Uma Questão de Química

Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Priscila 13/05/2024

Uma questão de química
Comecei a ler por uma indicação de uma pessoa que admiro muito. Passou na frente dos outros de tão bem recomendado. É bem longe da minha zona de conforto mas me vi rindo e sofrendo junto com a personagem. Muitos temas são abordados, tratados com muita sensibilidade, mas todos em torno de uma mulher forte que não aceita ser tratada ou classificada diferente dos homens, por ser mulher. O ruim dele é que termina, poderia ler mais umas 700 páginas!

Mila Books 13/05/2024

Uma Questão de Química ? Uma história envolvente
O livro conta a história de Elizabeth Zott, uma talentosa química que, por questões de sua vida, acaba tornando-se uma apresentadora de TV.

A vida de Elizabeth Zott é composta por muitos altos e baixos. E consequentemente, isso traz as mais diversas emoções para o livro. Em um capítulo você tá surtando apaixonada pelo casal, e no capítulo seguinte, você tá chorando de raiva pelo machismo.

A escrita da autora é fluída, o que te faz ficar preso no livro. Além, é claro, da temática ser interessante, e você não consegue deixar de querer ler sobre Elizabeth Zott.

O único ponto negativo que eu vi, foi o exagero dos termos químicos nas receitas. Tudo bem que é a temática do livro, porém, acaba fazendo a comunicação com o leitor não acontecer. Fora isso, eu adorei o livro e alguns de seus personagens.

Nota:4,0/5,0

marinaviabone 13/05/2024

Muito fofo! ?
Amei esse livro!! Demorei um pouco pra gostar porque no começo achei muito bobo e previsível o jeito que eles se conheceram, mas depois eu entendi onde o livro tava querendo me levar e amei!!!
Agora quero assistir a série na Apple tv+ pra ter esse complemento visual da história! hehe

Oyakimim 11/05/2024

Uma questão de química.
Esse livro é tudo o que falam de bom e um pouco mais. A narrativa é envolvente, os personagens são estranhos, a realidade feminina é tão bem descrita que causa revolta, as cenas de abuso da nojo, e você percebe que muita coisa, apesar de algumas mudanças, ainda permanece igual aos tempos atuais. Elizabeth Zott tanto na história quanto para o leitor é um símbolo de força e esperança para mudar o que precisa ser mudado.

DessaVig 11/05/2024

Para Elizabeth Zott, faço questão de pôr a mesa!!
Eu AMEI esse livro! Os personagens, as reflexões e a forma como cada elemento apresentado no enredo é utilizado. Mas, principalmente, a escrita da Bonnie Garmus. A mão dela pra contar uma história é sensacional! Mesmo um ponto de vista a partir de um cachorro pareceu verossímil tamanha a sensibilidade que a autora tem para te fazer imergir nos acontecimentos.

Minha única ressalva é em relação aos poucos momentos em que senti a personagem da Elizabeth indo um pouco além do pragmatismo dela. O que quero dizer é que entendi o ?estilo? da personagem, de falar as coisas na lata e lidar com tudo de forma prática, só que às vezes me parecia indo um pouco longe demais. Momentos em que ela pensava/falava ?como assim vocês não falam sobre essa coisa X?? e eu só pensava ?amiga? como assim você fala sobre essa coisa X nos Estados Unidos de 1950 e não percebe o porquê de não falarem sobre isso??. Entendo que fazia parte da crítica e até servia de um artifício um pouco cômico em alguns momentos, porém a Elizabeth se mostra super inteirada sobre diversos ?por quês?? baseados em preconceitos e falso moralismo dos anos 50 e, de repente, parecia alheia a outros da mesma natureza. Então só isso me deixava um pouco ?mona?? kkkkkkkkk mas é só uma opinião (e também não foi nada que me fizesse tirar qualquer estrela, não me incomodou tanto assim, apenas quis pontuar)

Pra resumir, o livro é ótimo! Poucos autores tem uma voz tão boa quanto a de Bonnie Garmus. Ela com certeza é uma escritora que vai me fazer comprar tudo que ela escrever a partir de agora.

Elizabeth Zott é uma personagem que vou levar comigo por muito tempo!

Bianca1268 11/05/2024

Carente
Confesso que não gostava do Evans no início, ele era muito carente, isso me irritou um pouco. Mais depois entendi ele coitado, não tinha ninguém, e lógico que ele tinha que grudar em alguém. Não esperar que no final ia relevar tudo.

Julia.Simões 10/05/2024

Muito querido!
Gostaria de poder dar mais que 5 estrelas, só isso não basta para mostrar como esse livro é brilhante. Acho que "brilhante" é a palavra perfeita pra descrever essa obra, por completamente todos os detalhes: uma mulher ranzinza, uma criança esquisita, um cachorro feio, uma vizinha fofoqueira, um empresário que ama a filha, um pastor questionável, etc, etc. Na mesma medida que o livro te deixa com ódio da sociedade ele também aquece o coração e mostra que apesar das adversidades as coisas podem melhorar.

"A coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar."

Viviane.Sette 10/05/2024

Aaai que livro lindo, triste, necessário, que dá ódio em várias partes. Mas que aquece o coração!!
Como mulheres como Elizabeth Zott são necessárias ainda hoje!! Nem consigo imaginar como foi uma luta árdua naqueles tempos!!

vicvitAria 08/05/2024

Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam
Todos menos um: Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, e é o único que trata Elizabeth como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora
Mas a vida é imprevisível, assim como a ciência. Por conta disso, alguns anos depois, Elizabeth precisa criar sua filha sozinha, com a ajuda de uma vizinha e um cachorro muito inteligente.

Eu gostei bastante do livro, fala sobre assuntos importantes e o papel da mulher na sociedade naquela época, que eram vistas como inferiores e menos capacitadas que os homens. O livro intercala vários pontos de vista, INCLUSIVE DE UM CACHORROKKKKKKK gostei muito

elohafloria 07/05/2024

Uau. Apenas uau.
Comecei esse livro e parei no primeiro capítulo, esperei uns meses para ler em um momento mais propício. Achei que ia me demandar certo esforço e que ia ser mais dramático. Mas também fui com expectativas de gostar muito. Só que eu não esperava mesmo tudo que foi! Até a metade, estava um pouquinho mais devagar, mas depois eu não conseguia largar!

Eu AMEI esse livro. Tiveram reviravoltas que eu não esperava e foi tudo tão real, tão agridoce. Me lembrou a vibe de Gente Ansiosa que eu também amei, mas principalmente do livro Gambito da Rainha.

Os personagens principais foram tão incríveis, cheios de camadas, todos tinham qualidades e defeitos. Fiquei com a impressão que o programa da Elizabeth causa na história: são lições de vida. Eu realmente não sabia tudo que o livro ia abordar e foi incrível.

Esse livro me tocou em muitos lugares, especialmente sobre o lugar das mulheres no mundo e mais especificamente na ciência. Conversou muito com crenças minhas e com meu momento atual. Achei tão lindo e muito inspirador.

No final, eu tava quase chorando no ônibus kkkk
Ninguém foi perfeito, mas todo mundo foi complexo. Alegria e tristeza coexistem, esperança e frustração coexistem. Coisas maravilhosas acontecem, apesar das péssimas estarem aí também. E até química que eu sempre achei um saco foi cativante.

Favoritado. Um dos melhores do ano.

Vivian324 07/05/2024

Surpresa linda
Foi uma escolha baseada na minha curiosidade por conta da capa. Só no momento da leitura que li a sinopse e não me arrependo nadinha dessa escolha, me vi chorando já nos 26% da história.
Enredo e personagens bem definidos que não se perdem no desenvolvimento da história, que por sinal é maravilhosa.
Vou confessar que não gostei muito do final, mas entendi o porquê dele.

Caroline1423 06/05/2024

Emocionante
Apesar de muita desgraça, o livro é emocionante e seus personagens divertidos. A caricatura que a autora faz das personagens deixa tudo mais leve apesar do contexto da cena.
Seis e meia ganhou meu coração.

Hanna 06/05/2024

É isso
Finalmente o feminismo venceu uma!!!!!

E o que foi o pov do seis e meia??

Amei a personagem, amei a narrativa, amei uns personagens e odiei outros. Fiquei frustada e com raivas mas o final, ufaaa