Criaturas Extraordinariamente Brilhantes

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes Shelby Van Pelt

Resenhas -

Carolina165 14/04/2024

UMA HISTÓRIA EXTRAORDINARIAMENTE BRILHANTE
Livro LINDO, SENSÍVEL, LEVE, ACONCHEGANTE e MUITO GOSTOSO DE LER.

Tova e Cameron, personagens quebrados que trazem consigo uma grande bagagem emocional devido ao fato de ambos terem sido machucados pela vida. E Marcellus, um polvo gigante do Pacífico. Os três personagens terão suas vidas entrelaçadas no aquário de Sowell Bay.

--- SPOILERS ---

Eu simplesmente amei esse livro. Só acho que algumas partes poderiam ter sido tiradas ou enxugadas, como o capítulo enorme do Cameron com a Avery na praia. O encontro do Cameron com o Simon Brinks também poderia ter sido resumido, pois teve coisas desnecessárias (como assim ele construiu um bar pra mãe do Cameron?). Ao invés desses trechos a autora poderia ter desenvolvido melhor outras questões como: como foi de fato a morte do Erick? E o que aconteceu com a Daphne? Estava viva? Qual o paradeiro dela? Apesar de tudo, essas pontas soltas não me desagradaram tanto, pois na vida real muitas coisas não são esclarecidas.
A história tem umas coisas viajadas também, como o Marcellus saber que o anel era do Erick e que a Tova ia reconhecer o sobrenome da Daphe na carteira de motorista do Cameron.

--- FIM DOS SPOILERS ---

Concluindo:

- A história tem partes viajadas? Sim.
- Tem pontas soltas? Sim.
- Isso estraga a história? De jeito nenhum!!! Essa é uma história que vale muito a pena conhecer. É um livro lindo e emocionante.
Fabio 14/04/2024minha estante
Mais uma linda resenha, Carolzinha!!!
Parabéns, minha querida!!!?
O livro deve ser bom demais, porque mesmo com as pontas soltas e viajadas, deu 5 estrelas!

Rogéria Martins 14/04/2024minha estante
Amei a resenha, amiga! Sua escrita deu uma vontade de ler também ?

Débora 15/04/2024minha estante
Que resenha perfeita, Carol!!! Amei!????

Fábio, obrigada!! ???
Sim, o livro é maravilhoso!!! Esses são meros detalhezinhos que não fizeram diferença no conjunto total da obra ???

Carolina165 15/04/2024minha estante
Rô, quando puder leia sim amiga!! Vale muito a pena, é um livro de uma sensibilidade e ternura incríveis!! As páginas passam voando de tão gostosa que a leitura é!! ?????

Obrigada Débora!! ???
Que livro lindo né, amiga? Adorei acompanhar a Tova, o Cameron e o Marcellus nessa jornada. Eles tornaram meus dias mais leves. Mas o meu amor total vai para o Marcellus ??????? fofo demais ?

Vitoria.F 15/04/2024minha estante
Linda resenha ??

Obrigada Vitória!! ???

Livia Barini 15/04/2024minha estante
Voltou para a lista de desejos kkk

Lívia ????????

helodoll 27/02/2024

Criaturas Extraordinariamente Brilhantes
O livro para mim foi envolvente do começo ao fim, com um enredo que, mesmo previsível, conquistou. Marcellus, o polvo, é o grande destaque, cativando com suas tramoias e a forma como envolve Tova. O único ponto de atenção foi a ponta aberta na história de Erik, que não tirou o brilho do livro. Inicialmente atraída pela perspectiva de um polvo narrador, o livro surpreende ao abordar temas fortes com personagens diversos: um polvo esperto, uma senhora de 70 anos muito ativa e um rapaz ordinário na crise dos 30. Apesar da previsibilidade do final, a narrativa fluida compensa, proporcionando uma das melhores leituras do ano. Marcellus, o polvo, é um protagonista encantador, e a visão sobre o luto e a vida na velhice tornam a história especial. Mesmo com alguns momentos arrastados, o ritmo conquista, e a experiência é enriquecedora, com um final emocionante que aquece o coração. Recomendado para quem quer um livro leve e diferente.
Vitoria.F 27/02/2024minha estante
Notão!

Dri 27/02/2024minha estante
Amo esse livro

helodoll 28/02/2024minha estante
Eu adorei Vitoria ? espero que você goste também quando fizer a leitura

Eu amei também Dri ?

cristian_yuri 28/02/2024minha estante
Bela resenha, Heloísa! Fiquei curioso, vou anotar para ler

helodoll 28/02/2024minha estante
Espero que goste Cristian ?

Guilherme107 11/03/2023

Remarkably Bright Creatures
Eu comecei esse livro sem ter a menor ideia do que esperar dele e acabei recebendo uma das minhas melhores leituras do ano.

O enredo foi tão perfeito, os pontos de vista que narravam a história para nós leitores me deu vontade de chorar em diversos momentos, sem falar que esse foi o único livro q eu já li que é narrado por um polvo. Além disso a história da vida da nossa protagonista me emocionou de uma maneira espetacular!!

O ritmo por mais que tenha sido um pouco lento, foi me conquistando aos poucos e me deixou completamente apaixonado pela história.

A escrita de Van pelt fez com que eu desde que começei o livro já fui buscar outras obras da autora, ou seja eu realmente amo esse livro!!
skuser02844 28/04/2023minha estante
Gosto mais do polvo, que do povo? por enquanto

Como assim?? Kkkkkkk

skuser02844 28/04/2023minha estante
Ainda estou na página 77, o os personagens vem e vão sem tempo de me apegar à eles, já o polvo marca presença em todos os capítulos, gosto do temperamento ?meio? debochado dele.

Guilherme107 28/04/2023minha estante
A agora entendi, realmente o polvo é muito carismático

Guilherme107 28/04/2023minha estante
Eu tinha lido polvo duas vezes por isso não entendi kakkakaka

Paula 30/05/2023

Sem propósito
Esse é o primeiro romance de uma autora de contos, e dá pra ver. A sensação é de que toda essa história poderia ser comprimida em forma de conto, mas ao invés disso a autora fez a decisão de enrolar por 400 páginas um desfecho que estava claro desde o começo.
annewithane 30/05/2023minha estante
kkkkkkkkkkkk achei que esse tava melhorzinho que os outros

bea 01/06/2023minha estante
lacrou

Isabel 11/04/2024

Uma escrita muito fluída, um livro fofo, gostoso de ler. A história de Tova e um polvo muito inteligente.
Vitoria.F 12/04/2024minha estante
Tbm amei esse livro ??

Paula 23/04/2023minha estante
Sim estou apaixonada por polvos.

Danilo 16/05/2023

Paciência na sabedoria
Personagens idosos chamam atenção por poderem ser retratados com uma certa liberdade uma vez que se imagina a carga das experiências que o conduziram até ali. Geralmente são respeitados e sempre marcam as histórias de alguma forma, seja na fantasia como Dumbledore ou Gandalf, ou na ficção como Ove, a curiosidade de como eles chegaram naquele ponto podem ser uma faísca de curiosidade nos leitores. Com a querida Tova as coisas não são diferentes. Por mais que ela não use varinhas e cajados ou seja impaciente com tudo que a cerca, a personagem é bem construída e norteia a história toda ainda quando os capítulos são devotos às outras personagens do enredo. Sem que fique tudo muito explícito, tudo é conduzido ao redor da Tova e acredito não ser em vão.
Criaturas extraordinariamente brilhantes permeia aquela sensação de um bom filme de sessão da tarde (os Millennials saberão o que é isso) com aquele final de aquecer o coração e mais: com esperança. A esperança é um ponto chave na vida de Tova, que não á toa é uma personagem idosa, onde se é trabalhado a ideia de calmaria nas turbulências da vida. Tova mostrar saber esperar. O destino empurra nos seus dias as respostas que ela vinha buscando em silêncio tal como o mar traz surpresas inesperadas nas areias para que sabe esperar o encher das marés.
Zé Guilherme 17/05/2023minha estante
Amei?! Claro que sim

helodoll 28/02/2024minha estante
Eu chorei demais tbm kkkkkk saudades Marcellus

Badu 20/04/2023

O melhor livro de 2023, sim! pelo menos, até o momento ?
Enviado pela tag em abril (meu aniversário como tagger ?), esse livro foi motivo de discórdias no app. mas é só por parte de quem não gostou do mimo (que vamos combinar, motivo lixo. é um clube de livros!) ou quem nem tentou ler o livro.

eu AMEI a história. tão cativante e com uma escrita bem leve e gostosa que eu não conseguia largar o livro! descobri que gosto muito de histórias com narrações de personagens diferentes – mas sempre na terceira pessoa, pelo amor de deus –, principalmente quando o autor é criativo assim.

os personagens dessa história são todos diferentes e trazem a sua bagagem de vida, o que deixa tudo mais interessante. geralmente não curto personagens idosos, porque eles são chatos ou tem maneirismos preconceituosos/problemáticos de alguma forma, mas a Tova não tem nada disso. ela é bem engraçada, na real. o Cameron é o padrão... mas o meu personagem preferido é, certamente (igual a Tova fala haha), o Marcellus. que delícia eram as partes dele hehe

uma sacada muito interessante, que foi até levantada na revistinha da TAG, é a forma como a autora aborda o luto, a solidão e os laços de amizade.

ai gente, esse livro é uma gostosura. por favor, leiam porque esse merece muuuuita hype ?
Paula 23/04/2023minha estante
Tbm gostei muito! É um livro cativante e terno.

Mariottoni 29/01/2023

O polvo nn é o ponto principal da narrativa nem de longe, mas foi oq fez eu gostar desse livro logo de cara, mas dps fui amando os personagens e as suas histórias, enfim livro lindinho.

Erica.Barone 06/04/2023

Embora o livro seja bem construído, sem pontas soltas e seja gostoso de ler, não me surpreendeu ou emocionou como estava esperando. Em outras palavras, esperava que fosse extraordinário como o título e foi apenas bom.

Rosi128 29/05/2024

Apaixonante.
Um livro maravilhoso, uma leitura que ganhou meu coração nas primeiras páginas, escrita de um ponto de vista diferenciado.

agostiniaziul 10/04/2023

Um polvo me ensinou sobre a morte
O luto e a inevitabilidade da morte foram os temas que mais pensei enquanto lia esse livro.

Marcellus é consciente da finitude de sua vida e mesmo sabendo exatamente quando irá deixar de existir, não deixa de viver os pequenos prazeres que consegue ter no aquário.

Tova teve que lidar com muitas perdas, e mesmo com tanto sofrimento, não se perdeu dela mesma.

O livro não tem um super plot twist arrebatador e nem por isso é menos interessante, as coisas são construídas aos poucos e o caminho para o encerramento é bem guiado.

Gostei muito dessa leitura.