O Silêncio das Mulheres

O Silêncio das Mulheres Pat Barker

Resenhas - O Silêncio das Mulheres

Dhiego Morais 08/06/2022

Ficção Mitológica de respeito
Em "O silêncio das mulheres", o leitor é convidado a mergulhar muitos séculos no passado, a fim de observar a reconstrução de um dos maiores conflitos da história: a emblemática guerra de Tróia!

Embora pensemos em Aquiles & Patroclo, Paris, Heitor & Helena quando o assunto é Tróia, Pat Barker, a autora redesenha o conflito de modo a levar atenção às muitas e muitas mulheres ? mães, filhas, esposas, irmãs e amigas ? que sofreram com a brutalidade da guerra.

A Guerra de Tróia é conhecida como uma guerra entre homens, onde uma mulher, levada pelo mar por amor, se torna o estopim para o conflito. O que Pat faz é levantar a dúvida: mas e as outras mulheres que foram silenciadas? O que houve com elas?

Briseida assume esse papel em "O silêncio das mulheres". Tendo seu lar destruído e pilhado pelos gregos, ela acaba sendo entregue pelos soldados a Aquiles, como um troféu ? e escrava. De rainha a escrava, Briseida passa a conviver com Aquiles, herói e semideus, enquanto também conhece Patroclo.

Pat Barker nos guia por uma jornada intensa, entre batalhas e dramas pessoais tensos. Briseida vê, cidade após cidade, mais morte, destruição e mais mulheres tomadas pelos gregos. Pelos seus olhos nos afligimos e sentimos a dor da perda, da vergonha, do medo...

Ainda que o ponto da história de Pat Barker seja dar voz às mulheres no, talvez, mais famoso conflito da Antiguidade, o que marca é a presença quase divina de Aquiles, bem como sua forte conexão com Patroclo.

Como romance mitológico, este livro certamente fará o gosto dos leitores de "A Canção de Aquiles", "Circe" e "No coração da Bruxa".

Fica a forte recomendação! Leitura fluída, intensa e reflexiva.
Fabianne 14/09/2022minha estante
Gente você foi um dos únicos homens que leram esse livro.

Fabianne 14/09/2022minha estante
Gente você foi um dos únicos homens que leram esse livro.

Amei sua resenha ??

Fabianne 14/09/2022minha estante
Um amigo que começou a ler disse que não teve paciência pois era muito exagerado e vitimista.

E me deu o livro

Estou achando maravilhoso

Fabianne 14/09/2022minha estante
Pensei que nunca poderia indica limpará um homem. Mas sua resenha mudou meu olhar.

Dhiego Morais 26/09/2022minha estante
Obrigado! Que bom que vc gostou! Tbm indico pra todo mundo esse livro :)

Valéria Cristina 31/03/2022

Troia
Não importa quantos livros eu leia a respeito da
Guerra de Tróia, sempre vou emocionar-me com a morte de Patroclo.

Neste romance, esse episódio, além de muitos outros, é narrado por Briseida. Depois da queda de Lirnesso, ela se torna escrava de Aquiles. Portanto, temos a visão de uma mulher escravizada que demonstra como são as mulheres, em todas as guerras, as que mais sofrem.
Vivi 15/05/2022minha estante
Era bom sinalizar com Spoiler. Muita gente não conhece a história de e ainda não leu.

Renata Louise 21/05/2022minha estante
Mas essa morte faz parte do mito

Valéria Cristina 22/05/2022minha estante
Exatamente

Nielle 03/12/2022minha estante
Do nada tomei uma Spolier ?

Jess226 19/01/2024minha estante
Porra, spoiler né!!! Quantas pessoas não sabem do mito e estão conhecendo ele através desse livro? O site deixa por alerta de spoiler, é legal usar!

Renata Louise 21/05/2022minha estante
Mas esse é o destino dele até no original.

Renata 21/05/2022minha estante
Eu não conhecia a história dele. Fiquei arrasada.

Renata Louise 21/05/2022minha estante
Eu assisti Troia quando lançou, mas lá ele era primo. Daí ano passado li A canção de Aquiles que é mais fiel ao mito. Eu morri ali, nada mais me abala na história deles kkkkkk

jess 07/06/2022

"Nós vamos sobreviver. Nossas músicas, nossas histórias. Eles nunca conseguirão nos esquecer. Décadas depois da morte do último homem que lutou em Troia, seus filhos se lembrarão das canções que suas mães troianas cantaram para eles. Estaremos em seus son
Sempre tive altas expectativas com esse livro pois e ideia de ler a guerra de Troia narrada pelos olhos de quem mais sofreu com ela me instigava muito. A história é narrada por Briseida, rainha de Lirnesso, que teve sua cidade devastada, assistiu toda sua família ser assassinada e foi entregue como escrava a Aquiles. Acompanhamos sua trajetória enquanto escrava, seu desejo intenso de liberdade, suas memórias com Helena e os cidadãos de Troia. É interessante notar que Helena não era considerada querida em lugar algum. Os cidadãos de Troia a ressentiam e os soldados da Grécia criavam hinos sobre as atrocidades que fariam a seu corpo.
A narração das atrocidades, das mortes e dos estupros é tão intenso que por vezes precisei deixar o livro de lado para respirar.
Para mim também foi maravilhoso acompanhar a trajetória de Pátroclo por outros olhos, a verdade por trás de sua amizade com Aquiles, a forma como ele estava acostumado a ser visto como apenas uma ferramenta de Aquiles e como os homens o respeitavam mas o julgavam também por isso. A morte de Pátroclo sempre me faz chorar e a dor de Aquiles é retratada de forma tão crua e real que por muitas vezes nos causa incômodo.
No fim das contas, não há alívio na conquista de Troia. As atrocidades que se seguem são ainda piores do que as que vimos anteriormente e fica claro que a sede de sangue daqueles homens não será saciada tão cedo.
É um livro doloroso e transformador e me fez ficar pensando nele por dias. Recomendo a todo mundo que assim como eu, é fascinado por tragédias gregas.
"Aquiles chorou quando fui levada embora. Ele chorou: eu, não. Agora, anos mais tarde, quando nada disso importa mais, ainda tenho orgulho disso. Mas eu chorei aquela noite."
Carla 12/06/2022minha estante
Indico muito A canção de Aquiles, se vc não leu. Conta a história da guerra sob o olhar de Patroclo. É triste e lindo.

jess 12/06/2022minha estante
Ahh obrigada, a canção de Aquiles e Circe são meus livros favoritos! Hahaha

Carla 12/06/2022minha estante
Que ótimo!! ? Excelente gosto!

LuLu 08/03/2024minha estante
Que capa bonita!

Larissa1313 08/03/2024minha estante
Sim, bem detalhada

luiza1041 18/02/2023

O silêncio das mulheres.
Antes de qualquer coisa já aviso que tem no Kindle unlimited!!!
LEIAM ESSE LIVROOOOO!!!!!!! favorito da vida, maravilhoso, genial, esplêndido, tudo de bom ????
ele é extremamente revoltante, triste e nojento. é muito raro - ou até impossível - nos vermos o que mulheres realmente passaram na guerra de Tróia, todos os filmes famosos sempre tem uma péssima representação. foi maravilhoso, mas muito impactante ver o ponto de vista da briseida, tudo que ela passou, a cada página eu sentia que ia vomitar. odiei com todas as minhas forças o Aquiles e os gregos .
A escrita da autora é excelente! eu me sentia na pele da briseida.
um momento muito impactante pra mim, foi quando ela disse que ela se via como um objeto, e que nem se achava mais humana.
o ponto de vista de uma escravizada em uma das guerras mais famosas do mundo, foi muito forte.
Se a guerra de Tróia existiu, é um fato que essas vozes foram apagadas.
enfim, acho que não consigo colocar em palavras todos os meus sentimentos lendo esse livro, foi uma experiência ÚNICA, passei muito mal. Mas o fato é que ? o silêncio das mulheres ? é uma obra prima.
marquei muitas frases, mas as minhas favoritas foram essas :

?O que pensarão de nós, o povo daqueles tempos inimaginavelmente distantes? De uma coisa eu sei: não vão querer a realidade brutal da conquista e da escravidão. Não vão querer ser informados sobre os massacres de homens e meninos, a escravidão de mulheres e garotas. Não vão querer saber que vivíamos em um campo de estupro. Não, vão preferir algo muito mais suave. Uma história de amor, talvez? Só espero que consigam entender quem eram os amantes.?

?E eu faço o que inúmeras mulheres antes de mim foram forçadas a fazer. Abro minhas pernas para o homem que matou meu marido e meus irmãos.?

? O silêncio é apropriado à mulher. ?
Smconst 18/02/2023minha estante
ARRASOU LULU!! Ainda bem q vi para vc q tinha no kindle unlimited!

luiza1041 18/02/2023minha estante
ME SALVOU LENDA

Claudia Cordeiro 01/10/2022

Vai 4 estrelas pq tem um toque de sobrenatural, bem pouco mas n gosto. Bom, o final foi bem interessante, se Aquiles tiver sido morto pela flecha q o prendeu ao chão pelo calcanhar, tendo sido destroçado e morrido INVICTO no combate corpo à corpo.
E outras coisas interessantes.
Obs, n teve Cavalo de Troia nenhum.
Obs 2, Helena foi a causa da guerra (senti falta de mais informações sobre ela, Páris tb) e Briseida foi o ponto chave no fim da guerra, já que só qdo Aquiles voltou a lutar é que a situação se inverteu e os gregos venceram.
Enfim, tem realidade aí para virar o estômago de qquer um. N tem romance. E Aquiles é detestável.
Luisa Cruz 04/03/2023minha estante
No segundo livro " as mulheres de Tróia" ela (a autora)vai falar sobre o cavalo de Tróia.

Claudia Cordeiro 04/03/2023minha estante
Q bom q vai ter um 2o livro

Luanna134 18/06/2023

Voz no silêncio
O silêncio das mulheres é um título extremamente apropriado uma vez que ainda que a protagonista tome para si o narrar da história, é sobre eles que a história gira.
Suas dores, medos, paixões, raivas, tristezas são colocadas a parte em detrimento da história do herói (ou seria vilão?).
Envolvente na medida certa, carnal e sentimental em uma mistura de sentimentos.
NathDuda 18/06/2023minha estante
Eu leria facilmente esse livro pela capa kkkk me lembrou muito a capa das Crônicas de Nárnia

júlia 06/06/2022

Sinceramente, que decepção foi esse livro. A mitologia e a minha paixão pela história do Aquiles e do Patroclo (obrigada Madeline Miller) salvaram essa história pra mim, porque de resto não achei nada muito bom.

A história é narrada pela Briseida, uma mulher que teve sua cidade saqueada durante a guerra e tornou-se escrava do Aquiles. No entanto, o livro que tem a premissa inteiramente focada na emancipação feminina, em quebrar o silêncio (como ta inclusive no título), não tem nada disso. A Briseida se mostra totalmente dependente do Aquiles, inclusive os pensamentos dela mostram isso, não apenas as ações.

Em todo o momento ela estava narrando mulheres sendo silenciadas, e ao invés de pelo menos internamente ela mostrar que não acreditava naquilo, não. Eu entenderia isso se fosse apenas um dos recontos sobre mitologia, mas o que o enredo prometeu foi totalmente diferente.

A narração em muitos momentos tornou-se arrastada, dava pra ter cortado boas páginas dela simplesmente descrevendo o que havia ao seu redor. A parte da Guerra com Tróia foi a melhor, não tive o que reclamar daí. Mas, realmente de resto, foi uma decepção.
anna v. 26/06/2022minha estante
Faço minhas as suas palavras. Também me decepcionei com este livro. No fim das contas achei que o protagonismo continuou sendo dos homens e que as mulheres seguiram como espectadoras da história principal.

Fagner 28/03/2022

Um bom livro
Uma perspectiva diferente da qual é a mais popular, uma grande história.
Vale muito a leitura. Recomendo.

Josiane.Castro 22/04/2022

Guerra entre gregos e troianos
Uma história conhecida , de lutas , de Reis , de figuras mitológicas. A visão de uma mulher , que de esposa do rei vira uma escrava . Todas as torturas , humilhações , estupros . Não uma história de amor , uma história de dor . Apesar disso , a torcida por um romance com final feliz foi grande , mas não acontece . Uma leitura esplendida , que faz você querer saber mais sobre esta história.

Renata.Mieko 09/05/2022

Eu amo história. Ler um livro que conta um dos períodos mais famosos, sob a ótica de uma mulher, é incrível.

Gislene.Batalha 17/05/2022

O silêncio das mulheres
Pra quem gosta de histórias sobre a Guerra de Troia, vai amar este romance mitológico: uma rainha escravizada e dada a Aquiles como prêmio pela sua conquista da cidade.
Muita luta, mortes, estrupos......
Guerras pelo poder do domínio de terras.

Ale 18/05/2022

o silêncio é apropriado à mulher
A guerra de Tróia com outro narrador, melhor narradora, Briseida, que de rainha de Lirnesso é doada como prêmio, tornando-se escrava e através dela vamos conhecendo o dia a dia de todas as mulheres que são capturadas nas invasões gregas.
Uma história apaixonante.
As 4 estrelas se devem ao linguajar vulgar utilizado pela autora, referindo-se as violações que não condiz com a época da narrativa.