O Projeto

O Projeto Courtney Summers

Resenhas - O Projeto

edisik 24/06/2023

Até onde podemos ser enganados por promessas de redenção e amor a Deus dadas por pessoas que se acham enviados de Deus. Livro bem construido. Como sou Agnóstico acredito que acontece muito esse tipo de crime.

Tiago 05/10/2022

prometeu muito, cumpriu ainda mais
meudeus do céu que livro mais incrível!

Um mistério super intrigante, do jeito que eu amo hehe

eu já estava acompanhando os escândalos sobre seitas que estouraram e vieram a público nos últimos anos, então a expectativa era grande. Por sorte, o livro superou essas expectativas e achei impressionante a forma como a autora, até um determinado ponto da história, conduz o leitor até ele também ser seduzido pelo Lev.

adorei os capítulos curtos e a escrita envolvente da Courtney Summers! Animado pra ler mais obras dela!
Bia ð 30/12/2022minha estante
Nossa sim, eu li Sadie no começo do ano e simplesmente amei, e eu queria MUITO Ler qualquer coisa que essa mulher tivesse escrito se me dessem a lista de compras dela eu leria KKK
Eu fiquei em shock com o fim até porque eu tava começando a simpatizar com o Lev, mas sempre que eu começava a gostar dele ele ia lá e fazia merda isso aconteceu umas 3 vezes ksksksks

Queria Estar Lendo 08/09/2022

Resenha: O Projeto
O Projeto é o livro mais recente de Courtney Summers lançado no Brasil. A publicação - que é da editora Plataforma21 - é um thriller de suspense sobre duas irmãs e promessas que duram a vida toda.

Bea ama Lo desde o dia em que ela nasceu. Ela leva seu papel como irmã mais velha muito a sério. Por isso, quando Lo acaba sofrendo um acidente de carro com seus pais - onde eles morrem - e fica a beira da morte, Bea não sabe o que fazer.

Ela não está pronta para perder toda a família, todas as pessoas que ama. Por isso, ela acaba se voltando para deus. E é na capela do hospital que ela o vê pela primeira vez. Lev é um homem carismático e promete a Bea que vai salvar sua irmã. Em troca, ela só precisa acreditar.

E é assim que a jornada das duas irmãs começa.

Quando Lo acorda, Bea não está mais lá. E pelos próximos 6 anos, Lo faz de tudo para reencontrar a irmã. Mas Bea não quer vê-la. Ao menos é o que o Projeto Unidade diz.

O Projeto Unidade, uma instituição focada em fazer atos de serviço para a comunidade e até mesmo alguns atos de desobediência civil, parece maravilhoso. Eles ajudam os menos afortunados, investem na comunidade, e não pedem nada em troca. A não ser, é claro, que você acredite. Que tenha a mente aberta e venha fazer parte, se sentir que é o certo.

"Ter uma irmã é uma promessa que só vocês duas podem fazer - e só vocês duas podem quebrar."

Para Lo, no entanto, o Porjeto Unidade é o vilão. Eles estão mantendo sua irmã afastada. E ela não vai parar até encontrar Bea e entender porque foi abandonada, anos atrás.

Assim, Lo embarca em uma jornada onde mergulha de cabeça no Projeto Unidade, nos seus atos e em Lev, o líder religioso que diz falar diretamente com Deus. Mas as coisas não saem como ela espera. Poderia Bea não ser a pessoa que ela sempre conheceu? Poderia sua irmã ter quebrado aquela promessa, que só irmãs podem fazer?

O Projeto é o segundo livro da Courtney Summers que eu leio e, sinceramente? Não tenho palavras.

Eu já esperava algo muito bom, visto que amei Sadie, mas foi uma experiência bem diferente.

Enquanto Sadie me deixou triste, profundamente triste, O Projeto me deixou com ódio. Raiva mesmo. Com vontade de comer as páginas conforme elas vão passando - especialmente na segunda metade.

O Projeto Unidade desperta muitos rumores e vários deles falam sobre como ele é um culto. No entanto, ninguém consegue encontrar indícios de que ele realmente seja. De que acontecem abusos por lá. Ou de que as pessoas estejam fazendo parte contra sua vontade.

"Mas onde fica o limite entre o que as circunstâncias fazem de você e o que você escolhe ser?"

Mas pra mim já ficou muito claro, desde o começo, que era um culto. Que tinha muito mais por debaixo de toda aquela história. E acho que essa é a beleza da narrativa da Courtney Summers aqui.

Porque quando falamos de cultos, falamos sobre poder, controle e manipulação. Especialmente no tocante a linguagem.

E é aquela coisa. Sabe como no direito a linguagem e as palavras usadas importam? Sobre como podem abrir ou fechar brechas? Então, com os cultos é muito parecido. E é bem interessante ver isso refletido na narrativa da Courtney.

O livro também é dividido em dois tempos, o que torna a leitura mais dinâmica. Temos o presente, 2018, que é narrado pelo ponto de vista da Lo, e temos o passado, narrado por Bea, que começa em 2013 - o acidente de Lo e dos pais.

Inclusive, depois que terminei o livro e fiquei pensando em algumas escolhas de linguagem da Courtney para o livro, fiquei bem impressionada como a gente podia adivinhar o fim desde cedo, se prestar atenção.

Mas a bem da verdade, O Projeto não é sobre o fim, e sim sobre a jornada. Quando você chega lá pela página 300 já dá para ficar bem confiante do fim - ao menos em parte. Mas o que realmente conta é toda a jornada de Bea e Lo.

A forte ligação das duas, o amor que sentem uma pela outra, o desejo de se reencontrar, o significado de família.

Também é muito sobre a dor delas, o luto. E como cada uma tentou lidar com isso.

Pensando aqui, O Projeto também me deixa triste. Mas não é uma tristeza desolada como foi com Sadie, mas uma tristeza cheia de raiva.

Aliás, O Projeto é outro livro que facilmente podia ser baseado em fatos reais. Não só porque a Courtney Summers faz com que ele soe real. Mas porque se você assistir Discovery ID ou ler um pouco sobre cultos, vai ver que ele já aconteceu. Que ele ainda acontece. Em vários lugares.

Embora eu tenha passado minhas raivas com a Lo, com vontade de bater a cabeça dela na parede em alguns momentos, pra ver se ela acordava pra realidade, O Projeto é um dos melhores livros que li esse ano.

Não sei se é porque eu estava muito no clima da leitura ou se ele é só bom - desconfio que seja esse último - mas eu devorei a última metade de O Projeto. Li quase 300 páginas em um dia, de tão envolvida que eu estava.

É realmente uma história pesada, mas ao mesmo tempo é tristemente lindo presenciar o laço entre Lo e Bea. É, também, um dos poucos livros onde me senti representada como irmã mais velha e mais nova.

site: https://www.queriaestarlendo.com.br/2022/09/resenha-o-projeto-courtney-summers.html
Anne - @literatura.estrangeira 09/12/2022minha estante
Pensei enquanto lia que daria um bom filme também. Eu gostei muito, mas a maioria não curtiu, né? Nota bem baixa. Agora quero ler Sadie.

Fernanda 20/07/2022

O Projeto - Courtney Summers
Resenha disponível:

site: https://modoliterario.blogspot.com/2022/07/resenha-o-projeto-courtney-summers.html

Tiago445 06/10/2022

Burra, pata choca, inocente, lerda
Até a parte do cara que fala que o filho dele morreu foi interessante, mas depois essa história desse uma ladeira de tédio e ante clima que você nem espera.

Nada acontece, apenas baboseiras sobre crer ou não crer em um Deus. SÓ. Não que eu queria ver cabeças de bodes em mesas, mas queria algo que me cativasse no livro, mas no final ganhei, entrevistas mais chatas que da TodaTeen e pessoas que são meh e esquecíveis. O que é um culto religioso? o que leva as pessoas a isso? Sei que é um jovem adulto. Mas cara você está levando jovens a crer que cultos religiosos podem ser cool e descolado, poxa meu... Tá Midsommar tá ai pra mostra isso e não esse livro bele?

Além de uma coisa que FRANCAMENTE???
Se converter e transar com o Lev. Aliás Lev tem um filho com a Bea irmã dela? WHAT?
Um e meio pela audácia Courtney! Beijo!

Alex Nascimentto 11/07/2022

Leitores, falarei apenas um pouco sobre a trama para que vocês possam fazer a leitura sem grandes informações, uma vez que para essa leitura quanto menos você souber, melhor será a sua experiência. Ressalto que a narrativa é um pouco confusa no início, pois temos os pontos de vista das duas protagonistas, sentimos seus medos, suas vulnerabilidades, suas angústias e afins, bem como ainda encontramos a perspectiva atemporal, pois somos apresentados as protagonistas antes do acidente até o Projeto. O final é totalmente chocante, inimaginável, valeu a pena cada página lida. Outrossim, Summers entrega uma obra bem intrigante sobre fé, manipulação e família, e isso justifica bem o fato do livro ter sido finalista do prêmio International Thriller Writers 2022.
Angel's Roses 21/07/2022minha estante
Resumindo, mesmo clichê de personagem de sempre.

YisraelC 01/05/2023

Nunca tinha lido nada com esse tipo de trama antes, mas é um assunto já muito falado, inclusive já vi em séries e alguns filmes.

Gostei, mas achei que algumas coisas ficaram vagas, poderiam ter sido melhor abordadas. É interessante ver o quanto uma pessoa consegue ser manipuladora e controladora e como isso pode afetar outras. Me fez refletir muito sobre coisas que já passei.

y2kdre 28/08/2023

Uma perda de tempo!
Quando eu iniciei a leitura desse tinha esperança de ter um super plot, mas foi decepcionante. A autora tinha a faca e o queijo na mão pra fazer um mega plot, mas no final era a ideia que todo mundo já esperava: o culto não é o que parece. Tem vários furos de roteiro, o modo que os capítulos se desenvolvem não são nada satisfatórios, são bem confusos, na verdade. Até os 30% a leitura tava fluindo e tava ficando interessante, mas o desenvolvimento foi PÉSSIMO.
Enfim, queria ter de volta o tempo que gastei lendo essa bomba.

sadmermaidbooks 27/09/2022

achei o livro meio arrastado e parado PORÉM no final fez sentido, achei que deu p ver como que o Lev entrava na cabeça das pessoas e levava elas a aguentar tanto com essa promessa de Redenção... P qm gosta desse assunto de cultos/seitas é bem interessante.

Coisas de Mineira 21/10/2022

O PROJETO, COURTNEY SUMMERS – A GENTE ATÉ ACHA QUE É SÓ NA LITERATURA…
“O Projeto é uma leitura bastante interessante, onde a autora explora um tema polêmico, ao nos apresentar uma espécie de culto religioso, que marca a vida de duas mulheres. Elas são irmãs, e não tinham mais ninguém por elas.”

À primeira vista, Courtney Summers (autora de Sadie) apresenta-nos um thriller psicológico potente. Acredito eu que escrever a respeito de crenças e fé seja um terreno não muito estável. Qualquer escorregão, você pode acabar fazendo algo que poderá vir a se arrepender mais tarde. Todavia, em O Projeto, conseguimos acompanhar o enredo proposto pela autora sem desacreditar da temática.

Resenha do livro O Projeto, de Courtney Summers

O prólogo de O Projeto nos leva a 1998. Bea Denham está ficando na casa de uma vizinha, para que seu pai acompanhe a sua mãe até a maternidade. Então Bea, que está com 6 anos, não entende bem o que está acontecendo. Por que sua irmãzinha resolveu nascer mais cedo? E porque ela não podia acompanhar os pais ao hospital era uma questão de injustiça para a garota.

“Ter uma irmã é uma promessa que só vocês duas podem fazer – e só vocês duas podem quebrar.”

A bebezinha precisa ficar no hospital, em uma incubadora. E isso assusta a pequena Bea, que acreditava que lugares especiais eram felizes e brilhantes. Mas, não. Sua irmã bebê está em um local frio, solitário e bem assustador. E assim sua mãe lhe explica como é especial a conexão entre irmãs.

A mãe reforça para Bea que ela não deixe de amar os pais, porque sentirá um amor muito grande por Lo. Os pais deram a ela a honra de escolher o nome da bebezinha, tão novinha e pequena. E Bea lhe chama de Gloria Denham. O que no decorrer do tempo, fica somente no apelido Lo. E elas vão ter sua relação especial.

O tempo passa, e em 2011, Bea está novamente em um hospital. E de novo ela olha para sua irmã mais nova ali, incapacitada, necessitando de cuidados médicos. Aconteceu um grave acidente. Um caminhão bateu no carro onde sua família estava. Os pais morreram na hora. Lo ficou presa às ferragens.

“E você não tem permissão para morrer.”

O Projeto salva?

Bea estava em um encontro, assistindo um filme no cinema quando “a coisa” aconteceu. Depois uma esticadinha para uma festinha. E na volta para casa, Bea acha estranho que os pais não tivessem ligado ainda… E por que o carro não está na entrada? Enfim, aconteceu o acidente, onde seus pais perderam a vida, e a de Lo está por um fio tênue.

Assim, bem debilitada emocionalmente, é como Lev encontra Bea. A garota havia perdido os pais, e sua irmã não tinha qualquer garantia de sobrevivência. Assim, vulnerável, foi fácil para Lev persuadir a garota a se juntar como membro dO Projeto. Entretanto a gente se pergunta… O que de fato é esse O Projeto?

Bom, para início de conversa, acredito que seitas não têm exatamente todo o chamariz indicando que é uma seita. Então, para a grande maioria da população de Nova Iorque, O Projeto é um local onde pessoas se reúnem para falar e se curarem de suas mazelas. Tem cunho de caridade. Porém, a gente, conforme as páginas vão sendo passadas fica sempre com essa questão em pauta.

“Deus, eu faço qualquer coisa. Por favor, Deus…”

A vida de Lo sem Bea

Lo cresceu e se desenvolveu. Sonha em escrever para um grande jornal ou revista. Contudo, ainda é nova e sem formação. Então ela é, por enquanto, a secretária de um veículo de informação em expansão. Ela quer muito ser promovida. Mas, sabe que precisa ter um “algo a mais” que a faça ser notada e validada.

O problema de Lo começou quando, já algum tempo, Bea a abandonou completamente. Ela se uniu aO Projeto, e por lá ficou. Sequer atendia telefonemas. Também não recebia a irmã pessoalmente. E isso fez com que um radar ficasse em alerta. As irmãs não se separariam sem um motivo forte. Elas só tinham uma à outra…

“Lo olhou para a irmã com olhos arregalados e perguntou a ela se tinha medo das coisas que não sabia que podiam acontecer com ela. Bea disse para Lo que não. Ela só acreditava nas coisas que conseguia ver.”

Após encontrar com um pai em luto, de uma situação a qual ela presenciou, Lo resolve investigar melhor O Projeto, e o que acontece realmente ali dentro daquela comunidade. Contudo, as pessoas responsáveis e que tomam algumas decisões lá dentro, desconfiam muito de Lo. Eles têm a certeza de que a garota distorceria os fatos, caso se infiltrasse e conversasse com os membros.

Lo simplesmente é rechaçada de todas as formas. Ela não é bem-vinda às reuniões, e sequer consegue entrar em contato com sua irmã. Nem mesmo vê-la de longe para aplacar a saudade, e quem sabe, ter respostas. Só que ela precisou aprender durante sua vida, a ser insistente. A correr atrás daquilo que precisa ou quer.

Dessa forma, no estilo “agua mole e pedra dura, tanto bate, até que fura”, que Lo acaba por descobrir outro viés daquele pessoal dO Projeto. Afinal de contas, será que eles realmente são bondosos, caridosos, cheios de fé e esperança, e sua mágoa por conta da atitude da irmã a cegou?

“Como convidada na Casa Chapman do Projeto Unidade no dia 22 de novembro de 2017, eu entendo que posso ter acesso a informações confidenciais sobre o Projeto, sua história, seus membros, seus funcionamentos internos e operações diárias…”

Somos uma família, um culto, uma seita?

O Projeto Unidade acaba se mostrando para Lo. Mas, porque ela adentrou e se interessou com a causa. E a autora soube brilhantemente criar nuances parecidas mesmo com as de um culto. O leitor não sabe se fica com suas próprias impressões ou se embarca com Lo no papo de Liev (que como grande parte dos líderes de seitas, é muito persuasivo e sedutor).

Se a gente se pergunta como pessoas se deixam levar por esse tipo de culto ou seita, é só pensar que no mundo existem pessoas traumatizadas, machucadas e desesperadas por paz, acolhimento. Também têm aqueles que são super de bem com a vida, e querem alcançar outras vidas, e fazê-los tão felizes e plenos quanto eles. Não é difícil imaginar.

Quando Summers busca fazer uma mescla de narrativa entre Bea e Lo, talvez, mas só talvez, ela tenha perdido a fórmula de um livro mais fluído. Os ritmos não se intercalam. E a gente pode até demorar um pouco para compreender os dois lados, que acabam sendo de uma mesma moeda. Entretanto, isso é algo que só você, como leitor, pode decidir.

“- Você acredita em Deus, Lo? (…)

– Eu só acredito em coisas que consigo ver.
Ele aponta para trás de mim.

– Olha.
Eu me viro e vejo meu reflexo em um espelho do outro lado do aposento. Mesmo de onde estou, minha cicatriz está visível, uma mancha de raio branco cortando meu rosto.”

Mas, do que se trata tudo isso…

Essa é uma história sobre amor fraterno, sobre pertencimento. A obra é bastante real, e não dramatizada para se tornar vendável. É um livro mais cru, que talvez não venha a ser tão aclamado. Mas, não é muito difícil sentir o quanto ele tem sensações verdadeiras. E quando atentos às linhas narrativas que vagam entre períodos temporais distintos, ficará quase tudo bem no final.

Finalmente, eu recomendo a leitura de O Projeto com olhar atento. A autora tem o dom das palavras. E assim, ela pode ir delineando o que realmente está acontecendo já desde o início. E a gente só sente a certeza absoluta, quando chega ao fim. Um livro triste, emocionante, cheio de luto, de amor verdadeiro e de enganos que nos deixamos ser pegos ao longo do caminho.

Por último, a Plataforma 21 trouxe O Projeto com a capa original, e que quando analisada, conseguimos ver refletir nela, o peso que encontraremos na narrativa. Ponto para a editora. A formatação é simples, o papel e fontes confortáveis aos olhos, e o tamanho do livro é mais compacto. Só elogios. Deixo então essa sugestão para quem gosta de literatura com cara de vida real.

“Você disse que escrever a verdade era a maior chance que você deve de estar viva – diz ele –, mas, no Projeto, você vai viver a verdade; não tem outro lugar onde você ficará mais viva.”

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/2022/10/o-projeto-courtney-summers-resenha-do-livro/

ella 24/07/2022

levando em consideração que esse é um thriller para o público YA, a história é incrível. ela não entra nas profundidades de um culto, mas consegue dar detalhes suficientes para que seja percebida a manipulação.
você acha que a história vai para um lado, mas ele acaba indo para outro diversas vezes. achei bastante interessante e o meu ritmo de leitura foi bem rápido, consegui ficar bastante presa nas páginas.
Simone de Cássia 28/09/2022minha estante
Ella, fiquei curiosa, o que é "público YA" ?

Karini.Couto 23/04/2023

Ler O Projeto, foi uma espécie de imersão em assuntos sensíveis, apesar da obra ser uma ficção, a mesma vem com assuntos relevantes e interessantes. 🤓

Uma narrativa intensa e marcada de emoções e reflexões, O Projeto conta a história de Bea, que encontra-se em desespero após um acidente ceifar a vida de seus pais e deixar sua irmã caçula à beira da morte. Ela implora por um milagre, mas seria possível? Eis que um homem surge e diz que pode salvar Lo, sua irmã caçula, que encontra-se hospitalizada. Lev Warren é o líder de um projeto - Projeto Unidade, e ele parece ter certeza de que pode cumprir sua palavra, é um homem bem carismático e engajado em sua comunidade, mas claro que tal feito exigirá um preço.

Ao despertar no hospital, Lo descobre o que aconteceu com seus pais, que já é um choque, além de descobrir que sua irmã a deixou para ir fazer parte do tal Projeto.

Lo começa a desconfiar que esse Projeto/ Organização esconde segredos obscuros e começa sua busca por respostas que a farão ter questionamentos sobre muitas coisas, até sobre si mesma.

O Projeto vai trazer como assunto central uma espécie de culto religioso/seita, algo curioso e que pode gerar polêmica. Courtney Summers desenvolve um thriller psicológico que põe em cheque relações familiares, amor fraterno, fé e um tema que em suas mãos, nos faz explorar os assuntos abordados de maneira intrínseca e com maestria.

O enredo tem início com Bea, aguardando seu pai que está acompanhando sua mãe, que foi ter sua irmãcaçula. Ela está na casa de uma vizinha e com seus seis anos, esse é um universo inexplorado, ter uma irmã que não desejava, ser deixada "de lado", naquele momento com uma vizinha. Tudo confuso para uma garotinha.

Sua irmã não vem para casa após o nascimento, já que nasceu antes do tempo, e precisou ficar na encubadora. Sua mãe lhe explica o quão especial é ter e ser uma irmã e sua mãe permite que Bea escolha o nome de sua irmã. Com essa situação, Bea percebe que o mundo colorido que sempre viu, também pode ser assustador e cinza, quando sua irmã não vai imediatamente para os braços da família. Isso ocorre em 1998.

Anos se passam e mais uma vez, Bea se vê em uma situação em que sua irmã está no hospital, o ano é 2011, e Lo, está diante de seus olhos, vulnerável e é nesse caos de perda e sentimentos que Bea é abordada por Lev, e não é muito difícil convencê-la a largar tudo e se juntar ao Projeto.

E aí somos cada vez mais inseridos ao que de começo parece um local de cura espiritual, união, caridade, e tudo relacionado a fé, empatia, mas, aos poucos vamos nos questionando, se aquilo ali é de fato o que parece ser.

site: https://instagram.com/alempaginas

Davi Lima 22/01/2023

Meio meh
Meu erro foi ter lido esse livro com a mesma expectativa de Sadie, da mesma autora.

Não é que o livro seja ruim, mas ele é previsível, morno, linear e com um final bem mediano.

O tema que o livro explora tinha potencial pra trazer um monte de coisas mais interessantes, só que foi mal aproveitado.

Cinthia 10/03/2023

"You're a crisis of my faith"
Eu nunca vou encontrar as palavras certas para descrever o que foi essa leitura para mim. Sinto que falar sobre fanatismo religioso é um terreno frágil, mas é necessário ser desbravado. Há muitos Lev Warren por aí, se aproveitando das fraquezas e sofrimentos alheios para construírem suas próprias fortalezas, seus próprios impérios em troca de um Paraíso ilusório.
A história das irmãs Bea e Lo é potente. É necessária. Traz luz sobre esse assunto que precisa ser mais discutido. Mas acima de tudo, é uma história de amor, um amor entre duas irmãs que sofreram o inimaginável, mas que lutaram até o fim para se reencontrarem.