A jornada da heroína

A jornada da heroína Maureen Murdock




Resenhas -


37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Bluebells 02/02/2024

A linda complexidade da heroína
Uma leitura muito fluída, com bastante referência e embasamento.
Murdock utiliza de sua vivência assim como de suas pacientes para traçar a jornada da heroína, ligando pontos históricos e comuns entre si.
Todos os sentimentos e decisões da heroína, não são por acaso ou lineares. Todas as mulheres estão em sua própria jornada, e está é renovada constantemente de acordo com a cultura em que estamos. O que vale ressaltar, Murdock explica, com dados, que nem sempre fora como pensavamos.
comentários(0)comente



Thaisdv 04/06/2024

Decepção
Eu me decepcionei muito com esse livro.. no começo a premissa parecia interessante, mas a autora enrola tanto, nao fica claro como você pode "reconectar com o seu feminino", e o linguajar da psicanálise me incomoda bastante
comentários(0)comente



Ane 22/04/2023

Encontrei esse livro por acaso, mas acredito que foi ele que me encontrou. Me lembrou muito de Mulheres que Correm com os Lobos.
comentários(0)comente



Brunna Brasil 13/05/2022

Como estou feliz por esse livro finalmente ser publicado em Português
A caminhada de uma heroína, sejam as dos livros ou as da vida real, passa por um ciclo que é parecido para todas nós. Foi isso que Maureen Murdock constatou ao estudar o feminino mitológico e compará-lo à sua vivência como psicoterapeuta.

Tudo começou quando Maureen percebeu que a Jornada do Herói, estrutura mítica estudada e publicada por Joseph Campbell, não se aplicava totalmente às mulheres. Então iniciou seus estudos sobre as mulheres nos mitos e sua associação com as vivências femininas até a atualidade.

Assim, em 1990, ela publicou A Jornada da Heroína - A Busca da Mulher por sua Integridade. Os dez passos da Jornada da Heroína são:

1. Separação do Feminino
2. Identificação com o Masculino
3. A Estrada de Testes: Enfrentando Ogros e Dragões
4. A Ilusão do Sucesso
5. A Aridez do Self
6. A Iniciação e Descida à Deusa
7. Urgência em se Reconectar com o Feminino
8. Curando o Feminino Ferido
9. Curando o Masculino Ferido
10. Integrando Masculino e Feminino

Seria impossível descrever cada uma das etapas numa resenha porque ela ficaria gigante. Mas escrevi um artigo que será publicado em breve na primeira edição da revista Autoras Sombrias, que também trará contos baseados na Jornada.

Mas uma das coisas que quero ressaltar é que o livro, além da abordagem psicanalítica, também se tornou um modelo (ou caminho possível, como prefiro chamar) para autores criarem suas personagens femininas com maior profundidade.

Recomendo demais a leitura! Quem já leu Mulheres que Correm com Lobos e livros similares provavelmente vai amar.

site: https://www.instagram.com/p/Cbkl8t5rijQ/
comentários(0)comente



_Ane_ 16/03/2023

Livro profundo e sensível!
Um livro que todo mundo deve ler, seja homem ou mulher.

Fala sobre o resgate do feminino, da cura e libertação do patriarcado, de que somos inter-seres e não há dualidade.

Um mundo doente e pedindo socorro requer sororidade entre mulheres, compaixão entre os povos, consciência e respeito pela Mãe Terra.

Um livro para ler, reler muitas e muitas vezes. Já quero o caderno de exercícios que a autora lançou. Para continuar minha busca pelo feminino e minha jornada de autoconhecimento e autocura, passando esse legado para meus descendentes.
comentários(0)comente



Carolina909 05/02/2023

Por que não ter uma jornada da heroína,
Se temos uma do herói? Se redescobrir, assim como trazer a importância histórica do papel da mulher na sociedade e humanidade é necessário e o livro nos ajuda muito bem com isso
comentários(0)comente



Stephany65 03/02/2023

Minha jornada?
Um livro desconfortável para uma mulher que está na zona de conforto. Um ouvido para quem se sente perdida. Uma compreensão para o homem do significado do feminino.
O livro me deixou desconfortável em muitos aspectos por bater de frente com coisas que eu não concordei, mas ilustra argumentos interessantes sobre ser protagonista de sua própria jornada.
comentários(0)comente



Maria 25/01/2023

O porque você deveria ler ?A Jornada da Heroína?
A Jornada da Heroína tem como base a descoberta do feminino pelo ser. Maureen Murdock tem a capacidade de posicionar em um só livro o feminino em todas as suas virtudes, tanto religiosa quanto social, através de uma estória, complementada com entrevistas, citações religiosas e filosóficas, histórias vigentes e sua própria perspectiva factual.
É pragmática sua explicação prévia sobre as diversas faces e origens da mulher pela mulher. Imparcialmente esclarece a origem das atitudes que tomamos e o porque de tomá-las.
Por meio de uma estória, a jornada de uma heroína, encontramos a causa da validação, não só acadêmica, do machismo e de boa parte dos preconceitos, hoje, enfrentados pela nossa sociedade.
Por esses e por outros mais diversos motivos, acredito que este livro merece devido
reconhecimento, e deve ser lido não só por mulheres que buscam conhecimento (prajna), mas também por homens, para que tomem
conhecimento de uma face desconhecida.
comentários(0)comente



Naturopata 07/01/2023

Acesso profundo ao interior feminino
Eu amo ler sobre o feminino em todas as suas formas e com livro pude mergulhar profundamente em mim mesma, acessar sentimentos, memórias originais e tão antigas quanto a terra, entender sonhos, nomear sentimentos. Um livro necessário para todos que querem aprender sobre a essência original feminina. Feliz por ter escolhido esse livro. Com certeza meu mundo interior está muito mais rico agora.
comentários(0)comente



Evelin Bianca | @paginasete7 13/12/2022

#20 Uma trajetória de reconexão com o feminino
Ganhar o sorteio dos lançamentos do mês de abril da Sextante me proporcionou algumas leituras fora da minha zona de conforto literário. A Jornada da Heroína, da Maureen Murdock, trata da reconexão com o feminino, através dos estudos da jornada do herói de Joseph Campbell e arquétipos junguianos, adaptados pela psicoterapeuta.

A partir do questionamento "como a mulher lida com o feminino, se o padrão reconhecido como 'bem-sucedido' tem como base o masculino?", Maureen descreve as etapas da jornada, ilustrando-as com mitos, lendas, sonhos e histórias de mulheres que ela conheceu. Partindo da ruptura com o feminino, na figura da mãe, a mulher passa a se identificar com o masculino, o ideal de sucesso e independência, num mundo onde ela precisa constantemente se provar boa o suficiente, exatamente por ser mulher.

O caminho escolhido muitas vezes cobra um alto custo emocional, e a mulher começa a se perguntar se tudo isso realmente vale a pena. Ela é cobrada a fazer sempre mais, no trabalho, no relacionamento/casamento, em casa. Esse momento leva a um período de isolamento voluntário e introspecção, num processo que leva a cura e reconexão com o feminino, restauração do relacionamento com a figura materna e também com o masculino interior. A jornada é encerrada com a superação da dualidade e das estruturas hierárquicas, de dominação, e a busca por comunidade.

Ao longo da leitura é possível reconhecer como todas nós passamos por essa trajetória, e nos encontrarmos em algum ponto do caminho. O livro além de tudo tem se tornado uma importante referência literária na criação de personagens femininas fortes. Alguns conceitos abordados eu pude perceber empiricamente no desenvolvimento do meu TCC, e se tivesse lido antes teria sido uma boa contribuição. Em alguns momentos a "divinização" feminina e o místico me desagradam, mas alguns mitos são muito interessantes. Bom livro!

20/26
224 páginas
Lido: de 11 a 28/08/22
comentários(0)comente



Natalia.Castanha 13/11/2022

Excelente Leitura
Excelente Leitura sobre o desenvolvimento do feminino, trazendo autoconhecimento e reflexão. A Escritora é uma Psicóloga na abordagem analítica junguiana e traz conceitos da área, porém de forma acessível ao público geral, independente de ser da área da Psicologia. Livro necessário para reflexão de se tornar totalidade e não ficar polarizado de um lado só.
comentários(0)comente



Taci Freiria 26/10/2022

O livro que toda mulher que sente-se perdida deveria ler
Não fui eu que o descobri, foi ele que me encontrou! De forma clara e através de inúmeros estudos, mitos e experiências reais, Maureen, nos conduz na busca pelo Feminino perdido.

Em meio à lágrimas e percepções, esse livro deu-me as ferramentas para reconectar com a minha essência.

Recomendo! ?
comentários(0)comente



Tatiana221 25/10/2022

Livro bem enfático em relação à jornada feminina, poderia ter mais exercícios, mas os insights ajudam na busca
comentários(0)comente



Geanne 19/10/2022

Um livro interessante ao seu tempo
Uma leitura de fácil compreensão, traz reflexões sobre a psicologia relacionando a criação das mulheres e os estigmas sociais.
Traz o envolvimento familiar e dilemas profundos que nós, mulheres, enfrentamos com particularidade.

Entretanto, ao se direcionar para o final, o desfecho não me agradou muito, achei superficial e sem conexão com o restante, esperava mais.

De todo modo, cumpre ressaltar a temporalidade da obra e seus limites de acessibilidade ao se concentrar e aceitar a lógica binária e alguns aspectos biologizantes de homem/mulher, hoje já superados por algumas teóricas feministas.

Apesar de tudo, pode ser uma leitura com bons insights.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR