A Escola do Bem e do Mal

A Escola do Bem e do Mal Soman Chainani

Resenhas - Nosso Verdadeiro Rei

Giulia29 05/02/2023

Sobre o livro final:
Deram um encerramento de qualidade para uma história de qualidade!
O livro é ótimo, tem reviravoltas que não nos deixam achar minimamente chato, ele é uma constante bem trabalhada de drama, tretas e momentos fofos.
Eu fiquei imensamente feliz com o final que deram pro Hort e por destacarem ele como ele merecia, porque ele foi desde o primeiro livro o meu personagem favorito.
O encerramento da série de livros foi perfeito para a história que contaram.

Nota: 4,6/5,0

Ana 05/02/2023

Escola do bem e do mal 5 resenha
Tem tantas revelações que fica até meio difícil de entender, mas quem acompanhou a saga até aqui já está acostumado. Gostei do final, apesar de não ter uma garantia de "felizes para sempre" (o que já era esperado) dá para saber que eles vão ficar bem e juntos, e isso já é o suficiente. Ficarei com saudades de ficar esperando mais uma história deles, mas já estava na hora deles terem um pouco de paz kkkkkkk. Enfim, recomendo.

sofi.scopel 01/02/2023

ESSE HOMEM NÃO CONSEGUE ESCREVER UM LIVRO RUIM
Enfim chegamos ao fim de mais uma serie de fantasia. Risadas. Lágrimas. Raiva. Curiosidade. E por aí vai. Foi um mix de emoções desde a primeira página.
Eu amo como o Soman escreve de uma maneira fluida e quebrando todos os tabus e preconceitos da maneira mais sútil possível, e eu acho isso fantástico pras crianças pequenas.
O que eu mais gostei ao longo da serie foi a evolução notável dos personagens principais: Sophie, que aprendeu com os seus erros e independente da situação se mostrou a bruxa/rainha poderosa que ela é, a Ágatha que aprendeu a amar e a se deixar ser amada, e o Tedros, nosso bi icon (que nesse livro sofreu mais q a Juliete), que mesmo depois de todos os tombos e porradas ele manteve sua honra e confiou em fazer a coisa certa.
Era isso, stan Sophie a maior diva/ícone/lenda do universo literário.
Ps.: obg Liz por me recomendar esse universo maravilhoso.

Madu Costa 30/01/2023

A saga em si é: criativa, emocionante, bela, engraçada e trágica.
O universo que o Soman criou é um convite maravilhoso para os contos da infância, contados de uma maneira épica, que te prendem na história de um jeito inesquecível, e eu acho que já li os primeiros 3 livros umas 5 vezes, resumindo é perfeito.

Juliene.Marques 29/01/2023

Meu Deus que final, que reviravolta emocionante, eu tô tão feliz com o fim dos fins, todo mundo com o seu propósito e seu verdadeiro amor, o amadurecimento dos personagens, os fins que precisavam realmente de um ponto final. Claro que eu amaria ler a próxima história do Storian, Agatha e o rei, e eu ia amar ler história sobre os filhos deles, como seriam, e o desenrolar de Sophie com Hort, do Coven, eu leria qualquer coisa sobre eles.

Essa história vai ficar pra sempre no meu coração ??

Lary 29/01/2023

Quanto mais penso no livro, mais tenho problemas com ele e parece confuso. O destaque positivo ao longo de toda a série é a amizade entre Sophie e Agatha. Que eu amo, e ainda mais agora. Odiei o Tedros e a maneira como todo mundo está constantemente dizendo a Agatha para parar de tentar resolver os problemas de Tedros para ele ou assumir um papel ativo, quando ele continua falhando em fazer QUALQUER COISA, isso realmente me irritou. E o desenvolvimento que ele teve no final, não pareceu adequado ou convincente. E... também não tenho certeza se amei esse final para Sophie, considerando tudo o que aconteceu anteriormente.

bia 27/01/2023

escola do bem e do mal 6
Essa é uma saga sobre evolução, sobre amadurecimento. Sobre mudança. Nós vemos o quão bobos nossos problemas adolescentes podem parecer se comparados a uma vida adulta, a problemas adultos, tantos problemas envolvendo a falta de confiança em si mesmo, nos outros ao nosso redor, que dão tudo de si por você. A primeira trilogia faz parecer que é uma série boba sobre duas amigas muito diferentes, com objetivos de vida diferentes, desejos de vida diferentes, uma quer a glória e a outra uma vida simples, e ao chegar ao final, houve tanto amadurecimento que a primeira almejava apenas uma vida simples repleta de amor, e a segunda aceitou seu destino de glória e poder.
A gente também vê um espelho da sociedade, pessoas que buscam o poder acima de tudo e todos, que estão dispostos a matar sua própria família pra adquirir isso, isso porque? sempre em busca de uma satisfação própria, realização própria, mas acho que essa realização nunca será satisfatória se o caminho seguido for esse, mas não é assim no nosso mundo, enfim?
A trama gira muito em torno dessa concepção de bem e mal, mas ao longo de todos os livros, fica realmente uma dúvida no ar, as pessoas são realmente puramente mal ou bem? eu acredito que não, todo mundo tem uma porcentagem de cada em si mesmo, e as pessoas ao nosso redor intensificam um dos lados em nós mesmos, tantas almas vistas como más ao longo da trama, não representam nem um pouco o mal, talvez apenas a aparência do mal, sabe?
Acho que o final não poderia ser diferente, fico triste em pensar que milhares de personagens morreram pela sua fé no conto de Sophie e Agatha, depositaram a vida deles em um bem maior, pareceu que eles valiam menos que elas duas e o Tedros, mas enfim, acontece, isso também mostra que até nos contos de fadas existem pessoas mais relevantes que outras.
Meu questionamento final é sobre a Sophie e o Hort, será que eles terminarem juntos estava mesmo nos planos do Soman? Me pareceu que talvez tenha sido uma decisão de última hora, acho que talvez ele queria mostrar que a Sophie, uma menina desesperado por amor, poderia viver em paz sem ele, mas não faria sentido, porque a saga inteira prega muito esse negócio de amor, que o amor é importante, e praticamente todos os personagens terminaram com alguém, e também não seria NEM UM POUCO justo com o Hort ter um final daqueles.
Com certeza eles foram o meu casal favorito do
começo ao fim, eu chorei tanto lendo a cena final deles.
Sobre Agatha e Tedros, no começo achei forçado e chato, mas eles se encontraram, e se tornaram um casal amadurecido de verdade, um casal que lutou para estar juntos, porque no início parecia um tanto bobinho, o conto de fadas deles dois ser tão fácil
assim, eles tinham que provar o amor deles, e eles provaram.
Pra finalizar, acredito que o Soman realmente conseguiu escrever uma saga extraordinária, porque será pra mim, para sempre inesquecível, terá um lugar no meu coração, e sentirei falta dos dias que passei lendo ela, que foram vários (demorei 1 mês para ler os 6 livros), acho que se tornou meus comfort books. Soman é criativo e inteligente, tem ideias geniais e sabe administrar elas com maestria, sabe criar plots e sabe a hora de revelá-los, não deixa pontas soltas, e tem um propósito para cada personagem criado, meus parabéns a esse cara, um autor sensacional.

DAbora.Saltorio 27/01/2023

Bom acho que a história se estendeu de mais e acabou ficando repetitiva, mas até que o final foi bom e conseguiu amarrar bem

Duda 26/01/2023

O único e verdadeiro rei ;
Bem... Acabei! Finalmente depois de mais ou menos 3 meses finalmente terminei essa saga maravilhosa! E digo com muita sinceridade, é MUITO bom!
A história extremamente cativante, eu me peguei em vários momentos como se eu tivesse vivenciando a cena em tempo real, ali na minha frente... Sinceramente foi uma das melhores sagas que eu já li!
Tem suas problemáticas sim, e uma delas é a forte gordofobia em alguns momentos , acredito que se essa probletica não existisse na história a saga seria ainda melhor!
Falando sobre esse livro em específico, entre todos os outros ele está no top 3, com certeza!
Demorei bastante tempo pra acabar, mas acho que é pq eu simplesmente não queria acabar essa saga Maravilhosa!
Esse livro foi lindo, a superação do Tedros, seu crescimento foi lindo, a amizade da Agatha com a Sophie bem marcante, acho que foi nesse livro que a amizade delas voltou com ainda mais fervor, não que nós outros livros elas não fossem amigas, mas parece que nesse elas estavam ainda mais conectadas!
As últimas páginas desse livro foram as mais intensas e bonitas para mim! O Hort e a Sophie----- a Agatha e o Tedros tão lindos juntos, sofreram muito pra ficar juntos e tiveram que se superar cada vez mais, cada um passando por cima de seu ego e do seu orgulho, pra ficarem com eles, foi lindo!
As palavras de Merlin---- seja nas últimas páginas, seja no flashback que ele teve, foram lindas!
Achei o final da Nicola meio em aberto... Personagem que poderia dar entretenimento pra caramba, mas foi meio que "esquecida", chegou no final com um menino aleatório, não sei não, pra mim fu ou vago.
O coven ------
A mãe de Dot não foi surpresa alguma kkkkkkk, sempre desconfiei.
Guinevere... Foi triste um de seus segredosa mais profundos, mas de resto.... Foi maravilhosa!
O plow twist do Chaddick ...
HORT seu lindo! Queria um Hort!
O pedido de casamento!!!!!! Eu amei!
Enfim vou sentir saudades demais dessa saga linda, com esses personagens maravilhosos! Queria muito chegar no final dessa saga, mas depois que acabou, quero voltar no início...
Classificação indicativa: +14

Isa 26/01/2023

Não acredito que acabei
Meu Deus como eu queria esquecer tudo pra ler a série inteira como se fosse a primeira vez.
A escrita do Chainani sempre me impressiona. Ela consegue ser detalhada na medida certa, sem ser massiva. E é sempre uma caixinha de surpresas . É incrível como ele pode trazer as reviravoltas mais inimagináveis, mas que se encaixam perfeitamente nas justificativas que ele deixa. Este livro inclusive, foi um surto atrás do outro kkkkkkkk.
Outras coisas que sempre me impressionam são os paralelos e lições de vida que podemos tirar da história e a humanização dos personagens, que nos inspira um sentimento de apego. Eu me apeguei demais na história, e terminá-la foi um sentimento agridoce: feliz por ver tudo relativamente resolvido, triste por não poder ir mais à frente na história (pelo menos não por enquanto, pois não duvido nada da vontade e capacidade do autor de continuar está história kkkkk).
Enfim, não quis que essa resenha tivesse muitos spoilers, pois ela seria meio que um apanhado geral da série para incentivar aqueles que ainda não conhecem a história. Vejo que muitas pessoas amaram o filme e recomendo que essas pessoas leiam os livros, pois têm grandes chances de gostarem tanto quanto eu, apesar das diferenças. Soman Chainani se tornou um dos meus autores favoritos. Mal posso esperar para prestigiar mais de suas obras.

Anna 25/01/2023

Podia ter sido melhor
Eh no geral eu até que me diverti mas teve vários momentos chatos ou maçantes. Achei o plot meio fraco e vários pontos me incomodaram. O desenvolvimento de Sophie e Hort merecia mais e eu amei a representatividade dos LGBTs nesse livro, era arco íris para tudo quanto é canto. A história teria sido melhor se tivesse sido melhor explorada e desenvolvida. De qualquer forma chorei horrores por me despedir dessa saga que me acompanhou por anos.

Ariel.Rasera 24/01/2023

marcante.
um dos livros mais marcantes que li, posso dizer isso com segurança.
passei por diversas sequências de choques a cada um dos capítulos, me emocionando em diversos deles.
é um livro maravilhoso, de uma sequência maravilhosa. com toda certeza um livro extremamente marcante, ao menos para mim.

Menezes 26/01/2023minha estante
Concordo que fez sentido a dama do lago ter sido enganada mas já a espada parece que foi por conveniência de roteiro por que seria o único jeito de fazer a história andar e agora parando para pensar não faz sentido a excalibur ter rejeitado o Tedros depois que primogênito perdido do rei Arthur tinha morrido já que ele era o próximo da linha de sucessão de qualquer jeito depois da morte do filho perdido e por mais que o sangue do chaddick tenha sido usado para enganar a espada o rhian acreditava realmente que era filho

Menezes 26/01/2023minha estante
E o rhian ter conseguido passar retirar a excalibur da pedra ultilizando o sangue do chaddick sem saber disso foi uma das poucas coisas que não gostei e se vc parar para pensar o personagem só serviu para colocar o povo da floresta contra o Tedros é ser uma marionete para realizar os planos da própria família e acabou sendo morto e descartado pelo próprio irmão como se fosse um lixo a ser jogado fora o que só serviu para confirmar que grande antagonista desta segunda trilogia sempre foi o japeth

Jullyahx 22/01/2023

EU ESPEREI 6 FUCKINGS LIVROS POR ISSO ??
"Meu príncipe". Sophie suspirou. "Só que mais peludo."
"Você gosta de mim assim, não é?"

MEUS PROTEGIDOS, AMO VCS ?