Meditações

Meditações Marco Aurélio

Resenhas - Meditações

André Cerqueira 23/12/2023

Um brinde à reflexão
Marco Aurélio nos brinda com uma obra prima que, quase 2000 anos depois, mostra que a humanidade evoluiu nos meios, mas não na essência dos questionamentos e necessidades.

É impossível terminar uma leitura séria (nem me refiro a um estudo, mas uma leitura atenta) desse livro e continuar sendo a mesma pessoa.
Cris.Aguiar 24/12/2023minha estante
??????

André Cerqueira 25/12/2023minha estante
Só o erro de digitação: Não são 200, mas 2000 anos. Um pequeno desvio ??

Cris.Aguiar 26/12/2023minha estante
? uma curva ? ?

Bruna 05/10/2023

Vamos a minha verdade, o inicio não teve uma leitura fluida e reflexiva como imaginei, mas com o passar das paginas se tornou agradável e mais próximo. Temos que levar em conta por quem foram escritas essas meditações e em que período da historia. Se você gosta do estoicismo, leia, pois a base de como ser esta aqui.
Animal Noturno 15/03/2024minha estante
Esse está na pilha de "leituras futuras" a muiiiiito tempo...sempre tive medo de iniciar e ser uma leitura que se arrasta...

Bruna 15/03/2024minha estante
O inicio do livro pode lhe trazer esta sensação, mas se você insistir na leitura, pelo segundo capitulo ja fica mais fluida sobre os ensinamentos.

André L. Pavesi 03/04/2022

Um livro que atravessa 19 séculos sem perder o seu vigor e que continua sendo o portador de grandes pensamentos estoicos.

Isaac 30/05/2022

Meditações
Muito bom livro, tantas mensagens boas que não sei ao certo qual se encaixa na minha situação e na da sociedade atual.
O estoicismo é leve, filosófico, e espiritual; uma forma de vida pura e longe de coisas indiferentes ao próprio ser.
Recomendo muitíssimo pra quem estuda sobre estoicismo, meu próximo vai ser "Sobre a brevidade da vida", de Sêneca.

Erick Simões 22/09/2022

Valioso
Um livro excelente, com diversos pensamentos e preceitos que com certeza elevam a percepção à vida, ao correto, a força e a maturidade. Eu achei excelente e acredito que voltarei a lê-lo dentro de algum curto período.

"Quão ridículo e estranho é o homem que se admira com qualquer coisa que acontece na vida."

Thiago 26/10/2022

O imperador filósofo
É um diário de um dos maiores imperadores da história. Então é uma excelente experiência,ler e entender como este grande homem pensava , e o que gerava esses pensamentos na época.

Henrique0 01/11/2022

Sensacional
Muito bom, segundo livro relacionado ao estoicismos que li e me surpreendeu bastantes. Vale muito a pena a leitura

Fellipe.Henrique 21/12/2022

Ótimo livro sobre estoicismo
O que dizer dessa obra? Simplesmente atual, com as melhores meditações sobre um dos maiores estóicos!

Reginho 01/01/2023

Daqueles livros que envelhecem bem
Sabedoria e visão são duas das características do imperador Marco Aurélio. É fascinante ler uma obra tão antiga e tão atual conceitualmente falando. O estoicismo segue em alta.

Flávio 13/01/2023

Insight
Escrita no início da Era Cristã, esta obra contém as mais profundas e reveladoras reflexões espirituais e éticas já registradas. Está dividida em 12 livros, que nos inspiram a melhor viver a vida, em harmonia com o homem e a natureza.

Gianlucas.Dias 17/01/2023

Marco Aurélio: Meditações
Sem continuidades. Este é o perfil do livro. São meditações, talvez um diária, talvez criticas. Não importa. O que é preciso entender antes de iniciar esse livro que este grande líder filósofo traz, é que são pensamentos os quais parecem ser óbvios, mas que ao ler e parar para entende-los, ou compreende-los a sua maneira, entende-se que apesar de ser muita coisa "óbvia", chega ser bobo como não damos a devida atenção a essas coisas e vivemos como se fossemos imortais e soubéssemos de tudo, ou, que mesmo não sabendo de tudo nada importa além do que achamos que é precioso.

"Como em um instante tudo desaparece: no mundo, os próprios corpos, no tempo, a sua lembrança! Como tudo é sensível, especialmente o que nos atrai pelo prazer ou nos assusta pela dor, o que nos faz gritar por orgulho! [...] Mas o homem que teme o trabalho manual da Natureza, é uma mera criança. Não somente a morte é uma ação da natureza, mas, também, uma ação útil da natureza"
Livro 2, pg 26
- Marco Aurélio

Diego 07/05/2024

Meditações é um combinado de reflexões e pensamentos soltos do filósofo Marco Aurélio onde traz um mergulho profundo na auto consciência e no auto conhecimento. Entender que a felicidade está dentro de nós e dos nossos pensamentos é libertador. O compilado de reflexões desse brilhante filósofo nos leva a questionamentos que nos fazem repensar ações e conceitos sobre a vida

Willian.Santos 12/03/2023

Estilo auto-ajuda.
Para ser franco, tinha expectativas maiores... Apesar de trechos realmente muito relevantes, no geral, trata muito sobre a fé e crença, quais os preceitos para viver em harmonia com a sociedade e sobre como lidar com a morte. Em resumo, é muito similar aos livros de auto-ajuda atuais, não me identifico muito com esse estilo de escrita. Contudo, esta é apenas minha opinião, tenho certeza de que para muitas pessoas o livro será bem mais produtivo.

Pereira 16/05/2023

Resignação
Compilação de reflexões pessoais, que proporciona uma visão rara da mente de um dos "Cinco Bons Imperadores" do Império Romano. Baseando-se na filosofia estoica, Marco Aurélio medita sobre tópicos variados, desde a mortalidade e a efemeridade da vida até a necessidade de virtude e a natureza do caráter humano. O livro é notavelmente introspectivo, refletindo a vida austera do autor, que foi marcada por responsabilidades e dificuldades.

O diferencial desse livro reside na sua acessibilidade e relevância prática. As reflexões do autor são simples, profundas e inspiradoras, fornecendo orientação para qualquer pessoa em busca de uma vida virtuosa e significativa. Apesar do seu status imperial, Marco Aurélio escreve com uma surpreendente humildade, como um homem comum lidando com questões universais de vida, morte e moralidade.

O estilo da obra, composto por breves entradas de diário, facilita a leitura e a reflexão individual sobre cada pensamento. No entanto, os conceitos apresentados podem ser complexos (a simplicidade é a quintessência do complexo) e exigir uma consideração meticulosa.

Leitura essencial para estudantes de filosofia, amantes da literatura antiga ou para aqueles em busca de sabedoria e reflexão. Mesmo tendo sido escrita há quase dois milênios, mantem uma relevância notável, refletindo a perenidade da sua sabedoria.