Dossiê Bizarro: Demoníaco

Pedro Okuyama

Resenhas - Dossiê Bizarro: Demoníaco

Vinicius.Dias 21/06/2023

O Diabo mora nos detalhes
Desde o momento em que os indivíduos e sociedades entenderam o conceito de bondade e maldade, foram surgindo divindades (Deus(es) e seu(s) antagonista(s)) que representavam o bem e o mal. Com o passar dos anos, essas crendices se moldaram e evoluíram da mesma forma que o nosso entendimento sobre o que era certo e errado. A medida em que as pessoas foram adquirindo conhecimento e descobrindo que nem tudo se tratava de questões religiosas e/ou sobrenaturais, o que poderia ser interpretado como algo inaceitável, passa a ter uma chance de ser visto como o "novo" correto. Um exemplo bem claro disso foi o período da inquisição e as várias pessoas que infelizmente encontraram o seu fim em uma fogueira por serem acusadas de bruxaria. De qualquer forma, muito daquilo que ainda não existe explicação lógica ou científica continua orbitando no campo da fé e, por isso, ainda escutamos muitas histórias de manifestações divinas e/ou demoníacas. Justamente o tema abordado nessa HQ. Bom, mais precisamente a influência demoníaca nas entrelinhas da vida.

Você encontrará nessa revistinha onze quadrinhos de autores nacionais que se basearam em fatos reais, sendo alguns muito conhecidos e outros nem tanto assim. Desde a onda de medo que assolou os EUA nos anos 70 e posteriormente o mundo todo com o crescente número de seitas satânicas e de crimes que muitas vezes foram erroneamente atribuídos a eles, até o assassinato de uma criança brasileira que aconteceu nos anos 90 e que foi inicialmente atribuído a uma boneca da apresentadora Xuxa. Casas mal-assombradas, lenda de assassino local, experiências extracorpóreas e venda de alma em troca de sucesso. Tem um pouquinho de tudo isso aqui. Para mim a cereja do bolo é o quadrinho que faz referência a uma das melhores músicas do lendário Raul Seixas: Eu Nasci à Dez Mil Anos Atrás. Te dou uma chance pra acertar quem é a pessoa que vem contando a sua história no decorrer de todos esse anos e que brilhantemente (ou seria ardilosamente?) traça paralelos entre as ações questionáveis de Deus e as suas "belas" intenções em proteger àqueles que eram alvo da ira d’O Todo Poderoso. Muito bacana!

Essa HQ foi lançada pela Skript Editora e, como dito anteriormente, apresenta várias histórias distintas entre si e que foram desenhadas em preto e branco por diferentes autores, ou seja, tem várias abordagens e técnicas, sendo todas muito bem executadas. Além disso, no final existe um dossiê bizarro que explica e contextualiza cada uma das referências usadas pelos roteiristas/artistas. Pode ficar tranquilo que se algo passar despercebido, no final você saberá!

Eu gostei dessa HQ e gostei da sua proposta. Sabe aquele bom e velho provérbio que diz que "O Diabo mora nos detalhes"? Pois é justamente esse o ponto. Então, coloque um copo de água benta perto, um rosário nas mãos e prepare-se para conhecer algumas dessas moradas. Pelo menos assim, estará preparado para agir caso receba alguma visitinha inusitada!

"Eu sou o inimigo. Eu sou o vilão. Mas as guerras nunca foram travadas em meu nome. O massacre e a intolerância sempre foram causados pelos ditos 'tementes a Deus'." - Lúcifer

site: https://www.instagram.com/prosa.literal/