Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

Diego 07/05/2024

Meditações é um combinado de reflexões e pensamentos soltos do filósofo Marco Aurélio onde traz um mergulho profundo na auto consciência e no auto conhecimento. Entender que a felicidade está dentro de nós e dos nossos pensamentos é libertador. O compilado de reflexões desse brilhante filósofo nos leva a questionamentos que nos fazem repensar ações e conceitos sobre a vida

Amanda3913 04/05/2024

Faltou um cromossomo Y pra eu gostar desse livro
A estrutura em ?meditações?, frases soltas, sem muito aprofundamento me incomodou. Por mais que eu entenda a premissa de anotações e tal, nenhum pensamento me pegou, me tocou. Achei repetitivo, cíclico, todo capítulo é igual. Continuei a leitura pois tinha interesse nos conceito trazidos e concordo com a maioria dos pensamentos de Marco.

Absolutamente surpreendida com a noção da natureza do homem ligada ao bem comum, já que os estoicos são famosos por sua ?indiferença? perante a vida. Entretanto, a leitura deixou claro que deve-se fazer bem a cidade em detrimento do indivíduo. Assim houve a inclusão não só do bem comum como algo em que cada um tem controle, mas o coloca num lugar de propósito do homem, aquilo que é do homem por natureza. Não imaginava.

Lucas Anschau 11/04/2024

Profundidade atemporal
Faz mais de um ano que comprei o livro, ainda estou no capítulo 4, leio bem pouco, mas o pouco que leio é sempre uma facada, traz profundas reflexões e é fonte de inspiração.

Cauê 31/03/2024

?Depende de você reavivar suas chamas incessantemente.? Um livro com muitas reflexões e pensamentos que me fazem enxergar a vida de uma maneira diferente.

skuser02844 27/03/2024

Marco Aurélio Meditações
Tido como o imperador filósofo , um dos líderes mais inteligentes e bem sucedidos de sua era traz reflexões profundas para qualquer pessoa , em especial para os que passaram por momentos difíceis .

Marco Aurélio nos ensina o quanto somos efêmeros nessa vida , por sinal , reforça veementemente por todo o livro . Além de salientar o quanto devemos ser íntegros com nossas ações e palavras , ser benevolentes , não ser hipócrita , ter paciência com fatos que não depende de nós , entender que a morte é o ciclo natural da vida e que isso não é mau e nem castigo .

Fazer o bem a si próprio e por consequência a sociedade , não se vanglorie por boas ações , apenas as faça .

Foram inúmeras citações que grifei , cada tapa na cara , valeu demais a leitura super recomendo!!

? Três são as coisas que nos compõem: corpo, sobro de vida e inteligência. Destas apenas duas coisas lhe pertencem a medida que devem se ocupar delas . Só a terceira é propriamente sua.?

Poáboy 05/03/2024

Dentro do esperado
Se tratando de um registro pessoal das meditações do imperador, eu tanto esperava reflexões voltadas para tal função quanto recebi, isso se torna bem evidente ao ler a maneira como erroneamente o "livro" trata os desejos e as glórias da vida com desdém, para um imperador essa abordagem faz sentido prático, contudo, é inacurada.

As passagens a respeito de preparar-se para a morte fazem sentido prático, porém, não é extraído do tema todo seu potencial e por vezes as passagens se parecem mais do mesmo.

Definitivamente possui reflexões que valem a pena apesar de, por vezes, serem repetitivas ou rasas (honestamente um "livro" superestimado).

Paulo Freitas 03/03/2024

Nos textos, ora curtíssimos, ora mais longos, das Meditações, deparamos com princípios éticos e políticos que não envelhecem, confrontos com crenças e crendices, orientações para não sucumbir diante da ansiedade e da depressão ? e não é por menos que, ao lado dos outros estoicos, o imperador está entre os pensadores mais cultuados por psicólogos e psiquiatras. Fiquemos no presente, deixando de se lamentar sobre o passado e de vislumbrar o futuro. Eis uma de suas lições. Cuidemos de nós mesmos como cuidamos dos outros e do mundo.

Fernanda 23/02/2024

Resenha: Marco Aurélio - Meditações
Marco Aurélio, imperador romano, claro que eu já tinha ouvido falar, mas confesso que não sabia que tinha um livro com suas reflexões, tanto é que encontrei por acaso, no corredor de um shopping quando eu me dirigia ao hipermercado que há nele. Nesse corredor haviam vários livros em promoção da Livraria Santos, e este livro da resenha de hoje, pequeno, fininho, me chamou atenção no meio de tantos outros, tive que comprar.

Ao iniciar a leitura já gostei do prefácio de Lúcia Helena Galvão Maya, e olha que apesar de ler, não costumo gostar muito dos prefácios. A introdução é curtinha, mas de muita importância, eu não sabia, por exemplo, que esse imperador tinha sido um excelente administrador e um dos maiores líderes da História, bom isso sim eu já tinha lido.

O livro em si é dividido entre 12 livros, como os capítulos foram chamados. Em cada livro há pequenas frases ou parágrafos, reflexões de Marco Aurélio. Os temas dessas reflexões são vários, mas vejo que algo que ele fala muito é da brevidade da vida, do quanto o material é efêmero, e da importância de cultivarmos a bondade dentro de nós. Ele também fala muito sobre autodisciplina, humildade, racionalidade.

O livro 1 ele inicia falando o que aprendeu com pessoas ao redor, exemplo, com a mãe. A importância de cuidarmos de nosso corpo, de tratarmos bem os amigos, se seguirmos nossa própria natureza, sobre sermos correto perante a vida, sobre como lidar com quem nos prejudica, ele compara situações existindo e não existindo deuses, ele raciocina sobre o que é verdadeiro, o que pode ser ou não ser, enfim, são tantas anotações breves sobre tantos assuntos.

Mas não se engane, esse livro fininho não é uma leitura rápida não, isso porque cada frase possui reflexões e dicas de atitudes, que é impossível ler correndo, isso na minha opinião. Porém, mesmo a leitura não sendo tão rápida, vale a pena cada página, cada lição passada nesse diário desse imperador romano chamado Marco Aurélio.

Se recomendo a leitura? Com certeza que sim!! Aliás, esse livro me deixou com vontade de saber mais sobre ele.

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2023/08/resenha-marco-aurelio-meditacoes.html

Lêzinho 11/02/2024

Eu já esperava que eu não fosse gostar desse livro por discordar bastante de diversas idéias e Pensamentos de Marco Aurélio, não curti tanto o jeito que o livro foi levado, No fundo alguns pensamentos ou são 8 ou são 80.

Nota:5,5/10

Krozax 31/01/2024

O imperador filósofo
"Se você está sofrendo por coisas externas, não são elas que estão te perturbando, mas o seu próprio julgamento sobre elas. E está em seu poder anular este julgamento agora."

Nitya0 19/01/2024

Eu gostei muiiito dos 2 primeiros livros do box, mas esse....sinceramente achei entediante e não gostei da forma que foi escrita! mas no geral, as lições são boas sim, então acho que vale a pena ler mesmo assim

SuAlen.Pawelkiewic 12/01/2024

A busca da sabedoria e de uma vida significativa!
"Meditações" é uma obra filosófica escrita pelo imperador romano Marco Aurélio no século II.

Em 2023 escolhi como disciplina optativa estudar Estoicismo com o professor Severo. Durante as quartas-feiras reuníamos para debatermos sobre a obra "Meditações", além de termos assistido o filme "Gladiador" com um olhar estoico (cheguei a chorar a ver todos os significados no decorrer do filme).

O livro constite em uma série de reflexões pessoais do Imperador, sobre virtude, ética, autodisciplina e a natureza passageira da vida.

O estoicismo permeia suas reflexões, incentivando a aceitação das circunstâncias além do controle pessoal e a busca pela tranquilidade interior.

Além de destacar a interconexão de todos os seres humanos, encorajando a empatia ao próximo.

Foram quartas-feiras preciosas com a inspiração de séculos atrás, que se faz ao mesmo tempo tão atual. Marco Aurélio nos proporcionou uma visão profunda sobre a natureza humana, a ética e a busca por uma vida significativa.

Foi uma experiência significativa refletir sobre o estoicismo em grupo. E ainda teria muito a ser discutido...quem sabe em outra disciplina...

@suhh_entre_livrosefelinos??

Vinícius296 11/01/2024

Sabedoria Atemporal!
O imperador romano, Marco Aurélio, compila em seu diário pessoal uma série de pensamentos e reflexões que visam o chamado "pensamento estoico". Que, simplificando, consistem em princípios que nos guiem para uma vida de engrandecimento e serenidade, baseado na física, lógica e ética.

Os livros em si, são profundos e nos guiam para novos insights sobre nossa visão de mundo. Em valores práticos como: nosso poder ação, a efemeridade da matéria, valorização do conhecimento filosófico, meditações internas etc...

É uma incrível honra poder ler tal obra, considerando ter sido escrita há quase 2000 anos e por um dos mais admiráveis imperadores de Roma!

Pedralto 07/01/2024

O livro é repleto de ensinamentos relevantes. Os principais são: aceitar as coisas que não estou sob seu controle, ter como objetivo de vida ser uma pessoa boa e justa, ver na brevidade da vida uma razão para focar no presente.

Ao longo de toda leitura me peguei pensando em como é incrível poder ler o que um imperador romano escreveu durante campanhas militares há quase 2000 anos e como essas questões são atuais.

Robert 31/12/2023

Manual de vida
A Filosofia Estoica não é somente importante, é necessária. Seriamos pessoas mais plenas se pudéssemos aplicar o estilo de Vida Estoico em nosso dia a dia e em nossas relações pessoais.
Marco Aurelio como um pilar dessa filosofia consegue em ?meditações? passar diversos ensinamentos sobre o ato de viver e como aproveitar a vida de uma maneira justa e proveitosa.

Um livro que merece reflexões constantes e releituras diárias.
Recomendado a todos!!