O exercício da incerteza

Resenhas - O Exercício da Incerteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Danielle.Nardez 29/08/2022

Excelente ? emocionante
Fiquei instigada pra ler esse livro a partir das resenhas que li aqui no Skoob.. nunca havia lido nada do Drauzio Varela .
Durante a leitura dos capítulos fui me apaixonando por seu modo direto de comunicar-se , bem como por sua generosidade e afetividade.
Há passagens memoráveis que deixei marcado pra ler novamente; outros trechos li para pessoas próximas e rimos juntos ? acho que é um bom exemplo
do impacto desse livro para minha vida.
Vale a leitura pra conhecer um pouco sobre a história da medicina , dos avanços que o SUS trouxe para a nossas vidas entre outros temas de relevância ímpar .. e pra concluir o livro, Drauzio nos brinda com um retrato fiel e direto dos impactos da pandemia da COVID - 19 em nossas vidas.
Comecei por seu último livro , mas vou experimentar outros , com toda a certeza !
Leo Barbosa 12/10/2022minha estante
Indico fortemente a triologia sobre as prisões: Estação Carandiru, Carcereiros e Prisioneiras, mas também não deixe de conferir Por um fio. Para mim, o livro mais emocionante do Drauzio.

Juliana 02/04/2023

Sou suspeita para dizer pois admiro muito o Dráuzio e sua forma de ser no mundo. Assim como nos demais livros o autor apresenta uma escrita fluída, simples e ao mesmo tempo rica de detalhes e informações. Nesta obra é possível acompanhar 60 anos de evolução da medicina pelos olhos do Dr. Dráuzio. Para os admiradores do seu trabalho a leitura é realmente interessante.

GiuLaganá 31/07/2022

Quando eu crescer, quero ser o Drauzio
Que ser humano gentil, humilde e ciente de seu papel em uma sociedade tão desigual. Uma inspiração para aprendemos a sermos mais solidários e empáticos.
Em tempos de tanto individualismo e egoísmo, Drauzio nos dá diversas lições de vida.
E como escreve bem! Leitura fácil e gostosa.
Leia! Obrigatório.

Bruno.Defaveri 10/03/2024

Uma vida a servir
Drauzio conta no livro sua experiência de vida e sua dedicação de mais de 60 anos exercendo medicina.

Isabelle 09/11/2023

EU TE AMO, DRAUZIO
Drauzio traz de uma forma tão apaixonante e interessante sua história na medicina, que faz nós nos encantarmos ainda mais com a área da saúde (principalmente, nós que amamos ela) e com a arte de ajudar, curar e acolher pessoas.
Drauzio, explica também o funcionamento da saúde no Brasil e suas áreas e funcionamentos como o SUS e as áreas de pesquisa.

Se vocês querem ser ou são da área da saúde, leiam esse livro, ele transforma e faz você ter mais certeza de que você está na área certa e ajudando as pessoas da forma mais nobre possível.

Novamente, Drauzio Varela te amo

Camila.Moura 23/11/2022

Perfeito!
Drauzio Varella é formado em medicina pela USP, conhecido por seu trabalho na comunicação médica, é autor de inúmeros livros, entre eles o Estação Carandiru, que ganhou o prêmio Jabuti de não ficção.

No seu novo livro, O exercício da incerteza, ele traz relatos e memórias da sua vida pessoal e profissional, que vão desde a sua infância até a pandemia de Covid 19.

Nesse livro é possível conhecer mais sobre a vida do Drauzio para além da medicina, mas também conhecemos o trabalho como voluntário dos presídios de São Paulo, como professor e pesquisador.

Além disso, passamos por períodos críticos da história do Brasil e do mundo, tudo isso relatado sobre o olhar sensível de um médico e ser humano que estava presente na ditadura, na epidemia de HIV, nas pesquisas oncológicas e na pandemia da covid 19.

Sem dúvidas esse livro é uma viagem histórica de uma perspectiva médica, mas com uma linguagem de compreensão universal, uma leitura que todos deveriam fazer.

Fátima Lopes 21/08/2022

Já li vários lido do autor ; eu o admiro como exemplo de médico que pratica a medicina com competência e solidariedade , sem focar somente o lucro. Além disso sua escrita é dinâmica e agradável, sendo prazeroso ler suas obras.
No último capítulo foram abordados os muitos erros cometidos pelas autoridades federais no combate à pandemia , causa do aumento do número de vítimas da Covid-19.

Sarah 20/07/2023

Muito mais sobre o Dr. Drauzio
Para quem acompanha e gosta do trabalho do Dr. Drauzio Varella é muito interessante conhecer mais sobre sua vida, sua infância, suas relações familiares, seu trabalho de pesquisa (engajado em parcerias com pessoas super renomadas da medicina de vários países) e também sobre sua atuação no âmbito social e político. Drauzio é o tipo de médico que a nossa sociedade deveria formar todos os dias. O livro, entretanto, tem algumas partes um pouco menos entusiasmadas e acabri parando pra depois retomar a leitura.

Estelia 21/02/2023

Saúde pelos olhos de quem a viu crescer
Sou fã do Dr. Draúzio, acho ele um médico além de ser médico. Sou apaixonada pela saúde! Formada em Educação Física Bacharelado, cuja grade curricular tem saúde do primeiro ao último semestre e sem falar nos estágios que foram em CAPS, UABSF, Cais e assim por diante. Gosto tanto de saúde, que o Mestrado é em saúde, mas em saúde mental, e ainda peguei 3 matérias diferentes em Saúde. E neste livro, uma quase biografia o Dr. Draúzio, conhecemos a evolucão da saúde e da medicina em nosso país e em alguns lugares do mundo. Por exemplo, a medicina baseada em evidência científica só começou a ser praticada em 1993. Louco issso! Então se quer um livro para conhecer mais esse médico que abriu portas em nosso país e ainda entender um pouco mais sobre a saúde! Super recomendo!

Aninha 12/08/2022

Maravilhoso!!!
Dráuzio Varella conta suas memórias desde sua infância ,sua família, vestibular, faculdade de Medicina, oncologia, presídios, coronavirus,etc além de algumas curiosidades, fatos históricos tudo contado de um jeito que só ele mesmo sabe contar. Simplesmente maravilhoso, amei!!!!

Fabricio Ribeiro 26/08/2023

Uma obra incrível onde o autor traz memórias, reflexões e experiências vividas ao longo de seus 60 anos de carreira na Medicina. Uma das citações que mais gostei no livro foi "a prática da medicina é um exercício perene de aprendizado e de confronto diário com a nossa ignorância". Recomendo a leitura a todos que se interessam pelo fascinante arte da medicina.

Izabelly158 01/06/2024

?tenho 78 anos e muito por fazer?
Um excelente livro de memórias. longo e lotado de experiências médicas. super recomendo para pessoas que vão para a área da saúde.

Milena 21/05/2023

O exercício da incerteza
Ao longo dos anos, tive o oportunidade ler boa parte dos livros escritos por Dráuzio?sempre um aprendizado, uma lição de humildade e humanidade, acima de tudo. E a lucidez refletida nas passagens pessoais e as experiências como médico de gente ainda reverberam após essa leitura? espero, assim como ele, que tenha muito mais por vir!

Evva_sec 22/05/2023

Sensacional!
Como podemos aprender e refletir tanto em uma única leitura?

Depois de.muitas emoções com a trilogia do sistema carcerário brasileiro (Carandiru, Carcereiros e Prisioneiras), ler essas memórias me fizeram admirar o olhar atento e sensível de Drauzio Varella.

A leitura é instigante e aborda de forma dinâmica as vicissitudes de uma trajetória tão prolifica. Entrou para lista dos meus favoritos do ano.

Isabella 28/06/2023

Um abraço reconfortante
Pra mim, creio que hoje a principal causa de agravamento da minha depressão é estar em contato com a ignorância humana, e mais ainda, ver outras pessoas sofrendo por conta de ignorância de outras pessoas (ou de si própria). Me sinto só nesse país, ás vezes não tenho esperanças que tenhamos um país melhor, mais empático, mais racional. Ler os livros do Dráuzio me fazem me sentir menos só. Saber que existe outras pessoas por aí que colocam como prioridade fazer boas ações acima do ego e da alienação, pessoas que se importam em seguir a ética, a moral, perseguir a verdade racional acima de todas as coisas, e que tem empatia com a dor do outro, me faz me sentir menos só. O Dráuzio sempre foi uma dessas pessoas pra mim, eu já li outros livros dele, são recheados de empatia pelas condições humanas, pelo apego a racionalidade, por prezar a verdade e a busca ao conhecimento acima de dinheiro, acima de vaidade e outros defeitos humanos.
Obrigado por esse livro, Drauzio. Ainda há esperança para nós, ainda há como tornar esse mundo melhor...

1 | 2 | 3 | 4 | 5