Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

jmpearl 30/04/2024

Uma questão de química trata de assuntos muito delicados, muito reais e muito necessários, tudo bem, a autora toca todos os pontos que deveria nesse sentido. o problema é que aqui tem uma falta de carisma tão escancarada que não me desceu. elizabeth é completamente sem noção da realidade, calvin era uma porta, toda menção à inteligência tão absurda de madeline e seis e meia (ô nome ruim) me deixava irritada e a burrice explícita de todos os personagens que não sejam elizabeth, calvin, madeline e o cachorro não é convincente

vitoriamariast 29/04/2024

Te amo seis e meia ?
Que livro bom!
Me lembrou um pouco com a atmosfera dos livros da Taylor Jenkins Reyd, totalmente imersivo e no fim você fica querendo saber mais sobre a personagem, e se perguntando como é possível ela não ter existido de verdade kk

Paty Paty 29/04/2024

Uma leitura potente
Um perfeito retrato de como a sociedade odeia mulheres e ainda faz elas se odiarem entre si quando possível. Foi lindo acompanhar a luta da Elizabeth pelo seu lugar ao sol, a forma como venceu suas dores e dificuldades e como não se deixou vencer pelos obstáculos. Sem dúvida é um livro que nos inspira a não aceitar ordens e papéis pré concebidos de forma arbitrária, mas sim irmos em busca dos nossos sonhos e aspirações. Só o final me desapontou um pouquinho, queria mais e mais aprofundado. Mas, fora isso, uma leitura perfeita ??

ramiromat 28/04/2024

O que dizer dessa história? Que é muito prazerosa e que é um misto de emoções, a cada página.
Elizabeth é uma química que sofre com o sexismo da academia. Acaba se apaixonando pelo cientista mais brilhante, do trabalho, e que a vê como igual. Ele morre e ela tem que reconstruir sua vida se tornando apresentadora de tv.
Porém, o livro trás algumas inconsistências (é só procurar por resenhas no Goodreads). Sim, é um bom livro de ficção. " A coragem é a raiz da mudança."

Danielly.Klaiber 28/04/2024

Lembrem-se: a coragem é a raiz da mudança
Simplesmente a maior leitura da minha vida!! A história cativante e emocionante de Elizabeth Zott foi uma dose de motivação sem dúvidas.
Todos os aspectos desse livro me deixaram extasiada. Sendo classificada por mim uma das histórias mais bem construidas que eu já li, onde até mesmo o cachorro tem a sua personalidade.
A protagonista sendo totalmente brilhante e a frente do seu tempo, um romance de deixar o coração quentinho e o poder feminino que são descritos nesses livros me fizeram me apaixonar perdidamente pela história.
Uma questão de química vai além de um romance, ele transita entre temas difíceis e questões sociais envolvendo os direitos das mulheres, aborta questões familiares, autoestima e quebra paradigmas.
Com toda certeza um livro feito para mulheres, por uma mulher.

"Assim concluímos a aula de introdução à química ? anunciou Elizabeth. ? Turma dispensada."

emillyarend 28/04/2024

Cruel e real.
Um livro que retrata o machismo e a misoginia desde a década de 1960, mas que permanece hoje de forma velada. Profundo. Real. Doloroso. Mas, rico.

Bia~* 28/04/2024

Achei esse livro muito fluido, consegui ler bem rápido apesar de ele não ser tão curto. Acho que os debates que apresenta são bem relevantes, com relação ao papel da mulher na ciência e sua posição dentro da sociedade e da família. Há personagens cativantes e plot twists que dão um toque extra. No geral, foi uma leitura agradável.

Marina H. 26/04/2024

Maravilhoso é pouco!
O melhor do meu ano (até agora). Não me fisgou de imediato, mas quando embalei, simplesmente não consegui mais largar. Uma estória de persistência, autoconfiança, de injustiças e dores comuns (ainda) à todas nós. De empoderamento e fé (em nós mesmas e nas nossas capacidades). Daqueles que terminam nos fazendo querer gritar que: sim, lugar de mulher é onde ela quiser! Já recomendando pras migas e correndo pra assistir a série. ?

Ana 26/04/2024

Eu geralmente leio os livros antes de assistir filme/série derivado dele, mas dessa vez eu fiz o caminho inverso. Eu AMEI a série e só por causa dela descobri que existia livro, e milagrosamente eu achei a adaptação impecável, e até melhor do que o livro, a forma como alguns personagens aparecem foram melhor adaptados. A única decepção é que agora eu acredito ter 0% de chances de ter uma segunda temporada, a não ser que inventem um enredo (o que seria ótimo).

Natalia 25/04/2024

Primeiro livro que leio dessa autora. Me surpreendi
Comecei a leitura achando que seria um romance focado nos protagonistas. Mas é uma história muito bem estruturada, tem uma história de amor, mas nunca foi o ponto focal do livro. Amei a forma como os personagens vão se devolvendo no decorrer do livro. Relata muito bem a mulher sem reconhecimento e sua luta para conquistar seu lugar.

Rita.Defante 25/04/2024

Inspirador e chato
Meu deus, como pode alguma mulher ser tão insuportável quanto a personagem principal? Com todo respeito do mundo, mas não dar risada das piadas me gerou uma leve raiva dela.

A história é extremamente inspiradora, ela foi grandona sem medo e enfrentou muitas coisas que foram desenhadas de forma incrível considerando o contexto real da época.

O leve romance nos faz vibrar, se envolver e se emocionar.
O que mais gostei é que são duas histórias paralelas ocorrendo no mesmo livro, mas que são tão interessantes
que nos prendem o tempo todo.

confesso que fiquei com inveja de quem entendeu todos os termos químicos.

Leitura de qualidade, quando eu tiver uma filha vou alfabetiza-la com essa leitura.

Giuliana 25/04/2024

Elizabeth Zott, necessária!
Elizabeth, uma cientista que no início dos anos 60 precisa provar sua inteligência e valor a cada momento para tentar ser reconhecida pelo seu trabalho e na sociedade.
Uma leitura com temas importantes, com um tom de drama e comédia, traz um misto de sensações com várias reflexões, é inspirador.
Personagens cativantes e um cachorro chamado Seis e Meia, que tem seus pensamentos descritos na história, muito fofo e inteligente!

Dri 𥰠23/04/2024

Forte, inspirador
Adorei o livro, a escrita, a forma como as questões sexistas são tratadas de forma que o leitor se enxergue na história e sinta os sentimentos que os personagens estão sentindo. Amei o desenrolar da trama, lento e progressivo. Foi um livro cheio de inspiração para crescer na vida, pelas falas de Elizabeth e pela forma como ela guiava a própria vida. Além de um livro para distrair, são ensinamentos.