Arrastados

Arrastados Daniela Arbex

Resenhas - Arrastados

Wadlia 02/06/2024

A narrativa que deixa tudo em pratos limpos e nos transmite o sentimento de tanta perda, tanta dissimulação e tanta injustiça...

Vitória Marcone 26/05/2024

Misto de tristeza e revolta
Trazendo uma abordagem de diversas perspectivas e "momentos" do rompimento da barragem de Brumadinho, Daniela dá protagonismo às diversas vítimas (e seus familiares) do maior desastre humanitário do Brasil.
A autora traz o cotidiano de vida das pessoas e todas as perdas e mudanças ocorridas após o rompimento da barragem.
Uma leitura pesada, que nos causa muita tristeza e revolta, mas uma leitura necessária para compreender esse desastre terrível que marcou nossa história.

Daiana.Rozestolato 23/05/2024

Gosto muito do trabalho da Daniela Arbex e já venho lendo seus livros e amando sua maneira de retratar todo o caso.
Muito competente como jornalista investigativa e também escritora.
Recontou a história da tragédia de Brumadinho entrevistando e dando voz : as vítimas que sobreviveram,aos familiares das vítimas que não tiveram chance de viver, equipes de socorristas, voluntários, moradores locais e dos irresponsáveis (representantes da empresa)que causaram todo essa tragédia.
Fiquei comovida com tudo que aconteceu e também com toda solidariedade de muitos.
Fiquei muito revoltada pois muitos receberam indenização se passando por moradores e que na verdade não eram e pela impunidade.
Revoltada ainda mais com a ganância das empresas que por querer lucros altos, colocou a vida de muitos em risco. Uma tragédia já prevista bem antes de acontecer mas que não teve a devida atenção.
Na escrita teve momentos de partes confusas, mas acredito que aconteceu pois são muitos personagens envolvidos e inúmeras informações para se colocar.
Vale a pena ler?

Ane Elyse Fernandes 11/05/2024

Triste, sensível e necessário.
Não é de hoje, que choro em todos os livros que leio, da Daniela Arbex. sendo mineira e tendo acompanhado, mesmo que à distância o crime ambiental cometido pela Vale, é díficil ler os relatos e inevitavelmente, não sentir na própria pele, toda a dor e tristeza que a tragédia trouxe para a cidade, para as famílias e para toda a sociedade. as marcas desse crime seguem presentes, seja pela falta de justiça, pela insegurança que as barragens representam, bem como, pelas ausências de amores, planos e futuros interrompidos naquele fatídico dia.
o livro traz uma narrativa simples, autêntica, capaz de emocionar e que carrega consigo, toda uma potência de empatia e afeto, que também é necessário, para acolher o processo de luto de cada família ali retratada. a emoção é inevitável, principalmente quando ao ler as páginas, nos deparamos com os relatos dos sobreviventes, a sua luta pela vida e a compreensão do tamanho do ocorrido.
sentimos tristeza, mágoa, dor, rancor e todas as etapas possíveis, de também nos vermos como vítimas dessa brutalidade em nome do lucro.
nossa Minas Gerais, tão amada e querida, se vê a mercê daquilo que a fundou. suas riquezas naturais, hoje, ao meu ver, se transformam em sua possível algoz e é difícil admitir a incerteza que isso traz.
a leitura de Arrastados veio em um contexto pós-tragédia do RS, outro estado, castigado pela força das águas e da incompetência das autoridades políticas. novamente, os cientistas, que já vem avisando sobre as mudanças climáticas foram ignorados e vemos, cada vez mais, a necessidade de se debater qual futuro estamos construindo.
o livro mexeu muito comigo, como os demais da autora e trouxe, várias reflexões sobre o porvir. desejo toda a solidariedade e acolhimento às famílias que ainda lutam por justiça e que precisam, diariamente, se reconstruir e buscar forças, nas ausências e no luto que ainda persiste. ele sempre estará ali. mas desejo também, que sigam se apegando às memórias bonitas e todas as lembranças construídas, junto aos entes amados. é isso que dá força, a todos nós, para seguir lutando e acreditando, que ainda é possível, transformar a nossa realidade.

Jose.Amaral 09/05/2024

Um acerto em nosso coração!
Dizer que um livro de Daniela Arbex é bom, é um tanto quanto redundante. Entretanto, em Arrastados ela consegue mostrar toda sua primazia como escritora e nos faz sentir dentro desta tragédia, e compartilhar as mesmas sensações, perdas e sentimentos de todos os envolvidos nesta catástrofe. Muito mais que uma indicação, trata-se de uma leitura essencial para todo ser humano.

Leticia 02/05/2024

Me arrepio só de lembrar
Menos de 24 horas eu já tinha terminado o livro. Com delicadeza e muita realidade, Daniela nos faz entrar na história. Ler o livro só aumentou minha revolta com o acontecido. Mas a história precisa ser contada.

Alícia 01/05/2024

O relato do desastre é extremamente forte, mas um ponto negativo desse livro é que a Daniela solta vários detalhes sobre o funcionamento da barragem sem explicá-los. Eu, como uma pessoa que não tem a mínima ideia sobre represas e minérios, me esforcei bastante pra continuar a narrativa.

pfmolotov 28/04/2024

Tragédia anunciada
As obras da autora sempre carregam a visceralidade dos eventos que narram, com a crueza dos sentimentos dos envolvidos. Chorei ao me debruçar sobre todos os seus livros lidos. Neste, em específico, o envolvimento foi mais intenso. Até sonhei com o evento, a dor das pessoas.
Daniela é uma jornalista que cumpre também a função de registrar com qualidade para que nunca haja esquecimento. Uma escritora loquaz e de empatia absurda. Trouxe na obra parte de sua tragédia pessoal, a morte do irmão, que não se relaciona com o evento de Brumadinho, mas com os afetados tem algo em comum: a dor da ausência.

Esse livro, como os outros de Daniela Arbex, são tristes pelo que contam, mas formidáveis pela qualidade com que o fazem.

Julia 16/04/2024

Paloma nem sequer conseguia chorar. Heitor tinha partido
antes de completar 2 anos. 0 menino ainda não falava quando
os rejeitos de minério invadiram a casa no momento em que
ele brincava no chão da sala junto da tia, por isso, ao enterrá-
lo, Paloma se deu conta de que nunca fora chamada de mãe.
A maternidade havia sido arrancada dela e também seu direito
de construir memória. Sem o som da voz do filho para lembrar,
era como se ela tivesse nascido surda.

Mari 31/03/2024

A história que não deve ser esquecida.
Soube pouco sobre a tragédia de Brumadinho, vi o que vi na televisão, acompanhei de longe. Não lembro de ter me comovido a ponto de não dormir ou só pensar nisso. Até ler o livro de Daniela. Ela tem esse poder. Parece que você tá junto dela em todas as entrevistas, conversas e análises. Ela leva o leitor direto para o centro de tudo e você sente tudo. Tudo o que não lembro de ter sentido em 25 de janeiro de 2019. Senti lendo o livro. Chorei muito. Imaginei como foi, me revoltei, fui pesquisar vídeos, momentos e como estão agora as coisas. Por isso a importância. Daniela faz você nunca esquecer do que aconteceu. Fazem 3 dias que acabei de ler e esse livro tem sido motivo de muita conversa por todos que me encontro. Sinto a vontade é quase a necessidade de falar sobre, de contar, de explicar para as pessoas. Ninguém pode esquecer do que aconteceu e nem como
aconteceu!
Praticamente uma obrigatoriedade para nós, cidadãos brasileiros.

Marta 23/03/2024

Perguntei aos especialistas que entrevistei se o ciclo de tragédias se encerraria em brumadinho. Ainda não há respostas para isso. Enquanto o modelo de negócio não mudar e a política de mineração priorizar o produto, em vez de vida humana, não haverá lugar seguro para ninguém.

Malú 17/03/2024

Arrastados
Que livro maravilhoso, você se sente vivendo cada momento junto com os personagens. É uma leitura muito importante para todos.

Alana 14/03/2024

Amo o trabalho da Daniela Arbex e com esse livro não foi diferente. ?Arrastados? me foi uma leitura mais lenta, comparando com ?Todo dia a mesma noite?, por exemplo, mas impossível não se tocar e se indignar com essa cultura de omissão do nosso país. Até qnd?