As costureiras de Auschwitz

As costureiras de Auschwitz Lucy Adlington

Resenhas - AS COSTUREIRAS DE AUSCHWITZ

Lindiane Nascimento 28/03/2024

Inimaginável o enredo
A autora através de pesquisas e entrevistas conseguiu transmitir pessoalidade às costureiras que trabalharam em sistema de escravidão em Auschwitz para sobreviverem. O quê elas passaram é inimaginável, ao mesmo tempo que a leitura transmitia conhecimento de um triste fato histórico, também transmitia angústia e empatia. Alerto que a leitura pode ter gatilhos.

Laiana Silveira 28/03/2024

Um dos melhores livros que li sobre os relatos das vítimas do regime nazista!

Não só por estar atrelado as partes técnicas da profissão, mas pelo tanto de informação coletada e analisada pela autora

Parei em muitos momentos porque só de imaginar dói

Mas terminei

tita 16/03/2024

Holocausto
É um assunto que sempre me interessa. O livro é bem detalhado o que o torna meio tedioso em alguns momentos, pq conta a história de cada uma antes, durante e após nos detalhes. Além disso, contextualiza a moda e a guerra. Um ótimo trabalho de pesquisa da autora.

Nah 11/03/2024

Mulheres resilientes.
As histórias de Auschwitz são as minhas favoritas. E por ser costureira, este livro me tocou de uma maneira especial.
É inacreditável o que o ser humano é capaz de suportar para sobreviver...
E nesta história em especial, vemos como um oficio, muitas vezes desmerecido, foi o que salvou várias mulheres.
Foi maravilhoso acompanhar a trajetória de vida delas antes, durante e depois do holocausto.
Principalmente o "depois". Pq sempre fico imaginando, como é possível superar tanto horror e continuar vivendo sendo capaz de amar e sorrir novamente.
Se você é ou não costureira, vale muito a leitura.

thoya0 27/02/2024

Uma história incrível
Comprei o livro há alguns anos numa livraria de aeroporto. me chamou a atenção por causa da costura. mas achei que fosse um romance. é uma reconstituição das histórias dessas mulheres que sobreviveram por mais tempo ou mesmo se salvaram no campo de concentração por causa da costura - não necessariamente apenas de roupas para os nazistas, mas fundamentalmente por causa da costura de laços inquebrantáveis de amizade, que as re-humanizaram diante do horror que viviam.

Ariane335 30/12/2023

Que livro mais incrível e sensível! Ele consegue trazer um tom de esperança a cada página, mesmo em meio a tanta crueldade vivida durante a segunda guerra mundial. Essas 25 costureiras são sem dúvidas minhas heroínas!

Isis 14/07/2023

UAL
Que livro!! Ele é bem descritivo sobre a vida das mulheres, tanto antes, durante e depois de Auschwitz. Senti a dor de cada uma dessas mulheres.
Ver como a força e a união foram eficazes para que elas conseguissem passar por tudo que passaram no campo de concentração.
Uma história que mexeu comigo e me fez repensar sobre como tenho tratada o meu próximo.. super recomendo a leitura.

No inicio pode ser meio confuso pq ela cita muitos nomes, mas depois você vai conseguindo identificar bem cada uma delas

Amanda.Honel 22/06/2023

História forte
Esse foi de fato o meu primeiro livro sobre o hipocausto e definitivamente uma leitura muito densa.

O livro conta a história de mulheres judias que costuraram para as mulheres de nazistas para sobreviver no campo de Auschwitz. E por trabalhar com história da moda eu me interessei. Porém o livro é muito mais sobre essa atmosfera do que de fato a história da costura no campo.

Alias, fiquei com muitas dúvidas ainda nessa questão, mas no final do livro entendemos que a própria autora também tem e que ainda tem muito a ser pesquisado.

enfim, é um livro para entender mais um lado de uma parte horrível da nossa história e indico para quem tem interesse por história da moda.

Dani 22/02/2023

Livro de narração forte, mas gostoso de ler. Uma parte da nossa triste história contada com o olhar e vivência de um grupo de mulheres fortes, determinadas e corajosas. O sofrimento, a fome, as humilhações, o trabalho forçado e escravo que passaram neste local eram tão grandes a ponto de não se sentirem gente. Um simples pedaço de pão duro oferecido como ?pagamento? por horas de trabalho era recebido com grande euforia. A união, cumplicidade, amizade e fé eram o que tinham para garantir a sobrevivência.

Flores Raras 25/01/2023

Para pensar....
De todos os livros sobre Auschwitz que li, este é o mais descritivo no sentido de localizar os personagens antes e depois dos fatos. Quem era sua família, que posição ocupavam nela, de que gostavam, quem eram seus pares. Bastante descritivo neste sentido. Claro que tb faz menção aos absurdos vividos nos campos de concentracao por estas pessoas e a dura batalha pela sobrevivencia.
É lamentável e triste pensar em como foram os dias vividos por lá, sem esperança , pouquíssima bondade, fome, frio e dor....
Lídia 25/01/2023minha estante
vou colocar na minha lista! estou lendo Depois de Auschwitz

Flores Raras 25/01/2023minha estante
Eu já li. Esta aqui com resenha, acredito. Vc já leu o.tatuador de Auschwitz?? Muito bom!!!

Lídia 26/01/2023minha estante
não li, vou colocar na lista também

Luana882 03/06/2023minha estante
Vou começar a ler,estou muito ansiosaaa

Ruby 06/01/2024minha estante
Maravilhoso, apesar do tema! ??

Nah 11/03/2024minha estante
Sim! O mais bacana neste livro é continuar contando a história depois de Auschwitz. Livro sensacional e mulheres incríveis...

Grasiene 18/12/2022

Mostra uma parte da história Nazista que não conhecemos ou não nos é mostrado por vergonha, um lado explorador de pessoas e empresas conhecidas por nós. Vale a leitura ? ? ?, e o que mais me assusta é até onde o homem é capaz de chegar...

Mari 15/12/2022

Incrível!
Livro muito bem escrito e pesquisado. A autora realmente nos põe no cenário da Alemanha nazista e o que os judeus e todos os prisioneiros tiveram que passar, acompanhando a vida das costureiras desde antes do início da guerra, até depois dela, contando como viveu cada uma depois do campo de concentração.
Leitura incrível e indispensável.

Dsampa 10/11/2022

Leitura instigante, dolorosa e necessária.
Sem dúvidas foi uma das leituras mais difíceis que já fiz. A descrição muito bem feita e crua o suficiente para nos transportar para o horror do Holocausto é um dos motivos que eu recomendaria a leitura a qualquer um. A capacidade que esse livro tem de fazer sentirmos cada humilhação, espancamento, fome, desespero, perdas e todos os tipos de atrocidades exige fôlego entre um capítulo e outro.
E as histórias pré e pós guerra que envolve as particularidades das costureiras, o seu universo feminino e todo esse contexto de lealdade e superações consegue tornar lindo até as mais difíceis narrativas.