Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Mari Siqueira 24/04/2023

A melhor leitura desse ano, Cidade nas Nuvens é uma homenagem à literatura e ao amor pelas histórias.

Narrando a história de cinco personagens em diferentes momentos de suas jornadas, essa é uma trama complexa que interlaça seus destinos e propósitos por meio de um livro.

O elo que conecta as vidas de Anna, Omeir, Zeno, Seymour e Konstance é um livro antigo que conta a jornada do tolo que queria encontrar uma espécie de Terra Prometida. É uma metáfora que envolve todos eles, sonhadores que queriam mais do que a vida podia lhes dar e que buscaram seu propósito até o fim.

Somos todos tolos no início do caminho e, caminhamos por estradas tortuosas em busca de sentido para nossa existência. Os fardos carregados pelos protagonistas são pesados e é impossível não sofrer com eles.

Um livro que mostra o poder que as histórias têm de sobreviver ao tempo e que eu, com toda certeza, nunca vou esquecer.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Priscilla 20/04/2023

?Cidade nas nuvens? é um livro de narrativa cativante que une presente, passado e futuro de forma brilhante através da influência que uma única estória fantástica tem sobre grupos de pessoas em momentos completamente distintos da história.
Esse é um livro para se aproveitar página a página. Não leia tudo numa tacada só. Deixe o livro crescer dentro de você aos poucos que quando chegar no clímax das narrativas de cada linha temporal você vai estar chorando copiosamente e repetindo o quão perfeito esse livro é para si mesmo assim como aconteceu comigo.
Eu sabia que era um livro muito querido e comecei a leitura consciente do tema principal, mas mesmo assim esse livro conquistou meu coração de uma maneira que eu não estava esperando.

tatiane46 18/04/2023

.todos nós somos uma espécie de éton (ou tolo)
.tão frágil quanto as histórias que criamos não só pra manter nossa existência relevante, interessante e bonita, mas pra tentar por um significado em algo e tão frágil quanto essa arte que as vezes é tão eterna por tão pouco tempo é nossa própria existência. o ser humano vai se destruir e ele pode levar boa parte da integridade da terra com ele, mas essa rocha flutuante vai continuar aqui enquanto nós brigamos por absolutamente nada que existe de verdade.

isto dito, cuconuvolândia sofreu mais que a ju.

Maria 16/04/2023

Rasguei suas bandeiras e levei a batalha para debaixo da terra. Visões da batalha voltando para mim em um borrão. Todo sangue derramado, trevos pintados de carmesim, o doce sonho acabou, minha mão era aquela que você procurava durante toda a grande guerra. Lágrimas na carta, eu jurei nunca mais chorar se sobrevivêssemos a grande guerra. A coisa tomou uma proporção maior, em algum lugar na névoa tive a sensação de que fui traída, seu dedo no meu grampo de cabelo me dá gatilhos. Soldado abatido naquele chão congelado, me olhou com honra e verdade, machucado e devastado. Podemos fazer um jardim memorial, dizer uma reza silenciosa, colocar um cravo em meus cabelos, não há senso de glória nessa manhã, foi uma guerra e não foi justa.

Renata 15/04/2023

Uma homenagem aos livros
A história alterna entre os pontos de Vista de 5 personagensce e 4 histórias. 2 deles estão vivendo a invasão de Constantinopla, um in
vasor e uma moradora da cidade. A história de outros 2 se passa em um atentado a uma biblioteca, atacante e vitima. Por fim, a história de uma jovem no futuro. Passado, presente e futuro, tudo conectado por um livro. O livro tem uma narrativa mais linear, sem grandes eventos de ação. Contudo, a escrita é fluida e cativante. A conexão entre as histórias é natural, e o melhor ponto do livro. Uma ode aos amantes da literatura.

thod 12/04/2023

O AUTOR SE EMOCINOU MUITO PARA ESCREVER
é legal. a leitura é boa. demorei duas, ou três, semanas para terminar.
me perdi muitas vezes pq o livro se passa em três décadas diferentes.
mas eu achei legal.

Luana 09/04/2023

Momento errado.
Essa leitura não foi boa pra mim, muito cansativa. Quase que eu não entendo a ligação entre as histórias dos personagens.
São 5 personagens principais, eles vivem em momentos diferentes da história e pelo menos dois tem a história contada em dois momentos diferentes da vida. Juntando isso ao número de páginas.
Tinha momentos que eu lia cem páginas e a história não avançava, o que fez ser um pouco cansativo no começo. Já perto dos 50% a história vai ficando mais dinâmica e comecei a ficar mais curiosa em saber o que ia acontecer com os personagens, mas até chegar nessa parte eu quase desisti várias vezes.

Talvez no futuro eu tente ler novamente e volte aqui pra atualizar minhas impressões.

Gabi 09/04/2023

Demorei para terminar esse livro... é um pouco confuso no começo, com tantas histórias se passando em épocas diferentes. Mas depois, com a evolução dos personagens e as conexões que elas tem, fica perfeito.

Kezia 01/04/2023

Gostei da história e achei interessante os assuntos mencionados e recomendo a leitura. Gostei dos personagens, mas achei corrido o final

Natalia Faria 30/03/2023

Em “Cidade nas Nuvens” somos apresentados à cinco pontos de vista que retratam três diferentes épocas. O ponto em comum que interliga os personagens é um livro escrito no final do primeiro século a.C., que narra sobre as aventuras de Éton e seu sonho de conhecer uma cidade nas nuvens onde tudo é abundante e maravilhoso – para conseguir chegar lá, tudo o que ele precisa é se tornar um pássaro.

“Um texto, um livro, é um local de descanso para as memórias de pessoas que viveram antes. Uma maneira para a memória ficar fixada após a alma ter seguido seu caminho.”

Utilizando o recurso da metalinguagem, a história é uma declaração de amor aos livros e em como eles impactam na nossa vida. Através das perspectivas de cada um, vemos que a leitura pode desempenhar um papel de motivação, esperança e inspiração, assim como pode desenvolver nosso senso crítico e até mesmo auxiliar a encontrar soluções. Além disso, por retratar períodos distintos, observamos como o meio social também tem implicação na maneira que interagimos com os conteúdos de um livro.

“Mas os livros, como as pessoas, morrem. Morrem em incêndios ou inundações ou pela boca dos vermes ou por caprichos de tiranos. Se não forem salvaguardados, saem do mundo. E quando um livro sai do mundo, a memória sofre uma segunda morte.”

É um daqueles livros que durante a leitura você vai criando teorias, suposições e tenta encontrar pistas de todas as formas. Foi uma experiência linda, principalmente pelos seus personagens - tão únicos e imperfeitos. Só não foi um livro 5 estrelas (minha nota é 4,5 – o Skoob às vezes não mostra isso) porque algumas partes, principalmente no início, tem um ritmo lento.

Recomendo muito para quem ama livros que abordam o tema livros; aqueles que curtem um quebra-cabeça e criar teorias; aos que gostam de encontrar histórias distintas que se conectam de alguma forma; e por fim, aos que adoram boas construções de personagem.

Clarissa.Mata 22/03/2023

Se você está atrás de uma leitura fácil, este livro não é pra você!!!

A história acompanha 5 narrativas, ao longo de muitos (MUITOS) anos. Por esse motivo, acaba ficando parado, sem muitos acontecimentos, em outra palavras: chato. Mas é aí quando você percebe que um livro pode ser chato e ainda assim ser bom, porque tu não consegue simplesmente largar e abandonar a leitura, tem pedaços de história que você precisa saber o desfecho, precisa de respostas, então você continua, acompanhando a vida de Anna, Omeir, Zeno, Seymour e Konstance.

Devo dizer que as narração da Anna e Omeir foram as mais sofríveis, não teve nada que me agradou no plot deles. Já o Zeno e Seymour são os que te mantém preso, eu simplesmente TINHA que saber o que aconteceria com eles. Enquanto a Konstance, apesar de ter uma história sólida e boa, era bem previsível, era a única que eu sabia exatamente como terminaria (e eu estava certa).

Juliano.Ramos 06/03/2023

Um grande livro com uma grande história, Eton e suas aventuras é o pano de fundo e o elo de ligaçao de 5 personagens, cada um vivendo em seus mundos e épocas diferentes, uma história de amor aos livros e sobre redenção. Nota 1000.
Ps.; o livro tem alguns erros de português bem chatos e em um capítulo trocaram os nomes dos personagens.

Carolina.Calvi 28/02/2023

Muito poético
Esse livro me deixou muito incerta por quase todo ele. Ele é lúdico, poético, bonito e bem escrito. Mas pra quem gosta de ação, suspense, aventura, movimento no geral, pode se entediar.
Lembra um livro de história misturado com poesia e descrição de pessoas reais. Tudo se conecta de uma forma bem interessante no final e se resolve de um jeito bem realista dentro do possível.
Achei ele lento e difícil de entender por boa parte principalmente por ter muitas linhas do tempo e personagens e oferecer zero explicação pra isso até que o leitor mesmo vá ligando os pontos ou simplesmente desista de entender até que o autor apresente a ligação. Lembra a sensação de ler Duna e não entender nada até pegar o ritmo.
Quem for ler tem que ter paciência e entender o que esperar pra não se frustrar e acabar abandonando. Dei 4 estrelas por que não encontrei nenhum defeito que não seja o fato de eu não ter me conectado como deveria, e acabei gostando mais dos últimos 20% do que do decorrer da história, mas creio que muitos vão dar 5 estrelas facilmente.