Morte na Mesopotâmia Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

Rafael Mota 08/11/2016

"O crime é um hábito"
Perfeito, perfeito, perfeito... Segunda leitura e continuo achando perfeito. Até acho possível alguém desconfiar da identidade do autor do crime... mas a forma? A motivação?? Só o Poirot e suas células cinzentas.... "E, desse modo, tudo se explica, tudo se encaixa nos respectivos lugares. Psicologicamente perfeito."

Yves 04/12/2016

Pra quem gosta de quadrinhos!
Eu já gosto de hq's e esse livro com crimes e suspense foi bem legal e fácil de ler, são duas histórias diferentes e bem legais, em ambas eu não adivinhei o assassino mas gostei disso. Recomendo.

Higor 12/12/2016

A miserável conseguiu me enganar outra vez. de todos os livros que li da autora, consegui apenas uma única vez achar um "spoiler"!

Aline 29/12/2016

Mais um grande mistério de Agatha Christie
Nessa trama, o mistério apresentado pela autora se desenvolve na localidade iraquiana de Hassanieh, próxima a Bagdá; mais precisamente, em um sítio arqueológico. Ali vivem pessoas de diferentes nacionalidades e personalidades, entre elas uma senhora inglesa (Miss Johnson), dois rapazes americanos (Mr. Reiter e Mr. Coleman), um casal espanhol (Mrs. e Mr. Mercado) e um monge francês oriundo do Cartago, responsável por decifrar algumas inscrições encontradas nas escavações (Padre Lavigny), além do Dr. Leidner, e – e arqueólogo responsável pela expedição, e sua esposa, a bela Louise Leidner.
Em um local com pessoas tão diferentes é natural que ocorram alguns constrangimentos. E a personagem central de algumas dessas situações delicadas é a própria Mrs. Leidner, que encontra prazer em realizar jogos mentais e provocações para com os outros moradores. Entretanto, ela frequentemente envolve-se em crises de pânico, afirmando sofrer ameaças contra a própria segurança.
Preocupado com o estado psicológico da esposa, Dr. Leidner contrata, então, Amy Leatheran, enfermeira perspicaz e observadora, para cuidar de Louise. Alguns dias depois, um crime vem a ocorrer e Hercule Poirot é convidado para auxiliar a polícia local a resolvê-lo. Mas onde todos parecem culpados, quem teria sido capaz de cometer tal crime?
Para quem gosta de livros de mistério, com uma boa dose de suspense, essa trama é perfeita. Além de prender a atenção do leitor do início ao fim, a leitura flui de maneira verossímil, tornando-se rápida e nada cansativa. A narrativa é desenvolvida em primeira pessoa, com os fatos sendo contados totalmente por Mrs. Leatheran, tornando a trama fácil de ser entendida, dando uma visão própria aos acontecimentos centrais e à investigação desenvolvida por Poirot.
“Morte na Mesopotâmia” é um livro inteligente, como todas as grandes obras de Agatha Christie conseguem ser. E para quem gosta de o “Assassinato do Expresso do Oriente”, na parte final da narrativa apresenta uma leve citação sobre os acontecimentos desse outro grande livro da “velha dama”.

site: https://cheirandohistorias.blogspot.com.br/

Cacau @dra.leitora 06/01/2017

Morte na Mesopotâmia
Em Morte na Mesopotâmia temos a investigação sobre o assassinato de Linda em um acampamento de uma escavação arqueológica e os principais suspeitos são os próprios colegas de trabalho, e como sempre a rainha do crime nos deixa ansiosos durante todo o decorrer do livro, e especialmente nesse crime eu suspeitei de todos os personagens, cada hora eu achava que uma pessoa diferente era a assassino.
Uma coisa que me surpreendeu positivamente foi que na maioria dos livros da Agatha você sempre suspeita do criminoso, pois ela tem o hábito de nos fazer odiar os personagens errados, mas esse final trouxe uma reviravolta enorme e mesmo seguindo a receita habitual das suas narrativas, eu terminei a leitura boquiaberta, e como em todo livro da rainha, todos os detalhes se encaixam perfeitamente.
Vale lembrar também, que quem está acostumado a seguir a narrativa pelos olhos do detetive Poirot, vai estranhar o fato de que esse livro é todo narrado pela enfermeira Amy, o que dá a história um toque bem diferente do que costumamos encontrar normalmente nos livros da autora.
Gostaria de poder falar muito mais, mas nesses livros de investigação qualquer mínimo detalhe por ser considerado um spoiler, então pegue uma caneta e um papel e venha "ouvir" todos os depoimentos e coletar os fatos para solucionar esse mistério.... Será que você vai conseguir prender o assassino????

site: http://floraliteraria.blogspot.com.br/2017/01/critica-morte-na-mesopotamia-de-agatha.html#more

Sarah 02/02/2017

Morte na Mesopotâmia
Não estava muito animada em começar essa leitura, minhas últimas experiências com Agatha Christie não tinham sido das melhores, mas fui positivamente surpreendida.
Embora não tenha me prendido tanto, o livro foi bom desde o início, nem um pouco maçante, como outros se mostraram. A história é interessante e, apesar de em um momento as investigações de Poirot parecerem um pouco repetitivas, não chega a ser cansativo. Com personagens intrigantes, e que me confundiram bastante, me fazendo mudar de suspeito a todo momento.
O final foi muito satisfatório e surpreendente, Agatha Christie sempre sabe explicar todos os detalhes de seus desfechos, e não deixa pontas soltas.

Thayná 01/03/2017

O crime é um hábito...
A Trama: Investigar a morte de Louise Leidner parece fácil... aconteceu num lugar fechado, com apenas uma entrada, num horário que a entrada era vigiada, então o assassino só pode ser uma das pessoas que estava presente no local no momento. Mas a dificuldade está em saber quem daqueles colegas teria motivos para tal feito, e como o crime foi realizado sem que nenhum dos presentes percebesse. Louise tinha um passado a assombrando e medos presentes por conta dele. Era tida como louca por causa desse medo, mas ele se prova real após sua morte. Adorei acompanhar esse caso contado pela enfermeira Leatheran e seus momentos de interação com Poirot. O livro tem um jeito leve e até divertido em alguns trechos, sem perder o foco ou a qualidade que mostra já nas primeiras páginas.

Os Personagens: Hercule Poirot é um detetive magnífico. O modo com que ele junta as pistas e observa lugares que ninguém mais observou nos ilude e faz crer que se pensarmos profundamente conseguiremos matar a charada com ele, mas na maioria das vezes é um engano. Os personagens não são muito detalhados, já que a história é contada pelo ponto de vista da enfermeira Leatheran. Só temos a impressão que ela tem deles, mas é o suficiente para acompanhar bem a trama, pelo seu modo amplo de descreve-los. É de certa forma engraçado ver os costumes da época e como as pessoas tinham que manter uma aparência certinha diante dos outros para serem considerados bons sujeitos, mesmo que isso os faça reprimir sua verdadeira personalidade.

Capa, Diagramação e Escrita: Gostei dessa capa em tudo. Essa edição da Nova Fronteira (agora Harper Collins Brasil) é linda! O livro tem capa dura e ótimo acabamento. Não sei se comparando com o original manteria essa conclusão, mas em termos de coerência a tradução está maravilhosa, se tratando de um livro lançado originalmente em 1936. Fazia muito tempo que eu não lia Agatha Christie, mas não havia me esquecido que seus crimes costumam ter revelações surpreendentes. Aqui aconteceu o mesmo e o final foi bem diferente do que eu imaginava.

Concluindo: Foi uma leitura melhor do que eu pensei que seria e serviu para matar saudades da escrita da autora. Um ótimo livro policial, sem dúvidas. Fiquei um pouco indignada comigo mesmo por não ter descoberto quem era o assassino da trama antes do final, mas ao mesmo tempo satisfeita pela surpresa.

site: http://www.fomedelivros.com/2017/03/resenha-morte-na-mesopotamia.html#.WLbYjdIrLIU

Carlos 02/03/2019

Minha opinião sobre o livro:
Nunca passei tão perto de descobrir o assassino de uma história da Agatha Christie. A minha linha de raciocínio cruzou com ele e a hora da morte me tirou da rota. Eu pensei na possibilidade! Eu pensei! Mas enfim... Grrrrr!

A trama é bem complexa, a leitura flui muito bem, a narrativa é boa pra variar... Cinco estrelas.

Camis Morket 13/03/2019

Morte na Mesopotâmia
Morte na Mesopotâmia, de Agatha Christie foi uma leitura excelente, o começo foi um pouco mais cansativo e Agatha da muitos nomes ao mesmo tempo, fiquei um pouco perdida nos nomes dos personagens por serem em grande quantidade.
O livro começa com a enfermeira Amy Leatheran indo para uma expedição arqueológica no Iraque, para vigiar Louise Leidner, que está tendo crises de nervoso por achar que seu ex-marido ainda está vivo e que quer matá-la.
O livro começa ficar mais interessante e te prende mais quando Louise é assassinada, seu marido Mr. Leidner a descobre morta em seu quarto e com isso Hercule Poirot chega no local para descobrir quem foi o assassino e seus motivos.
Poirot então começa conversar com os membros da expedição pois ao que tudo indica o assassino está entre eles, nisso ele vai descobrindo o que cada pessoa pensava a respeito de Mrs. Leidner para assim chegar a uma conclusão do crime.
É incrível ver como Poirot chega em tais conclusões e o método que usa para tal, no final ele explica desde antes do crime ser acontecido, como aconteceu, o que cada membro da equipe estava fazendo no momento do assassinato, o real assassino e seus motivos, tudo muito bem detalhado.

site: https://instagram.com/bibliotecadederry/

Marcus @marksandes 27/03/2019

Ah, Agatha...
Estou feliz por começar a ler Agatha e ver o quão submerso é sua escrita, me fazendo mergulhar de cabeça nesse crime oriental e presenciar sua genialidade por compor histórias de deixar qualquer um perplexo. E triste por demorar tanto a lê-la. Estou com uma breve sensação de que esse amor platônico se tornará um casamento de ?até a morte nos separe?.

Priscilla202 15/04/2019

Bom passatempo
Esse foi meu 3º livro da Agatha (1º lido foi "Assassinato no Expresso do Oriente" e o 2º "Os elefantes não esquecem"). Nesse livro eu não suspeitei quem seria o assassino, ao contrário de "os elefantes..." que eu já tinha sacado. Mais uma vez Agatha nos surpreendendo apesar de não ter achado muito bom.

@pedro.h1709 22/05/2019

Morte na Mesopotâmia
Morte na mesopotâmia foi meu primeiro contato com um título da autora Agatha Christie. O interesse me veio através de um amigo que estava lendo vários livros em sequência da rainha do crime, e que afirmava serem muito bons.

A história é contada através do ponto de vista de uma enfermeira chamada Amy Leatheran, uma mulher muito íntegra, correta e por vezes ingênua; que relata com detalhes tudo o que viu durante o tempo que passou ali.

A enfermeira, recém-chegada à expedição, narra sua experiência com a paciente Louise Leidner, uma mulher que sofria de angústia nervosa e era casada com o famoso arqueólogo Eric Leidner, que com o apoio de sua equipe, comandava uma escavação. Nós nos perguntamos o tempo inteiro, querendo saber porque Louise sofria tantas angústias e por qual motivo o clima entre as pessoas da escavação estava tão estranho.

Os personagens são extremamente educados. Todos se preocupam em tentar parecer uma boa pessoa. Portanto, todo mundo que sai um pouco da linha ou age com sinceridade, aos olhos da enfermeira, é um indivíduo rude e grosseiro.

A equipe de Leidner é composta por um grupo de pessoas, todas agindo de forma estranha e de repente, ocorre um assassinato. Ninguém sabe como reagir. Hercule Poirot, o detetive belga que aparece em boa parte das obras da autora, entra em cena para resolver o caso fazendo perguntas indiscretas e análises minuciosas de cada detalhe do dia do assassinato, a fim de entender o ocorrido.

Durante a narrativa, desconfiamos de vários personagens sem notar o verdadeiro assassino, que é geralmente aquela pessoa que todo mundo descarta logo de primeira.

O desfecho me surpreendeu sobremaneira. Indico aos amantes do tema de ficção-policial, que certamente se agradarão com este título.

Siga o @Leitor Casual no Facebook!

Mariana 09/06/2024

Mais um pra lista
Este é mais um livro da Agatha Christie que me faz ter um momento de conforto na leitura, claro que não pelo assunto pois é sempre algum assassinato kkk, mas sim pela facilidade de ler uma história intrigante que, a partir do crime, te prende até acabar. Nesse caso, diferentemente de Morte no Nilo, não senti tanto da ambientação, coisa que gosto muito, porém a variedade de personagens e opções de crime foi algo que deixou tudo mais legal. Achei bem interessante a narradora ser uma personagem segundaria da grande história, ver a história por seu lado foi bom. Como sempre, é um ótimo livro, que sempre me satisfaz.

Estrella 03/06/2019

Maravilhoso!!!!!
Mais uma vez uma história de Agatha Christie me encantou! Em Morte na Mesopotâmia, todos os personagens nos cativam, até a belíssima Louise Leidner, em volta de quem a trama gira. O que mais surpreende aqui é a "atuação" de cada elemento da expedição do dr. Leidner, pois todos são, claramente, considerados suspeitos do primeiro assassinato.
À partir deste princípio, nós somos colocados no lugar do detetive Poirot e acabamos mergulhando fundo nessa investigação. Cada um dos personagens ganha seu espaço como principal culpado e isso que nos deixa quase loucos de curiosidade, porque o enredo fica interessante a cada linha, a cada página. Agatha Christie escreve de forma crescente e evolui sempre nos levando a crermos nas nossas suspeitas.
O final, nem preciso comentar, é incrivelmente magnífico e brilhante. Acreditem quando eu digo que se o leitor for bem sagaz e de raciocínio rápido, consegue captar e entender o culpado pelas minúcias do texto e ao ser revelado pode se sentir um verdadeiro detetive amigo de Hercule Poirot.