A jornada da heroína

A jornada da heroína Maureen Murdock

Resenhas -

Catharine6 24/01/2024minha estante
Comprei a pouco o livro e se tivesse lido seu comentário antes nem teria comprado. Mas já que comprei, vou ler. Espero não me decepcionar tanto.

Ariane 24/01/2024minha estante
Acho que depende muito da criação que teve. Minha mãe leu e achou que algumas coisas fizeram sentido, já eu e minha amiga não gostamos. Acho que depende muito. Espero que você não se decepcione com a leitura

GiArgia.Gschwendtner 18/10/2022

Observação do contexto
Existe uma abordagem de viés psicológico sobre as mulheres que é digno de um grande aprofundamento. Uma oportunidade de olhar pra dentro e para nossas relações familiares.

Porém, tende a não ter uma visão inclusiva sobre outras constituições de família além de núcleo materno e paterno. Além de uma evidente posição norte-americana de classe média-alta.

Portanto, é importante observar que diante dos tempos atuais, a leitura necessita de uma visão crítica e complementar de outras leituras. Não tendo por fim uma margem definidora do que é a vida das mulheres e suas conquistas e possibilidades na Terra.
Geanne 19/10/2022minha estante
Concordo com você!

Brenda 02/03/2023

Ser exige coragem e exige sacrifício.
O livro me fez lembrar da leitura de Mulheres que correm com os lobos. Mas aqui a abordagem do sagrado feminino me pareceu mais clara e menos cercada de significados nas entrelinhas.

O pano de fundo da discussão do sagrado feminino aqui gira em torno da aceitação da dualidade feminino/masculino existente em todas nós. E de como fazer as pazes com a ?mãe? e lidar com o ressentimento com o ?pai? pode ser benéfico para encontrar uma forma de vida mais equilibrada e em coerência com a natureza.
Katia Rodrigues 02/03/2023minha estante
Interessante! Tô no comecinho de Mulheres q correm com os lobos e tô achando bem denso. Não esperava q fosse tão complicado de interpretar.

Brunna Brasil 13/05/2022

Como estou feliz por esse livro finalmente ser publicado em Português
A caminhada de uma heroína, sejam as dos livros ou as da vida real, passa por um ciclo que é parecido para todas nós. Foi isso que Maureen Murdock constatou ao estudar o feminino mitológico e compará-lo à sua vivência como psicoterapeuta.

Tudo começou quando Maureen percebeu que a Jornada do Herói, estrutura mítica estudada e publicada por Joseph Campbell, não se aplicava totalmente às mulheres. Então iniciou seus estudos sobre as mulheres nos mitos e sua associação com as vivências femininas até a atualidade.

Assim, em 1990, ela publicou A Jornada da Heroína - A Busca da Mulher por sua Integridade. Os dez passos da Jornada da Heroína são:

1. Separação do Feminino
7. Urgência em se Reconectar com o Feminino
8. Curando o Feminino Ferido
9. Curando o Masculino Ferido
10. Integrando Masculino e Feminino

Seria impossível descrever cada uma das etapas numa resenha porque ela ficaria gigante. Mas escrevi um artigo que será publicado em breve na primeira edição da revista Autoras Sombrias, que também trará contos baseados na Jornada.

Mas uma das coisas que quero ressaltar é que o livro, além da abordagem psicanalítica, também se tornou um modelo (ou caminho possível, como prefiro chamar) para autores criarem suas personagens femininas com maior profundidade.

Recomendo demais a leitura! Quem já leu Mulheres que Correm com Lobos e livros similares provavelmente vai amar.

site: https://www.instagram.com/p/Cbkl8t5rijQ/

Grazi 17/07/2022

Um guia valioso para as mulheres que estão perdidas e desconectadas de si mesmas e querem desesperadamente recuperar essa conexão.

Geanne 19/10/2022

Um livro interessante ao seu tempo
Uma leitura de fácil compreensão, traz reflexões sobre a psicologia relacionando a criação das mulheres e os estigmas sociais.
Traz o envolvimento familiar e dilemas profundos que nós, mulheres, enfrentamos com particularidade.

Entretanto, ao se direcionar para o final, o desfecho não me agradou muito, achei superficial e sem conexão com o restante, esperava mais.

De todo modo, cumpre ressaltar a temporalidade da obra e seus limites de acessibilidade ao se concentrar e aceitar a lógica binária e alguns aspectos biologizantes de homem/mulher, hoje já superados por algumas teóricas feministas.

Apesar de tudo, pode ser uma leitura com bons insights.

Tatiana221 25/10/2022

Livro bem enfático em relação à jornada feminina, poderia ter mais exercícios, mas os insights ajudam na busca

Taci Freiria 26/10/2022

O livro que toda mulher que sente-se perdida deveria ler
Não fui eu que o descobri, foi ele que me encontrou! De forma clara e através de inúmeros estudos, mitos e experiências reais, Maureen, nos conduz na busca pelo Feminino perdido.

Em meio à lágrimas e percepções, esse livro deu-me as ferramentas para reconectar com a minha essência.

Recomendo! ?

Natalia.Castanha 13/11/2022

Excelente Leitura
Excelente Leitura sobre o desenvolvimento do feminino, trazendo autoconhecimento e reflexão. A Escritora é uma Psicóloga na abordagem analítica junguiana e traz conceitos da área, porém de forma acessível ao público geral, independente de ser da área da Psicologia. Livro necessário para reflexão de se tornar totalidade e não ficar polarizado de um lado só.

Evelin Bianca | @paginasete7 13/12/2022

#20 Uma trajetória de reconexão com o feminino
Ganhar o sorteio dos lançamentos do mês de abril da Sextante me proporcionou algumas leituras fora da minha zona de conforto literário. A Jornada da Heroína, da Maureen Murdock, trata da reconexão com o feminino, através dos estudos da jornada do herói de Joseph Campbell e arquétipos junguianos, adaptados pela psicoterapeuta.

A partir do questionamento "como a mulher lida com o feminino, se o padrão reconhecido como 'bem-sucedido' tem como base o masculino?", Maureen descreve as etapas da jornada, ilustrando-as com mitos, lendas, sonhos e histórias de mulheres que ela conheceu. Partindo da ruptura com o feminino, na figura da mãe, a mulher passa a se identificar com o masculino, o ideal de sucesso e independência, num mundo onde ela precisa constantemente se provar boa o suficiente, exatamente por ser mulher.

O caminho escolhido muitas vezes cobra um alto custo emocional, e a mulher começa a se perguntar se tudo isso realmente vale a pena. Ela é cobrada a fazer sempre mais, no trabalho, no relacionamento/casamento, em casa. Esse momento leva a um período de isolamento voluntário e introspecção, num processo que leva a cura e reconexão com o feminino, restauração do relacionamento com a figura materna e também com o masculino interior. A jornada é encerrada com a superação da dualidade e das estruturas hierárquicas, de dominação, e a busca por comunidade.

Ao longo da leitura é possível reconhecer como todas nós passamos por essa trajetória, e nos encontrarmos em algum ponto do caminho. O livro além de tudo tem se tornado uma importante referência literária na criação de personagens femininas fortes. Alguns conceitos abordados eu pude perceber empiricamente no desenvolvimento do meu TCC, e se tivesse lido antes teria sido uma boa contribuição. Em alguns momentos a "divinização" feminina e o místico me desagradam, mas alguns mitos são muito interessantes. Bom livro!

20/26
224 páginas
Lido: de 11 a 28/08/22

Naturopata 07/01/2023

Acesso profundo ao interior feminino
Eu amo ler sobre o feminino em todas as suas formas e com livro pude mergulhar profundamente em mim mesma, acessar sentimentos, memórias originais e tão antigas quanto a terra, entender sonhos, nomear sentimentos. Um livro necessário para todos que querem aprender sobre a essência original feminina. Feliz por ter escolhido esse livro. Com certeza meu mundo interior está muito mais rico agora.

Maria 25/01/2023

O porque você deveria ler ?A Jornada da Heroína?
A Jornada da Heroína tem como base a descoberta do feminino pelo ser. Maureen Murdock tem a capacidade de posicionar em um só livro o feminino em todas as suas virtudes, tanto religiosa quanto social, através de uma estória, complementada com entrevistas, citações religiosas e filosóficas, histórias vigentes e sua própria perspectiva factual.
É pragmática sua explicação prévia sobre as diversas faces e origens da mulher pela mulher. Imparcialmente esclarece a origem das atitudes que tomamos e o porque de tomá-las.
Por meio de uma estória, a jornada de uma heroína, encontramos a causa da validação, não só acadêmica, do machismo e de boa parte dos preconceitos, hoje, enfrentados pela nossa sociedade.
Por esses e por outros mais diversos motivos, acredito que este livro merece devido
reconhecimento, e deve ser lido não só por mulheres que buscam conhecimento (prajna), mas também por homens, para que tomem
conhecimento de uma face desconhecida.

Stephany65 03/02/2023

Minha jornada?
Um livro desconfortável para uma mulher que está na zona de conforto. Um ouvido para quem se sente perdida. Uma compreensão para o homem do significado do feminino.
O livro me deixou desconfortável em muitos aspectos por bater de frente com coisas que eu não concordei, mas ilustra argumentos interessantes sobre ser protagonista de sua própria jornada.

Carolina909 05/02/2023

Por que não ter uma jornada da heroína,
Se temos uma do herói? Se redescobrir, assim como trazer a importância histórica do papel da mulher na sociedade e humanidade é necessário e o livro nos ajuda muito bem com isso