Cidade nas nuvens

Cidade nas nuvens Anthony Doerr

Resenhas -

Thaynara 25/02/2023

Durante os primeiros 50% do livro não estava gostando muito mas depois comecei a gostar mais das histórias mas até os 75% não estava entendendo nada, como uma história se conecta com a outra, isso é algo que só da para entender no final. Eu gostei do livro mas não foi um livro que eu amei, os personagens são legais mas não me marcou muito.

aninha 24/02/2023

por alguma razão o skoob apagou minha resenha??? enfim, não tenho paciência pra reescrever o texto gigantesco que tinha escrito da primeira vez, mas essa é uma linda história sobre histórias e como elas conectam as pessoas de maneiras que nem se imaginam. amei muito o jeito que nomes foram usados nesse livro e vou pra sempre chorar pensando no zeno e no rex.

Mariana 22/02/2023

Uma celebração às boas histórias, vencendo a força do tempo
O poder de uma história e seu impacto por cem, quinhentos, mil anos. Cinco perspectivas em tempos diferentes, conectadas por um mito, que influência os seus caminhos de vida.
O livro inicia um pouco lento, confuso, e a brevidade dos capítulos dificulta a conexão com os personagens a princípio, mas a persistência compensa.
Não é um amor a primeira vista, mas uma narrativa que vai conquistando aos poucos e, no final, não há como evitar a rendição.

Mandy 22/02/2023

Diferente de tudo oq eu já li
Eu não tenho palavras para descrever esse livro! ele é muito bom e passa uma mensagem linda sobre a leitura e livros.
ele é bem diferente do que eu costumo ler, um ritmo um pouco mais parado de leitura, mas eu adorei. foi uma experiência e tanto.
confesso que no início estava beeem arrastado de ler, mas da metade em diante cada história e cada personagem foi me conquistando.
é lindo e é um livro que vale a pena ser lido!

Moony 15/02/2023

4 estrelas
Esse livro é difícil de descrever, mas conta sobre 3 linhas do tempo e ao decorrer da história descobrimos como as histórias se interligam.
O livro aborda sobre o amor da literatura e como ela afeta a humanidade. Por mais que não tenha sido 5 estrelas posso confirmar que vai ficar marcado na minhas memórias.
Único problema que me fez não dar 5 estrelas foi que quando eu estava apegada a um personagens acabava o capítulo e demorava para parecer o ponto de vista dele de novo. Por mais que seja intimidador a quantidade de páginas, achei que todas foram necessárias para o desenvolvimento da história.

Biblioteca Álvaro Guerra 10/02/2023

Anna, uma órfã de treze anos, mora atrás dos formidáveis muros de Constantinopla no séc XV, em uma casa de mulheres que ganham a vida bordando trajes eclesiásticos. Inquieta e de uma curiosidade insaciável, ela aprende a ler e encontra nesta antiga cidade, famosa por suas bibliotecas, um livro - a história de Éton, que deseja ser transformado em pássaro e voar até um paraíso utópico no céu.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9786555605075

Patricia 09/02/2023

Confesso que foi muito difícil terminar de ler esse livro, só não desisti porque realmente não gosto. Não gostei do começo, aceitei o meio e gostei do final. Mas, infelizmente, não indico.

gab 03/02/2023

Que loucura!
O autor corta tanto os capítulos que eu me perdia completamente nas histórias, mas é interessante.

Cristofe.Albuquerq 03/02/2023

Não era o que eu esperava mas gostei
Escrita muito boa e achei impressionante a forma como o autor conectou tudo. Só não foi 5 estrelas pra mim por não ter me prendido mas não deixa de ser um livro bom.

Ruan Mattia 31/01/2023

FAVORITO, SEM MAIS
Um dos melhores livros que já li, de verdade. Pretendo reler futuramente, pois sinto que perdi muitos detalhes. Melhor: eu sei que perdi muitos detalhes.

A história é sobre alguns personagens em relação a um livro em especial, cada capítulo sob o ponto de vista diferente (e mais a história desse livro dentro do livro). É composto de passado, presente e futuro. Parece confuso e é confuso por algum tempo, admito, mas a sacada é que tudo vai se conectando ao decorrer da narrativa e, simplesmente esse fato, já torna a leitura mágica.

Os personagens são cativantes, interessantes, reais, você torce por eles (em partes), e lê esperando o desfecho. Frenético! E quando chega, você sofre. Mas é um sofrimento bom.

Eu, particularmente, considero o Anthony Doerr (o autor) um dos melhores escritores da atualidade. Assim como na obra "Toda Luz Que Não Podemos Ver", em "Cidade nas Nuvens", seu padrão literário aumenta consideravelmente. A narrativa é fluída, delicada, detalhada, poética, romântica, cativante e muitíssimo sensível. Estou em uma posição complicada, pois sei que os próximos livros que eu ler não serão tão bons quanto. Irei associar, comparar, sei lá. Só sei que não superei.

Fazia tempo que eu não lia uma obra tão... UAU!

O arco entre Zeno & Rex é minha preferida. Eu leria mil capítulos sobre. Inclusive, muitas pessoas podem desistir pelo tamanho do livro, mas não precisam, pois a maioria das folhas contém apenas títulos ou capítulo de uma folha. Juntando a história de verdade, o livro seria cortado em uns 30% de seu tamanho físico.

Enfim, poderia ter mil páginas que eu acharia pouco.

Meury Scorsi 30/01/2023

Muita informação
Demorei um pouco para escrever algo sobre esse livro por que simplesmente a ideia de voltar a pensar na história me cansava um pouco.
Não me leve a mal, eu até gostei do livro, mas por volta da metade eu já não estava aguentando mais e queria saber logo o que iria ligar os personagens que estavam em situações/linhas temporais tão diferentes. E inclusive, consegui matar o final da história só percebendo os rumos que tudo estava tomando.

Em alguns momentos, achei a história extremamente arrastada. O autor faz tantos cortes nos capítulos, que fica difícil de se envolver com os personagens. Quando você está começando a se conectar com algum deles, PÁ! Acaba o capítulo e você já é levado pra outra situação, com outro personagem, em outro momento. Esses cortes entre os capítulos mataram um pouco a minha empolgação com a leitura, por que parece que o clímax nunca chega...! Em compensação, eu gostei muito do Zeno. De longe, o personagem que mais me cativou, e que os capítulos realmente me prenderam.
Sobre o final, acho que esperava mais, porém foi satisfatório. Foi um bom livro pra passar o tempo, mas provavelmente não entrará no meu top livros do ano.
E pelo tanto de informação, logo logo eu nem vou lembrar da maior parte do que li rs

Luana 30/01/2023

Estranho, seja lá quem você for, abra isto para aprender coi
sas incríveis.

O começo desse livro foi um pouco lento pra mim.
Depois, quando as histórias começam a se juntar, a fazer sentido, é tudo magnífico!
Que obra de arte!

É um livro que exalta os livros, que exalta a natureza, que dá um aviso bem claro: não tome por garantido o seu lugar na terra, pois o planeta está dando os sinais de que precisamos mudar nossos hábitos para continuarmos aqui.

?[?] a verdade é infinitamente mais complicada, que somos todos bonitos, embora sejamos todos parte do problema, e que ser parte do problema é ser humano.?
?[?] as cidades em ambos os lados, as escuras e as claras, eram as mesmas, e que não há paz sem guerra, que não há vida sem morte, e ficou com medo.?
?O que você já tem é melhor do que aquilo que você procura tão desesperadamente?

heloisa.nas 28/01/2023

Este livro não rolou tanto pra mim como eu gostaria que tivesse acontecido.

Fui ler por indicações do GF que disse que foi o melhor livro do ano dele em 2022, e como ele ja havia dito isso antes com ?O Mar Sem Estrelas?, e como eu AMEI o mesmo, achei que ?Cidade das Nuvens? seria igual e que eu encontraria mais um livro favorito da vida.

Acho que por conta da escrita também, acabei não gostando. Não consegui me conectar com a escrita do autor, que em algumas partes me deixou a deriva na imaginação.

Eu até acabei lendo o livro rápido, mesmo que seja enorme, mas por que eu realmente queria acabar logo. Criei uma super expectativa com o final e de como as histórias iriam se conectar, mas não houve uma conexão, além de uma história contada.
E eu entendo que o livro é sobre isso. Sobre uma história passada por gerações, e como acontece pra uma história durar séculos, quando podem ser facilmente esquecidos se deixados de lado.

Mas a história durou demais, ao longo da leitura me pareceu que o autor tinha 3 scripts para escrever 3 livros diferentes mas quis juntar tudo em apenas um.
Mesmo que eu tenha gostado dos das ideias do livro, e da criatividade do autor, eu senti que o problema foi que as histórias não funcionaram > juntas < pra mim.

Entendo agora que são poucas pessoas que vão gostar desse livro, por que ele realmente tem um nicho muito específico de leitor. E mesmo que seja o meu nicho, eu não gostei dessa leitura. Mas quem sabe daqui um tempinho eu não enxergo ele com outros olhos.

O livro é bem cansativo, a escrita por mais que seja detalhada não é bem descritiva, (é descritiva, mas não ?BEM? descritiva).
São 5 pontos de vista na história, que se passam em momentos diferentes da história (3 décadas distintas) que dificilmente se conectam.
Além de não conseguir focar em uma história por muito tempo, (o que não me incomoda em outras leituras) quando mudava pra outro ponto de vista, eu não tinha interesse nenhum em voltar pra continuar a ler a anterior.

As primeiras 250 páginas do livro foram maçantes e eu só consegui engatar e me importar mesmo com a leitura la pra página 600.
O único ponto de vista que eu realmente conseguiu me prender em dado momento foi o da Konstance, do qual se tivesse um livro apenas da história dela, eu amaria. A história dela em si foi uma da qual eu acho que não se encaixa quase nada com o resto do livro.

Gostei do passado de Zeno. Gostei de como a natureza é retratada aqui com temas importantes.
Mas o resto do livro não funcionou. E pra mim não significa que faltou algum tipo de peça pra completar a história. Pra mim significa que as peças que o autor tinha simplesmente não encaixavam umas nas outras.

Queria muito ter amado esse livro. Mas não rolou.

Sa Klabacher 27/01/2023

Legalzinho
Tenho sentimentos mistos sobre esse livro. Num geral gostei dele, mas não amei do jeito que eu achei que fosse amar. Dos 5 personagens principais, gostei de acompanhar só os pontos de vista do Zeno, da Anna e do Omeir (sendo que os dois primeiros foram de longe os que eu mais ansiava pra ler), os demais achei cansativos demais.
Gostei muito da mensagem que o autor passa, sobre a importância e o poder dos livros, e também toda a pauta ambiental foi muito interessante. Porém, acho que o livro se estendeu demais, e, mesmo sendo uma leitura fluida, acabou me enchendo o saco em alguns momentos. Outra coisa que me decepcionou bastante foi o fato de eu ter percebido qual seria a conexão entre os pontos de vista antes da hora e, como era o que eu estava com maior expectativa pra ler achando que ia ser uma super reviravolta, fiquei meio :/
Mas num geral é um livro legalzinho e interessante na maior parte do tempo, com uma escrita fácil e fluida que prende (quase sempre) a atenção.