O exercício da incerteza

Resenhas - O Exercício da Incerteza

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bavercesi 17/12/2022

Drauzio é mara
De todos os livros do Drauzio, esse se tornou um dos meus favoritos. Por acompanhar muito a vida dele e ter lido as outras obras, ler O Exercício da Incerteza foi como relembrar diversos detalhes da sua vida, que eu já sabia/havia lido anteriormente, mas que foram citados novamente nesse livro.
A vida e personalidade do Drauzio são muito interessantes, e ele escreve tudo de uma forma leve, que dá vontade de ler cada vez mais o que ele tem a nos dizer.
O livro aborda conteúdos que variam desde o início do SUS, até como era a medicina russa na União Soviética, fora os assuntos de sua vida pessoal. Leitura maravilhosa e que vale muito a pena.

Yasmin.Moraes 12/11/2022

A história de uma vida que se confunde com a história da medicina
Sou uma admiradora do profissional que o Dr. Drauzio é; vejo nele uma inspiração e, desejo, um dia ser um pouco igual a ele.
No livro ele conta a história de sua vida com a medicina, isso acaba por contar a história da medicina junto com ele, visto que é um homem que se formou em 1967 e continua atuando. Nesse interim a medicina avançou muito e isso é perceptível em seu livro.
Um livro incrível e esse homem também é incrível; chorei algumas vezes e sai com uma certeza ainda maior que a medicina é meu lugar.

Leo Barbosa 12/10/2022

O exercício de ser gente
Em “O exercício da incerteza”, (Companhia das Letras, 2022, 296p), Drauzio Varella nos presenteia com seus relatos, memórias de seus 60 anos de prática médica, revelando-nos seu intenso amor por esse ofício que é atravessado por incertezas, dúvidas e para o qual é necessário se dedicar intensamente. Quem conhece o doutor de outras publicações em livro sabe o quanto o tempo não o deixou indiferente às mazelas humanas, à nossa fragilidade.
Cada história contada nessa obra nos toca de maneira distinta e, mais uma vez, serve como recomendação a todas as pessoas, mas, principalmente, para as que aspiram à medicina. O livro inicia com um breve relato sobre sua infância e adolescência, incluindo sua família. Também consta a sua experiência como professor de cursinho. Para quem não sabe, Drauzio é um dos fundadores do famoso curso “Objetivo”, de São Paulo.
Suas memórias tratam de diversos temas, como SUS, AIDS, câncer, a situação dos presídios nos quais atuou, suas pesquisas sobre fármacos na Amazônia e seu envolvimento com outros pesquisadores. No último capítulo, discorre sobre a pandemia do coronavírus. Enfim, um ótimo apanhado acerca do desenvolvimento da ciência no Brasil e no mundo durante o século XX e XXI. Drauzio encanta como médico, escritor, comunicador, humano. A gente torce para que existam mais e mais figuras como ele.

Thayná Krueger 10/10/2022

Perfeito
A história de vida do Drauzio é um retrato da medicina no Brasil e no mundi nos últimos 60 anos.

É incrível que um homem com o Drauzio tenha vivido tanta transformação na saúde e na medicina em 60 anos de atividade.

É emocionante acompanhar essa jornada, e saber que além de um homem sensível e responsável pela profissão, o Drauzio revolucionou a forma que as informações sobre a saúde chegam nas casas brasileiras.

1 | 2 | 3 | 4 | 5