Morte na Mesopotâmia

Agatha Christie

Resenhas - Morte na Mesopotâmia

@aprendilendo_ 18/08/2020

Resenha de Morte na Mesopotâmia
Segundo seu conceito, arqueologia é a ciência a qual estuda os vestígios da presença humana, desde o passado até o agora, com o intuito de compreender mais sobre sua cultura. Portanto, não é de se impressionar que boa parte de suas investigações encontram-se na área mesopotâmica, terra localizada entre os famosos rios Eufrates e Tigre, esses, cooperadores para a criação das primeiras civilizações orientais, como, por exemplo, o Egito. Nesse contexto, em Morte na Mesopotâmia, temos a narrativa de Amy Leatheran, enfermeira a qual, enquanto trabalhava com uma paciente durante uma expedição arqueológica na região do Iraque, teve de lidar com um inesperado assassinato.

Escrito por Agatha Christie, uma das mais vendidas autoras do século XX, o livro trata-se de mais um de seus famosos contos de investigação os quais oferecem um desafio ao “sucessor” de Sherlock Holmes, estamos falando do homem de aparência simples, Hercule Poirot. Dito isso, a obra é narrada a partir da protagonista, Amy, a qual, a partir de um relatório feito após todo o acontecido, conta, nos pormenores e de forma astuta, os melindres do ocorrido em Tell Yarimjah.

Com um desenvolvimento lúcido e carismático, o livro agrada desde as primeiras páginas em sua falta de pressa em colocar uma tensão desnecessária. É nos pormenores e de forma sucinta que a escritora começa a colocar as questões à mesa. Dessa forma, um pouco diferente de outras obras de mesmo tema, o crime e até mesmo o investigador (Poirot), de certa forma, só entram em cena após uma devida e bem formulada contextualização do ambiente. Essa característica traz uma boa sensação de naturalidade e é realçada com os ótimos personagens, como Amy ( que é extremamente cativante), Dr. Reilly e os Leidner os quais nos ajudam a ter uma imersão realmente agradável e descontraída, um balanceamento incrível, entre uma tensão a qual cresce enquanto conhecemos cada sujeito sem, ao mesmo tempo, cair em exageros.

Morte na Mesopotâmia, primeiramente publicado em 1936, consegue, até os dias hoje, chamar a atenção por sua fluidez, bons personagens, uma ambientação encantadora e desafiante, um ótimo livro para os entusiastas do gênero investigativo.

Siga-me no Instagram: @aprendilendo_
Acesse: aprendilendo.com.br
Leticia.Ficagna 19/08/2020minha estante
Adorei a resenha! Já irei adicionar na minha lista para ler hahaha

@aprendilendo_ 19/08/2020minha estante
Muito obrigado!! Acredito que vc não vai se decepcionar.

ANNA 28/08/2020minha estante
Que resenha incrível, admito que depois de umas leituras seguidas da autora fiquei meio saturada, mas agora depois dessa recomendação, já estou louca para me aventurar em mais um romance da Aghata.

@aprendilendo_ 28/08/2020minha estante
Muito obrigado! O livro é muito bom e aposto que vai ser de um ótimo alívio pra você, espero que tenha uma ótima leitura.

@aprendilendo_ 10/09/2020minha estante
Oii Hana, tudo bem? No caso, o skoob não é um aplicativo estilo kindle ou algo do tipo, mas apenas uma rede social a qual colocamos resenhas e marcamos os livros lidos.

yonarinha 29/09/2020minha estante
Que resenha perfeita!

@aprendilendo_ 29/09/2020minha estante
Muito Obrigado!!

Beatryz16 07/01/2024minha estante
Mt bom doido! Plot que acontece mt mas n esperava. ?

Vinny Britto 06/10/2017

Primeira Experiência com a Agatha
Pode até não ser o melhor livro dela, mas num geral, acho que comecei com o pé direito.

Foi um livro com uma ótima fluidez, enredo intrigante e personagens cativantes. Poirot é inteligente e perspicaz, mas pra mim quem rouba a cena é a enfermeira Leatheran, adorei essa personagem e não sei se ela volta em algum outro livro, mas bem que gostaria que acontecesse.

----POSSÍVEL SPOILER AQUI----
Outra coisa que adorei ( e que talvez possa ser spoiler pra você) é que esse caso se passa logo antes do caso do Expresso do Oriente. Ao fim, Poirot segue viagem e pega o Expresso e é relato que ele se envolve em outro caso lá.

Acredito que dificilmente alguém descubra o assassino e a motivação antes de serem realmente revelados. Leitura que prende, leitura que instiga!!
Recomendo0!!!
Marcelo Caniato 06/10/2017minha estante
Dos que eu já li dela, Assassinato no Expresso do Oriente pra mim é o melhor disparado. Se tiver a oportunidade, leia!

Maleno Maia 06/10/2017minha estante
Eu gosto muito do livro "A casa torta", não é apenas um enredo policial, mas como o proprio nome diz, aborda também o desunião de uma família, as brigas que antecederam o mote do crime.

Vinny Britto 06/10/2017minha estante
''Assassinato no expresso do Oriente'' já tenho, está na meta de leitura desse ano ainda. ''A Casa Torta'' ainda não tenho, dica anotada. Obrigado aos dois.

Flávia Lira 06/10/2017minha estante
Gostei muito desse livro também!

Tulio Costa 06/10/2017minha estante
Não sou muito fã de livros policiais, mas dela já li O Assassinato de Roger Ackroyd. Me surpreendi pela reviravolta no enredo, totalmente inesperado. Fica como dica também.

Tati 06/10/2017minha estante
Um crime adormecido, E não sobrou nenhum, Por que não pediram a Evans?, Os cinco porquinhos, entre outros, são maravilhosos. Uma das minhas autoras favoritas! Sempre um livro melhor que o outro.

Vinny Britto 06/10/2017minha estante
Obrigado pelas dicas pessoal. Irei procurando aos poucos.

Paulo 25/08/2020

Leitura rápida
É a minha primeira experiência lendo uma obra de Agatha Christie, mas não é meu primeiro contato com o detetive Hercule Poirot pois eu já o havia visto em ação no filme Assassinato no Expresso Oriente.

Gostei do livro e da ambientalização. Pode ser que no começo eu tenha me sentido um pouco sem saber aonde a história queria ir, mas sei que em livros de mistério policial cada detalhe tem sua razão se ser, então me deixei levar pela narrativa da enfermeira Amy Leatheran até que tudo se encaixasse no final.

Devo dizer que não consegui deixar de comparar esta obra aos livros maravilhosos de Sir Arthur Conan Doyle ao escrever as aventuras de Sherlock Holmes. Durante a leitura eu estive constantemente fazendo comparações. Eu não devo ter sido o único, creio que quem leu obras desses dois autores deve ter feito o mesmo. Até a narradora desta obra faz isso, ao dizer que antes de conhecer Hercule Poirot ela o imaginava como "algo mais ao estilo de Sherlock Holmes".

Na minha opinião, Sherlock é mais genial ao desvendar um mistério, usando suas teorias da dedução e da observação. E lá, toda a história é narrada pelo seu fiel escudeiro o Dr Watson, que passa a entender melhor a mente do detetive e escreve uma história mais rica em detalhes, o que nos faz pensar que até mesmo nós poderíamos aprender um pouco da sagacidade do detetive.

Já nesta obra, Morte na Mesopotâmia, a narradora é uma enfermeira que acaba conhecendo o detetive pelas circunstâncias do crime que ela presencia. Isso, ao meu ver, deixou a história um pouco defasada em detalhes, pois é claro que Hercule Poirot pensou em suas hipóteses também na ausência da enfermeira, e que portanto ela não poderia ter nos narrado tudo, e isso por vezes deixou um pouco chato de acompanhar como o detetive chega na solução do delito, até que ao final da história ele mesmo diga tudo o que pensou desde que conheceu o caso. Mesmo assim, no decorrer da obra algumas coisas são reveladas de como o detetive pensa, por exemplo quando ele expõe: "Entende, é isso que procuro primeiro: quem se beneficia com a morte da pessoa falecida?", entre outros exemplos.

Não digo mais para não incorrer em spoilers.

Não quero me basear em apenas um livro. Pretendo em breve ler outra obra da autora e ver como Hercule Poirot desvenda os crimes que econtra.
Sara 25/08/2020minha estante
Oiee, que bom que gostou desse! Indico muito "morte nas nuvens", também com Poirot.

Paulo 25/08/2020minha estante
Olá, Sara. Muito obrigado pela indicação, eu estava mesmo sem saber qual seria o próximo livro dela que eu iria ler kkkk, agora sei que será esse. :)

Sara 25/08/2020minha estante
Por nada :3

Djúlio 25/08/2020minha estante
Leia: "E não sobrou nenhum." Meu livro favorito da Agatha

Paulo 26/08/2020minha estante
Opa, vou buscar por esse também. Obrigado pela recomendação, Djúlio :)

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 13/01/2019

Meu primeiro livro da Agatha Christie e antes qualquer coisa preciso dizer que EU ACERTEI A IDENTIDADE DO ASSASSINO!! Errei as circunstâncias e todo o resto, mas acertei quem matou, me deixem, hahaha.
Começando a falar do livro agora, eu amei. Começou em um ritmo lento e eu estranhei bastante o fato de ser narrado em primeira pessoa por alguém nada a ver, mas no final das contas acaba sendo o melhor caminho, realmente, para manter o mistério. Mrs. Leidner, a vítima, foi sem dúvidas a grande figura desse livro. Você não consegue formar uma opinião exata sobre ela, não tem tempo suficiente com ela viva e as opiniões em cima de sua personalidade variam drasticamente. É uma personagem intrigante, apenas.
A partir do momento do assassinato o livro te prende de um jeito que olha... Você quer saber mais, todos ali são suspeitos e fazem coisas erradas, dando aquela vontade de descobrir não só o assassino, mas também os segredos dos outros, e tudo é revelado num final surpreendente.
Mesmo tendo acertado o assassino, eu nunca teria deduzido as outras coisas. É brilhante, simplesmente. E o discurso final de Poirot, revelando todo o mistério foi a melhor parte do livro, de longe a minha favorita, porque não tinha como tirar os olhos das folhas, eu precisava saber mais e mais até ter tudo revelado.
Foi uma ótima primeira experiência. Já quero ler os próximos livro da Agatha Christie.

MAIS RESENHAS EM:

site: https://meowbookblog.com/
Fabiost 14/01/2019minha estante
Eu suspeitei do marido e da própria enfermeira. Cheguei perto!

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 14/01/2019minha estante
Achei que o Coleman estivesse envolvido de alguma forma, errei feio, mas pelo menos acertei que era o marido, hahaha. Ninguém apontava pra ele, estava achando isso muito suspeito.

Fabiost 15/01/2019minha estante
Sim sim. Por um momento pensei na enfermeira. Mas vc acertou na mosca

Camila Bento 30/01/2019minha estante
Desconfiava muito do Coleman (pelo fato da caligrafia) e do padre, sabia que tinha algo de errado com ele, e que estava envolvido com o lance da Sala dos achados e com o sujeito que rondava, então pensei que poderia ser ele também. Mas ainda apostava mais no Coleman.
O final não me surpreendeu muito, pois essa ideia já havia passado pela minha cabeça, tanto quem assassinou quanto a razão. Fiquei surpresa apenas com a segunda morte...

cryswz 19/04/2024minha estante
eu tbm kkkkkkk primeiro

Mayara Beatriz 04/11/2022minha estante
Morte no Nilo é um dos meus preferidos, será que eu gostaria desse?

Guinho 04/11/2022minha estante
May, eu achei esse livro semelhante a morte no Nilo, não melhor, mas semelhante.

Eu não sei se você vai gostar, mas por ser uma leitura que não toma tanto tempo, dá para arriscar. Tenta para ver se você gosta! ?

Mayara Beatriz 04/11/2022minha estante
Ah, então tem grandes chances de eu gostar sim. Já vou anotar pra ser um dos próximos

Guinho 04/11/2022minha estante
Boa leitura! ?

Lucia Sousa 11/08/2010

Surpreendente!
Eu reli esse livro e mais uma vez não consegui simpatizar com a Louise Ledner.Ela era bonita,mas beleza não é tudo.E apesar da filha do doutor,Sheilla,ser muito antipática,eu gostei bastante dela.Pelo menos não escondia o que era!
O personagem mais legal do livro é claro que é a enfermeira,mas o doutor Really também não fica atrás.Hercule Poirot,nem precisa comentar!Simplesmente ótimo livro!
Tiago 04/09/2010minha estante
Lu, eu gostei da Louise rsrsrs, acho que tenho uma quedinha com essas vítimas lindas que a Agatha cria rsrsrsrs. Poirot é brilhante nesse.

Priscilla 10/12/2010minha estante
Eu gostaria de ler tda a coleção da Agatha!
Quem é o detetive, Poirot? Adoro os casos q ele soluciona!

Samara 12/03/2012minha estante
Também senti antipatia pela Louise e simpatia pela sheila.

Jhony 09/04/2015minha estante
É incrível como eu não consigo gostar de nenhuma das vítimas da Agatha, ainda bem que acabam morrendo kkkkkkkkk ...Poirot dispensa elogios!

Newi 17/11/2020

Primeiro livro de Agatha Christie que leio.
Sem palavras para descrever. Me encantou a forma como a autora escreve essa história, os sentimentos dos personagens, suas reações etc. Também sem palavras para descrever o detetive Poirot, simplesmente icônico e super sagaz.

"Ai, meu Deus, é bem verdade o que o Dr. Reilly disse. Como é que se para de escrever? Se pelo menos me viesse à cabeça uma boa frase de efeito...
Tenho que pedir ao Dr. Reilly uma frase típica dos árabes.
Como aquela que Monsieur Poirot utilizou.
Em nome de Alá, o Misericordioso, o Compassivo...
Algo assim."
Tassio 22/11/2020minha estante
eu amei esse, foi mais segundo contato com ela. Hoje comprei "Assassinato no expresso oriente" e tô muito animado pra ler!!

Newi 22/11/2020minha estante
Opa que legal, te desejo boa leitura e fico esperando sua resenha!

Tassio 22/11/2020minha estante
obg!!?

Vivi Coutinho 29/12/2020minha estante
Felipe, sugiro que leia "O caso dos dez negrinhos", "O assassinato de Roger Acroyd" e "Cai o pano". Os meus preferidos, além de "Morte na Mesopotâmia" que acabo de adicionar a lista.

Felipe 16/06/2015

final muito ruim.
Camila A. Meireles 24/01/2016minha estante
Nem achei

Felipe 16/01/2018minha estante
Concordo que o final não é bom, mas eu daria mais pela história.

Cecilia.Alves 28/02/2018minha estante
O final é péssimo! Poderia ser depois de mil anos, como alguém NÃO reconhece alguem com quem ja foi casado e CASA-SE novamente?? ABSURDO conceber isso!!!

Danicidreira 26/11/2018minha estante
Cecilia.Alves, penso a mesma coisa! Nem com toda a plástica do mundo, que naquela época nem era como hoje em dia, você não reconhece um ex-marido ou qualquer pessoa de convivência íntima...

Larissa Tabosa 24/10/2021

Amei ser tapeada!
Gente, nunca tinha lido nada dela e adorei a conclusão. Não imaginava que era essa pessoa, achava que era qualquer outra, fui enganada!

Já vou atrás de ler algum outro livro dela. Amei forte!
Danielle.Zische 31/10/2021minha estante
Amo Agatha. Ela tem bastante conteúdo. Agatha rainha ??? só um que é bom não ler antes dos outros. Cai o pano é o último com Poirot. O resto pode ler tranquila. Lê o assassinato no Expresso oriente, depois compara com o filme, o Depp tá no mais recente deles.

Larissa Tabosa 01/11/2021minha estante
O assassinato é o próximo que vou ler, pq vi que se passa depois desse. Ele voltando para casa.
Eu amei ler esse livro. Nem sei pq nunca tinha lido nada dela. Mas ainda tá em tempo de corrigir isso kkkkk.

Amanda 10/06/2020

Muito bom!
Sou leitora graças a Agatha, logo, sou suspeita para falar sobre qualquer livro dela. Adoro.
Lu 11/06/2020minha estante
Eu só li um livro dela e gostei muito , queria continuar mas não sei qual o livro eu leio,me indica alguns rsrs

Amanda 30/12/2020minha estante
Oi! Desculpa a demora ?
Recomendo um corpo da biblioteca ??

Lu 03/01/2021minha estante
Obrigada ??

Helô 23/05/2023minha estante
O assassinato é bom, bom, pelo menos o filme. Gostei muito e não achei o assassino previsível. Tenho vontade de ler o livro dele tb

Abel 23/05/2023minha estante
?Assassinato no expresso do oriente? é, lê que não vai se arrepender

Lane 23/05/2023minha estante
Também não desconfiei dele, mas era difícil, quase impossível, imaginar quem ele realmente era.

isabelaferrez 31/12/2023

Agatha Christie não é pra mim
Terceiro livro da Agatha que eu leio e creio que vai ser o último!! Costumo ler os livros pelas histórias mas os personagens tem um peso importante para mim, muitas vezes são mais importantes que a própria trama e eu simplesmente não consigo gostar/ me importar com nenhum personagem criado por ela. Eles são bem vazios sabe? não tem profundidade nem grande personalidade, o único que se salva é Poirot. Ao meu ver o livro podia ter umas 50 páginas a menos, fiquei em dúvida sobre a quantidade de estrelas que deveria dar e acho que fui até generosa.
gabriela 31/12/2023minha estante
li esse livro faz mais de um ano mas também acho que não criei nenhuma afeição por nenhum personagem dela! acho que os únicos foram a midge e o edward da mansão hollow e olhe lá

isabelaferrez 31/12/2023minha estante
vou procurar por esse pra ver se gostoo

gabriela 31/12/2023minha estante
faz issooo

Di3gao 13/06/2023

Eu errei, de novo
Esse foi o quinto livro da Agatha Christie que li e ela continua me enganando direitinho, sempre me faz de otário no final.

Durante a leitura eu me senti como uma pessoa na base de uma montanha vendo uma bola de neve rolando que vai crescendo cada vez mais com o tempo, e eu podia apenas ficar esperando o choque da bola de neve ao me acertar. Eu senti isso porque a cada capítulo acontecia um novo evento surpreendente que deixava a história com ainda mais mistérios e camadas, fazendo ela se tornar cada vez maior assim como a bola de neve, e eu seguia lendo esperando o choque que seria quando fosse revelada a identidade do criminoso. Além disso, a escrita da Agatha deixa a leitura muito imersiva, viciante e intrigante, pois ela sabe exatamente como manipular o leitor e prender sua atenção.

Em geral, a trama se desenrola como todos os outros livros da Agatha Christie, por isso você sabe o que esperar do livro, mas vai acabar sendo surpreendido com algum plot. A narração desse livro é muito diferente da dos outros dela, o crime foi muito bem arquitetado, as dúvidas foram respondidas, todos os eventos são interligados, as reviravoltas são incríveis e tem uma ótima atmosfera de mistério. Contudo, esse livro peca em alguns aspectos, como nos personagens e teve eventos que achei meio forçados demais.

Portanto, o livro segue os padrões Agatha Christie, ou seja, tem uma ótima história, os crimes são bem planejados e a revelação no final refuta qualquer teoria sua. Um dia eu ainda acerto o assassino!
Goulart19 13/06/2023minha estante
eu assim KKKKK, ja li 4 livros dela e errei em todas as vezes

Di3gao 14/06/2023minha estante
KKKKKK confia que um dia a gente acerta

Goulart19 14/06/2023minha estante
amém KKKKKKK

@vetleitora 07/10/2019

Morte na mesopotâmia

Autora: Agatha Christie
Editora: Editora nova fronteira

5’

Este é o primeiro livro da Agatha que leio, e foi como imaginei uma leitura sem igual, pretendo com toda certeza ler mais livros dessa rainha. Aceito indicações nos comentários.

Essa é uma história daquelas de detetives que fascina e encanta, que eu particularmente adoro, onde temos a enfermeira Amy Leatheran que narra sua experiência com a paciente Louise Leidner.

Leatheran é contratada para se juntar a equipe de expedição arqueológica no Iraque, para vigiar a Louise Leidner, que vive em angústia por estar sendo assombrada com cartas ameaçadoras que vem recebendo anonimamente, e com a terrível hipótese de seu marido não estar morto.

Uma semana após a chegada da enfermeira acontece um assassinato, onde a pobre mulher é encontrada morta em seu próprio quarto. É ai que entra o detetive Hercule Pirot para desvendar esse mistério.

Essa trama ocorre em uma cidade árabe, durante uma escavação comandada por Leidner e sua equipe (Eric Leidner é o atual marido de Louise Leidner).

Meus caros leitores eu confesso que não fiquei tentando adivinhar quem era o assassino (dessa vez), fui me deixando levar pela narração perfeita, conhecendo cada detalhe dessa escrita, onde eram detalhados minuciosamente cada momento do dia do assassinato, para solucionar esse crime.

Foi uma leitura rápida e muito prazerosa, é um livro curtinho que não fica naquela enrolação, sabe? Indico muito essa leitura, caso você ainda não tenha lido!

Beijinhos da morte, e até o próximo mistério.
julio monteiro 16/10/2019minha estante
ola... leia a casa no penhasco, os quatro grandes (li 3 vezes), assassinato no campo de golfe, 13 a mesa os crimes ABC... ja li outros, mas esses foram otimos...
abs

@vetleitora 17/10/2019minha estante
Obrigada ?

julio monteiro 19/10/2019minha estante
ok. Boa leitura

Ivy 02/11/2021

Muito bom!
Acho que é um dos livros da Agatha que mais tem citações maravilhosas, e quase todas vêm do nosso querido Hercule Poirot! O caso se passa em um ambiente bem diferente do que a gente tá acostumado nos livros, envolve uma enfermeira muito simpática que acompanha a senhora Louise por um tempo num sítio arqueológico. Não posso dar spoiler, mas garanto que esse livro também vai te surpreender no final, e durante também!

Ivy 03/11/2021minha estante
Não sei te dizer exatamente, mas ele é bem tranquilo pra pessoas de qualquer idade, porém acho q seria mais adequado pra quem tem 13+

obrigada moça!!