aquela raiva inicial se esgota, passando a precisar ser gerada cada vez mais para manter a máquina em movimento (até que, finalmente, a única fonte que resta é o ódio de si mesmo)... Quando se trata de seus objetivos e aquilo pelo que você luta, pergunte a si mesmo: Sou eu que os controlo ou são eles que me controlam? O que desejamos nos torna vulneráveis. Seja uma oportunidade de viajar pelo mundo, de ser o presidente ou de ter cinco minutos de paz e sossego, quando ansiamos por algo, quando nos agarramos a um fiapo de esperança, nós nos preparamos para a desilusão. Porque o destino pode sempre intervir, e então provavelmente perderemos, em resposta, nosso autocontrole... Lutamos contra as coisas que acontecem em parte porque estamos tão concentrados em nosso plano que esquecemos que pode haver um plano maior, do qual não temos conhecimento. Não é verdade que muitas vezes algo que tínhamos considerado um desastre acaba se revelando, com o passar do tempo, um golpe de sorte? Também esquecemos que não somos as únicas pessoas dignas de importância e que nossa perda pode ser o ganho de alguém. Essa sensação de estar sendo injustiçado é um simples problema de consciência... Não gaste muito tempo pensando sobre o que os outros pensam, mas sim sobre o que você pensa. Pense, em vez disso sobre os resultados, sobre o impacto, sobre se isso é a coisa certa a ser feita... E assim ocorre com todos os nossos planos. Não importa o quanto nos preparamos, o quanto somos hábeis ou inteligentes, o resultado final está no colo dos deuses. Quanto mais cedo soubermos, melhores seremos... Quando as pessoas dizem que mudanças são para o bem, estão em geral tentando tranquilizar alguém (ou a si mesmas). Porque instintivamente vemos a mudança como algo ruim — ou pelo menos desconfiamos dela. Os estoicos querem que você suprima esses rótulos completamente. A mudança não é boa. O statu quo não é mau. Eles simplesmente são. Lembre-se: os acontecimentos são objetivos. É só a nossa opinião que diz que algo é bom ou mau (e assim algo contra o que ou a favor de que vale a pena lutar). Uma atitude melhor? Decidir tirar o melhor proveito de tudo... Você não tem de acreditar que existe um deus guiando o universo, precisa apenas parar de acreditar que você é esse diretor. Quanto mais cedo você puder harmonizar seu espírito a essa ideia, mais fácil e feliz será a sua vida, porque você terá abandonado a mais poderosa de todas as dependências: o controle... Pessoas fortes resistem a essa noção. Elas sabem que, com raras exceções, as coisas são como sempre foram e sempre serão. Você é exatamente como as pessoas que vieram antes de você, e não passa de uma breve parada até as pessoas exatamente como você que virão depois. A terra permanece para sempre, mas nós viremos e desapareceremos... A quantidade de matéria no universo é imensa — da ordem de trilhões de átomos. Que porcentagem dessa matéria um corpo humano constitui? A Terra, pelo que a ciência nos diz, tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade e não mostra nenhum sinal de que findará em breve. Nosso tempo na Terra, por outro lado, qual será? Várias décadas, talvez? Às vezes precisamos ter os fatos e números claramente expostos diante de nós para compreender plenamente a escala em que seres humanos calham de existir no grande esquema das coisas. Considere isso a próxima vez que você se sentir presunçoso, ou como se tudo dependesse de sua ação para obter êxito ou fracasso. Não depende. Você é apenas uma pessoa entre muitas, fazendo o melhor que pode entre muitas. É só isso que você precisa fazer..."

Alan 23/02/2024

Vale a pena
O livro nos traz reflexões muito válida sobre a vida. Separado em três partes, cada parte possui um tema central e cada dia nos convida a meditar sobre algum tema/aspecto.

Conrado Lourenço 18/02/2024

Ensinamentos Diários para uma Vida Equilibrada e Consciente
Oferece uma abordagem moderna e acessível aos princípios do estoicismo. Composto por 366 meditações diárias, cada uma baseada em escritos de filósofos estóicos como Epicteto, Sêneca e, é claro, Marcus Aurelius, este livro é um guia prático para cultivar uma vida mais significativa, resiliente e gratificante. Holiday apresenta conceitos atemporais do estoicismo de uma forma que ressoa com os desafios e preocupações da vida contemporânea, oferecendo conselhos práticos para lidar com o estresse, tomar decisões sábias e encontrar paz interior. "Diário Estóico" é uma ferramenta valiosa para aqueles que buscam um caminho para uma vida mais plena e consciente, oferecendo inspiração diária para enfrentar os altos e baixos da existência com coragem, sabedoria e compaixão.

Gedimar 18/02/2024

Um livraço, perfeito.
Um livro que deveria ser lido por todos. Concluo a leitura dele com vontade de mais. E a pergunta que fica é: você está usando bem o seu tempo?

IuryCN 29/01/2024

Encontrando Serenidade na Filosofia Prática
Muito bom!
Escrito por Ryan Holiday, é um guia prático para aplicar princípios filosóficos estóicos no cotidiano. Com uma linguagem acessível, o autor oferece reflexões que ajudam a cultivar a tranquilidade e a sabedoria em meio aos desafios da vida. O livro propõe exercícios diários que incentivam a autenticidade, a resiliência e a gratidão.

"Não podemos controlar o que acontece ao nosso redor, mas podemos controlar como respondemos. Nossa paz interior depende disso." Marco Aurélio.

lidi 08/01/2024

Uma reflexão em cada página.
Descobrir e encontrar o estoicismo me aproximou mais de quem sou e do que faz sentido pra mim.
Embora eu não tenha tido a regularidade que gostaria, encontrei nesse livro ensinamentos para a vida.

Bruno236 08/01/2024

Lições inestimáveis e tapas na cara bem dados. Todos deveriam ler para ganhar clareza e consciência na vida.

Lucas 07/01/2024

Ótimo livro
Livro perfeito para ser lido uma página ao dia ao longo do ano, traz diversas provocações e reflexões.

Levovitch 31/12/2023

Grandes ensinamentos e reflexões de filósofos atemporais sobre a vida e como vive-la, são lições para levar para a vida e usa-las sempre para buscar a melhora. Esse livro me ajudou a lidar melhor com a vida e com certeza vou mantém lo por perto, recomendo muito.

vanessa.pivotto 31/12/2023

Muito bom!!!
Valiosas reflexões sobre a vida, o ser humano e suas atitudes. Bom pra iniciar o dia já refletindo.

Por vezes finalizei o dia lendo e tive outro tipo de experiência, gostei muito.

Lerei novamente em 2024.

Bruna 31/12/2023

Comecei este livro com um olhar e termino com outro. Alguns pontos em que refletir durante os dias fizeram sentido, outros eu discordo, mas para um contato com o estoicismo, vale a pena ler.

Nado 31/12/2023

Os autores combinam sabedoria atemporal de filósofos como Sêneca e Marco Aurélio com insights práticos para a vida cotidiana. Organizado como um diário, o livro oferece reflexões diárias que desafiam os leitores a cultivar virtudes estoicas. A abordagem torna a filosofia acessível, proporcionando uma jornada transformadora para quem busca autodisciplina e resiliência.

Isadora 31/12/2023

Interessante
Muito boa a leitura durante todo o ano, diariamente com um ensinamento e reflexão sobre a vida e a forma que lidamos com ela seguindo o estoicismo.

Adriana.Karimi 31/12/2023

Gotas diárias
Esse livro foi gotas diárias de conhecimentos filosóficos que me fez refletir diariamente cultivando uma vida com propósito e sabedoria!!!

1 | 2 | 3 | 4