Gramática do lar

Gramática do lar Manoel Carlos Alves

Resenhas - Gramática do lar

Nick Exaltação | IG @nickexaltacao 29/01/2022

Drama familiar psicológico, repleto de filosofia e críticas sociais
Gramática do Lar é o romance de estreia do autor soteropolitano, Manoel Carlos Alves.

A história se passa em São Paulo, e conta sobre a vida do personagem, o qual nunca saberemos o nome, depois de ter perdido a sua mãe. Logo após o enterro da sua mãe, ele encontra alguns escritos deixados por ela, e tenta entender quem ela era em vida. Ele percebe que na verdade não a conhecia de verdade e nessa jornada dramática e de suspense, faz-se questionamentos sobre si mesmo.

Em Gramática do Lar, mergulhamos em um drama filosófico, posso até dizer, que pessoal, da alma o autor da obra. O nosso protagonista, é um professor universitário e escritor, que não consegue finalizar o seu primeiro livro. Está esgotado mentalmente com a morte da mãe e sentimentos que não consegue entender.

Manoel traz questionamentos importantes sobre a maternidade, e sobre um filho que entra em uma jornada de entender a sua própria mãe com uma vida além da maternidade. A forma madura como o livro traz esses questionamentos me impressiona.

O protagonista se relaciona com o antigo psicanalista da mãe, e durante esse relacionamento obsessivo, ele desbrava conflitos ainda mais angustiantes.

Gramática do Lar é um livro repleto de mistério, para quem gosta de um drama familiar psicológico.

site: https://www.nickexaltacao.com.br/2021/12/resenha0.html
Manoel 02/03/2022minha estante