O Silêncio das Mulheres

O Silêncio das Mulheres Pat Barker

Resenhas - O Silêncio das Mulheres

Nah 23/05/2024

Tróia não era feita só de Helena.
Muito se ouve falar sobre Helena de Tróia. Uma mulher pela qual se começou uma guerra. Mas e as outras? Eu nunca havia pensado, ou sequer imaginado como seria a vida das mulheres, daquela época quando suas cidades eram tomadas.
Foi uma mistura de espanto, tristeza, admiração e indignação absurda.
Como as mulheres são fortes! Como são capazes de passar por atrocidades e ainda assim conseguir amar, pensar nas demais, seguir em frente...
Este foi um livro em muitos momentos difícil de ler, mas abre a nossa mente pra entender muito do que vivemos sendo mulher.
E infelizmente por mais que as mulheres hoje tenham voz, muitas delas permanecem caladas diante da maldade humana.
O livro traz uma história envolvente e cheia de detalhes. É difícil parar de ler!

Bia 20/05/2024

A Guerra de Troia vista com outros olhos
Esse livro é direto, duro, e doloroso. Mostra o lado violento da guerra, sem a romantização. A visão não apenas de uma troiana, o que já é suficiente para captar meu Interesse, mas também de uma escrava. Uma mulher diminuída a objeto, servindo os homens que atacaram a sua cidade, mataram seus irmãos e abusaram dela e de suas colegas.

Eu já sabia tudo o que ia acontecer, mas foi muito interessante ler por outros olhos, uma perspectiva que é muitas vezes deixada de lado. Adorei a profundidade que a Briseida ganhou.

Chegou um ponto que eu não aguentava mais o Aquiles. Que personagem desprezível, fiquei com um desgosto dele a leitura inteira. Queria ver mais da Briseida e menos dele. O Pátroclo é um dos poucos homem que presta nesse livro, e depois do acontecimento em questão foi tudo ladeira abaixo.

Fiquei um pouco confusa sobre a narração. Como varia de primeira pessoa e terceira pessoa, mudando o personagem que está narrando de capítulo em capítulo sem aviso e sem uma ordem certa, as vezes até saindo da linha do tempo da história. Inclusive, se eu não me engano, em uma parte mudou a perspectiva do personagem no meio do capítulo, foi difícil de entender.

Estou curiosa para o próximo livro, pois gostei bastante da proposta desse aqui, e quero consumir mais obras da autora.

Kelliany.Gomes 11/05/2024

Quando sua cidade cai para os gregos, Briseida vê sua vida se despedaçar: de rainha a prisioneira; de mulher livre a pessoa escravizada, ela é concedida a Aquiles, o herói e semideus guerreiro, como prêmio de combate.

laiscunhaf 07/05/2024

"Esqueça." Ai estava, então, meu dever declarado, simples e claro como uma bacia d'água: Recorde-se
Este livro é um mergulho na dor e na angústia vivenciadas durante a Guerra de Tróia, pelas mulheres que foram capturadas, objetificadas, invisibilizadas e silenciadas.

A narrativa se concentra na mente de Briseida, o prémio do herói Aquiles, que perante a tamanha violência se mantém em silêncio. Como mulher, fui profundamente tocada pela tristeza que emanava das páginas, sofri com elas, chorei com elas.

Para todos que conhecem Ilíada, aqui vai a história não contada.

"Aquiles chorou quando fui levada embora. Ele chorou, eu não. Agora, anos mais tarde, quando nada mais importa, ainda tenho orgulho disso. Mas eu chorei aquela noite."

[2023]

LuLu 08/03/2024minha estante
Que capa bonita!

Larissa1313 08/03/2024minha estante
Sim, bem detalhada

Fransuerda 08/02/2024

Guerra de Tróia
Mais um livro sobre a famosa Guerra de Tróia, provocada pelo rapto de uma mulher, a bela Helena.
O livro traz visibilidade a percepção das mulheres em meio ao caos da guerra, o quanto sofreram e foram obrigadas a ressignificar sua própria existência. Em muitos momentos a narrativa é bem crua não poupando o leitor das barbáries da guerra.
A cada vez que leio sobre o glorioso Aquiles, mais antipatia sinto pelo semideus, e mais empatia sinto por Pátroclo. Sempre me "quebra" o lamento e reinvindicação de Príamo pelo filho Heitor....
Um bom livro, uma escrita envolvente e uma nova perspectiva! Indico.

Katherine.Rayane 28/01/2024

Demorei mais tempo do que pretendia para ler e não é porque achei a história ruim não. Acredito que dê certa forma, como eu já li "A canção de Aquiles", além de já saber do núcleo da história, foi muito difícil desligar a personalidade de um livro para o outro.

Enfim, esse livro é bom para mostrar, de maneira totalmente desromantizada, que em uma guerra as mulheres sempre vão sofrer mais, a forma como a autora retrata a objetificação delas é bem cruel - e real.

Tatiana221 17/01/2024

Todos conhecemos a história da guerra de Tróia, mas este livro traz algo novo, como a história contar através de uma troianos em acampamento grego

Mariana 16/01/2024

Gostei muito!
Gosto muito de Mitologia Grega e a Guerra de Tróia, porém me chamou muito atenção esse livro por ser na perspectiva feminina. O livro é muito bom, talvez com uma leitura um pouco lenta, mas ainda sim muito bom.

Sarah 06/01/2024

Trágico
É um livro curto, porém lento, e muito introspectivo, porque a Briseida (narradora principal em 60 porcento do livro) é uma mulher reduzida a ser calada, a servir vinho e ser um objeto de conquista. Gostei muito da ambientação, porém achei muito arrastado e não gostei do foco dos capítulos do Aquiles. Vale a pena tentar, mas é um livro bruto.

Emi 03/01/2024

Um livro que faz você abrir seus olhos para o que realmente foram os heróis gregos: um monte de meninos mimados que tinham o que queriam

Pêpe 23/12/2023

Amei
Eu nunca tinha lido nada sobre a Guerra de Tróia, embora tenha ouvido falar.
Briseis vê sua vida mudar drasticamente, quando sua cidade é tomada pelos gregos, e de rainha passa a prisioneira.
Pelo prêmio de combate, ela é dada a Aquiles o herói em prêmio, mas não está sozinha, várias mulheres são arrancadas de suas casas e lançadas aos combatentes.
A Guerra de Tróia é conhecida por brigas entre homens por causa de uma mulher, que foi roubada e levada ao mar.
É muito interessante ler sobre a mitologia grega.
Eu gostei muito e recomendo

Mila 10/12/2023

O silêncio é apropriado à mulher.
Que reconto maravilhoso e difícil.
Chega a ser enjoativo ver pelo olhos da Briseida todo o horror e agonia que as mulheres passaram na guerra de tróia e aprender que toda guerra tem um outro lado e que os heróis de uma história são os vilões de outra.