Arrastados

Arrastados Daniela Arbex




Resenhas - Arrastados


263 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Rosangela Max 11/02/2022

Melhor pessoa para escrever sobre esta tragédia.
Gosto muito do trabalho da Daniela Arbex, a ponto de ter um dos livros dela na minha lista de livros favoritos. Sua competência como jornalista investigativa e como escritora do gênero está mais do que comprovada.
Realizou um excelente trabalho ao recontar a história da tragédia de Brumadinho, cobrindo todos os pontos de vista: das vítimas, das famílias, das equipes que trabalharam e trabalham até hoje com o resgate dos corpos, dos voluntários, dos moradores de Brumadinho, dos responsáveis (melhor dizendo, irresponsáveis) representantes da Vale e empresas parceiras etc.
Ao mesmo tempo que fiquei comovida com a tragédia em si e com a solidariedade de muitos, também fiquei revoltada com a impunidade e a ganância das empresas que ignoraram a segurança em prol do lucro, assim como de alguns brasileiros golpistas que se aproveitaram da situação para tirar vantagem e receber indenizações, se passando por moradores de Brumadinho.
Não tem jeito, onde há o bem há também o mal.
Sobre o desenvolvimento da escrita, algumas partes ficaram confusas, mas acredito que seja devido ao grande número de informações e personagens que o livro apresenta.
Recomendo a leitura.
Joao 11/02/2022minha estante
A escrita dela é muito envolvente mesmo! Dela só li Holocausto Brasileiro, mas foi uma leitura que marcou muito.


Fernanda1156 11/02/2022minha estante
Amo Daniela Arbex, agora de todos os livros dela, só falta este. Assim que consegui comprar vou ler, com certeza!!!


JurúMontalvao 11/02/2022minha estante
?


Rosangela Max 12/02/2022minha estante
Ja li todos os livros dela e acho que ela melhora a cada publicação. Agora na esperança que ela lance algum sobre a pandemia.




Joel.Martins 20/04/2022

Impactante e necessário!
"Em geral, tragédias são seguidas de clamor popular por mudanças. Com Brumadinho não foi diferente. "

"Perguntei aos especialistas que entrevistei se o ciclo de tragédias se encerraria em Brumadinho. Ainda não há respostas para isso. Enquanto o modelo de negócios não mudar e a política da mineração priorizar o produto, em vez da vida humana, não haverá lugar seguro para ninguém."

Passei a leitura inteira com um nó na garganta de tanta tristeza e indignação. Conhecer as lutas das pessoas por um trabalho digno para construir um futuro melhor e saber que esse trabalho acabou com suas vidas: é muito impactante.

O Posfácio da autora @daniela.arbex foi de partir o Coração.
Marcos 16/05/2022minha estante
Olá, meu amigo! Quero muito ler este livro, acredito que segue com toda competência de sempre. Adoro os livros de Daniela!!


Joel.Martins 16/05/2022minha estante
Daniela Arbex tem um trabalho exemplar!




Ricarda Caiafa 16/08/2022

Impactante, dolorido e necessário
Termino essa leitura com um misto de revolta, angústia, tristeza e também empatia e muito amor por cada um que perdeu seus entes queridos, amigos, colegas de trabalho devido ao rompimento da barragem de Brumadinho.

Daniela Arbex, jornalista, nos trouxe nesse livro relatos que nunca serão apagados da minha memória. Histórias de resgate, de luto, de pessoas que perderam tudo, o rumo, a vontade de viver. Mas de 270 pessoas mortas! Sem tempo de escapar. Soterradas na lama.

Minas Gerais. Como dia a autora, temos Minas no nome, mas até quando as minas irão nos destruir!?

Uma leitura necessária, pois o que aconteceu em Brumadinho não deve ser repetido nem esquecido jamais!!!!
Gabriel Guterres 17/08/2022minha estante
Boa escolha de livro, realmente necessário. Talvez um dia eu chegue lá.




Mônica R. 04/02/2023

Arrastados
A Daniela Arbex é um monstro literário. Certeza que não tinha ninguém melhor pra escrever sobre essa tragédia. Livro maravilhoso e extremamente tocante.
arcadievnas 04/02/2023minha estante
Daniela Arbex é perfeita! Eu amo a sensibilidade que ela trata dos assuntos tão delicados nos livros dela




Amanda Teles - Livro, Café e Poesia 17/10/2022

Quem, como eu, acompanhou sobre a tragédia de Brumadinho nos noticiários, não tem noção do tamanho real de tudo o que aconteceu e, Daniela conseguiu compartilhar de uma maneira completa neste livro incrível.

Aqui iremos constatar que a Vale sabia, e sempre soube do risco da barragem estourar, e tudo o que a empresa fez para não parar suas operações.
Foram 272 vidas perdidas e mesmo três anos após a tragédia, 7 pessoas ainda não foram encontradas.
Daniela fez um trabalho bem difícil em nos apresentar as vítimas e suas famílias, compartilhou conosco seus sonhos, mostrou que não são apenas números. Ela também nos conta os relatos dos sobreviventes e como está Brumadinho hoje e todo o processo de resgate. Um trabalho primoroso, detalhado e com muito respeito em relação às vítimas. Daniela é maravilhosa, e faz um baita trabalho investigativo. Volte umas casas, publiquei sobre ela aqui.

Arrastados é um livro necessário mas bem difícil de ler, é pesado e forte, impossível não chorar. Passamos a conhecer as vidas reais que foram arrancadas deste mundo pela irresponsabilidade de uma empresa. A Vale sabia que não haveria tempo de fuga para quem estivesse a menos de dois quilômetros da barragem, e era onde estava toda a área administrativa. A empresa preferiu, literalmente, pagar para ver até onde ia, mas não existe reparação para a morte.

Falar sobre Arrastados em dias de tragédia em Petrópolis potencializa ainda mais o sentimento de tristeza, e a lama está presente em ambas as tragédias. Uma aconteceu há três anos, a outra há uma semana. As duas poderiam ter sido evitadas.
Lucas 07/11/2022minha estante
Bela resenha.




teentitans 29/01/2022

dei estrelas só pra conseguir fazer a resenha
(não avalio livro de histórias reais/jornalísticos)

terminei a leitura desse livro depois de ter levado mais tempo do que eu imaginei pq precisei parar de ler em alguns momentos pra poder respirar, distrair a cabeça e absorver todas as informações.

não é um livro fácil nem de longe, foi difícil e doloroso passar pelos capítulos sem sentir uma sensação horrível e gigante de impotência. isso se intensificou ainda mais com o jeito honroso e respeitoso em que as pessoas foram apresentadas. a escrita da daniela arbex é maravilhosa e fluída, isso já é de conhecimento geral graças aos outros livros dela, e faz com que você se sinta próximo das vítimas, bombeiros, médicos, de todos os personagens que compõem essa tragédia anunciada.

e também tem o sentimento de muita revolta e ódio em relação a tudo que podia ter sido feito pela empresa e que simplesmente não foi.

minha mãe costuma dizer que a gente aqui em minas gerais vive em cima de uma casca de ovo, só esperando pra ver onde vai ser a próxima parte quebrada por causa da mineração. o medo das barragens é real, mas também é praticamente uma certeza de que, infelizmente, vai se repetir de novo. viver aqui é como morar num jogo de campo minado sem saber qual vai ser a próxima bomba que vai explodir e sair carregando tudo junto: pessoas, animais, árvores, carros, absolutamente tudo.

tem passagens desse livro que eu nunca vou esquecer, assim como vou levar cada pessoa citada no coração pra sempre.

mais uma vez fica no ar a pergunta: quanto que a vida humana VALE perante a ganância das empresas, né?

eu to impactada, e não era pra menos. se possível, leia esse livro. é forte, difícil, mas essencial.

não foi uma fatalidade. foi mais um caso de uma grande empresa brincando com a vida dos outros pq só pensa no próprio bolso.
Lucianny Amaral ⨠05/02/2022minha estante
Daniela tem o poder de conseguir nos fazer pular de cabeça nas histórias. Li "Todo dia a mesma noite em 2019 e até hoje bate uma tristeza quando lembro.




Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Arrastados" é um livro-reportagem que narra os bastidores do rompimento da barragem de Brumadinho, em janeiro de 2019, que se tornou o maior desastre humanitário do Brasil, deixando mais de 270 mortos. A autora Daniela Arbex, premiada jornalista investigativa, traz à tona os interesses econômicos que estavam em jogo, as relações entre empresas e políticos, a negligência das autoridades e as vozes das famílias que foram afetadas pela tragédia.

A obra está dividida em nove capítulos, que apresentam uma cronologia dos eventos que culminaram no desastre, iniciando com a história de Minas Gerais e a exploração de suas riquezas, como o minério de ferro. O livro mostra como a Vale, maior produtora de minério do mundo, se tornou uma poderosa empresa e como seus interesses se sobrepuseram aos da população e do meio ambiente. A autora expõe a falta de fiscalização e o histórico de acidentes envolvendo barragens da Vale, demonstrando que o desastre de Brumadinho não foi um acidente isolado.

A obra também aborda a luta das famílias das vítimas por justiça e por reparação. Arbex revela a luta dessas pessoas, que tiveram suas vidas devastadas e muitas vezes foram abandonadas pelo poder público. Ela apresenta as diferentes formas de resistência e os movimentos sociais que surgiram em decorrência do desastre. O livro ainda discute os desafios para a reparação dos danos e o papel das empresas no processo.

Além disso, o livro traz depoimentos de pessoas que estiveram diretamente envolvidas no desastre, como funcionários da Vale, membros do Corpo de Bombeiros, peritos e moradores da região. Arbex procura mostrar os diferentes pontos de vista e as contradições existentes na narrativa oficial sobre o desastre.

Análise:

"Arrastados" é uma obra importante para compreender as causas do rompimento da barragem de Brumadinho e as consequências desastrosas para a população e o meio ambiente. A autora Daniela Arbex tem uma abordagem investigativa e apresenta um panorama amplo dos fatores que levaram ao desastre, desde a história de exploração das riquezas de Minas Gerais até as relações entre empresas, políticos e autoridades.

O livro denuncia a negligência das empresas e das autoridades na fiscalização das barragens e destaca o descaso com as comunidades afetadas. Arbex também discute a influência do poder econômico no processo de reparação dos danos, evidenciando a necessidade de uma luta constante das vítimas por justiça e por seus direitos.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
Vanessa.Dalalibera 22/02/2023minha estante
Parece um livro bem interessante! Pretendo ler este ano.




Emmanuelle.Ferreira 24/01/2023

Livro incrível e respeitoso
Daniela Arbex tem essa magia única de conseguir nos contar histórias que precisam ser relembradas sempre. Sou fã dela e de sua escrita.

Me emocionei muito em diversas partes do livro, fiquei refletindo bastante sobre como as centenas de vidas e histórias foram negligenciadas pela Vale de maneira tão irresponsável. Não consigo imaginar a dor das famílias que tiveram seus amigos mortos pelo tsunami de lama. Nenhuma reparação financeira vai ser capaz de dar às famílias o que a Vale tirou delas. Minha solidariedade a todos os afetados e que continuemos dando voz a essas histórias tão importantes para a construção de um Brasil melhor.

O capitalismo é uma desgraça!
Bia 24/01/2023minha estante
As sensações e os sentimentos que ela consegue transmitir com a escrita é surreal




Ster 05/03/2022

"De tudo ficaram três coisas. A certeza de que estamos começando. A certeza de que é preciso continuar. A certeza de que podemos ser interrompidos antes de terminar..."
Fernando Sabino.

Neste livro memorial, Daniela Arbex traz o urgente e triste relato sobre a vida e o infeliz destino de diversas vítimas do rompimento da barragem B1, em Brumadinho/MG; também o relato de sobreviventes e famílias enlutadas, profissionais e voluntários que estiveram e estão ainda no árduo trabalho de resgate e identificação de vítimas ainda desaparecidas no mar de lama. Todo o prejuízo material, econômico, natural e humano é descrito de maneira precisa e respeitosa com as vítimas, indentificando ainda os verdadeiros responsáveis (criminosos) pela tragédia, já anunciada.

Triste e desesperador. Impossível não se sensibilizar com a dor e revoltar-se com a impunidade.

Primeiro livro da jornalista que leio. Pretendo ler os outros ainda este ano.
DANILÃO1505 06/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




Grazie A. 02/02/2022

?Precisamos fazer mais omeletes com menos ovos?
Os livros de Daniela Arbex possuem um magnetismo puro, e Arrastados não fica para trás. Mais um que prende página por página, com uma pesquisa e humanidade excepcionais, fazendo-nos parar a leitura apenas para nos recompormos emocionalmente e/ou tentar compreender o absurdo de cada página desta terrível história. O que aconteceu em Brumadinho não foi acidente (todos em sã consciência sabem disso desde aquele 25 de janeiro), e com essa obra cada detalhe sobre lucro, estudos e documentos pré e pós tragédia nos deixam mais revoltados diante tudo o que houve. É incompreensível imaginar uma onda de lama e metais pesados, com cerca de 18 metros de altura e a mais de 100 km/h. Assim como é incompreensível ver que a Vale sabia de vazamentos, da falta de segurança geral da B1 e do estudo que indicava precisamente que se algo acontecesse naquela barragem cerca de 200 pessoas morreriam em menos de 1 minuto. Tudo absurdamente triste, deixando margem apenas para a dor das famílias e respeito a todas as 'jóias' da mina do Córrego do Feijão, vítimas de tamanha negligência.
O posfácio encerra o livro com chave de ouro, e deixa ainda mais emocionado os fãs dessa autora maravilhosa.
JurúMontalvao 02/02/2022minha estante
?




Daniel432 10/01/2024

Tragédia Anunciada
A resenha deste livro poderia ser bastante simples: “Triste, revoltante ...”.

Mas, tal resenha não faria jus à autora pois estaria focando somente no conteúdo do livro e, muitas vezes, a forma é tão importante quanto o conteúdo.

Os fatos, infelizmente, estavam expostos a todo o Brasil e coube à autora minerar naquele lamaçal as histórias a serem contadas. Essa deve ter sido a parte difícil, pois mortos não contam suas histórias. Há que se encontrar os sobreviventes e parentes das vítimas dispostas a reviver todo o drama que foram, compulsoriamente, obrigadas a viver, direta ou indiretamente.

Passando à forma, o livro é composto por capítulos curtos onde, primeiro, conhecemos os funcionários da Vale que, a caminho de mais um dia de trabalho, no ônibus da empresa, conversam banalidades como faria qualquer pessoa que não sabe o dia de amanhã. Conhecemos também funcionários de empresas terceirizadas que trabalhavam, alguns, no topo da fatídica barragem.

Em seguida, a tragédia, o momento crucial, o que aconteceu com as pessoas que conhecemos algumas páginas atrás. E à medida que a torrente de lama e resíduos de minério extrapola a área da empresa, alcançando pousadas e casas simples de moradores, vamos conhecendo novos sobreviventes, novas vítimas.

Assim, os bombeiros são introduzidos na história como personagens importantes na busca de sobreviventes e, depois, de corpos, de “segmentos corpóreos”. Recuperados os corpos, a autora nos apresenta os médicos legistas com suas técnicas de identificação e, claro, o drama enfrentado ao informar e entregar às famílias caixões lacrados, sem a possibilidade da última despedida.

Caminhando para o final do livro, a investigação policial dos fatos, a pressão para que laudos favoráveis fossem emitidos, a existência de planos de emergência da Vale onde fica claro que em caso de rompimento de alguma das barragens os escritórios da empresa seriam rapidamente atingidos, não havendo, praticamente, tempo de fuga.

Enfim, uma tragédia anunciada onde o que Vale é o lucro!!

Se você chegou ao final dessa resenha, com certeza, você entendeu o quanto a leitura desse livro é importante para que não permitamos novas tragédias.
Vania.Cristina 11/01/2024minha estante
Não podemos esquecer, né Daniel. Quero muito conhecer a escrita da autora. E será esse.




Guibauer 24/02/2022

Tragédia Anunciada
A autora mostra o lado humano dessa tragédia que foi amplamente noticiada, o lado das famílias que foram destruídas, como ficou a vida dos atingidos e dos parentes que ficaram sem seus pais, filhos, irmãos. E mostra também que essa era uma tragédia que poderia ser evitada, já existia conhecimento de que a barragem estava instável e que não era segura antes do que aconteceu e poderia ser evitado. No livro também se vê como a impunidade com o caso de Mariana também colaborou para que acontecesse um desastre do mesmo tipo mas ainda pior anos depois.
Mais um livro denso, pesado, difícil, mas muito necessário dessa excelente jornalista
e escritora
DANILÃO1505 14/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!




Elisa 07/02/2022

Arrebatador
Brumadinho e Mariana são feridas abertas, não há como esquecer toda destruição e dor provocada pelo descaso da mineração com tudo aquilo que não seja lucrar, independente do que seja preciso destruir para alcançar esse objetivo.

"Fabio Schvartsman, diretor-presidente da Vale havia cerca de dois anos....defendeu a multinacional em audiência pública na Câmara dos Deputados, no dia 14 de fevereiro de 2019. Em sua fala, ele disse que a Vale era uma ?joia brasileira? e que não poderia ser condenada por causa de um acidente que aconteceu em uma barragem sua, por maior que tenha sido a tragédia."

"As sete ?joias?, como as vítimas não encontradas são chamadas pelas famílias, pelos bombeiros e por todos os agentes envolvidos no processo de reparação, continuam perdidas em meio ao lamaçal que sepultou o futuro. No sentido figurado, seres humanos podem ser comparados a joias. Empresas, não."
Elisa 07/02/2022minha estante
"A Vale previu ainda que, no caso de um eventual rompimento, o tempo de chegada da inundação nas edificações a até 2 quilômetros da B1 seria inferior a 1 minuto. Ou seja, não haveria jamais nenhuma chance de fuga do local que a empresa delimitou como ?zona de autossalvamento?. Pelos cálculos da multinacional, em caso de estouro da barragem, o mar de detritos e lama provocaria mais de duzentas mortes. Obrigatória em empreendimentos dessa natureza, a simulação do cenário de catástrofe feito pela Vale foi de uma precisão assustadora. Só não serviu para incentivar a empresa a tirar o setor administrativo da rota do tsunami."




Eunice.Vilares 25/01/2022

Devastada
Que livro! Nem tenho palavras? apenas leiam! ?
Daniel Arbex escreve tão bem, envolve tanto? q não consegui parar de ler.
comentários(0)comente



Wadlia 02/06/2024

A narrativa que deixa tudo em pratos limpos e nos transmite o sentimento de tanta perda, tanta dissimulação e tanta injustiça...
comentários(0)comente



263 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR