Meu Gato Me Odeia

Meu Gato Me Odeia Julia Rietjens

Resenhas - Meu Gato Me Odeia

Gonçalves 23/01/2022

Livro perfeito
"Sâmia é uma adolescente como qualquer outra que tá passado por uma fase difícil da vida,mas apesar de tudo ela consegue se descobrir atrás das pessoas que ela mais amam como seu melhor amigo,o gato e uma linda menina que faz o coração dela acelerar um pouquinho mais rápido"
Meu gato me odeia é um livro tão bom de sê ler que quando você começa não consegue parar,eu estava numa ressaca literária mas graças a esse livro eu consegui sair dela.A autora trouxe personagens tão reais e representativos que eu me vi na Sâmia,consegui amar muito essa personagem.Mas apesar de te achado algumas partes meio pesadas mas completamente realista,foi um romance muito fácil e gostoso de ler,espero que todo mundo algum dia de a chance de conhecer a história
Pego 23/01/2022minha estante
Vou por na lista ?

Cath 16/03/2022

Fofo e sensível
Sâmia é uma garota de 15 anos, que depois de passar por alguns momentos difíceis finalmente está tendo momentos bons e tranquilo, até ganhar um gato que literalmente a odeia, desde o momentos que se conheceram demonstram o quando não querem estar na presença um do outro, o que eu tenho que admitir, tornou o livro ainda mais divertido.
A história vai acompanhar Sâmia, amadurecendo e principalmente se conhecendo, nossa protagonista vai passar por diversos questionamentos como, as angústias de não saber quem é ou o quer para o futuro, o medo de ser julgada, os sentimentos do primeiro amor, a contrução de novas amizades, as incerteza, os hormônios, importância da conversa, entre outros temas. Essa história nos faz lembrar essa época da vida tão confusa e ao mesmo tempo tão inesquecível.
Esse é um livro muito sensível, que trata sobre tantos assuntos importantes, de uma forma tão leve e ao mesmo tempo muito responsável, com um romance LGBTQIA+ tão fofo, que nos deixa com aquele sorrisinho bobo no rosto, e um gato meio irritante, que parece entender bem de mais a protagonista, o que fecha tudo com chave de ouro.
Acho que a única critica negativa que tenho sobre a história é o final, adorei o fato de ser um final bem realista (e infelizmente ainda muito comum), isso faz com que ele fuja do clichê e apesar de não ser 100% feliz, me fez gostar bastante, porém achei o final muito corrido e acho que esse ponto poderia ter sido melhor desenvolvido. O resto são só elogios, acho um livro perfeito para que esta entrando na adolescência.
Ps.: Esse livro também é ótimo para quem é um pouco mais velho como eu, mas tem vontade de relembrar essa época, a autora trouxe na história coisas que fizeram parte da minha adolescência como a banda Rebeldes e o MSN, isso me fez devorar o livro

carolziiiiiiiiiii 02/04/2022

FOFÍSSIMOOOOOO
romance sáfico? temos, bem fofinho pra aquecer o coração
gatinhos? temos também

sâmia ganha um gato, leva ele pro veterinário e fica encantada com a menina que trabalha no pet shop. fofo né? a história é toda muito fofinha, muito lindinha, é perfeito pra quem quer uma leitura leve pra ser feliz.

vale muito a pena a leitura!! a construção do romance, a sâmia aceitando sua sexualidade e a história dela com o gatinho é muito boa

Khrys 18/04/2022

Eu fiquei encantada
Uma história apaixonante, com personagens cativantes e um roteiro tão leve e intenso ao mesmo tempo que é difícil de explicar o misto de sentimentos que tive ao longo da leitura. São pautas e reflexões importantíssimas como aceitação, depressão, empatia que entram em contraste com o amor leve e puro das personagens...

Perfeito ?

Sens0 01/05/2022

romance fofo, com estética dos anos 2000
Uma garota descobrindo sua sexualidade, enquanto participa de comunidades de supernatural no orkut, e tem um gato tirano que faz ela se aproximar da garota bonita do pet shop? A fórmula perfeita para ser incrível e foi!

Eu amei tanto esse livro, me lembrou muito tudo o que senti lendo ?um milhão de finais felizes? e foi tão bom quanto! Ele é levinho (tirando gatilho de homofobia e desavenças com pais) e fofo, eu me apaixonei pelas personagens principais e pelos seus amigos também.

É claro, o tirano o melhor gato possível, com a melhor personalidade, sempre presente nos melhores momentos ? meu gato me odeia certamente é um livro que vou recomendar bastante

Aline 09/08/2022

O livro é muito gostosinho de ler, e nós mostra uma linda(apesar de complicada) história de descoberta.
Acompanhar as aventuras da Sâmia e do seu lindo gato caolho, é adorável, instigante, triste, alegre; durante toda a leitura você vive uma monta russa de emoções junto com Samia.
A história é forte, sensível, e trata de maneira respeitosa e acertiva sobre assuntos bem sérios.
Vale muito a pena a leitura.

Aninha @tolendomuito 24/09/2022

Sâmia é uma garota de 15 anos com depressão. Fã da série Supernatural, quando não está na escola, passa os dias em frente ao computador participando de comunidades no Orkut ou com seu melhor amigo, Guga, porém, sua mãe viu uma matéria em que gatos podem ajudar na doença e acaba presenteando a filha com um, mesmo que ela prefira um cachorro. Com um gato que a odeia – e por causa dele – Sâmia terá a oportunidade de conhecer seu primeiro amor.

O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista, apresentando cenários que uma adolescente comum nessa faixa etária vivencia em algum momento. Questionamentos sobre quem é, sexualidade, religião, situações de bullying na escola, problemas com os pais em casa, angústias, ansiedade, etc. Temas confusos e complicados para uma adolescente, mas que foi trabalhado de forma leve e responsável pela autora através de uma narrativa fofa, nostálgica e recheada de referências da cultura pop.

O mais legal dessa história é acompanhar o amadurecimento da Sâmia, ela é uma personagem repleta de camadas que passa por muitos traumas emocionais por conta de sua família, além disso, o romance sáfico entre ela e a Bruna é um dos pontos mais fofos do livro. Não posso deixar de mencionar sua amizade com Guga, ele é um amigo que está sempre ao seu lado nos momentos mais difíceis e, claro, o gato que ela ganhou e a odeia. Esse gatinho é muito peculiar e vai fazer Sâmia passar por situações bem inusitadas e cômicas.

"Meu Gato Me Odeia" é mais uma obra da @jurietjens carregada de temas pertinentes como a sexualidade, a importância da família como base de apoio, com muita representatividade LGBTQIA+ e uma jornada de autoconhecimento. Eu amei essa história por ela ser uma realidade de muitas pessoas homossexuais ainda hoje e, embora nem sempre todos consigam ter uma família ao lado, te aceitando como você é, ainda assim, essa obra te mostra que é possível seguir em frente e que ninguém está completamente sozinho.

Se você gosta de livros YA, essa história entrega risadas, coração quentinho e a sensação de dever cumprido ao ver a protagonista evoluindo.

site: https://www.instagram.com/p/CiLY959P1Xn/

labrysgirl 13/11/2022

Livro ideal para ler quando está com uma ressaca literária, é uma leitura muito fluida, infelizmente acabei ele muito rápido.

Marianamv 12/01/2023

Pra mim foi um livro leve de ler, uma personagem que não tem medo do que sente mesmo sabendo que poderia não ser aceita, eu amei o gato dela e consegui ver os meus parentes na mãe dela e como é evidente o preconceito, é um romance adolescente

bianca 26/01/2023

personagens com um bom desenvolvimento. trata sobre diversos temas importantes, como depressão, o processo para descobrir sua própria sexualidade, a reação das pessoas ao descobrir q vc faz parte da comunidade LGBT+, racismo, relações familiares, etc. te faz querer continuar a leitura e talvez até entender um pouco mais da sua própria vida.
me marcou bastante, realmente gostei e me fez querer ler mais livros desta autora.

julinha64 27/01/2023

livro lindíssimo!!
amei DEMAIS a história da sâmia!!! que livro bom!!! escrita muito boa, história que prende e personagens mt incríveis!!
gostei mt da trajetória da sami se descobrindo lésbica e todas as dificuldades que (infelizmente) ela teve que passar.
acho que os temas mais sensíveis abordados no livro foram bem apresentados e desenvolvidos. mas todo mundo sabe que o melhor personagem do livro é o tirano!!
livros com gatinhos sao sempre lindos
OBRIGADA POR SER UM GATO INCRIVEL (ou não)

dani 19/02/2023

Meu gato me odeia ????
Eu vi esse livro no tik tok e fui influenciada a comprar por vários motivos...
O primeiro motivo é o fato de ser um livro nacional, mesmo não sendo o estilo de livro de muitas pessoas eu amo esse tipo de livro e acho que ele deveria ser bem mais valorizado.
O segundo motivo é que ele é um romance entre duas meninas. Sâmia começa a se descobrir lésbica e percebe que gosta de uma menina, o romance que vai se formando entre as duas é super fofo e leve, do estilo que cura qualquer ressaca literária.
O terceiro motivo é que Sâmia tem um gatinho. O livro todo conta como ela aprendeu a gostar do gato, porque apesar dele ser um tirano, ele sempre estava com ela, até mesmo nas suas crises depressivas.
Então se você gosta de livros nacionais, romance sáfico e gatinhos esse livro é perfeito pra você!!

Dycarla 21/02/2023

Quando li a sinopse me apaixonei pela história e fui ler como quem não quer nada e simplesmente vi minha história no livro. A abordagem da depressão aqui foi tão madura e séria me fez chorar muito mas não pesou a história o livro ficou muito bem equilibrado.
E o que falar do romance e descoberta da sexualidade? amei demais como tudo foi abordado no livro me senti abraçada foi uma mistura de fofura adolescente mas com uma maturidade GIGANTESCA, as personagens tão reais e amorzinhos amei elas. Esse livro é tudo de bom