Pássaro Branco

R. J. Palacio

Resenhas - Pássaro Branco

Ariadny 20/04/2023

Que linda surpresa
Muito bom saber mais sobre a história da família do Julien, que lindo e ao mesmo tempo triste o passado da avó dele.
Acho que todo mundo deveria ler essa HQ incrível e didática.

Lucas 20/04/2023

Apesar de ter personagem de "extraordinário", ela poderia não pertencer esse universo, pois a história nem se passa no presente. A história é muito boa, os personagens são interessantes. Porém o final ficou muito apelativo com aquela parte de "não deixe esquecer" acho que só contar a história já causaria o efeito.
Mas sei que o público da história é pra criança.

Karine 01/04/2023

Chorei
Uma história muito bem contada sobre a Segunda Guerra Mundial; fiquei até surpresa em descobrir que era ficção e não uma história real.
Mas como a própria autora comenta, apesar dos personagens serem fictícios, muitas das coisas presentes no quadrinho se encaixam na história real de várias pessoas.
Recomendo muito a leitura!!!

arifrossi 22/03/2023

Hq de holocausto
Uma história da avó do Julian do livro extraordinário

Vai falar da segunda guerra mundial
Vai falar do holocausto e judeus
Allany2 22/03/2023minha estante
Esse livro é tipo um continuação de extraordinário?

arifrossi 26/03/2023minha estante
É um quadrinho contando a história da avó do Julian o valentão do livro extraordinário.

Kirla 20/03/2023

Que delicadeza ao nos contar um momento tão triste da nossa história. Não li Extraordinário, mas esse livro é completo em sua história e muito bonito de ler.

Ghi 05/03/2023

Bonito, triste e poético.
Quadrinho muito didático, mas muito bonito e sensível ao mesmo tempo. A autora o fez pensando nas crianças e foi muito bem sucedida.
Mas recomendo para qualquer idade. ??
Impossível não se emocionar.
Está aí uma ótima forma de trabalhar muitos temas dentro da sala de aula.

Coisas de Mineira 28/02/2023

PÁSSARO BRANCO, R. J. PALACIO – GENTILEZA, CORAGEM E ESPERANÇA
“Quando recebi Pássaro Branco, fiquei surpresa. Inesperadamente, eu nunca havia lido nada do universo de Extraordinário. Mas, a autora chegou até mim do jeito certo, na medida certa! Pássaro Branco é excepcionalmente emocionante!”

Em Pássaro Branco seremos apresentados à avó de Julian, Grandmère. Já Julian, é conhecido como o garoto controverso que, em Extraordinário, atormenta a vida de Auggie. O menino Julian é o principal perpetuador do bullying contra o protagonista. Entretanto, nessa Graphic Novel poderemos enxergar um lado diferente dele, que já teve medo de dormir

RESENHA DA GRAPHIC NOVEL “PÁSSARO BRANCO”

No livro “O Capítulo de Julian” a autora explana melhor sobre esse personagem, e apesar de toda crueldade que ele demonstra, seu coração é maior que isso. Dessa forma, ele precisa então de auxílio para se enxergar melhor. “Pássaro Branco” é então, não uma história de redenção, mas sim um momento de descobertas.

Toda família tem uma história, tem raízes. E Julian, quando necessita realizar um trabalho escolar, entra em contato com sua avó. Ela fará parte desse exercício que o menino precisa apresentar. Mas, sobretudo, irá mudar a vida do neto. Vamos acompanhar?

TEMA SENSÍVEL PARA ALGUNS…

Saliento que essa história envolve as perseguições nazistas e o Holocausto. Caso você seja sensível a esse tema, embora seja uma Graphic Novel leve e emocionante mesmo com um tema tão pesado, é melhor se abster de tê-la em mãos. E por que eu digo ser uma GN leve?

Apesar das perdas que a perseguição nazista trouxe às famílias, em “Pássaro Branco” essas situações não são literalmente exibidas ao leitor. Os campos de concentração são sim mencionados, porém não se é explorado esses ambientes. E talvez para o que se propõe essa tenha sido uma ótima decisão.

A avó de Julian é uma sobrevivente do Holocausto. E a GN se presta a contar a história da ainda garota, se escondendo dos nazistas no período da 2ª Grande Guerra. Hoje ela vive em Paris, e através de uma ligação de vídeo, neto e avó se conectam, mergulhando em um passado dolorido e muito, muito distante.

O HOLOCAUSTO ACONTECEU!

É bastante difícil entender como pôde existir pessoas que não acreditem que o Holocausto aconteceu. Todavia, R. J. Palacio vem como outros autores, nos relembrar de quão amedrontador e hediondo foi esse período da História da humanidade. Ah, ressalto que as ilustrações da obra são da própria autora.

Então, prossigamos, no momento em que os nazistas começam a deportar as crianças judias da cidade. Grandmère, ainda uma adolescente, consegue fugir da escola nesse momento. Ela é ‘salva’ por Julien, um garoto vítima de pólio, e geralmente excluído pelos demais.

E Julien, passando por cima de todos os perigos para si e seus pais, leva a adolescente judia para um galpão próximo de seu lar. Ali ela ficará escondida… Não imaginariam a quantidade de tempo! E foi muito superior do que eles poderiam imaginar.

Anne Frank influenciou milhares de leitores e autores

Acredito que para nós, leitores, é impossível ler qualquer material desse nicho, sem nos remeter a “O Diário de Anne Frank”. Para quase a grande maioria, esse foi o primeiro contato com as agruras do nazismo. Palacio também foi impactada com essa História, tanto como autora, quanto como ser humano.

Grandmère se chama Sara. E juntos de Sara, Julien e seus pais, iremos ver o tempo passar, o medo e a coragem coexistirem, e torcer para que dias melhores cheguem logo, de repente. Apesar de que já saibamos como foi uma época complicada e dolorida. O fato de a história ser a respeito da perseguição nazista, mas contada por uma adolescente, torna mais palatável. Entretanto, muito mais envolvente e emocionante.

Sara, agora avó, conta a seu querido neto que o que aconteceu em seus dias de adolescente, e que foi ‘uma campanha muito sistematizada de propaganda antijudaica’. O propósito desta campanha, era uma forma de desumanizar as pessoas judias, tentando os tornar estereótipos hediondos. E creio, pelo papel de Julian em Extraordinário, faz com que o garoto cresça como pessoa, como ser humano.

A PASSAGEM DE TEMPO AJUDA A CURAR, NÃO A ESQUECER

Julian liga para Grandmère em 2019. Sara viveu seu período de desolação em 1941. Vivemos ao mesmo tempo duas realidades como se fosse o hoje, o agora. E não há como não se emocionar com os relatos de uma das maiores, se não a maior, atrocidade da nossa existência. E mesmo com todo o perigo que Julien e sua família enfrentavam diariamente, conseguiram ter uma história linda com Sara.

A família de Julien literalmente salvou Sara da morte, da eliminação em massa. Ela saiu de casa naquela manhã de 1941 para ir à escola, pois era mais um dia como qualquer outro. E a tristeza mora em ela não saber que dificilmente encontraria sua própria família novamente… Mas a marca que Julien deixa em Sara aqui em “Pássaro Branco”, marca a garota.

Tanto seu filho, quanto seu neto Julian, tiveram seus nomes em homenagem ao garoto com pólio, que sofria bullying na escola, Julien. Uma linda história de desenvolvimento, crescimento, tragédias e amor. Através de um monte de palha, dentro de um celeiro, Sara aprendeu a olhar a vida com outros olhos. Envolta em tanta maldade, Sara compreendeu o que a bondade é capaz de fazer.

OS ENSINAMENTOS PRECISAM DAR FRUTOS

“Pássaro Branco” está aqui para nos ensinar que através da bondade e da empatia, podemos transformar vidas. Podemos validar nossa humanidade! Julian, que agora acreditamos seja um ex-bully, poderá agir contra as injustiças, e ser porta voz da bondade. Um legado que sua avó, Sara, o estendeu.

Em suma, a edição de “Pássaro Branco” é linda, de uma qualidade ímpar. Tem um tamanho grande, maior que o padrão para livros. Reitero a respeito da ilustração… Pois a autora consegue nos fazer apaixonar com a expressão artística tão bem quanto o envolvimento com a escrita. Recomendo muito, e atribuí nota máxima a essa experiência.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2023/02/passarobrancorjpalacio/

paloma 05/02/2023

simplesmente incrível
sempre fico boba como a r. j. palacio consegue abordar temas tão profundos com uma leveza sem igual. a escrita dela é absurda de tão boa. os livros dela são para todas as idades, todo mundo deveria ler uma história dela em algum momento.

pássaro branco conta a história de sara, uma menina judia que vive no período da segunda guerra mundial. apesar de não ser uma história real, a autora conseguiu transmitir todas as emoções possíveis: raiva, tristeza, indignação, amor, esperança.

é uma narrativa que vale super a pena, a leitura é pesada e leve ao mesmo tempo. amei demais, favoritado!!

Biblioteca Álvaro Guerra 31/01/2023

Algumas memórias precisam ser mantidas vivas para evitar que tempos sombrios retornem. Em seu novo livro publicado pela Intrínseca, Pássaro Branco, R. J. Palacio volta a emocionar os leitores, trazendo um novo olhar sobre Julian, o colega de turma que fez de tudo para dificultar a vida de Auggie em Extraordinário. O livro marca a estreia da autora nos quadrinhos.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555605723

LALA LITERARIOS 24/01/2023

"Sabe Julian, ser bom é sempre um ato de coragem. Mas, naquele tempo, quando essa bondade podia nos custar tudo - nossa liberdade, nossa vida -, ela se tornava um milagre. Se tornava aquela luz na escuridão de que o Papa falava, a verdadeira essência da nossa humanidade. Se tornava esperança."

? História capaz de aquecer o coração e trazer lições de vida, muito reflexivo e doloroso, nos fazendo perceber que as pequenas gentilezas que nos dão coragem e esperança em tempos sombrios.?

Fabrício Lôbo 18/01/2023

Esperava mais do enredo. Porém?
? é perceptível que esse livro é uma introdução sobre o holocausto para crianças aptas a entenderem sobre o passado sóbrio dos anos 40. Eu, com meus 29 anos, não sou o público alvo.

Ainda assim acredito que a história pudesse trazer uma abordagem pra todos, quem sabe algumas reflexões mais elaboraras no decorrer do texto da HQ. É tudo muito reto, previsível e simples. Talvez o erro é esperar tanto da autora de ?Extraordinário?( vulgo um dos meus livros favoritos da vida) e a forma como ele me alcançou e alcança todas as idades?

Mas tudo bem! Eu presentearia um pré-adolescente com essa história sem dúvidas.

Isa 08/01/2023

subestimado
este livrinho com a capa fofinha, você vê e pensa "ah mas ser mais uma história fofa pique O Extraordinário" mas não, não subestime essa capa fofinha porque é um livro que fala do nazismo da França e destrói o seu coração a cada página. Achei muito triste mas, como sempre digo, não podemos nos esquecer do sofrimento de todas aquelas pessoas então é sempre bom ler um livro desse para sair da bolha

Ana 04/01/2023

03/50
Nossa MUITO BOM, acho que muitas pessoas deveriam ler esse tipo de livro hoje em dia, muito rapido de ler e com assunto mega importante principalmente nos tempos atuais

Bel 01/01/2023

Chorei como se não houvesse amanhã
Chorei em no começo, meio e fim.Maravilho, o Julian é um personagem fantástico.
Os desenhos são lindos.

Aline 30/12/2022

Pássaro Branco
"- Sabe, Julian, ser bom é sempr um ato de coragem. Mas, naquele tempo, quando essa bondade podia nos custar tudo - nossa liberdade, nossa vida -, ela se tornava um milagre. Se tornava aquela luz na escuridão de que o Papa falava, a verdadeira essência da nossa humanidade. Se tornava esperança."

Essa autora é mestra em obras que te aquecem o coração ao mesmo tempo que trazem lições de vida e para a vida.
Eu já conhecia a história da avó de Julian de outro livro do universo de Extraordinário, mas ver essa história contada mais a fundo e em graphic novel traz novas nuances, mais emoção, mais beleza e comoção. A autora não tenta, de forma alguma, amenizar o que aconteceu, o que torna tudo ainda mais é motivo e nos convida a não cometermos os mesmos erros do passado e nem permitir que a história se repita!