Uma Questão de Química

Uma Questão de Química Bonnie Garmus
Bonnie Garmus

Resenhas - Uma questão de química

Dani 16/05/2024

Que livro boooom! É um livro que me fez passar muita raiva com as situações acadêmicas/ de trabalho que Elizabeth passa, raiva da misoginia que todas as mulheres enfrentam na história? Mas é lindo ver a relação dela com Mad e com Harriet.

Emiliane.Yamada 14/05/2024

Uma mulher a frente do seu tempo
? Uma Questão de Química
?? Bonnie Garmus

Elizabeth Zotti desde muito menina, aprendeu que o mundo poderia ser cruel de muitas maneiras. Ela cresceu em uma família disfuncional, com uma mãe submissa, um pai charlatão e um irmão que era tudo para , mas infelizmente por não ser considerado dentro dos padrões, por ser homossexual, onde só de pensar nisso já era motivo para vários problemas dentro de uma sociedade moralista e dominada pelo preconceito.

Em plena década de 1960, após ficado e crescido sozinha, Elizabeth teve que aprender a enfrentar tudo de peito aberto, não ter papas na língua e não se submeter ao domínio masculino, tanto que ela agora já sendo uma química e prestes a conseguir o seu mestrado e completando seu doutorado, ela sofre sua primeira rasteira. E entre ela e o homem responsável, quem levou a culpa e perdeu a chance? Sim a mulher, considerada o lado fraco da ponta.

Com esse contratempo a moça determinada a trabalhar em suas pesquisas e ser reconhecida como uma verdadeira química como qualquer homem da comunidade cientifica, passa a trabalhar no Instituto Hastings.

Todos os dias como mulher, Elizabeth luta contra o preconceito, contra aqueles que tentam silenciar sua voz e sabota-lá a cada passo que ela dá. É no Instituto que epa conhece uma das pessoas mais nobres, brilhante, que virou o seu mundo de cabeça para baixo- Calvin Evans.

Feminista, se um humor ácido, com toques de um romance que deixa o coração palpitando sem parar, mas que possui cenas e aborda temas que deixam indignação e a pergunta: Por quê? , piscando a cada segundo nas nossas mentes.

Esse livro é de uma narrativa completamente transformadora e apesar de se passar na decada de 1960, em cada linha, podemos ver como poucas coisas mudaram em relação a mulher. Poucos são os que veem a mulher como um ser humano qualificado, capaz e sensível, que pode competir de igual para igual com o genero masculino. Além de ser um grito feminino, esse livro é um retrato exposto de momentos da maternidade, quem não vem com manual, nem todos os momentos serão de alegrias e está tudo bem, mas acima de tudo é uma carta aberta de amor a si mesma, dar valor as mínimas coisas inclusive a um certo cachorro chamado seis e meia que deixou meu coração tão inflamado de sentimentos que é impossivel explicar.

Só posso dizer o quanto esse livro é especial, necessário e profundamente lindo .

Bella 14/05/2024

Uma questão de amor próprio!
Este livro é uma leitura leve e bem humorada, dentro de uma história que no fundo trata de temas difíceis como o machismo, abandono, relacionamentos. A personagem principal tem amor próprio para dar e vender e isso é muito revigorante, principalmente em livros que contém romance.

No geral é um livro gostoso, apesar de não conter nada muito surpreendente nele. O final é previsível mas isso não me incomoda.

A única coisa que me incomodou foi a falta de comunicação extrema que leva aos maiores problemas da vida das personagens. Era só ter ligado sabe? Mandar uma carta, coisas do tipo.
Fica tudo um pouco irreal por isso.

Priscila 13/05/2024

Uma questão de química
Comecei a ler por uma indicação de uma pessoa que admiro muito. Passou na frente dos outros de tão bem recomendado. É bem longe da minha zona de conforto mas me vi rindo e sofrendo junto com a personagem. Muitos temas são abordados, tratados com muita sensibilidade, mas todos em torno de uma mulher forte que não aceita ser tratada ou classificada diferente dos homens, por ser mulher. O ruim dele é que termina, poderia ler mais umas 700 páginas!

Mila Books 13/05/2024

Uma Questão de Química ? Uma história envolvente
O livro conta a história de Elizabeth Zott, uma talentosa química que, por questões de sua vida, acaba tornando-se uma apresentadora de TV.

A vida de Elizabeth Zott é composta por muitos altos e baixos. E consequentemente, isso traz as mais diversas emoções para o livro. Em um capítulo você tá surtando apaixonada pelo casal, e no capítulo seguinte, você tá chorando de raiva pelo machismo.

A escrita da autora é fluída, o que te faz ficar preso no livro. Além, é claro, da temática ser interessante, e você não consegue deixar de querer ler sobre Elizabeth Zott.

O único ponto negativo que eu vi, foi o exagero dos termos químicos nas receitas. Tudo bem que é a temática do livro, porém, acaba fazendo a comunicação com o leitor não acontecer. Fora isso, eu adorei o livro e alguns de seus personagens.

Nota:4,0/5,0

marinaviabone 13/05/2024

Muito fofo! ?
Amei esse livro!! Demorei um pouco pra gostar porque no começo achei muito bobo e previsível o jeito que eles se conheceram, mas depois eu entendi onde o livro tava querendo me levar e amei!!!
Agora quero assistir a série na Apple tv+ pra ter esse complemento visual da história! hehe

Oyakimim 11/05/2024

Uma questão de química.
Esse livro é tudo o que falam de bom e um pouco mais. A narrativa é envolvente, os personagens são estranhos, a realidade feminina é tão bem descrita que causa revolta, as cenas de abuso da nojo, e você percebe que muita coisa, apesar de algumas mudanças, ainda permanece igual aos tempos atuais. Elizabeth Zott tanto na história quanto para o leitor é um símbolo de força e esperança para mudar o que precisa ser mudado.

DessaVig 11/05/2024

Para Elizabeth Zott, faço questão de pôr a mesa!!
Eu AMEI esse livro! Os personagens, as reflexões e a forma como cada elemento apresentado no enredo é utilizado. Mas, principalmente, a escrita da Bonnie Garmus. A mão dela pra contar uma história é sensacional! Mesmo um ponto de vista a partir de um cachorro pareceu verossímil tamanha a sensibilidade que a autora tem para te fazer imergir nos acontecimentos.

Minha única ressalva é em relação aos poucos momentos em que senti a personagem da Elizabeth indo um pouco além do pragmatismo dela. O que quero dizer é que entendi o ?estilo? da personagem, de falar as coisas na lata e lidar com tudo de forma prática, só que às vezes me parecia indo um pouco longe demais. Momentos em que ela pensava/falava ?como assim vocês não falam sobre essa coisa X?? e eu só pensava ?amiga? como assim você fala sobre essa coisa X nos Estados Unidos de 1950 e não percebe o porquê de não falarem sobre isso??. Entendo que fazia parte da crítica e até servia de um artifício um pouco cômico em alguns momentos, porém a Elizabeth se mostra super inteirada sobre diversos ?por quês?? baseados em preconceitos e falso moralismo dos anos 50 e, de repente, parecia alheia a outros da mesma natureza. Então só isso me deixava um pouco ?mona?? kkkkkkkkk mas é só uma opinião (e também não foi nada que me fizesse tirar qualquer estrela, não me incomodou tanto assim, apenas quis pontuar)

Pra resumir, o livro é ótimo! Poucos autores tem uma voz tão boa quanto a de Bonnie Garmus. Ela com certeza é uma escritora que vai me fazer comprar tudo que ela escrever a partir de agora.

Elizabeth Zott é uma personagem que vou levar comigo por muito tempo!

Bianca1268 11/05/2024

Carente
Confesso que não gostava do Evans no início, ele era muito carente, isso me irritou um pouco. Mais depois entendi ele coitado, não tinha ninguém, e lógico que ele tinha que grudar em alguém. Não esperar que no final ia relevar tudo.

Julia.Simões 10/05/2024

Muito querido!
Gostaria de poder dar mais que 5 estrelas, só isso não basta para mostrar como esse livro é brilhante. Acho que "brilhante" é a palavra perfeita pra descrever essa obra, por completamente todos os detalhes: uma mulher ranzinza, uma criança esquisita, um cachorro feio, uma vizinha fofoqueira, um empresário que ama a filha, um pastor questionável, etc, etc. Na mesma medida que o livro te deixa com ódio da sociedade ele também aquece o coração e mostra que apesar das adversidades as coisas podem melhorar.

"A coragem é a raiz da mudança, e somos quimicamente programados para mudar."

Viviane.Sette 10/05/2024

Aaai que livro lindo, triste, necessário, que dá ódio em várias partes. Mas que aquece o coração!!
Como mulheres como Elizabeth Zott são necessárias ainda hoje!! Nem consigo imaginar como foi uma luta árdua naqueles tempos!!

vicvitAria 08/05/2024

Elizabeth Zott é uma talentosa química que só quer realizar sua pesquisa em paz. Infelizmente, no início dos anos 1960, a comunidade científica não tem uma visão igualitária dos gêneros. No instituto em que ela trabalha, os homens a silenciam e sabotam
Todos menos um: Calvin Evans, o introvertido e brilhante pesquisador idolatrado no instituto, e é o único que trata Elizabeth como igual. Contrariando todas as expectativas, ele se apaixona pela inteligência dela, e a química que surge entre eles é avassaladora
Mas a vida é imprevisível, assim como a ciência. Por conta disso, alguns anos depois, Elizabeth precisa criar sua filha sozinha, com a ajuda de uma vizinha e um cachorro muito inteligente.

Eu gostei bastante do livro, fala sobre assuntos importantes e o papel da mulher na sociedade naquela época, que eram vistas como inferiores e menos capacitadas que os homens. O livro intercala vários pontos de vista, INCLUSIVE DE UM CACHORROKKKKKKK gostei muito