A revolução da glicose

A revolução da glicose Jessie Inchauspé

Resenhas - A Revolução da Glicose

Flavia.Rios 20/04/2024

Vi a indicação desse livro na internet e me interessei pelo tema, já que o controle da glicemia faz parte da minha rotina diária por conta do meu filho que é DM 1.

Fiquei um pouco decepcionada. Não é que seja uma leitura difícil, enfadonha ou complexa, muito pelo contrário, ela é fluída e de fácil entendimento para leigos. No entanto, não atendeu as minhas expectativas, pois buscava um aprofundamento do tema com base em artigos científicos de credibilidade. E não sei se foi isso que encontrei de fato.

As referências utilizadas foram apresentadas no final do livro, porém só isso não bastou para me convencer do que estava sendo dito, era verdadeiro e poderia ser aplicado no meu dia a dia. A saúde e a vida das pessoas são assuntos sérios que não podem ser tratados de forma empírica e baseada em achismo.

Eu acredito que qualquer tipo de leitura é válida e traz ensinamentos e reflexões. Acredito que até para criticar, eu preciso conhecer a obra, por isso afirmo que, mesmo com todos esses pontos negativos, valeu a pena ter lido. No entanto, não indico a leitura e até estou doando para quem quiser ler??

Resumindo, para mim esse livro trouxe várias reflexões:

- Qualquer pessoa pode escrever um livro sobre um tema, mesmo sem ter formação profissional na área? (a autora tem graduação em matemática e mestrado em bioquímica).

- Será que estou sendo preconceituosa e a falta de formação profissional não é parâmetro que valide o conteúdo do texto?
Catharine.Nabuco 14/06/2024minha estante
Bem, eu concordo com muito do que você disse, ainda estou no processo de leitura. No entanto, pesquisei muitas das notas e, pelo menos até agora, os experimentos são reais. Não temos como generalizar muitos fatores, uma vez que os corpos são distintos e a biologia complexa, mas muito do que ela informa tem uma base extremamente sólida e relevante.
No quesito formação profissional, a bioquímica é de extrema relevância na abordagem desse conteúdo em relação a glicose. Inclusive, essa é uma das áreas que termina mais aprofundando este conteúdo.
Portanto, escolho acreditar, com base nas evidências, na vericidade de suas falas e argumentos, que por sinal, estou achando impressionante.

Meire 22/05/2024minha estante
Comecei a ler este livro hoje e estou gostando muito. Sua resenha é ótima! Lê-la me deu ainda mais vontade de continuar com o livro!

Mari M. 25/10/2022

Como é BOM comer...sabendo a ordem correta de fazê-lo!
Super didático, bem humorado, explica todo o processo de digestão, e como controlar os picos de glicose nos ajudam em compulsões, depressão, saúde no geral! Ilustrado, com gráficos, dicas de receitas, como entender tabelas nutricionais, pegadinhas da indústria alimentícia. Indico demais pra quem gosta do tema, e pra quem tem interesse de começar a entender seu próprio corpo.

Naturopata 10/02/2023

Conhecimento técnico com leveza e facilidade
Adorei!! Um livro que traz muito embasamento científico de forma leve, de fácil compreensão, com muitas orientações e dicas fáceis de serem seguidas.
Vale muito a pena a leitura, independente se você tenha ou não problemas com sua glicemia.

anna v. 07/03/2023

Muito instrutivo
Adorei este livro, aprendi muito com ele. Entendi finalmente como funcionam os processos relacionados à glicose, quais são os tipos, o que ela faz no corpo, quais os papéis da insulina, do fígado etc. Linguagem muito acessível e com desenhos para ajudar a entender.
Algumas dicas são facilmente aplicáveis e pretendo levar para a vida: começar as refeições com uma saladinha; comer na ordem certa (vegetais e fibras primeiro, depois proteína, carboidratos e outros açúcares por último); procurar dar uma caminhada depois das refeições; privilegiar o café da manhã salgado; evitar doces depois de um período de jejum, deixá-los para depois da refeição. Tudo explicado de maneira lógica e coerente.
Outras coisas achei mais difícil de engolir, como uma certa demonização das frutas, especialmente as nossas frutas tropicais, que são as mais doces
(lamento, Jessie, mas vou continuar comendo manga, banana, mamão e suco de laranja seleta), mas no geral terminei a leitura muito satisfeita e me sentindo bem sabida. :)
Recomendo.

Fabi 08/03/2023

Dicas nutricionais inspiradas na experiência de vida da autora.
Vou aderir e tentar implementar na minha rotina.

Paulo 22/06/2023

Dicas importantes
Depois de iniciar mostrando em linguagem facil o porquê da importância de achatarmos a curva de glicemia após as refeições (esqueça ?calorias?), a autora dá 10 dicas importantes para fazermos isso, a começar com se preocupar com a sequência de alimentos a serem ingeridos, iniciando pela salada.
Passei a adotar algumas dicas.
Vejamos?

Carolina 26/06/2023

Leitura obrigatória
Desde que descobri que estava com diabetes, foi difícil de aceitar. Mas quando a ficha caiu, comecei a buscar leituras para me ajudar a entender como o meu organismo funciona. Como o açúcar atua no organismo e como posso reverter esse quadro.
Esse livro foi, pra mim, uma luz ?!
Ele me ensinou a ver os alimentos que ingerimos de uma outra maneira. Uma abordagem muito científica e direta, é muito didática!
Agora sei dicas práticas para me ajudar no controle da glicemia.
Amei e recomendo para todo mundo!

Rafael 12/07/2023

Uma verdadeira aula de metabolismo
O livro A Revolução da Glicose, da escritora francesa Jessie Inchauspé é uma aula de metabolismo da Glicose e da frutose. Em pouco mais de 200 páginas, a autora expõe como que funciona o mecanismo regulador da glicemia no nosso corpo, como e porque ocorrem os famosos picos de glicose e porque eles são prejudiciais para nossa saúde. Ao mesmo tempo que explica esses mecanismos, Jessie consegue colocar dicas de alimentação e como evitar os picos de glicose, deixando os níveis da mesma mais achatados, fornecendo mais energia por mais tempo ao organismo e evitando doenças como o Diabetes tipo 2 e auxiliando na melhoria de vida.
Quanto a edição, é publicado pela editora Objetiva (Grupo Companhia das Letras), possui papel pólen e contem ilustrações de gráficos que ajudam a entender melhor o conteúdo.
Recomendo a todos que querem levar uma vida mais saudável!

Gra Cae 16/07/2023

Gostei bastante do livro e já estou tentando aplicar tudo que consigo. Ainda não deu tempo de ver diferença, mas achei que tudo fazia sentido então vale muito a pena a tentativa.

Vanessabrumf 06/08/2023

Fácil compreensão
Muito bom e com uma fácil escrita! Uma pessoa leiga e um profissional da saúde podem se beneficiar com esse livro!

É importante entender que nenhum alimento é prejudicial, tudo vai depender do contexto, da forma como foi ingerida, e etc. achatar a curva glicêmica é importante para todos!

FlAvia1715 18/06/2024

Leitura Obrigatória
Livro leve e para leigos. Acredito que todo mundo deveria ter esse tipo de conteúdo em escola. Contém dicas práticas e super possíveis para melhorar nossa saúde e relação com a comida!

Caio 31/08/2023

Mudança de hábito
Esse livro me propôs um desafio em mudar a alimentação e me testar, tenho diabetes tipo 1 à 24 anos, e pude aprender após esses todos esse anos que para corrigir uma hipoglicemia não preciso me encher de bolhas, biscoitos, doces ou refrigerantes com açúcar, basta apenas comer oque já como é aguardar. A e claro, mudei a ordem do que já comia rsss.

Victor 14/09/2023

Uma aula!
Esse livro se mostrou extremamente interessante, nele a autora nos ensina sobre os efeitos da glicose em nosso corpo. Nos apresenta dicas e gráficos exemplificando as alterações que temos com determinados alimentos.
Nos mostra também pessoas que tinham "X" problema e com algumas alterações em seu modo de se alimentar conseguiram mudar o rumo que esse problema "X" estava levando.
Não tudo, mas muita coisa desse livro deveria ser de conhecimentos comum, ajudaria muitas pessoas.
As dicas que a autora nos dá não são nada extremos e super possíveis de serem inseridas em nosso cotidiano.
Estou colocando em prática algumas dicas e já sinto algumas boas diferenças.
Recomendo a leitura!

Sandra 21/09/2023

Setembro 23 m Bom
É um estudo sobre o poço da glicose. Suas consequências e como evitá-lo.
Bem didático, fácil de entender. Tem muita lógica e estudos. Gostei muito.