O Reino dos Deuses

O Reino dos Deuses N. K. Jemisin

Resenhas - O reino dos deuses

Honey 08/01/2024minha estante
Oi, moça, sei que faz dois meses da sua resenha, mas você saberia me explicar como Ahad eh avô de Deka? Eu não entendi isso no livro e to mt frustrado kkkkk

Julia Barbosa 27/05/2024

Decepcionada com a finalização
O terceiro livro tem o foco no personagem Sieh que me intrigava bastante no primeiro livro então quando soube que o livro era voltado para a estória dele fiquei empolgada, porém nem tudo são flores?

O Reino dos Deuses foi uma montanha-russa de emoções, teve partes muito legais que me prendiam, mas logo em seguida a trama ficava presa em algo que me cansava e então eu desanimava do livro. O livro acabou sendo uma leitura complicada porque a N.K Jemisin também não facilitou com mil nomes complicados, intrigas e acontecimentos que eu me perdia e quando eu pegava no outro dia para ler se não fosse no dia seguinte eu tinha perdido a linha da meada e não sabia o que estava acontecendo.

dlwinvu 26/03/2023

Sendo bem sincera, ainda não sei muito o que dizer a respeito desse livro. eu tô uma mistura de ?POR QUE DEUS????? POR QUE AUTORA????, só que eu também amei tudinho e estou muito feliz por ter conhecido esse universo, os personagens (yeine, nahadoth, itempas, oree, sieh e deka amo vocês. menções honrosas para lil e spider que o pouco que conheci já adorei.), a mitologia, políticas e certamente irei panfletar essa trilogia pelo resto da minha vida e buscar novos livros da autora.

Ygor.Fortes 24/04/2023

O melhor da triologia. Adorei como a trama se desenvolve. O protagonista não é um personagem novo, então é mais fácil simpatizar com ele. N K Jemsin fez uma triologia original e fantástica.

ValAria40 17/04/2023

''Mais que a luz, a escuridão e a vida. (...)
(...) Ela é a mãe da minha alma.''

Foi uma luta terminar essa série. Esse livro em especial.
Absolutamente nada contra a escrita da N.K Jemisin, ela é genial. Mas essa saga não rolou pra mim.
O primeiro livro é bem legal, interessante, tem aquele ar de mistério.
O segundo livro é meio sem graça, mas te deixa com aquele gostinho de quero mais no final.
Agora esse terceiro livro...
Foi dificil.
Eu não consegui me apegar a nenhum personagem. Sieh que era um dos personagens mais legal dos outros volumes, fica bem chato e inspuportável na minha opinião.
É um livro com alguns questionamentos bem interessantes. A mortalidade e a brevidade da vida são colocadas a posto em todo momento, o que me deixou bem emocionada em alguns momentos.
Jemisin escreve como ninguém. Apesar de não ter curtido tanto essa narrativa, não posso deixar de elogiar e dizer o quanto é maravilhosa, revolucionária e necessária pro cenário literário.
Não foi a melhor experiência, mas indico pra todo mundo que deseja uma fantasia mais adulta com toques de realismo aqui e ali.

Sarah 16/04/2023

Trapaceiro, trapaceiro
Roubou o sol por diversão [?]

No último da trilogia, cerca de uma centena de anos depois do momento dos primeiros livros, o protagonista é o Sieh.

O deus da infância, conhecido como trapaceiro, enfrenta diversos questionamentos da vida. Precisa fazer escolhas maduras e enfrentar verdades que até então não havia enfrentado.

Neste livro encontramos muito amor, perdão, empatia e valorização, sobretudo, da vida!

Jemisin com maestria também traz a discussão do etarismo, que tem estado em pauta nos últimos anos.

Meu preferido da trilogia!

Vivi 17/02/2023

Me marcou mais do que o esperado
Eu não sei o que dizer eu acabei a meia hora e eu sinto um vazio imenso esse universo é muito bem construído, eu nunca imaginei que apesar da raiva que eu passei com os três livros eu amaria tanto um universo ao ponto de perceber que a vida não faz sentido.
A história dos personagens apresentados é bem construída pra caramba, senti falta de alguns personagem que foram deixados meio que de lado mas tudo bem.
O final foi tão surpreendente e incrível que estou sem palavras, com um peso no meu peito.
A conclusão me fez ficar tão mal por que eu não conseguia imaginar como teceria mais histórias naquele local.
Eu imaginei que quando eu acabasse esse livro, eu iria fazer uma resenha falando tudo o que eu odiei, etc, mas estou maravilhada demais pra dizer qualquer coisa.

Ler esses livros foi a experiência mais magnífica da minha vida!

Ingrid.Sombra 07/04/2023

Trilogia Legado #3
A conclusão dessa trilogia foi bem diferente do que eu esperava - mas não para melhor ou pior em termos quantitativos, mas outra coisa de outra natureza. Enquanto que nos primeiros livros acompanhamos duas protagonistas femininas, humanas (ou quase), nesse acompanhamos Sieh, deus da infância, da travessura, da trapaça. Confesso que a própria existência de Sieh sempre me incomodou, pois acredito que seja um paradoxo em si: como pode um deus de existência milenar preservar o atributo da infância? Isso porque, enquanto psicóloga, creio que infância não seja uma faixa etária - isso foi estabelecido por fins legais, etc. Mas creio que infância tem a ver com um estado de desenvolvimento mental, de primeiro contato com o mundo exterior e o exercício constante de experimentar essa realidade. O que não é o que vemos em Sieh, obviamente. Ele não está experimentando o mundo, então sua personalidade assume uma faceta de "Peter Pan", uma negação diante do crescimento que já ocorreu. Pois bem, acredito que seja daí de onde parte o terceiro e último livro desta série. Aqui, acompanhamos tudo o que acontece com Sieh nesses anos decisivos para sua "virada de chave". Durante a leitura, tive muita dificuldade de entender sobre a relevância de alguns acontecimentos, e de entender como a autora quis representar a mente de um deus, o que me fez tirar uma estrela. Mas a leitura vale a pena e gostei demais de ter lido a trilogia. Já estou planejando qual será a próxima obra de N. K. Jemisin da lista.

vanessacrx 28/12/2023

Razoável
Esse último volume é o mais fraquinho, em minha opinião.
Nao conseguiu me prender, o que foi uma decepção visto que, o personagem principal deste volume era o meu favorito.

Poeta de Bar 01/03/2023

Maravilhado
Uma história incrível com ótimas reflexões. Foi o livro mais longo que li, e me alegra saber q vlw a pena cada página lida. Recomendo muito está trilogia, este livro em específico foi lotado de plots que nos prendem à ele.

Moschi 13/02/2023

Fiquei muito feliz com a leitura dessa série. Apesar de ter gostado muito do terceiro, o segundo livro continua sendo meu favorito dos 3. Estou anciosa para ler as outras séries da autora e conhecer uma nova autora xodô sempre me deixa feliz.

O problema desse livro para mim é que pela narradora dar dicas muito óbvias no começo do livro sobre quais são as soluções dos mistérios que permeiam a narrativa o livro fica mais lento.

Mas ainda assim eu gosto muito como autora aborda bem como a finitude da vida define certas prioridades e decisões, ela justifica a mitologia e várias ações de forma coerente criando deuses complexos e interessantes, algo bem raro em fantasias. (Quem nunca se incomodou com aquele personagem imortal que gosta de continuar eternamente fazendo o colegial?)

Acho que nesse livro é o que aborda melhor essa questão de finitude, liberdade e religião. As entrelinhas desse série toda são muito elaboradas.

Julia 11/02/2023

Final incrível para uma trilogia incrível
Acho que nunca li uma trilogia tao rápido e estou extremamente triste que acabou, mas feliz que acabou de uma forma digna. E que final , nunca esperei que isso iria acontecer. Sieh e um personagem que chama atenção desde o primeiro livro, e aqui podemos compreender mais da sua natureza e seus pensamentos. Amei o final e a historia que com certeza vai deixar um vazia no meu peito. Com certeza lerei mais livros da autora

Patty 25/01/2023

Sief foi de amado (no primeiro livro) a irritante bem rápido! Kkk
Com o envelhecimento do personagem mais falta de amadurecimento ele apronta poucas e boas.
Mas o personagem tem seu arco e o envelhecimento e aceitando algumas questões imutáveis o personagem vai amadurecendo e resconsquistando seu lugar.
Um final surpreendente e bom final para a trilogia, porém achei que a trilogia foi perdendo a qualidade sendo o primeiro o melhor o segundo médio e terceiro regular.

karen 18/01/2023

Bom!
Não que não seja bom? mas o primeiro e segundo livro (principalmente este) surraram muito o terceiro. Achei esse livro enrolado, parado, e, acho que por isso, não me prendeu muito.
Porém, é inegável que o final foi muito bom, com muita ação, inclusive deixou muitas brechas para uma possível continuação, caso a autora assim deseje.

amalauxen 20/12/2023

?Os mortais são a soma de muitas coisas, Sieh. Eles são o que a circunstância os fez e o que desejam ser. Se deve odiá-los, odeio-os pela última coisa, não pela primeira. Pelo menos eles têm algo a dizer sobre essa parte.?
Fechou muito bem a triologia, meio confuso, mas ademais muito interessante. Vale a pena a leitura pois mostra mais detalhes dos deuses e das suas histórias.