Uma Questão de Química

Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Vivian324 07/05/2024

Surpresa linda
Foi uma escolha baseada na minha curiosidade por conta da capa. Só no momento da leitura que li a sinopse e não me arrependo nadinha dessa escolha, me vi chorando já nos 26% da história.
Enredo e personagens bem definidos que não se perdem no desenvolvimento da história, que por sinal é maravilhosa.
Vou confessar que não gostei muito do final, mas entendi o porquê dele.

Caroline1423 06/05/2024

Emocionante
Apesar de muita desgraça, o livro é emocionante e seus personagens divertidos. A caricatura que a autora faz das personagens deixa tudo mais leve apesar do contexto da cena.
Seis e meia ganhou meu coração.

Hanna 06/05/2024

É isso
Finalmente o feminismo venceu uma!!!!!

E o que foi o pov do seis e meia??

Amei a personagem, amei a narrativa, amei uns personagens e odiei outros. Fiquei frustada e com raivas mas o final, ufaaa

Anna.Paganini 06/05/2024

A importância do apoio feminino (e um cachorro muito fofo sz
Um livro que retrata a vida de uma mulher cientista nos anos 60, e todas as dificuldades que a protagonista enfrenta nesse meio para alcançar seus objetivos. Traz consigo muita reflexão de todos os avanços de mulheres no mercado de trabalho e na própria sociedade, em que coisas pequenas para nós hoje em dia já foram motivo de grandes batalhas. Mas o pior é o choque de realidade que muito pensamentos retrógados dentro desse assunto se perpetuam até os dias de hoje, e junto a Elizabeth, te motiva a questionar diversos posicionamentos.
Entretanto para mim o que mais me emocionou foram as relações entre mulheres no livro, apesar da forte rivalidade feminina que permeava certos ambientes da trama, ver essa sororidade e apoio mútuo foi algo muito lindo de se ver. Principalmente a cena da mulher da plateia que queria ser médica, achei aquele momento tão lindo!
A trama se desenrola em diversos períodos temporais, é uma viagem do começo ao fim pela vida de Elizabeth Zott, e não fica cansativa em momento algum. Traz momentos de romance, de superação, de luto e cheia de personagens bem construídos e que você vai se apegando com o desenrolar (o cachorro Seis e Meia é um show a parte sz

Milena 06/05/2024

Uma questão de química
Elizabeth Zott é uma incrível cientista! Descontrói paradigmas, enfrenta preconceitos das mais diversas naturezas e suas lições de vida soam muito contemporâneas, apesar do recorte de tempo. Há muito em que se inspirar e aprender com seus posicionamentos e a maneira como ocupa espaços e influencia outras mulheres a fazê-lo durante ?A Hora do Jantar?.

Andressa.Duarte 05/05/2024

Amei a leitura!
A personagem principal tem uma personalidade única, é uma coragem gigantesca. Uma mulher à frente da sua época, que teve que enfrentar muitos desafios pelo simples fato de ter uma mulher. Fiquei com raiva por diversas vezes, em situações que Elizabeth foi abusada, subestimada e desrespeitada, mas ela sempre soube se posicionar e seguir em frente.
Mas também ri muito e me emocionei.
Enfim, a leitura desse livro vale muito a pena, leiam

Lane 05/05/2024

Uam questão de química e coração quentinho
Como leitora me surpreendi com diversas partes da leitura, a leitura e foi leve e tranquila, algumas partes emocionantes e que me deixaram com o coração apertado e plots que eu não imaginava passar.

Já como mulher gostaria que um homem pudesse ler e ver o que mulheres tem a passar todos os dias e que possa gerar uma reflexão: será se mudou alguma coisa? (mediante ao fato que se passa no passado)

E como aviso final, pode gerar alguns gatilhos referentes a agressão sexual e física e assédio.

É isso, pessoas, espero que tenham gostado assim como gostei do livro!

maria 04/05/2024

Quando eu comprei o livro esperava que fosse uma história de romance bem água com açúcar e clichê, mas ao decorrer da história percebi que o que menos tem nesse livro é romance.
conta uma história muito bonita de busca por igualdade feminina em uma época onde era malvisto até mesmo mulheres indo para a escola. é um livro emocionante e muito bom.
não vou dar cinco estrelas pq em certo ponto os acontecimentos se tornam um pouco previsíveis, o que deixa a história meio chatinha, mas fora isso não tem defeitos.

Naty l @so.maisumcapitulo_ 04/05/2024

Elizabeth Zott é uma cientista da área da química e só quer fazer suas descobertas e ser reconhecida por seu trabalho. Mas a década de 50 não é uma época boa, principalmente para as mulheres.

Em meio as dificuldades no ambiente acadêmico, Elizabeth acaba conhecendo Calvin Evans, o brilhante cientista que trabalha no mesmo instituto que ela. E contrariando a maioria dos homens, Calvin acaba se apaixonando pela mulher e ainda mais pelo trabalho científico dela. Um casal bem incomum, mas com uma ligação que nem a química poderia explicar.

Mas a vida é cheia de imprevistos e alguns anos mais tarde Elizabeth precisa deixar seus sonhos de lado para criar a filha sozinha. É assim que ela acaba indo parar num programa de culinária, afinal cozinhar também é química. Mas esse programa não tem nada de comum, aos poucos ela consegue transformar aquilo que era pra ser só distração para as mulheres num verdadeiro momento de crescimento pessoal e aprendizado. Mas ser sincera demais diante da tv tem um preço, será que vale a pena?

Uma história que aborda a jornada de uma protagonista incrível que representa muitas de nós mulheres na busca por um lugar mais igualitário na sociedade. O livro tem algumas migalhas de romance mas o objetivo é bem mais que isso.

O mais incrível é que a protagonista não pensa somente nela e sim em todas as mulheres. Seja as que optam por ter uma carreira ou também aquelas que se sentem satisfeitas sendo dona de casa e cuidando da família. Ambas merecem respeito e reconhecimento. Porque uma mulher nunca é só uma dona de casa, ela é muito mais que isso.

O livro é narrado em terceira pessoa e em alguns capítulos temos a visão da filha, Madeline Zott e até do cachorro da família, o "seis e meia". É um livro que talvez você não vá conseguir ler de uma vez, a escrita não é tão fluida mas é uma história que vale a pena e levanta várias reflexões.

Rafaéla 04/05/2024

Sem palavras
Um livro que me fez sentir muita raiva e rir bastante ao mesmo tempo.

Evocou em mim a dificuldade de ser mulher e sem dúvida agradecer a todas que vieram antes de mim.

Um convite a repensar mesmo em 2024, às diferenças entre as oportunidades entre homens e mulheres.

E ter também a certeza, de que devemos sempre continuar lutando pelo nosso espaço ?onde quisermos?.

Anna3565 03/05/2024

Eu AMO esse livro parcialmente por que foi o livro que me fez gostar de ler mas também a história inesperada, eu acho que merece 5 estrelas por conta da escrita brilhante da Bonnie Garmus e do fato da gente poder compreender a vida e as pessoa da época além de ver o crescimento da personagem (que em parte a vida a obrigou a crescer) e ela mudando o pensamento das pessoas ao seu redor com seu geito brilhante de pensar.

Dudis ð 30/04/2024

"Crianças ponham a mesa. Sua mãe precisa de um tempo para ela!"
Esperava uma comédia romântica e ganhei um livro cheio de reflexões bem trabalhadas sobre a força das mulheres.

A escrita da autora tem “personalidade”. Foge do comum, do padrão. Vai muito além de descrever cenas ou sentimentos. As comparações simples e certeiras. A forma única de narrar e jogar com as palavras, são perfeitas.

Esse livro aborda vários assuntos importantes: desigualdade de gênero, machismo, religião, homessexualidade, preconceito de uma forma equilibrada que não deixa a leitura chata em momento algum.

É muito envolvente. A personagem, Elizabeth Zott, me cativou a cada página. Um exemplo não só no livro, mas na vida. Os outros personagens são perfeitos, Mad, Harriet e Seis e Meia me conquistaram demais.

É um ótimo livro. Uma leitura gostosa. É uma lição contada de forma simples e direta!

Ana Caturelli 30/04/2024

Cientista Brilhante
Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam.

Todos menos um. Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, é o único que trata Elizabeth como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora.

Mas a vida é imprevisível como a ciência. Por isso, alguns anos depois, Elizabeth se vê criando a filha pequena com a ajuda apenas de seu cachorro e de uma vizinha. E, por um capricho do destino, se torna a maior estrela do programa de televisão mais visto e adorado dos Estados Unidos, Hora do Jantar.

Sua abordagem incomum da culinária se mostra revolucionária e ela acaba virando o grande fenômeno da nação. Porém nem todos estão felizes com seu sucesso, porque, no fundo, Elizabeth não está apenas ensinando a cozinhar, mas desafiando as mulheres a pensar ? e a transformar seu papel no mundo.

gaybuttercup 30/04/2024

Eu comeria até lixo se fosse preparado por Elizabeth Zott
Lindo, cruel, profundo, realista e simplesmente maravilhoso. Terminei a leitura chorando no meio do ônibus.

História repleta de reviravoltas que se encaixam no final e com um enredo extremamente inteligente e tão real que dá até nojo.

A protagonista é uma mulher incrível para se ter como inspiração e o desenvolvimento das relações dela ao longo do livro é incrível. Seis e meia eu te amo vou sentir saudade de saber o que você está pensando.