Morte na Mesopotâmia

Isah 06/02/2022

Errei
Vamos lá
O livro foi muito bom.
Foi o primeiro livro que li da Agatha, então não conhecia a escrita dela e por isso fiquei bem confusa nesse livro.
O livro conta a história da enfermeira Amy(não sei escrever o sobrenome dela) que foi contratada em Bogotá para cuidar da senhorita Louise Leidner uma senhora misteriosa e que está passando por muitas coisas.
A história se torna mais estranha quando uma semana depois de sua chegada a senhora Louise é morta na própria casa e no seu quarto
E ai fica o mistério,o que aconteceu, quem matou?
Eu errei, suspeitei de tantos para no fim não ser nenhum deles. Fiquei chocada com quem era plrque nunca desconfiei.
Gostei, e indico
raqyel 06/02/2022minha estante
amg, Morte no nilo e o Assassinato de Roger Ackroyd são os meus favoritos dela (até agora). Eu recomendo muito

Duaarde 06/02/2022minha estante
Lê Morte no nilo (da Agatha), acho que vc vai gostar

Cris Rosseto 15/06/2020

A narrativa dos acontecimentos se dá pela visão da enfermeira Amy Leatheran, uma mulher com uma vasta experiência profissional que aparenta ser muito correta, respeitosa e profundamente dedicada ao trabalho. Devido à seu histórico Miss Leatheran foi contratada para cuidar de Mrs. Louise Leidner, a esposa de um renomado arqueólogo, que vinha sofrendo de algumas crises de pânico, ansiedade e até mesmo acreditava que seria assassinada.
Devido ao trabalho com arqueologia, o casal Leidner encontravam-se acampados juntamente com uma vasta equipe em Hassanieh (Iraque), sendo este o local das escavações.
Miss Leatheran durante seu período de estadia procura investigar a saúde mental da Mrs. Leidner, seu relacionamento com os demais membro da equipe e até mesmo seu relacionamento com o seu marido Dr. Eric Leidner. À princípio tudo era baseado em suposições, inclusive alguns daqueles que conviviam com Mrs. Leidner acreditavam que sua personalidade era manipuladora, a mesma estava realizando uma encenação somente para chamar a atenção.
Porém, como nem tudo ocorreu conforme todos pensavam, Mrs. Leidner não estava sofrendo com alucinações ou perseguições sem fundamento, de fato, alguém a queria morta. Algo que infelizmente acontece e o corpo de Mrs. Leidner é encontrado dentro de seu quarto, com uma violenta pancada na testa, no local do crime nada estava fora do lugar, as janelas estavam trancadas, nenhum som suspeito e nada estava fora da normalidade.
Diante deste curioso caso, o detetive Hércule Poirot é chamado para realizar uma investigação, durante as coletas de testemunho descobre-se que Mrs. Leidner não é aquilo que aparenta ser, muitos acontecimentos são revelados, todos são suspeitos, muitos têm motivos para não gostarem dela e mais ainda para matá-la.
Esse foi o 4º livro da autora que tive oportunidade de ler, e confesso que não é dos meus favoritos, em uma comparação com outras de suas obras, o final não foi tão surpreendente, infelizmente eu já havia deduzido quem era o assassino. A narrativa achei a narrativa um pouco mais lenta, a história não me prendeu muito, o livro em si não ruim, mas achei um pouco cansativo.

site: https://www.instagram.com/cristianirosseto/
Marta.Souza 17/06/2020minha estante
Qual outro dela vc indicaria pra quem quer um livro dela realmente bom ?

Cris Rosseto 17/06/2020minha estante
Olá Marta,
Eu recomendo a Casa Torta, eu amei esse livro, sinceramente é o meu favorito, o final foi surpreendente

Barbara M Giolo 31/05/2020

Este aqui eu adorei!
Segundo livro da Agatha que eu leio. Achei bem melhor do que ''Os elefantes não esquecem", tinha ficado bem decepcionada com a leitura do primeiro. Leitura leve, gostosa e fluída. Um texto simples com uma ótima tradução atual. Você rapidamente se envolve no mistério e não consegue largar até chegar ao fim para descobrir quem está mentindo.
A enfermeira Amy é contratada para ´pajear´ uma senhora que diz estar sofrendo dos nervos. A verdade é que ela aceita o emprego sabendo muito pouco de sua paciente. Antes de chegar no novo serviço ela já começa escutar boatos muito estranhos sobre seu novo local de trabalho e chegando lá as coisas parecem muito erradas e misteriosas. Todo mundo parece ter uma opinião que quer compartilhar sobre Mrs. Leidner. Uma mulher linda e cheia de artimanhas para influenciar todos ao seu redor. Mulher de um arqueólogo renomado, ela parte com ele e sua expedição para a Mesopotâmia, onde todos dividem a mesma casa.
Chegando lá a enfermeira logo percebe que a mulher está a beira de um colapso nervoso, por conta de episódios que podem tanto ser pegadinhas de mal gosto de alguém quanto frutos de algum tipo de loucura mental. Leidner confessa a Amy seus reais motivos em acompanhar o marido na expedição, a paciente recebe cartas cheias de ameaças de seu ex-marido que acreditava estar morto. Tudo vira de cabeça pra baixo no dia seguinte quando ela é encontrada morta em seu quarto. As principais suspeitas estão sobre os membros da expedição que dividiam a casa, já que só havia uma entrada para a casa e esta estava vigiada.
Aparece então nosso detetive Hercule Poirot e começa as investigações. Na noite seguinte uma segunda morte ocorre. As principais suspeitas dele são de que foi um crime passional, movido por alguém com ciúmes dela ou por seu ex marido que poderia ser um dos membros da expedição Muitos mistérios estão envolvidos e todos sem resposta. A enfermeira se torna sua auxiliar dando os detalhes do ponto de vista de alguém de fora. Todos são suspeitos e tudo só é descoberto no final do livro, em suas últimas páginas deixando o leitor muito instigado durante toda a leitura. Nada parecia ser o que era.
Eu gostei muito deste livro. No primeiro que eu li o caso investigado era antigo e havia sido fechado sem solução. Não havia tensão nem perigo, estavam revirando uma história do passada para acalmar os nervos de pessoas do presente mas sem risco algum. Já neste livro a Agatha nos faz gostar muito da primeira vítima, construímos conexões com os dois personagens mortos e também com os suspeitos, somos levados a conviver com as histórias e dramas de todos através da enfermeira Amy. Isso fez toda a diferença para que eu adorasse este. Os personagens são bem construídos e é difícil compreender a capacidade da autora de criar tal trama tão complexa em sua imaginação. Recomendo para quem deseja conhecer Agatha Christie.
Bárbara Paradiso 31/05/2020minha estante
Recomendo: A casa torta, e O caso dos dez negrinhos

Barbara M Giolo 01/06/2020minha estante
Aahh obrigada!!

Maria 27/05/2022

"O assassinato é um hábito."
Em um sítio arqueológico, um misterioso assassinato ocorre em circunstâncias enigmáticas. Com a atmosfera já tensa entre os membros da equipe, o detetive Poirot tem a difícil tarefa de descobrir o que realmente aconteceu. Considerando todos os fatos, oportunidades e fatores psicológicos de influência no crime.
Esse final me surpreendeu muito, o culpado foi realmente quem eu menos suspeitava o tempo todo.

"Lá estávamos, todos nós. E algo me dizia: quando monsier Poirot terminasse, não seríamos mais os mesmos."
Debora.Mello 28/05/2022minha estante
Esse dela é muito bom mesmo. A escrita da Agatha ludibria a pessoa dms.. esse eu não consegui acerta quem era o assassino por isso gostei tanto haha

Maria 28/05/2022minha estante
Simm, fiquei muito chocada real

Cah 15/12/2020

Sempre a rainha
Fazia tempo que não lia a rainha do crime, mas como sempre não decepciona, gosto de suas histórias rápidas e bem elaboradas.
Carol Amaro 15/12/2020minha estante
Rainha ??

Vivi Coutinho 29/12/2020minha estante
Sim, Carol, Ágatha Christie é considerada
a Rainha do Crime.

Mi Rubin 07/06/2021

Mais uma narrativa do Poirot que gostei muito.
Apesar da quantidade de personagens que deixa a gente perdida, fluiu muito bem.

Ok, senti falta da vibe fofoqueira, mas mesmo assim deu muito certo pra mim.

O final realmente foi um golpe pois não esperava mesmo.
Aquele papel de trouxa que gosto de fazer :)

Não é rainha àtoa, realmente!
Fabio.Paulino 07/06/2021minha estante
Parabéns pela leitura e pela resenha amiga vai pra minha lista

Mi Rubin 08/06/2021minha estante
Obrigada!

Vicky 29/08/2020

De novo!
Mesmo já tendo lido outros livros de Agatha Christie, novamente a autora me manipula durante a narrativa e surpreende-me com a verdade! Quem foi o culpado? O enredo dá pistas para todos os personagens, exceto um- mas mesmo estando escrito, não percebemos. Realmente um livro muito bom.
Stephanie.Sampronha 27/10/2020minha estante
eu nunca li nenhum livro dela, socorro! Qual me indica?

Vicky 15/11/2020minha estante
Assassinato no Expresso do Oriente cm ctzaaa

CrisVieira~ 26/02/2018

História é das menores do talento da Rainha do Crime
Este foi um livro que eu queria para minha coleção de livros da autora, mas que eu não conhecia bem. A capa é linda. A editora Nova Fronteira relançou alguns livros de Dame Agatha e eu sinceramente aprovei o layout das capas. São muito bem feitas. E como eu sou chata para capa, principalmente as que lançam atualmente (onde colocam uma foto e já acham que explica toda a história ou que ser bonitinha é o suficiente), eu aplaudo quando uma editora rompe com este tipo de mediocridade e preguiça.
Quanto a história, eu confesso que estava com um pouco de receio de não gostar, por não ter ouvido nada sobre este livro antes - nem de bom e nem de mal.
O enredo envolve uma equipe de escavação arqueológica num crime impossível. Uma mulher - considerada transtornada por um medo irracional de ser morta - é, realmente, assassinada. Todos são suspeitos e é preciso pedir a ajuda de um detetive tão singular quanto o crime cometido.
Assim, fui lendo e tentando me envolver...
Não deu certo. A história é, eu penso, das menores do talento da Rainha do Crime. Desde o início eu sabia quem era o criminoso, mas esperei que fosse um outro personagem, como em 'A Ratoeira' (este é nota dez!). O que levaria o enredo a um outro patamar e, com certeza, geraria uma grande surpresa, como desfecho.
Mas, que nada!
Foi um estranho e insólito mais do mesmo. Infelizmente, clichê demais. Assim, imagino que este seja o motivo de não ouvir falar do livro.
Além disso, foi exatamente a personalidade da narradora que mais me repugnou na história. Não sei, mas quando o próprio narrador fala de si mesmo em alta conta e dos outros de maneira pejorativa, sempre penso que estou lendo o autor falando com a voz do personagem. Eu realmente não gostei do destilar de racismo nesta obra.
Eu recomendo este livro para quem é fã da obra de Agatha Christie.
E só.

Nota: 2/5

site: http://muitoagriquasedoce.blogspot.com.br/2016/05/das-leituras-passadas-abrilmaio.html
Camila Bento 30/01/2019minha estante
Foi o primeiro livro dela que li, e meio que me decepcionei... Sempre quis ler um livro dela, amo o gênero esperava uma leitura ávida, que me instigasse, que eu virasse a madrugada tentando desvendar. Os acontecimentos correm lentamente, e demorei pra mergulhar totalmente na história... Não tive grandes surpresas com os personagens.
Espero que os próximos atendam à expectiva. Nãovou desistir dessa autora!

CrisVieira~ 30/01/2019minha estante
Alguns livros dela são muito bem escritos e amarrados, mas outros descambaram para algo um pouco descuidado. Este livro eu nem sabia que existia até ver na livraria. Mas não recomendo para ninguém. É bem fraco.

Laisa.Ostiano 26/10/2021

Suspeitava...
O livro é muito bom e a conclusão é fantástica!
Eu suspeitei de 3 pessoas, mas o assassino era o menos provável de ser...
É o primeiro livro que eu leio da Rainha do Crime e eu recomendo muito! Vale a pena!
Becarb 26/10/2021minha estante
Esse livro é perfeito?

Laisa.Ostiano 26/10/2021minha estante
Eu gostei bastante!! ?

isamrsx 30/06/2021

leiam
não é um livro conhecido, ent amgs eu empresto o físico de boa, mas serio peguem pdf sla, o final MUITO bom mesmo, a escrita não é a das mais fáceis mas eh de boa e a história já gostei desde o início, é isso beijocas?
Kyra21 01/07/2021minha estante
??

Isa 22/10/2021

Li esse livro pra me tirar da ressaca literária e foi uma péssima escolha. Achei muito arrastado, a história demorou demais pra se desenrolar e tinham partes muito detalhadas sem necessidade nenhuma, isso deixou o livro super chato pra mim.

Mas analisando os pontos positivos, os personagens eram interessantes e todos pareciam ser culpados, o que me deixou bem curiosa pra saber quem realmente era o assassino, foi justamente o que me fez não abandonar o livro.

Não sei dizer se valeu apena ou não, o final me surpreendeu e eu gostei muito de uma personagem específica mas não sei se eu leria de novo.
eumilena 22/10/2021minha estante
nossa sim, eu gostei, mas tem vários "poréns"

nalaura :) 01/06/2024

Bem típico da Agatha mas com personalidade
Minhas últimas leituras das obras de Agatha foram "depois do funeral" e "a testemunha ocular do crime". Ambos tiveram finais extremamente parecidos, o que tirou um pouco a originalidade das narrativas.

Morte na Mesopotâmia, por sua vez, é um livro diferente, narrado por uma personagem externa ao crime e aos personagens principais em si, o que torna tudo mais interessante. As inúmeras hipóteses para o crime são todas plausíveis e tornam o desfecho ainda mais surpreendente, sendo toda a explicação do crime narrada pelo Poirot.

O livro também têm aparições de personagens de outras obras e citação de outros livros da autora, o que é muito interessante quando se pensa na criação do universo em que as histórias acontecem! Excelente leitura!?
euathos 01/06/2024minha estante
Mais um pra biblioteca da especialista em Agatha ?

laurxleft 28/08/2021

Não há nada como a sensação do primeiro livro lido da agatha christie, você se achando o detetive e pensando ?duvido que ela seja tudo aquilo que dizem mesmo? e quando o poirot/ marple anunciam o assassino você fica ?????? pq era a última pessoa em quem você pensaria - e você pensou em muitas pessoas.
anoca 01/09/2021minha estante
poirot é bom demais bicho

sofsmaia 25/01/2022

sem palavras.
EU WUERO GRITAR.

ok eu surtei muito com esse final pq eu definitivamente não imaginava que seria isso. o poirot é um gênio. a agatha é uma gênia.

absolutamente TODOS os personagens são suspeitos e eu imaginava que eu não ia me surpreender com o final por suspeitar nem que seja só um pouquinho, de todos eles. mas eu me surpreendi. e muito.

sinceramente, eu não tenho nada a reclamar desse livro, somente pequenas coisas que são totalmente plausíveis para uma iniciante que está ingressando agora no gênero suspense e crime e tem a cabeça pequena demais pra entender as coisas que o poirot fala. algumas coisinhas que dificultaram e justificam eu ter demorado 21 dias pra ler esse livro: MUITOS personagens, diálogos confusos, palavra difíceis (típicas da época) e o fato de que o últimos capítulos são LITERALMENTE o poirot repassando toooodo o caso e tudo que ele viu, ouviu e pensou durante a história. isso foi meio chatinho, mas não tem como pular pq é ali que a revelação e feita.

me surpreendi muito mais do que eu achava. vale MUITO a pena. leiam.
Rafael Kerr 25/01/2022minha estante

Eduarda Araújo 25/10/2021

Gostei da narração em primeira pessoa, não deixou o desenvolvimento ficar chato. Tem um Q de Assassinato no Expresso do Oriente pelas duas revelações no final, sendo que esse foi o crime que precedeu o outro, gosto dessa linha do tempo.

Na maior parte do tempo eu não me preocupava em descobrir a solução pq fiquei absorta na história (acho que pq gostei bastante da narradora personagem) mas la pro final pensei na possibilidade da solução antes do Poirot revelar. E como sempre esse homem fazendo tudo. É um bom livro, indicaria.
mostrando 03/11/2021minha estante
oii, você sabe me dizer qual a classificação indicativa? muito obrigada