Morte na Mesopotâmia

Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

ricardo_22 02/01/2015

Resenha para o blog Over Shock
Morte na Mesopotâmia, Agatha Christie, tradução de Milton Persson, 1ª edição, Rio de Janeiro-RJ: Record, 1987, 220 páginas.

A paciente da enfermeira Amy Leatheran é uma mulher muito peculiar e constantemente se sente atormentada por fantasias macabras. Estava claro para todos que ela sentia muito medo, porém ninguém desconfiava do que poderia ser e isso causava uma tensão incomum. Até um misterioso assassinato acontecer e o detetive belga Hercule Poirot ser o único capaz de encontrar o culpado.

“Em matéria de doença, como já tive oportunidade de constatar, os maridos são uma raça de crédulos. No entanto, mesmo assim, não encaixava lá muito bem com o que ouvira dizer. Não combinava, por exemplo, com aquela expressão mais segura” (pág. 18).

Entre outras características, o que mais costuma surpreender em uma obra de Agatha Christie é o estilo narrativo inconfundível da autora. Ela, como poucos, escreve sob diversos ângulos com a mesma capacidade e ainda reserva surpresas, como em Morte na Mesopotâmia.

Não foi a primeira, tampouco a última vez em que Christie escreveu sob a perspectiva de uma personagem que tecnicamente não tem nada a oferecer. A enfermeira Amy Leatheran dificilmente se aproximaria da genialidade de outros narradores, assim como não se imagina uma personalidade complexa para ela, o que não impediu que a autora a explorasse ao máximo, ainda que a própria personagem declare sua falta de talento em escrever.

Se esse comentário foi apenas para dar um charme a mais, o que dá para dizer é que funcionou e muito bem. Amy conquista o leitor e, mais do que isso, dá um verdadeiro show, como narradora e também ao demonstrar pouco a pouco a sua personalidade, não deixando nada a desejar.

Em muitos romances policiais, ao menos os mais clássicos, o fator determinante para a solução do caso é encontrar, antes de tudo, o motivo que causou o crime. Em Morte na Mesopotâmia acontece o inverso. O leitor, ao lado das personagens, precisa explorar o passado e a personalidade da vítima para chegar a algum lugar. Ainda assim, por se tratar de um livro da Dama do Crime, pode não ser suficiente.

site: http://www.overshockblog.com.br/2015/01/resenha-301-morte-na-mesopotamia.html

Dany_Ri 20/07/2009

Livro da minha autora preferida, logo: Fantástico. A Agatha consegue te manter presa no livro do começo ao fim.

Higor 12/12/2016

A miserável conseguiu me enganar outra vez. de todos os livros que li da autora, consegui apenas uma única vez achar um "spoiler"!

Tamara Ferraz.As3Artes 17/06/2024

Livro perfeito com uma reviravolta fantástica
Um livro perfeito com uma reviravolta fantástica no final. O enredo e a narrativa também são muito bons, com um mistério que te prende do início ao fim tornando-se uma leitura gostosa. Eu não fico tentando adivinhar quem é o assassino nos livros de Agatha, mas nesse livro foi a primeira vez que descobri antes da revelação de Poirot. Adorei a leitura!

Gabrielli 19/11/2014

As mulheres e a natureza têm quase exatamente as mesmas reações!
Meu primeiro Agatha Christie me deixou realmente feliz, mas não há como não ficar contente com um livro bem escrito, com personagens marcantes e carismáticos, e por ser um livro policial, ainda conta com a vantagem de instigar o leitor a descobrir quem é a pessoa pilantra que engana a todos mas na realidade é um assassino impiedoso.

Sempre tenho um pé atrás com livros policiais, porque infelizmente a grande maioria que li traz um motivo banal para justificar o crime, fora as pontas soltas que deixa tudo ainda mais sem nexo.

Com Agatha, em Morte na Mesopotâmia foi diferente, (Aleluia), antes do crime passamos a conhecer os personagens e criar uma espécie de familiaridade, passando até a duvidar que algum deles possa ser um criminoso.

Então entra em cena o detetive Hercule Poirot e coloca todos os pingos nos "is", mostrando-nos que mesmo a pessoa mais adorável pode ser capaz de cometer um crime.

O livro é afável, bem escrito e instigante!

Não leva cinco estrelas por deixar um fato que eu acho importante em aberto!

PS: Pela primeira vez na vida acertei o criminoso! *.*

Luca Coelho 31/10/2016

Ótima trama! E a citação de outro livro no final só, achei brilhante!

Rafael Mota 08/11/2016

"O crime é um hábito"
Perfeito, perfeito, perfeito... Segunda leitura e continuo achando perfeito. Até acho possível alguém desconfiar da identidade do autor do crime... mas a forma? A motivação?? Só o Poirot e suas células cinzentas.... "E, desse modo, tudo se explica, tudo se encaixa nos respectivos lugares. Psicologicamente perfeito."

Natália Coelho 21/08/2014

Team Poirot
" No meu primeiro dia no meu novo emprego, em uma casa de arqueólogos em Bagdá, tive certeza que minha "paciente", a possivelmente paranoica Louise Leidner, era odiada por várias pessoas da casa.
Depois de começar com comportamentos estranhos, o bom Leidner resolve, então, procurar alguma ajuda para sua esposa, que aparentemente possui um motivo para sua "paranoia". Mas, ao que parece, as poucas pessoas que conhecem sua história não parecem acreditar nela, muito menos eu, já que a possibilidade parece absurda. E, mesmo não sendo especialista nesse assunto, diria que isso se resulta em algum distúrbio mental.
Mas mesmo enfermeiras de longas datas, como eu, erram. E eu não esperava no que aconteceria, o que resultou na visita de uma tal de Hercule Poirot que disse que resolveria o caso. Eu não tinha certeza se ele conseguiria, principalmente porque todos pareciam ter um álibi.
Mas o meu não era tão bom assim. Ou será que para Poirot, fera bom o bastante?
Com total repeito,

Amy Leatheran, a nova enfermeira."

Editora Nova Fronteira

Agatha Christie mais uma vez me surpreendendo.

site: http://leioreleio.blogspot.com.br/2014/08/morte-na-mesopotamia-agatha-christie.html

Só Sobre Livros 22/07/2013

Mais um pouco de Poirot
Confira resenha no blog http://sosobrelivros.blogspot.com.br/2013/07/mais-um-pouco-de-poirot-carla-cristina.html

Sarah 02/02/2017

Morte na Mesopotâmia
Não estava muito animada em começar essa leitura, minhas últimas experiências com Agatha Christie não tinham sido das melhores, mas fui positivamente surpreendida.
Embora não tenha me prendido tanto, o livro foi bom desde o início, nem um pouco maçante, como outros se mostraram. A história é interessante e, apesar de em um momento as investigações de Poirot parecerem um pouco repetitivas, não chega a ser cansativo. Com personagens intrigantes, e que me confundiram bastante, me fazendo mudar de suspeito a todo momento.
O final foi muito satisfatório e surpreendente, Agatha Christie sempre sabe explicar todos os detalhes de seus desfechos, e não deixa pontas soltas.

Naty 28/03/2013

Na misteriosa e fascinante Bagdá,especificamente no sítio de Tell Yarimjah,às márgens do rio Tigre,há uma enfermeira(Amy Leatheran) sendo contratada pelo marido da frágil Louise Leidner,para cuidar dela.Em meio de uma tensão horrível entre as pessoas acontece um assassinato no meio da noite!É aí que o Grande Hercule Poirot entra em cena para desvendar um dos seus casos mais insólitos.

Isabella2336 08/09/2016

Marcante
Sempre li ótimos comentários sobre os livros da Agatha Christie, por causa disso tinha o interesse em ler. Sempre gostei de filmes do gênero suspense policial e pensei por ser meu primeiro livro do gênero iria ter dificuldades para adaptar. Com uma leitura fácil e detalhada, todas as informações são como um quebra-cabeça que no final foi montado pelo Detetive Poirot.

Kah_Mello 11/09/2016

Rainha do Crime
Bom, como todo livro da Agatha, esse é otimo, eu simplesmente devorei pois minha curiosidade nao aguenta e quando vou ver ja terminei o livro. Mas nao sei se estou me acostumando com o padrao de escrita dela, e nao achei q foi surpresa o assasino. Eu ja havia suspeitado dele sim mesmo que durante a leitura nada levasse a isso. Achei um pouco previsivel para mim pq ja li varios livros dessa autora. Mas enfim , é um otimo livro, é bom pra relaxar e quem nao gosta de um misterio para avivar nosso dia-a-dia. Super recomendado.

Felipe Gama 28/08/2010

o livro ia levar só 3 estrela mais o finalzão aumentou mais uma, muito bom =D

Alana Homrich 26/07/2010

Morte na Mesopotâmia foi o livro responsável por eu voltar a ter o hábito da leitura há pouco tempo, mas também, como esta trama super envolvente não poderia me agradar?

Confesso que tenho um pouco de preferência pelos livros que contam com a participação de Mr. Poirot, mas, além disto, a estória foi ótima.

Morte na Mesopotâmia é narrada por uma enfermeira, Amy Leatheran. Ela foi requisitada por Mr. Leadner para fazer companhia para sua esposa, pois Mrs. Leadner estava tendo alucinações. Mrs. Leadner tinha medo, mas medo do que? Suas fantasias incluíam um rosto horripilante, uma mão sem corpo, e por ai vai.

Mr. Leadner era arqueólogo, e estava com um grupo em uma expedição, Mrs. Leadner não poderia deixar de viajar junto de seu marido. Mas enquanto todos estavam reunidos, pairava uma tensão, algo como desconfiança. Por quê? Se eles eram velhos amigos? E então Mrs. Leadner é assassinada.

Quem lucraria com sua morte? Quem teria motivos para matá-la? Seriam as primeiras perguntas, obviamente. Mas existia uma pergunta ainda mais importante: Quem teria conseguido ir até a cena do crime sem ser visto por ninguém? Afinal, todos que estavam perto do pátio afirmaram que não tinham visto nenhuma pessoa entrar no quarto de Mrs. Leadner.

Um crime que requer toda a atenção de Mr. Poirot, eu recomendo para todos. É um dos meus prediletos da Agatha.

Com algumas teorias, acho que todos conseguem descobrir quem é o assasssino antes do término do livro. É só usar as células cinzentas! ;)

Tiago 04/09/2010minha estante
Oi Alana, tbm é uns dos meus predilétos. Esse crime parace ser impossivel de se cometer pois ninguem viu alguem estranho entrar no quarto dela e todos que estavam ali eram amigos. Eu não desconfiei nenhum minuto de quem seria, uma pessoas me disseram que se prestar atenção descobre, assim como vc... mas eu não consegui... é muito complexo! Amei sua resenha