Em busca de mim

Em busca de mim Viola Davis

Resenhas - Em busca de mim

Rosangela Max 28/11/2022

?Me mostre um herói e te mostrarei uma tragédia.?
A história da Viola Davis me despertou vários gatilhos. Realmente é difícil nos libertar de momentos que presenciamos quando jovens e que se tornaram traumas que insistem em nós acompanhar pela vida.
Mesmo sendo uma mulher madura, ela ainda luta para superar os traumas, além de ter uma família problemática no qual convive. Imagino que muitos irão se identificar com isso.
Ela fala abertamente (e de forma ?sincerona?) sobre cada esqueleto do armário dela, o que exigiu coragem e também ousadia. Sem dúvida, ela é uma sobrevivente!
Adorei saber sobre a história de vida desta atriz maravilhosa e que passei a admirar ainda mais depois dessa leitura. Alem disso, a escrita é ótima. Mais um talento revelado.
Recomendo a leitura.
Josevan 05/12/2022minha estante
Depois de ler a sua belissima resenha fiquei ainda mais interessado nessa biografia. Amo biografias de pessoas que fazem ou fizeram a diferença nesta vida.

Rosangela Max 05/12/2022minha estante
Ela é maravilhosa! ?

19/03/2023minha estante
Estou encantada com a escrita e com a biografia.

Daniela.Carvalho 06/07/2023minha estante
Que história... quanta superação... e quanto nós brancos nunca vamos saber o que os retintos (como era ela chamada) passam...

Andreia.Machado 06/08/2023minha estante
Amei a leitura também é, assim como com você, despertou uns gatilhos, mas gerou muitas reflexões positivas. Recomendo também!

Liceli 20/09/2023minha estante
Livro incrível!
Inspirador e um choque de realidade sobre preconceito e pobreza. Sempre fui fã de Viola,
mas esse livro me fez amá-la ?

Maria20903 14/05/2024minha estante
Qual a classificação indicativa desse livro?

Tainateixeira92 24/03/2024

Já admirava antes, depois de ler a biografia se tornou minha inspiração
É importante ressaltar que o livro aborda temas sensíveis, como abuso sexual, violência física, racismo, pobreza e entre outros traumas. A autobiografia da Viola Davis, não é apenas uma narrativa sobre sua vida; é uma jornada que ressoa profundamente com experiências compartilhadas por muitos. Davis compartilha sua jornada de autodescoberta, destacando a importância do amor próprio, do autocuidado e da coragem de confrontar os próprios medos.

Como mulher preta, me encontrei completamente imersa na história, conectada com os traumas e desafios enfrentados por Viola Davis durante uma infância marcada pela pobreza e pela discriminação racial. Este livro é uma leitura essencial para todos que buscam compreender as complexidades da experiência humana e encontrar força na resiliência, sem papo de coaching.
CarolOliveira6 24/03/2024minha estante
Está na minha lista ??

Tainateixeira92 25/03/2024minha estante
Leia, a história é muito impactante!!

carolrosinelli 25/03/2024minha estante
Achei este livro perfeito também! Ela sofreu demais! ? e venceu e contou no livro tudo sem amenizar. É um livro que nos torna mais humanos, sem dúvidas

Tainateixeira92 26/03/2024minha estante
Amei seu comentário Carol, é extremamente isso!!

Bianca.Javorski 01/04/2024minha estante
Descrição perfeita!

Laura.Novelli 05/08/2022

Apaixonada como sou por Viola Davis, não pude aguentar a vontade de ler mais sobre essa atriz incrível. Mas eu não esperava me deparar com uma história de vida tão densa, dolorosa e emocionante assim. Logo na primeira página fui arrebatada pela forma como ela escreve suas memórias, direta ao ponto, abrindo para nós todos os momentos de sua vida, tão difíceis em tantos níveis que, mesmo sendo um livro curto, tive que dar diversas pausas para respirar. O que aliás, faço agora ao iniciar esse texto, assim que fechei o livro.

Desde seus primeiros anos de vida, Viola enfrenta todos os obstáculos que podemos imaginar sendo uma menina negra retinta, numa família pobre e de muitos filhos. Fome, abuso, racismo, alcoolismo e agressividade do pai, uso de drogas na família, as casas em que viviam sempre em situação muito precária. Tudo narrado de forma extremamente gráfica.

"Existe um abandono emocional que vem com a pobreza e com o fato de ser negro. O peso do trauma geracional e da luta por necessidades básicas não deixa espaço para mais nada. Você apenas acredita que não passa de lixo." Capítulo 7

Com o passar dos anos, em razão de tudo o que viveu desde a infância, Viola cria uma vontade obstinada de mudar, e consegue aos poucos galgar os degraus que a levariam a ser a estrela que conhecemos hoje. Porém, continua enfrentando diversos problemas na família e também de saúde. As dores que ela nos transmite por meio da escrita, me deixou arrepiada em diversos capítulos.

Ela passa por toda "A jornada do herói", a que se refere em diversos momentos ao longo do livro. E nos deixa com a sensação de que tudo pode dar certo, apesar da dor e das dificuldades que vamos nos deparar ao longo da vida.

"Minha maior descoberta foi que você pode, sem a menor dúvida, reescrever a sua vida. Pode redefini-la. Não é preciso viver no passado." Capítulo 16

Foram incontáveis as vezes em que parei a leitura para fazer pesquisas sobre os trabalhos no cinema e na TV que ela menciona ao longo de todo o livro, suas fotos nas premiações. Senti que eu precisava acompanhá-la em todos esses momentos. Ela conversa conosco como se estivéssemos sentadas numa cafeteria. Fiz aqui uma lista de filmes dela que não vi ainda. O fim de semana será recheado de Viola Davis!
Eliza.Beth 05/08/2022minha estante
Esse livro deve ser incrível mesmo

Laura.Novelli 06/08/2022minha estante
Amei demais, Beth! Que história de vida a dessa mulher!

Carolina.Gomes 06/08/2022minha estante
Ela é incrível!

Elaine 11/06/2023

"Sou dona de tudo o que me aconteceu" (Viola Davis).
Este é um livro fascinante e complexo. Ao mesmo tempo em que me senti completamente presa em sua leitura, em vários momentos precisei fazer pausas para me permitir respirar e seguir. A narrativa é fluida, fácil de ler, mas muitos conteúdos dolorosos requerem tempo e fôlego. O mais importante e poderoso deste livro é que ele tem um imenso potencial de cura. É um livro que sinto que relerei em outros momentos da minha vida.
Yorgos 12/06/2023minha estante
Eu tenho me sentido exatamente assim nessa leitura

Kleilson.Torquatto 13/06/2023minha estante
Quero muito ler esse. ?

Elaine 14/06/2023minha estante
Vc não vai se arrepender. O livro é incrível.

Lauri.Mazulo 19/06/2023

Livro difícil e necessário. Precisei pausar a leitura algumas vezes. A sensação era que faltava o fôlego, sabe?! Uma história permeada de dificuldades, traumas e coragem! Que mulher resiliente, corajosa e inspiradora... Obrigada por compartilhar sua história conosco, Viola!!!!
Naiara 19/06/2023minha estante
Imaginei que fosse dificil de ler, ainda bem que joguei pro futuro.. Mas deve valer muito a pena, é uma mulher e tanto..

Lauri.Mazulo 22/06/2023minha estante
Verdade!!!

Barbara735 25/07/2023minha estante
Esse livro é maravilhoso !

Katia Góes 20/03/2023

Sobre lutasss....
*Em Busca de Mim*, a autobiografia de *Viola Davis*, é chocante em sua franqueza, ao mesmo tempo que é deliciosa e emocionante em sua grandeza de humanidade. Uma verdadeira aula de mestre sobre a dignidade de viver e nos permitindo conhecer a estrada da vida que a trouxe até o lugar onde ela está hoje, numa reflexão profunda e uma declaração de amor a si mesma.

⚠️ “Quando você está lutando para sobreviver, a moralidade vai para o espaço.”

⚠️ “Trabalhar duro é ótimo quando se é motivado por paixão, amor e entusiasmo. Mas trabalhar duro motivado por privação não é nada agradável.”

⚠️ “As memórias são imortais. São imortais e precisas. Elas têm o poder de lhe dar alegria e perspectiva em tempos difíceis ou podem te estrangular. Te definir de uma forma que se baseia mais nas percepções escondidas dos outros do que na verdade."

⚠️ “[…] Existe um abandono emocional que vem com a pobreza e com o fato de ser negro. O peso do trauma geracional e da luta por necessidades básicas não deixa espaço para mais nada.”

⚠️ “Às vezes aceitar nosso destino e abaixar a cabeça parece o mais sábio e fácil a se fazer, não é mesmo? Mas e se o nosso destino for mais que se encaixar no padrão da sociedade? E se tudo que passamos nessa vida fosse para nos preparar para este destino que pode ser desperdiçado pelo medo?”

⚠️ “Eu tinha toda a força física do mundo, mas não havia adquirido o domínio da coragem. Essa é a memória que me define.”

Uma leitura inspiradora e cativante, nos oferecendo uma visão íntima da vida de uma das atrizes mais talentosas e respeitadas de Hollywood. Ela nos conta de forma sincera e aberta sobre as lutas que enfrentou em sua vida pessoal e profissional, e como ela encontrou força e perseverança para vencê-las. Um exemplo inspirador de como é possível superar a adversidade e alcançar o sucesso através da paixão, do trabalho duro e da resiliência.

Das muitas lições que podemos absorver deste livro, uma delas é que não devemos ter medo do nosso passado, mas aprendermos com ele e acharmos a nossa verdade. Que os desafios e limitações impostas pelos outros são inevitáveis, mas somos nós quem decidimos quando desistir ou continuar.

Boa leitura!!! 🍀
Regis 21/03/2023minha estante
Ótima resenha, Katia. ?

Katia Góes 21/03/2023minha estante
Obrigada!!!

Helena.Merces 05/02/2023

"É impossível passar pela vida livre de cicatrizes."
Eu já gostava muito da Viola, pela atriz que ela é e pela representatividade que ela tem, mas depois de ler a biografia dela eu comecei a admirá-la muito mais.

Ela conta sem esconder nada todo o sofrimento, angústia, traumas, preconceitos que ela viveu desde sua infância. Presenciou muitas vezes seu pai agredindo sua mãe de maneira bastante violenta, fome, miséria, pobreza extrema, racismo, abusos.... e isso deixou cicatrizes muito profundas durante toda sua vida. Não só na dela, mas de seus irmãos também, e ao longo do livro conseguimos perceber como cada um foi marcado por todo ambiente que viveu.

É um livro muito sensível, muitas vezes eu sentia tudo aquilo que aquelas palavras da Viola estavam transbordando, e é muito doloroso. Doloroso imaginar que uma criança desde tão pequena passou por tanta coisa triste, e aquilo deixou traumas que durante boa parte da vida Viola não conseguia lutar, pelo contrário, ela se recusava a lutar contra tudo que passou, ela tentava enterrar no mais profundos de seus sentimentos e memórias. Mesmo depois de sair da casa dos pais ela ainda passava por dificuldades que tornavam a lhe lembrar de tudo que passou. Ela não conseguia se livrar de nada daquilo, era necessário encarar os traumas e se curar, e isso é muito doloroso. Mas como ela mesma diz no livro, ela conseguiu se reconciliar com a Viola de 8 anos de idade.

A vida de atriz dela também é repleta de sofrimento e dificuldades, apesar do esforço, credibilidade e talento, Viola nunca era vista como uma atriz importante apenas por ser negra. E, apesar de ser difícil pra nós que acompanhamos ela imaginar, isso gerou muita insegurança nela por muito tempo.

Esse foi só meu terceiro livro de 2023 mas tenho total certeza que vai ser um dos favoritos do ano. Viola é um acontecimento, uma mulher que admiro muito mais agora do que já admirava antes!
Dinh@ 07/02/2023minha estante
Nossa, marquei essa frase no livro...

Helena.Merces 08/02/2023minha estante
acho que essa é a frase que mais define o livro em si! Impactante demais

Luciana 20/01/2023

Potência em seu nível mais alto! Sem firulas, sem rodeios, aqui tudo de ruim e de bom que aconteceu na vida da Viola é descrito de forma simples, direta e por isso mesmo atinge o objetivo que se espera de uma biografia, que seja humana e orgânica.
E nem vou citar as milhões de reflexões que este livro me trouxe, acredito que será uma experiência única para cada leitor.
Thi Acrisio 03/01/2024minha estante
Que livro lu, gostei muito.

Luciana 04/01/2024minha estante
Eu achei uma das melhores biografias que li!

Bárbara 05/01/2024

Uau
Fiquei meio receosa em ler esse livro. Mas em resumo um livro que deve ser lido em doses homeopáticas. Pq o que essa mulher passou?
Apesar de ter milhares de centenas de pessoas vivendo em EXTREMA pobreza. É de cortar o coração.
Draylton 05/01/2024minha estante
Essa atriz é fera demais

Bárbara 05/01/2024minha estante
O livro é foda

Thi Acrisio 03/01/2024

Viola
Que livro bom, a Viola nos conta sua vida desde a infância, juventude, faculdade, início no teatro, tv e no fim o cinema. Sua construção como pessoa e atriz. casamento e família.

E no meio de tudo, ela alça todos os traumas de sua vida, que sempre aparecem no seu presente, e são usados as vezes como vilão e as vezes como fonte de afirmação para suas decisões e desafios.

É muito fluido, que história incríveis dessa mulher. Quanto perrengue, quanta dor e quanta absurdo ela passou. E que sabor as vitórias, os prêmios.

Adorei no fim que ela falou sobre histórias cruzadas, como esse filme é super criticado. E um limite entre nós que rendeu um Oscar para ela. É isso, temos aqui a biografia de vida da maior atriz desse século. Indico muito.
Luciana 03/01/2024minha estante
Apesar de tudo que sofreu o livro não fica pedante, pelo contrário ela conseguiu criar uma potência através do sofrimento. Uma das grandes, mas ainda pouco valorizada, incrível.

Thi Acrisio 04/01/2024minha estante
Sim, terminei esse livro com muito mais admiração. Que história. Ela simplesmente vive, e enfrenta seu pesadelos. Isso sim é inspiração.

Víctor Morais 30/09/2023

Tá falando da elite!
Cara, que livro fantástico.

Eu sempre penso numa história de superação, aquela onde é imprevisível o que pode acontecer. E é justamente o que Viola Davis nos conta.

É brutal, e angustiante ver o que ela passa na sua infância, até seu grande sucesso. Como ela foi abusada (de todas as formas possíveis), até se tornar EGOT.

No livro ela nos ensina coisas valiosíssimas, como nunca desistir, ou seja, o herói da sua própria tragédia. E a melhor para mim, que foi: Perdoar é esquecer totalmente a esperança de um passado diferente.

É um livro difícil, que eu devorei em poucos dias. Simplesmente leiam.
Juliana2168 30/09/2023minha estante
A história dela é demais!!! Triste, incrível, de muita superação! Eu amei esse livro ??

Dani.Pivatelli 30/09/2023minha estante
Agora fiquei c medo. É mt pesado?

mthsthn 26/12/2023

FIND ME
Incrível como uma biografia pode também te tirar o fôlego a cada página. Viola entrega simplesmente tudo de si para, como ela mesma diz, honrar a Viola de 8 anos e ela faz isso com uma docilidade e um carinho que não achei que fosse possíveis. Pude ver um lado de Viola que não achei que existisse, por sempre vê-la como uma mulher forte, mas só então entendi que a conheci fazendo papéis de mulheres fortes e extremamente irreverentes (Histórias Cruzadas e How to Get away with a Murderer). E foi conhecendo a pequena Viola, cheia de traumas e medos, que criei ainda mais carinho e respeito pela Viola atriz que sobe no palco do Emmy Awards e denuncia sem titubear as desigualdades na indústria do entremetimento e do teatro.

Pude também me sentir maravilhado ao ver que essa Viola, a atriz por quem eu tenho tamanha admiração, passou pelos mesmos questionamentos que eu acerca de sua identidade enquanto uma pessoa negra. Foi como se me olhasse no espelho. São tantos assuntos que ela põe em discussão que fica difícil listar todos aqui; acredito que uma única frase seja capaz de definir sua trajetória até aqui: a vida é acima de tudo busca. Busca pelo que nos prometemos a nós mesmos na infância ou por nos compreender em nossa particularidade.

Ainda é estranho para mim ler biografias. Cresci acostumado a ler apenas ficção ou livros teóricos, quando deparo-me com uma biografia, principalmente como a de Viola que entrega sua vida com tanta delicadeza e respeito a si mesma, o que há é um choque. Mas um choque necessário.

site: https://www.youtube.com/shorts/Wh6R6dUEaTE
Taysa M. 26/12/2023minha estante
Acredito que foi a primeira biografia que li na vida rsrs como você disse, essa leitura realmente é de tirar o fôlego. Incrível demais a vida da Viola e me deu bastante inspiração não apenas para viver, mas viver sendo EU.

mthsthn 27/12/2023minha estante
Siiim. Conhecer um pouco da Viola pessoa foi muito incrível. E aí sim entender pq a Viola atriz é tão ph*da

falamariasilva 26/01/2024

Um livro necessário
Para mim foi um misto de choro e riso. Uma história nua e crua de uma realidade que infelizmente não é exceção. Mas que bom que conseguiu. Feliz em ter lido.
Flavia1021 26/01/2024minha estante
Bem isso mesmo, achei fantástico ler uma biografia de alguém que está viva, ela teve a coragem de ser despir para qualquer julgamento.
Eu já a admirava, agora ela é referência, minha ?beachmark?! Kkk

falamariasilva 27/01/2024minha estante
Nossa, sim! Compartilho disso.

Gabriela.Salgueiro 09/05/2024

Espirituoso e real
Achei esse livro uma benção, porque muitas das coisas que existem na Viola existem em mim também, mesmo a vida dela tendo sido muito mais brutal. Sempre me acende um raio de esperança, ver alguem com uma historia viva ganhando a habilidade de construir a si mesmo e a situações melhores.
Talita.Couto 09/05/2024minha estante
Entrou pra minha lista

Mariana113 09/05/2024minha estante
Eu amei esse livro e me tornei ainda mais fã da Viola!

Patricia YM 03/07/2023

Marcante, honesto, emocionante
QUE MULHER. QUE HISTÓRIA.
Viola Davis coloca no livro toda uma intimidade brutal e cruel. A leitura é dolorida, junto com tudo o que ela descreve cruamente que aconteceu durante varias fases de sua vida.
Racismo, violência de todas as formas possíveis, solidão, pobreza, saúde mental. O misto de sensações durante a leitura é enorme. Chorei e quis parar a leitura diversas vezes, mas ao mesmo tempo era tomada por um impulso em continuar a leitura pra que ela saísse dos buracos que a vida foi lhe apresentando. Minha admiração por ela como atriz era enorme, agora é sem limites pela pessoa que ela é. Viva Viola Davis!
Yorgos 03/07/2023minha estante
Perfeita! (Não disse quem)

Patricia YM 03/07/2023minha estante
Hahahaha nem eu ?