O exercício da incerteza

O exercício da incerteza Drauzio Varella

Resenhas - O Exercício da Incerteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luciana 17/01/2023

É bom no conteúdo e na forma
O Dr Áuzio é um presente e um orgulho pros brasileiros. Que sorte termos um médico pop tão lúcido, inteligente, sensível e que ainda escreve bem.
Penso em como o Brasil seria ainda mais cagado se não tivéssemos o empenho de um comunicador como ele.
Sou fã mesmo!

Mila.Goulart 10/03/2024

Obrigatório para estudantes da área da saúde! ??
Ótima leitura! Mas se pudesse, teria lido concomitante com outro? não tenho costume de livros nesse estilo e no final já estava só por terminar. Acho que vou reler em outro momento ??

Carol 10/05/2024

Com uma escrita leve e capítulos curtos, Drauzio nos conta sobre sua vida profissional, seus aprendizados e suas incertezas... belo livro!

Leo Barbosa 12/10/2022

O exercício de ser gente
Em “O exercício da incerteza”, (Companhia das Letras, 2022, 296p), Drauzio Varella nos presenteia com seus relatos, memórias de seus 60 anos de prática médica, revelando-nos seu intenso amor por esse ofício que é atravessado por incertezas, dúvidas e para o qual é necessário se dedicar intensamente. Quem conhece o doutor de outras publicações em livro sabe o quanto o tempo não o deixou indiferente às mazelas humanas, à nossa fragilidade.
Cada história contada nessa obra nos toca de maneira distinta e, mais uma vez, serve como recomendação a todas as pessoas, mas, principalmente, para as que aspiram à medicina. O livro inicia com um breve relato sobre sua infância e adolescência, incluindo sua família. Também consta a sua experiência como professor de cursinho. Para quem não sabe, Drauzio é um dos fundadores do famoso curso “Objetivo”, de São Paulo.
Suas memórias tratam de diversos temas, como SUS, AIDS, câncer, a situação dos presídios nos quais atuou, suas pesquisas sobre fármacos na Amazônia e seu envolvimento com outros pesquisadores. No último capítulo, discorre sobre a pandemia do coronavírus. Enfim, um ótimo apanhado acerca do desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo durante o século XX e XXI. Drauzio encanta como médico, escritor, comunicador, humano. A gente torce para que existam mais e mais figuras como ele.

Bavercesi 17/12/2022

Drauzio é mara
De todos os livros do Drauzio, esse se tornou um dos meus favoritos. Por acompanhar muito a vida dele e ter lido as outras obras, ler O Exercício da Incerteza foi como relembrar diversos detalhes da sua vida, que eu já sabia/havia lido anteriormente, mas que foram citados novamente nesse livro.
A vida e personalidade do Drauzio são muito interessantes, e ele escreve tudo de uma forma leve, que dá vontade de ler cada vez mais o que ele tem a nos dizer.
O livro aborda conteúdos que variam desde o início do SUS, até como era a medicina russa na União Soviética, fora os assuntos de sua vida pessoal. Leitura maravilhosa e que vale muito a pena.

Lelê Peres 13/12/2023

Era um presente kk
Era um presente para minha prima futura médica.
O livro é tão maravilhoso que não consigo me separa dele

Tatiana455 05/12/2023

O autor narra suas principais memórias de vida pessoas e médica. Apesar de não ser uma real biografia, podemos considerar que os textos presentes cumprem o papel de querer ser. Uma leitura intimista, narrado em primeira pessoa, e que me surpreendeu. Adorei a leitura e super indico!

Thayná Krueger 10/10/2022

Perfeito
A história de vida do Drauzio é um retrato da medicina no Brasil e no mundi nos últimos 60 anos.

É incrível que um homem com o Drauzio tenha vivido tanta transformação na saúde e na medicina em 60 anos de atividade.

É emocionante acompanhar essa jornada, e saber que além de um homem sensível e responsável pela profissão, o Drauzio revolucionou a forma que as informações sobre a saúde chegam nas casas brasileiras.

myhtuck 12/11/2023

Admiração é a palavra que resume esse livro. Drauzio, um dos primeiros oncologistas de São Paulo, há 60 anos cumpre com o Juramento de Hipócrates com maestria. Recomendo a leitura dessa auto biografia a todos.
O epílogo - A Pandemia - foi arrebatador.

?À medida que nosso horizonte encurta, aumenta a necessidade de nos concentrarmos no essencial.?
Essa foi uma das inúmeras marcações que fiz e que me levaram a profundas reflexões.

Rafael.Nagao 26/03/2023

Um relato honesto sobre a vida
Nesse livro Drauzio traz vários pensamentos que englobaram sua história e estão presentes até o dia de hoje. Temos aqui um relato sincero não só sobre as incertezas que o trabalho da medicina traz, mas assim como a própria vida.

Recomendo para todos aqueles que querem refletir sobre as incertezas que permeiam a vida e como podemos aprender algo com elas.

França 22/05/2023

Cru e cativante como poucos livros brasileiros recentes
Não tem jeito: Drauzio é um talento também da literatura. Aqui, ele compartilha não só memórias tocantes que arrancam lágrimas no transporte público, mas induz a reflexões que eu não esperava em um livro que fala também (e não só) sobre medicina. Me peguei várias vezes fechando o livro para digerir e pensar sobre passagens que não imaginei encontrar, desde observações perspicazes até "causos" de consultório tão doloridos que pareciam próximos. Uma leitura que ao mesmo tempo que é fluida te muda, te faz pensar e te cativa. Virou queridinho.

Melina.Ferrari 10/10/2023

?Empatia é planta sensível, precisa ser regada todo dia?
Novamente me surpreendendo e me sentindo acolhida por um livro do Drauzio Varella. É incrível a sensibilidade e sinceridade nas palavras.

Neste livro ele conta a trajetória de sua carreira destacando ponto marcantes como o inicio dos atendimentos nos presídios, a pandemia do Covid e a dificuldade de levar saúde digna para todos.

Que prazer ler Drauzio. Que prazer saber que existem médicos empáticos.

?É impossível ter ideia dos valores morais de uma sociedade sem conhecer o proto-socorro dos hospitais públicos?.

Recomendo muito!!

Yasmin.Moraes 12/11/2022

A história de uma vida que se confunde com a história da medicina
Sou uma admiradora do profissional que o Dr. Drauzio é; vejo nele uma inspiração e, desejo, um dia ser um pouco igual a ele.
No livro ele conta a história de sua vida com a medicina, isso acaba por contar a história da medicina junto com ele, visto que é um homem que se formou em 1967 e continua atuando. Nesse interim a medicina avançou muito e isso é perceptível em seu livro.
Um livro incrível e esse homem também é incrível; chorei algumas vezes e sai com uma certeza ainda maior que a medicina é meu lugar.

anandrad.e 01/08/2023

Tenho até carteirinha do fã clube do Dr.Auzio
E por esse motivo, vou ler tudo que ele publicar (apesar que eu li que esse foi o último livro dele), vou ver os podcasts, vídeos e afins com ele...
Esse é um livro de crônicas, que vão da infância dele até o ano passado (2022), sobre diversos assuntos, por isso é muito interessante. Mas, como tudo na vida, não foram TODOS os textos que eu amei. Como médico, ele fala muito da prática da medicina e por vezes eu não me interessei pelo texto por ser muito específico, quando era mais generalista, aí sim. Mas vale demais a leitura, acho incrível ter essa perspectiva de outras gerações.

25/07/2023

Impressionante a maneira de traçar um panorama histórico do Brasil e os acontecimentos marcantes de diferentes épocas pelo olhar da medicina do autor.
Os casos relatados dos atendimentos de diferentes pessoas com diferentes necessidades de saúde, também surpreendem.
Senti orgulho de ter um médico, uma pessoa, brasileira de tamanha importância social no nosso país.
O livro é grande, não só em número de páginas, 295, mas em importância também! ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5