Saboroso cadáver

Saboroso cadáver Agustina Bazterrica

Resenhas - Saboroso Cadáver

Queria Estar Lendo 21/05/2022

Resenha: Saboroso Cadáver
Saboroso Cadáver - da tradução em inglês, "Tender is the Flesh" - foi uma leitura desafiadora e tenebrosa. Lançado aqui pela Editora Darkside, que cedeu este exemplar em cortesia, esse horror distópico foi escrito por uma autora argentina. E fala sobre um futuro onde o consumo de carne humana passou a ser permitido por lei.

Na história, acompanhamos Marcos, cuja carreira segue o ramo do abate de humanos. Neste futuro, um vírus cobriu todos os animais do mundo e tornou suas carnes mortais para a humanidade; a partir daí, os governos resolveram liberar o consumo de carne humana de maneira "organizada", e se construiu um mundo onde imigrantes, moradores de ruas, classes sociais mais baixas e outros subjugados pela sociedade passaram a ser tratados como pedaços de carne. Não mais humanos, meros produtos para que a vida possa prosseguir a partir deles.

Deixo aqui o aviso de conteúdo de que Saboroso Cadáver é um livro perturbador. Ele foi feito para isso. É uma distopia que discute consumo e a presença constante da indústria agro ditando o ritmo do mundo, fazendo um paralelo nesse futuro terrível; ela não é uma história sobre revolução, sobre crescimento, sobre rebeldia. É uma história nua e crua sobre o pior da humanidade.

Tem gatilhos de canibalismo, violência extrema, gore, estupro, menções a pedofilia, crueldade animal e outras temáticas carregadas. Leia apenas se tiver estômago e cabeça para lidar com os temas que ela critica.

O livro de Agustina Bazterrica já começa com um soco na cara, que é justamente para ditar o peso da trama. Marcos vai até o abatedouro, e sua visão nos apresenta o local onde trabalha, onde as peças de carne - porque jamais são tratados ou chamados de humanos, para evitar a humanização e, consequentemente, o peso da culpa - são tratadas. Desde o abate até a distribuição. O trabalho de Marcos é lidar com diferentes tipos de problemas naquele ramo, e ele é bom no que faz.

Marcos é um protagonista vazio. Diferente daquele que acompanhamos em 1984, de George Orwell, não é possível torcer por Marcos; não tem humanidade dele, assim como não há humanidade no resto do mundo.

O que eles se tornaram a partir do momento em que os governos tornaram legal o canibalismo é uma sombra de crueldade disfarçada de sobrevivência.

Marcos está sozinho em casa, desde que a esposa se mudou, perturbada pelo luto com a morte do filho pequeno. Distante de tudo e de todos, com apenas a sua mente o acompanhando, é possível sentir que muito do que Marcos era já se foi.

Ou, vai ver, ele sempre foi assim. Parte da sombra que é esse novo mundo. No começo, não tão abertamente cruel quanto outros personagens, como donos de indústrias que veem o lucro acima de qualquer coisa, como caçadores que finalmente podem aproveitar seu sadismo de acordo com a lei.

Mas é um personagem vazio de reação. Tão desprezível quanto o mundo ao seu redor por isso.

Quando ele recebe o "presente", uma humana que foi criada para abate, para fazer com ela o que quiser, ele entra em conflito. Um conflito perturbado, abusivo, nojento. Não dá para lê-lo com empatia; não dá para sentir por Marcos nada além do horror que sentimos pelo resto do mundo.

Saboroso Cadáver - "Tender is the Flesh", da tradução em inglês - é sim uma história perturbadora, mas é também uma história que te coloca para pensar. E muito. Os paralelos dessa sociedade canibal com a nossa, com o consumo desenfreado de carne, é assombrosamente verdadeiro; é impossível não substituir as pessoas nas fábricas de carne por bichos sentenciados ao mesmo tipo de des-vida (porque não dá para chamar criação para abate de qualquer coisa além disso).

É desumano, e é ainda mais macabra a maneira com que eles tratam essa situação. Como eu disse, os governos clamam que é pura sobrevivência, mas será mesmo? Com os ricos caçando humanos por esporte? Com as carnes sendo produzidas a partir de imigrantes, classes mais baixas, pessoas criadas desde a infância para servir a mesa da família com mais dinheiro para pagar por ela?

Não seria mais fácil substituir a carne por outros alimentos, como qualquer pessoa vegana e vegetariana faz? Por que a indústria agro não parou, por que os governos permitiram que tamanho massacre fosse normalizado?

São questões que permeiam a história e a nossa cabeça conforme a trama se desenvolve, e ficam com a gente com o fim. E que fim. Se você espera revoluções ou uma pontinha de esperança, esse não é o livro; como eu disse, ninguém aqui é decente. Os poucos que são, desapareceram do radar por isso. Esse é um mundo que achou tudo bem, em prol da "sobrevivência", comer outras pessoas. Esse é um mundo perverso.

Saboroso Cadáver tem capítulos são curtos, então não enrosca em momento algum. E é simplesmente impossível parar de ler, porque você quer entender, quer saber o que vai acontecer. Quando chega ao fim, fica com uma sensação pesada no estômago.

A edição da Darkside ficou linda. Macabra, como o próprio selo diz. Gostei demais da folha de guarda, dos detalhes da diagramação, e da adaptação da capa. Ficou tenebrosa, como a história de Saboroso Cadáver pede. A tradução é de Ayelén Medail, e achei excelente.

Porque o mundo de Saboroso Cadáver não é um que pode ser salvo ou resgatado. Eles já atingiram o fundo do poço, e dali só podem cavar mais para baixo.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/02/resenha-tender-is-flesh-agustina.html
lady day 12/09/2022minha estante
a melhor resenha que vi sobre esse livro! parabens pela quantidade de detalhes que eu achei que só eu tinha reparado, por já ter lido jantar secreto :)

Lucia.Ferreira 21/09/2022minha estante
Li em 1 dia. A escrita é bem dinâmica, mas é um livro perturbador. Tive que parar várias vezes e respirar fundo. A autora não nos engana em momento algum. Se ilude quem quer. E o final... ah o final!! É um soco no rim. Bem coerente com a história. A gente termina o livro e a história não sai da gente. É uma crítica social, das gigantes.

Nathy215 08/10/2022minha estante
O mundo de "saboroso cadáver" é o nosso mundo, já vivemos nele.

Ryotaki 13/11/2022minha estante
Que resenha incrível!

Su 17/11/2022minha estante
Foi um dos melhores livros que já li! Brutal! Infelizmente, por ser desse jeito, sabemos que não é uma leitura para qualquer pessoa.

Kkkarole 02/12/2022minha estante
O final me pegou desprevenida. Eu esperava qualquer coisa, menos aquilo, me sinto patética por não ter imaginado antes.
Um livro perturbador do começo ao fim.

mdzzz 03/12/2022minha estante
oi gente baixei o livro pela internet para o kindle e n tenho crtz se a tradução p pt está correta pois achei meio repetitiva
basicamente td começo de frase diz ?ele? e aí põe uma ação
isso está certo? (ex: ele acendeu um cigarro. ele foi lá fora) tem msm uma escrita assim ou o q eu peguei está mal traduzido?

Kkkarole 03/12/2022minha estante
É meio repetitivo mesmo, a autora quase não utiliza o nome do protagonista, é "ele", "ele", "ele" o tempo todo, não se preocupe, eu também estranhei no começo.

Gabriel 07/12/2022minha estante
Eu fui completamente imerso pela história e o final....você se sente "traído", é feliz e triste, perturbador e sincero, vc se sente raiva e ao mesmo tempo fica conformado com o fim.... INCRÍVEL

Nathy215 07/12/2022minha estante
Eu não me senti "traida" no final, pra mim o livro todo deixou bem claro o caráter duvidoso do personagem

Gabriel 07/12/2022minha estante
Mas imaginar que ele teria aquela atitude de maneira tão frigida mas ao mesmo tempo humana foi particularmente chocante . Por alguns breves momentos ele parece destoar daquele mundo e no final ele tá tão imerso quanto qualquer outro

Gabriel 07/12/2022minha estante
O beijo na testa; o abraço; o cuidado pra não fim vim a marretada

Nathy215 07/12/2022minha estante
Entendo, Gabriel! Mas eu já tinha reparado algumas hipocrisias da parte do protagonista, é o clássico, aquela pessoa que tem condições, mas sempre se mostra compreensiva e preocupada com os menos favorecidos, mas na real não tá nem aí, achei um retrato bem fiel da nossa classe média.

Gabriel 07/12/2022minha estante
Concordo com você mas confesso que não peguei essas nuances , pra mim ele era um cara quebrado que aprendeu a aceitar aquele contexto mesmo que "não concordasse"

yumiii 08/01/2023minha estante
É muito bom, amei todas as reflexões que ele fez durante o livro e realmente te faz pensar

prixx 09/01/2023minha estante
QUE RESENHA ESPETACULAR!!

Gisele33 24/01/2023minha estante
eu sinto nojo toda vez q alguém me fala desse livro misericórdia

biasouzax_ 29/01/2023minha estante
o livro em si é bem "bipolar", em alguns momentos o livro está bom mas em outros ele já parece ter demandado, mas o plot no final foi a coisa mais inesperada e chocante que já presenciei. Fiquei boquiaberta depois de ver aquilo e tudo que pensei foi "não, mentira!". O livro em si é bem entediante, mas o final é maravilhoso de tão inesperado.

Elaine164 06/02/2023minha estante
É um pouquinho perturbador o livro, mas foi uma experiência muito bacana. Só não curti a hipocrisia dele e não esperava o final que teve!

Ludmilaa 21/04/2023minha estante
Achei mto bom, mas meio fraquinho no quesito terror kkkkkk, como ja mencionaram o mundo de saboroso cadáver é oq a gente ja vive

Queria Estar Lendo 21/04/2023minha estante
Ele não é terror, Ludmilaa. É horror. Tem grandes diferenças entre os gêneros, por isso ele funciona dentro da proposta!

absynth 05/06/2023minha estante
eu gostei do livro, mas dei 3.8 por que me senti enganada no final. por mais que fosse o objetivo do livro, fiquei profundamente ofendida

jheniffer.matos 16/06/2023minha estante
meu deus que review perfeita, descreve perfeitamente o livro e tudo o que eu senti lendo, mas que não consegui pôr em palavras

parabéns pela escrita maravilhosa

Ludmilaa 18/06/2023minha estante
Entendo, ele me foi vendido de uma forma diferente, talvez por isso em certos pontos me decepcionei, neste caso como fã de horror concordo, entretanto ainda achei mediano em outros pontos.

Manu 21/09/2023minha estante
Perturbador, assustador e o final, um soco no estômago

Izabella192 20/12/2023minha estante
Achei o livro difícil de ler, esperava um livro mais assustador e nojento porque achei bem de boa em relação a isso, também tive umas duvidas em relação ao final dele mas o livro em si é bem legal

Izabella192 20/12/2023minha estante

Caroline1336 18/01/2024minha estante
Gente, achei esse livro perturbador... Meu Deus o capítulo seis da parte dois acabou com meu dia. ???

Camila1856 09/02/2024minha estante
Acabei de terminar esse livro, e tô até agora tentando entender esse final, pq não entra na minha cabeça o sentido daquela última frase dele, tipo? Qual é o real contexto e sentido dela, eu real não conseguir entender o que ele disse e eu acho que é por isso que o final não me pegou tanto

Julia.Lopes 15/05/2024minha estante
Também não entendi essa última frase. Acabei de ler tem algumas horas e não compreendi a frase final. Alguém explica, por favor?

Angelica192 22/05/2024minha estante
Gente que livro, perturbador e bem escrito, achei o final surpreendente, eu me enganei pq quis ?, não li a sinopse.

arneiyh 08/05/2023

O q seria de Agustina Bazterrica sem N.I.X.?
A narrativa é estranha

A premissa é boa, mas os argumentos postos em Saboroso Cadáver são fracos e incoerentes, fazendo com que os acontecimentos pudessem ser muito bem evitados.
Biatunix 09/05/2023minha estante
Concordo. Me arrependo de ter gastado tempo lendo essa bomba

soro fisiológico 03/08/2023minha estante
mds eu tava começando a ler, mas descartei
tava em dúvida se iria melhorar e pelo visto não KKKK

N.I.X. 03/09/2023minha estante
Eu por outro lado adorei a narrativa e a construção. E não acho que seja um livro que qualquer um constrói, não com tantas camadas

arneiyh 03/09/2023minha estante
@N.I.X. Enquanto eu lia a narrativa explicando a situação atual de Saboroso Cadáver, eu encontrei vários argumentos válidos pra questionar os acontecimentos do universo criado. Ele particularmente não se tornaria algo real, pq sua forma de construção é muito ilusória, msm se tratando de um livro. Eu modifiquei uma opinião da resenha, na qual há uma desordem na narrativa, quando o autor descreve cenas e usa o mesmo pronome e características para vários personagens além do protagonista. Antes de ler, considerei as opiniões negativas e positivas, e estou do lado de uma delas, e obviamente respeito sua opinião, pq entendo o motivo de leitores terem gostado do livro.

Paula.Soares 03/09/2023minha estante
Pensei a mesma coisa e foi minha nota tbm ?

N.I.X. 03/09/2023minha estante
Entendi, arianey. Mas acho a ideia de que qualquer um poder fazer um livro como Saboroso Cadaver e comparar a um fanfic bem pesada.

arneiyh 03/09/2023minha estante
@N.I.X. Acho que eu realmente me equivoquei nessa comparação, vou corrigi-lo, e atualmente estou relendo a fanfic Last of Our Kind de Shiome no ao3, e a construção é mil vezes melhor que o famosinho das trends digitais. Devo parar com esse preconceitos com fanfics.

N.I.X. 03/09/2023minha estante
Kkkkkkkkkkkkk então sua correção é um deboche comigo? Que bom

@N.I.X. ah ?? exatamente! Gosto de gente inteligente

Miresenhs 26/03/2024

A crueldade é um presente que a humanidade deu a si mesma.
Bizarro do início ao fim.
Principalmente o início me dava gastura.
O livro é narrado por um narrador personagem, distante.
Deixando a história com ar bem frio e com pouca aproximação do protagonista Marcos Tejo.
A intenção claramente é proposital, com intuito de mostrar a banalização das atrocidades do canibalismo, numa sociedade que as pessoas são consumidas como gados.

?A banalidade do mal? é um termo usado quando algo grotesco, absurdo vira o normal da sociedade (exemplo: o holocaustro), esse termo ?banalidade do mal? foi criado por Hannah Arendt, quando foi chamada para assistir e escrever sobre o julgamento de Adolf Eichmann, um dos responsáveis pelas atrocidades cometidas pelos nazistas. Foi nesse grande momento que ela escreveu sobre a Banalidade do mal, o mal banal do indivíduo.
Estou contextualizando pois o genocídio que ocorreu na segunda guerra, os militares envolvidos não viam aquilo como algo ruim ou errado. E sim um meio necessário para supremacia ariana.

Voltando para a história do livro, é uma distopia perturbadora passada em um matadouro de carne de seres-humanos, onde o protagonista é o braço direito de seu chefe Krieg. O ponto de vista e o universo é apresentado por Marcos, que apesar de viver com a barbarie e repudiar, não tenta mudar ou ser diferente dos demais. No fim ele se corrompe totalmente.

O protagonista é um personagem vazio, não tem humanidade nele, assim como não há humanidade no resto do mundo.
Essa falta de humanização intensificou a partir do momento em que os governos tornaram legal o canibalismo.

O governo liberou o canibalismo (porém não pode ser usado esse termo), e os cientistas/ população desenvolveram uma forma legal e ilegal de arrumarem carne. Depois que os vírus acometeram os animais, ninguém mais podia comer carne bovina, suína e outros. (Nem tinha-se tantos animais, basicamente restou só as aves).
Com isso, existem os tipos de carnes humanas a serem consumidas: a Primeira Geração Pura (PGP), que é a carne mais cara do mercado, pois a criação leva muitos anos.
O restante das carnes são geneticamente modificados para acelerar o crescimento e atingir maior rentabilidade.
E claro tem a carne com nome e sobrenome.

Marcos ganha uma fêmea PGP.
No dia que ele vai dar um banho no seu produto aproveita e faz (s3x0), resumo ele abusa da fêmea, e acaba engravidando (um dos atos mais ilegais que uma pessoa pode cometer) e o Tejo começa a chamar a fêmea de Jasmín, ?gostaria de ensiná-la a ler, mas qual seria o sentido, se ela não pode e jamais poderia se integrar a uma sociedade que a enxerga como um produto comestível??

Cecília se assusta com o golpe e o olha sem entender. Ela grita: Por quê? Ela podia nos dar mais filhos. Enquanto arrasta o corpo da fêmea até o galpão para abatê-lo, ele responde com uma voz radiante. Tão branca que machuca: ?Tinha o olhar humano do animal domesticado?.

Que plot meus amigos, esse final eu conseguiria dissertar por dias.
Mas, vou falar? estou pasma, e perturbada.
A obra é impecável.

?????? Quotes ?????????
A inseminação artificial é fundamental para evitar doenças, permitindo a produção de lotes mais homogêneos para os frigoríficos.

Desde pequenos ficam isolados em incubadoras, depois em jaulas. Que extraem as cordas vocais deles para controlá-los melhor. Ninguém quer que eles falem, pois carne não fala.

Sabe-se que nos asilos públicos a maior parte dos velhos, ao morrerem ou quando os deixam morrer, é vendida no mercado ilegal. É a carne mais barata que dá pra conseguir, porque é carne seca e doente, cheia de fármacos. Carne com nome e sobrenome.

?O que fazem com as cabeças?
? Tem muitos usos.
O mais alto esclarece: ?Nunca provei, mas dizem que são uma delícia. Pouca carne, barata e saborosa, se souberem cozinhá-la.?

O ser humano é a causa de todos os males deste mundo. Somos nosso próprio vírus.
lita.reading 26/03/2024minha estante
esse é uma obra de arte, amoo

Nicolas Rodeghiero 26/03/2024minha estante
Esse livro é genial

book.hiraeth 26/03/2024

A crueldade é um presente que a humanidade deu a si mesma
Bizarro do início ao fim.
Principalmente o início me dava gastura.
O livro é narrado por um narrador personagem, distante.

E claro tem a carne com nome e sobrenome.

Marcos ganha uma fêmea PGP.

Que plot meus amigos, esse final eu conseguiria dissertar por dias.
Mas, vou falar? estou pasma, e perturbada.
A obra é impecável.

?????? Quotes ?????????

?O que fazem com as cabeças?
? Tem muitos usos.

miri.miri 22/02/2024

"O ser humano é a causa de todos os males deste mundo"
O livro é repleto de conceitos cruéis, idéias macabras e com bom potencial pra agregar na trama, mas pouco disso é usado, poucas possibilidades são exploradas. No meio disso faltou positivamente, esperança, algum elemento que destoace de todas as atrocidades apresentadas... Alguma revolta, algum sujeito podre de maldade tendo o que merece, alguma justiça gloriosa.

"Saboroso Cadáver" mostra um mundo onde o canibalismo é legalizado, e humanos são criados como gado com o único propósito de vida de servir como alimentos para outros humanos. E tudo isso acontece sobre o pretexto de um vírus que tornou qualquer e toda carne animal impossível de ser consumida. Um vírus que possivelmente pode ser invenção do governo.

Já vou avisando que crueldade contra animais também está presente no livro. Basicamente animais foram exterminados por medo e receio da população em relação ao vírus, um pouco disso é citado e também mostrado.

A trama é dividida em duas partes, conhecemos os frigoríficos, formas detalhadas de abate e criação, e presenciamos toda a insensibilidade do ato. Humanos vistos como menos que animais, e tratados assim, o pensamento regredido de que não existe a possibilidade de eles serem seres pensantes... Inferiorizados, como se não fossem iguais. É como se os hipócritas não se dessem conta de que estão comendo a mesma espécie, que o que está no prato apesar de ter sido criado como animal, é igualmente humano.

A segunda parte tem realmente mais do que só uma apresentação da ambientação e costumes novos, temos o protagonista, fazendo algo que é certo e errado. Ele é controverso, ele é pensante e sabe que tudo ao redor é grotesco, mas é dedicado ao trabalho no frigorífico, demonstra insensibilidade muitas vezes também... Ele abriga em casa uma "peça" que ganhou, uma mulher que foi criada como gado no frigorífico, mas que agora era dele, e essa segunda parte envolve um desenvolvimento de algo entre ele e ela... Mesmo com um pouco de foco nisso, as cenas horrendas continuam, tráfico humano, experimentos, caça, menção a abuso sexual... Mais doses de crueldade sendo exibidas a cada capítulo. O livro é bem mais isso do que uma história em si, deveria ser menos demonstração e mais roteiro planejado.

Eu terminei a primeira parte muito surpresa, finalmente uma movimentação na trama, só que foi bom... Porém, tinha outros caminhos e opções para o rumo do livro, com uma distopia tão bem construída, poderia surgir algo mais impactante e envolvente na "história".

(Mas o final tem um plot twist que me fez repensar isso, talvez tenha sido uma boa ter ido por esse caminho não convencional, vocês vão descobrir no final! Finalmente deu pra entender a idéia e ver que tinham pistas apontando para a conclusão.)
Gessyka.Loyola 22/02/2024minha estante
Esse livro pra mim foi sensacional ?

FernandoEvola 28/01/2024

Mein Teil
Um livro carniceiro (literalmente), é notável que a autora faz um grande esforço para chocar quem lê e realmente consegue em muitas partes.
Sinceramente, o que acontece no 23? capítulo da 1? parte é perturbador.
Gustavo616 28/01/2024minha estante
Como diria o Cap: Eu entendi a referência ??

Jullykk 28/01/2024minha estante
Me deu curiosidade de ler mas sei q sairia traumatizada

Michelle.Goulart 28/01/2024minha estante
Esse livro é perturbador e o final tira qualquer esperança possível...

Sonosotros 06/03/2023

Chocante, mas só isso
A escrita não me agradou nada, não sei se foi por causa da tradução ou se é assim mesmo, mas eu achei tudo muito estranho e confuso.
Eu gostei de como foi construído a distopia, o livro não perde tempo com muitas introduções, você já entra no mundo proposto de cabeça. Cenas de canibalismo violência extrema, gore, estupro, menções a pedofilia, crueldade animal e outras temáticas pesadas são apresentadas aqui. O problema é, eu não vi um propósito pra isso, eu acredito que a humanidade seria capaz de chegar a esse extremo, mas tudo no livro é feito pra chocar, chega a ser caricato, como se ninguém se importasse com nada, como se não houvesse humanidade nenhuma e todos são transformados em animais, quase em robôs.
Nada no livro é muito aprofundado, isso também foi algo que me incomodou, pq na metade do livro, ele fica mais interessante, só que deixa muito a desejar e apesar de não ter esperado aquele final, eu não achei nada demais, até pq eu já esperava de tudo ali, então achei muito do mesmo, um ato de loucura que já é comum.
Cami505 17/08/2023minha estante
Concordo com você. É um livro chocante, que leva a muitas reflexões sobre a exploração animal, mas só essa premissa é interessante. Os personagens são bobos e superficiais. A narrativa é repetitiva, meio juvenil. Os diálogos do casal ao telefone são vazios, sem aprofundamento psicológico algum. O desenvolvimento da distopia também deixa muitas pontas e falhas. Preferia não ter lido.

Sonosotros 01/11/2023minha estante
Perdão por ter visto só agr, as vezes tem muita notificação e eu me perco ksskk

Sonosotros 01/11/2023minha estante
Mas sim, o livro propôs uma ideia e foi muito mal desenvolvida. Eu ainda dei uma nota alta

Geovanna S. 13/01/2024minha estante
Concordo, o final foi feito só para chocar e o aprofundamento de personagens é quase nulo.

Rosangela Max 11/06/2023

Interessante.
Essa história parece uma continuação do livro ?Jantar Secreto? do Raphael Montes. Deve ser por isso que não me senti tão chocada, pois o tema já me era familiar de certa forma. Tirando o fator surpresa que não existiu para mim, achei a história interessante. O final é previsível.
Recomendo a leitura.
Samukk 11/06/2023minha estante
Tive uma sensação semelhante. A idéia é brilhante, porém sinto que faltou desenvolvimento .

alynebz 15/02/2024

"O ser humano é a causa de todos os males desse mundo. Somos nosso próprio vírus."
Depois que terminei esse livro, ainda levei alguns dias pensando nele e no grande impacto que me causou. É impressionante o quanto o ser humano é capaz de qualquer coisa quando levados ao extremo, e que a existência de um vírus que não te deixa comer carne animal, possa transformar toda uma sociedade.

Quanto vale a vida de uma pessoa? Será que o status e a conta bancária definem esse valor? A verdade é que se você não tem dinheiro para comprar carne e saciar a sua fome, você vira ela.
O livro apesar de sua escrita um pouco massante, traz questões de classe e raça, que permeiam o consumo de carne, onde as vítimas são submetidas a diversas atrocidades, e cenas como: humanos em miséria se alimentando dos restos de outro humano, ricos caçando pessoas de classes inferiores apenas pelo poder, acabam sendo comuns, e qualquer traço de humanidade é extinto, e que mais assusta e saber que isso só funciona porque teve aval da população, e a carnificina é algo de conhecimento geral, até transformada em símbolo de status pelos que tem mais condição.

Acho que não leria esse livro novamente, mas serviu como choque de uma realidade não tão distante, e de como as nossas ações em tempos de crise podem nos levar a cometer coisas que jamais imaginariamos.

Karaluthor 16/01/2023

Sobre saboroso cadáver, mds eu não entendia nada,dps eu comecei a entender,fiquei feliz e dps fiquei p da vida,nossa mano que ódio do que o Marcus Tejo fez no final aaaaa
sweetc4se 16/01/2023minha estante
queria muito ler, pena que não tem e-book :(

Karaluthor 16/01/2023minha estante
A leitura é boa e bem cautelosa,vc tem que prestar bastante atenção, mds vc vai se surpreender muiiiito,e ele é pequeno tbm.

Comprei na Amazon na promoção,vale a pena

JP Schneider 16/01/2023minha estante
Tem sim, li e-book, tem no Docero.

Yasmim 16/01/2023minha estante
tô doida para ler esse livro

Nana_tsur 16/01/2023minha estante
O plot desse livro acabou comigo

Karaluthor 16/01/2023minha estante
Simmm aaaaa,cmg tbm nana,eu quis chorar

Luiza1139 16/01/2023minha estante
O plot acabou cmg

Milena7200 16/01/2023minha estante
tô muito curiosa com esse livro porque tô vendo um monte de gente falando, mas sou meio fraca pra esses plots ?

Karaluthor 17/01/2023minha estante
Naooo,fraca nada,lê sim pfv vc vai gostar

JP Schneider 17/01/2023minha estante
Eu não gostei do livro não. O mundo distópico é incrível, os detalhes do frigorífico são incríveis. Mas personagens muito rasos, faz vc não se importar com oq acontece a eles. Tanto que nem me importei com esse final, na vdd já até esperava algo do tipo.

Karol 13/12/2022

O mundo de Saboroso Cadáver não é um que pode ser salvo ou resgatado. Eles já atingiram o fundo do poço, e dali só podem cavar mais para baixo.

É um livro perturbador, mas também é uma história que te coloca para pensar. Uma história nua e crua sobre o pior da humanidade.

edisik 29/08/2023

Tinha muita expectativa por esse livro, mas é muito fraco. Não me importei com personagem nenhum, totalmente sem sal e tempero.
Carolina221B 30/08/2023minha estante
Ultimamente você está com azar para livros em? Melhoras!?

edisik 30/08/2023minha estante
Dei azar. ??

Erilane.Rocha 30/08/2023minha estante
Poxa, jura??? Eu jurava que ele era mto bom? agora fiquei na dúvida se leio rsrs

edisik 30/08/2023minha estante
Muito gente gosta. Eu não gostei da história central

Anabeli_ 05/09/2023minha estante
Exatamente! Pra mim o livro não chega ser decepcionante só sem sal, não causou nada em mim, foi uma leitura rápida e só isso, a história central é sem graça na minha opinião, esperava mais desse livro.
A ideia era legal mas não rolou, infelizmente.

GianiPlata 12/03/2024minha estante
??? ruim assim?! Acabei de começar a ler e me parece tudo muito superficial...

edisik 12/03/2024minha estante
Gostei mais do "Jantar Secreto" do Raphael Montes. Não é Apocalíptico mas tem a ver com canibalismo.

GianiPlata 13/03/2024minha estante
Vou pegar esse pra ler depois! Obrigada pela dica! ??

Ana Claudia Domingues 06/05/2024minha estante
Como eu achei ruimmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Carla Maria 25/04/2023

Apesar de Indigesto, é ESPETACULAR!
Aí vai um livro extremamente forte e impactante, mas será que você está preparado(a) para degustá-lo? Para que eu seja totalmente sincera, é só eu relembrar da história, que minhas entranhas começam a saltitar descontroladamente (e isso está acontecendo neste exato momento, ui!). O livro não é fácil de ser digerido, mas é uma história que vale mais do que a pena ser devorada. É incrivelmente fascinante, apesar de repugnante.
Para quem não faz a menor ideia do que se trata, aí vai. Um vírus (como sempre) atingiu todos os animais e quem consumir a sua carne, morre. Com isso, todos os animais (ou quase todos) foram exterminados e a humanidade ficou sem carne para consumir. Aí é que vem a barbárie, pessoas começaram a ser criadas com a finalidade de serem consumidas. Os criadouros passaram a se especializar nesse tipo de comércio e os seres humanos acabaram se adaptando ao canibalismo autorizado, no caso, só pode ser consumida a carne apropriada, vendida e comercializada pelo frigorífico. Mas não esquecendo de mencionar, que essa carne é bastante cara, e com isso a clandestinidade se faz presente (pessoas com nome e sobrenome são mortas para o consumo).
Depois dessa breve explicação, vamos adentrar um pouco mais na história. Pois bem, Saboroso Cadáver é um livro indigesto, cuja história vai girar em torno de um funcionário de um dos melhores frigoríficos da cidade. E será através dos olhos de Marcos Tejo que iremos presenciar as maiores atrocidades humanas, como suntuosos jantares canibais, experimentos em laboratório, processo de criação e abate de pessoas, entre outros. Mas só existe crueldade nesse livro? Bom, para essa pergunta eu te devolvo a seguinte resposta: - Corra, porque esse livro vai despertar o melhor ou o pior que existe dentro de você. ESPETACULAR! SENSACIONAL!
Ah! Acabei de lembrar de algo de suma importância, Marcos Tejo, cujo coração é de suma bondade, ganha de presente de um dos principais fornecedores, uma mulher viva, considerada carne de primeira. E agora, o que Tejo fará com esse inesperado presente? Será ele capaz de manter seu coração longe de qualquer maldade? LEIA!!! LEIA!!! LEIA!!!
CaAque.Fernando 30/06/2023minha estante
tenho uma amiga que leu esse livro e, a premissa dele é bizarra, foi um sentimento genuino que eu tive, provavelmente vou pedir emprestado pois, já estou curioso a um tempo.

Veregirl 21/01/2023

?Ela tinha o aspecto humano de um animal domesticado?.
Saboroso cadáver vai acompanhar Tejo, um homem que trabalha em um "abatedouro" de pessoas.
É um livro delicado de se falar, porquê ou você entra no negócio ou não vai conseguir ler. Eu particularmente, como pessoa contra a indústria da carne, gosto muito dessa visão. Não só para colocar a crueldade a partir de um humano (pra certa conscientização), mas pelo fato de que somos um animal "como qualquer outro", então, como seria uma sociedade onde fosse socialmente aceita a subversão da humanidade? Onde está tudo bem caçar pessoas por diversão, está tudo bem desmembrar pessoas vivas em casa para servir num jantar...
Ela traz também a perspectiva de que o ser humano virou uma mercadoria, o que não foge da nossa realidade, só está colocada de maneira diferente (o capitalismo nos mostra isso todos os dias e esse livro prova como ele te mata por dentro).
A partir da parte dois me veio um misto de dualidade, não sabia como encarar toda aquela situação, mas acabei "comprando" a ideia. Me ferrei. No fim, eu realmente entendi que por melhor que uma pessoa possa ser e que acredite ser diferente, se ela estiver inserida em uma sociedade doente, não terá escapatória, ela será tão doente quanto aqueles que ela sempre julgou.

"Um trailer de gaiola capotou ao lado da rodovia e foi destruído. As portas foram quebradas com o impacto ou foram arrancadas. Ele vê Catadores com facões, paus, facas, cordas, matando as cabeças que estavam sendo transportadas para a usina de beneficiamento. Ele vê e vê fome, loucura [...]"

Saori Malfoy 28/03/2023

?O desejo por carne é perigoso.?
Galera, que livro foi esse, hein? Confesso que no começo fiquei bem confusa com a história e me senti muitas náuseas ao ler o livro, porém, no decorrer da história fui começando a entender melhor a história e as críticas feitas no livro. Considero este livro um tanto pesado e sinceramente, não recomendo para menores de 18 anos e principalmente para pessoas que sentem gatilhos facilmente, já que é abordado um tema bem delicado. Ele tem uma escrita simples, porém, com pontos bem impactantes que dependendo do ver de cada pessoa pode ser um tanto confuso. Nele podemos ver o que aconteceria ? ou talvez não ? com o mundo se um dia algo do nível acontecesse e a população precisasse recorrer ao canibalismo, mas também é possível ver o quanto algumas pessoas podem ser gananciosas mesmo diante de uma situação lastimável. Posso também dizer que me senti um pouco enganada pelo personagem principal, Marcos, que mesmo sem demonstrar sentimentos conseguiu me enganar, ele é um personagem vazio e desprezível. O final do livro acabou ficando meio vago, algo que realmente me deixou surpresa porque eu não esperava de modo algum que aquilo fosse acontecer. Mas dando minhas conclusões finais, este livro traz consigo algumas críticas que vale a pena parar e refletir como ?porque eles não optaram pelo veganismo ao invés do canibalismo??, isso para vermos até onde a população iria, para mostrar o quão perversa algumas pessoas são ao ponto de matar outras pessoas para consumo. Assim percebemos o quão perverso o mundo pode ser.