O que o vento sussurra

O que o vento sussurra Amy Harmon

Resenhas - O Que o Vento Sussurra

Nivea31 18/10/2022

Só o vento sabe o que veio primeiro...
Os livros Amy Harmon para mim são como os da Colleen Hoover, surpreendentes e maravilhosos. Ela tem o dom de te fazer entrar no livro, viajar na sua narrativa e esquecer da nossa vida real.

Esse livro junta dois gêneros que amo, o Romance Fantasia e o Romance Histórico. O Fantasia, porque temos uma viagem no tempo e o Histórico, porque acompanhamos de perto vários fatos e personagens reais, que foram importantes pela luta dos irlandeses para se libertar de séculos de domínio da Inglaterra e além de tudo isso, tem o amor lindo de Anne e Thomas crescendo no meio de uma Irlanda conturbada.
A autora faz personagens fictícios interagirem com os reais o tempo todo, lembrando como a Florencia Bonelli faz nos livros históricos dela, e Amy cria uma trama que nos faz querer estar nos anos 20 e ser parte da vida de Anne, Thomas e do pequeno Eoin.
Logico que durante a leitura eu fiquei ansiosa com o que a autora tinha preparado para o desfecho da história de amor de Anne e Thomas. Me envolvi e amei também Michael Collins, ao ponto de ir procurar tudo sobre ele no google, aliás pesquisei por todos que também eram citados e por tudo que era fato histórico descrito, porque sou dessas.

O livro fala de amor,  não só do amor romântico, mas do amor de pais e filhos, avós e netos e amor por suas raízes, seu povo e seu país.

Nem preciso dizer que favoritei.

Karoliny46 16/01/2024

O vento sabe de tudo
É impressionante como as minhas escolhas aleatórias me surpreendem, comprei esse livro apenas porque a vibe poética da capa e do título me encantaram, quando li na sinopse que a história se passava num período de grande valor histórico para Irlanda, isso foi mais um ponto a acrescentar e pense numa compra satisfatória!

Anne é maravilhosa, a relação dela com o avô, meu Deus... é linda demais, confesso que em alguns momentos o meu cérebro quase virou geleia diante dos paradoxos temporais, mas supreendentemente a autora conduziu isso da maneira mais simples possível e você meio que desliza pelas teorias sem muitos danos ao processo de pensamento, o romance é lindo, simples e encantador e como leitora assídua jurava que havia desvendado todo o final e no fim, estava tudo dando errado e prendi o fôlego nas últimas páginas por que tive a mais deliciosa surpresa, nunca fui tão feliz em estar errada nas minhas suposições!

Leiam essa maravilha!

Leticia 05/11/2023

Foi para os meus favoritos
Livro genial, com aventura, romance, história, viagem no tempo, guerra e com um final feliz e surpreendente. Caramba, tudo que gosto em um livro só. Recomendo muito esta leitura. Quero ler mais livros dessa autora.

Mia Fernandes 13/08/2022

"Ele me disse que tudo ficaria bem porque o vento já sabia."
Você pode até achar que viagem no tempo, seja um tema batido. Entretanto, quando você tem personagens tão incríveis e cheios de nuances, a história de amor deles precisa ser contada. Ela precisa ser transmitada pelo vento, e atravessar a barreira do tempo.

O melhor livro de romance histórico que já li a um bom tempo. Juntar a riqueza de detalhes da história da Irlanda, com uma protagonista que tem o dom de contar histórias, vai te encantar e te lembrar dos tempos de criança, quando líamos os contos de fadas.

Num momento você esta em 2001, e uma neblina sob o lago depois, esta em 1916, na Revolta da Páscoa, no meio dos desdobramentos da guerra. Onde tudo que você pesquisava, esta ali, tudo ao vivo, em cores e em movimento. O passado, agora é o presente.

Não tenho muito o que dizer. Ainda estou em estado êxtase e encanto com esse livro. Então vou deixar alguns quotes que assinalei durante a leitura."Nascemos, vivemos, morremos. E o ciclo continua eternamente."

"Alguém muito sábio me disse que nós carregamos as pessoas que amamos em nosso coração. Nós nunca as perdemos, desde que nos lembremos como é ser amado por elas."

"Eu estava mudando a história ou sempre fizera parte dela?"

"Não chegue perto da água, amor. O lago vai levá-la para longe de mim."

"Mas, quando você é uma condessa que viaja no tempo, o nome não é tão importante assim."

"Eu amo você, desesperadamente. Eu quero nos unir de todas as maneiras possíveis. Hoje, amanhã e todos os dias que vierem depois."

"É como se sempre tivessemos estado juntos e fôssemos sempre estar juntos, como se nosso amor e nossa vida surgissem da mesma fonte e, no fim, retornassem a essa fonte, entrelaçados e indistinguíveis".

"Ele me disse que tudo ficaria bem porque o vento já sabia."

Se você quer romance, uma dose de aventura, viagem no tempo e personagens inesquecível, venha logo ler essa história que o vento vai te sussurrar no ouvido e deixar seu coração quentinho.

Xoxo
Mia fernandes.

Roberta.Rozin 12/03/2023

Para emocionar
Foi um pouco lento o começo da história, demorei para me envolver mas no final valeu a pena chegar até a ?Nota da autora?.
Um final emocionante, aquele final feliz que enche o coração de amor.
Uma misturinha linda de romance histórico com fantasia, que combinaram muito bem.
Anne, Eoin e Thomas contam uma história de amor que ultrapassa o tempo.
Anne vai para Irlanda realizar o último desejo de seu avô em vida, ela sempre teve muita vontade de conhecer suas raizes irlandesas mas seu avô sempre lhe dizia que não era a época certa.
Após a morte de seu avô, Anne começa a cumprir os desejos que ele lhe deixou em vida.
A partir de sua chegada na Irlanda sua caminhada começa a mudar e um inesperado acontecimento muda completamente sua vida e suas crenças.
De uma mulher que nunca conheceu o amor, Anne se reencontra na vida e em um novo tempo onde o amor, a guerra, a amizade e a gratidão marcam profundamente essa linda história de amor.

?- Alguém muito sábio me disse que nós carregamos as pessoas que amamos em nosso coração. Nós nunca as perdemos, desde que nos lembremos como é ser amados por elas.?

Jess 27/12/2023

Infelizmente foi uma decepção pra mim
Eu como uma boa fã de Outlander quando vi a proposta desse livro já fiquei animada e com vontade de ler. Ouvi dizer em algum lugar que quem gostava muito de Outlander ia gostar desse livro. Gente, não é bem assim não.

Realmente a escrita é algo a parte. Por isso levou 3 estrelas. As descrições dos lugares e tal... mas quando chegava na hora da emoção? gente????? cadê? foi de arrasta pra cima.

Acho que os trechos dos diários do Thomas foram colocados lá como se fosse o POV dele, mas pra mim não funcionou. Fora isso, os capítulos extremamente longos... tudo isso tornou a leitura cansativa.

O maior mistério ficou por ser resolvido. Mas calma, sei que isso em outlander não é colocado as claras, mas isso é um dos grandes mistérios da trama, que está aos poucos sendo desenvolvido. Aqui? senti falta de tudo, inclusive mais questionamentos dos afetados pela viagem no tempo. Quais são as consequências? O que muda? isso tudo não foi respondido. Em 472 páginas isso poderia ser MUITO melhor desenvolvido.

Infelizmente não recomendo.
Carolfreitasnf 27/12/2023minha estante
Concordo com tudo que você disse mesmo não tendo lido Outlander ainda

Dri 15/10/2022

O tempo
Lindo romance histórico com toques de fantasia. Anne Gallagher é uma famosa escritora norte-americana que, em 2001, após perder seu avô Eoin, viaja à Irlanda para cumprir seu último desejo. À partir daí passamos a acompanhar e a participar, junto com Anne, da luta pela independência da Irlanda, no início do século XX. Sem palavras, emocionante em vários momentos. Apesar de o romance só ter sido possível por causa da viagem no tempo, o realismo dos fatos históricos e a veracidade com que os personagens são retratados são os grandes responsáveis pelos momentos de maior emoção da trama. Leiam. Além da linda história de amor, irão aprender um pouco sobre a trajetória do povo irlandês. Perfeito. Favorito.

JanaAna 06/05/2023

Morno a frio
O livro começa interessante, emocionante e passa por uma reviravolta que deixaria qualquer pessoa extremamente perdida. No caso da personagem principal, Anne, ela me passa uma inexplicável apatia. Tudo acontece com ela e ela aceita, me deixando uma sensação de "é assim, então, tá bom", sem surtos, choros e etc.
Michael e Eoin foram, para mim, os verdadeiros protagonistas. Gostei muito de Thomas e sua história de amor.
Não me encantou e se tornou mediano ao meu ver.

Tati 16/01/2024

Aulão sobre a Irlanda
Um romance muito bem escrito que tem a história da Irlanda como pano de fundo. É denso, mas também é lindo e emocionante.

Karol 05/10/2023

Devastador.
É tão difícil encontrar palavras para descrever o quanto você amou o livro, parecem que elas não fazem jus ao quão incrível ele é, mas vou tentar me expressar da melhor forma.
A natação da história me trouxe tantas emoções, eu sentia em cada descrição a Irlanda, em cada conflito a angústia e por fim eu senti pertencimento, uma sensação de saber suas origens, mesmo não sendo as minhas, se é que isso faz sentido.
Os fatos reais se misturaram a ficção de uma maneira tão genuína que me fez pensar que era uma história real, mesmo com os elementos fantásticos, e depois de ler as referências da autora eu achei a obra ainda mais incrível.

Camila1856 28/02/2024

Decepção
Comecei esperando uma coisa meio Outlander, o lance de viagem no tempo me interessou. Porém, foi uma grande decepção. Me pareceu que a autora queria focar no romance e na história política só que não conseguiu desenvolver bem nenhuma das duas vertentes. Os personagens não foram bem desenvolvidos e não têm personalidade nenhuma, o romance pareceu ser do nada e os momentos que era para gerar grandes emoções não surtiram efeito algum (até a Anne poderia morrer e eu não me importaria).
O único personagem que gostei minimamente foi o Thomas e as partes do diário dele eram as melhores. De resto, o livro não funcionou para mim.

Carolina 18/03/2023

O que o vento sussura
Quando me pego as vezes para conhecer novos escritores e livros que não são falados é isso que eu espero. Espero que mostre que nem só de nomes famosos vivem boas historias! Que grata surpresa! Que livro minha gente!
Esse livro me prendeu do começo ao fim e com tristeza de terminar acabei reduzindo a leitura para ver se ele ficava mais tempo comigo.
Esse livro é para aqueles que assim como eu amam Outlander porém morrem de preguiça de começar aqueles calhamaços!

------------
E aqui vem a parte spoiler.

Anne, ah nossa querida Anne. Que ao mesmo tempo que perdeu seu querido avô ganhou sua história de vida.
Anne perde seu avô mas ganha de lembrança uma caixa onde continha um diario, duas fotos e um pedido - espalhar suas cinzas em um lago na Irlanda. Irlanda essa dona de todos os seus familiares passados.
Ao chegar lá, apesar de todo momento de tristeza, a mesma busca na biblioteca relatos sobre sua familia e a historia do país para uma pesquisa de campo para seu romance futuro (ah, esqueci de falar que ela é uma escritora famosa) onde conhece uma senhora que comenta sobre seus familiares e sobre sua bisavó, também chamada Anne que havia "retornado dos mortos" após 5 anos do inicio da revolução irlandesa e que era muito semelhante fisicamente com ela.
O momento das cinzas chegou e quando ela subiu em um mini barco e jogou as cinzas do avô recitando o poema que o mesmo a ensinou durante toda sua vida uma coisa acontece: anne esta de volta à Irlanda do passado.
Dali para frente ja imaginamos. Ela era a sua "bisavó" ressurgida e ela passou a criar seu avô como filho e se apaixonou pelo seu novo tutor, o Dr Thomas.
Sim. Sua cabeça também esta confusa? Misturando Dark a série do netflix com Outlander? Kkk
Mas aqui o romance reina. Meu momento de tristeza foi quando aquilo que mais temiamos aconteceu. Ela foi pqra o futuro sem se despedir quando o irmao do seu bisavô a jogou no lago a chamando de traidora. Fiquei ate querendo parar de ler para absorver direito a tristeza PORÉM. Ai a melhor parte. A escritora é do time das romanticas felizes kkkkk ela trouxe para minha felicidade thomas para o futuro no maior clima de "estou aqui querida" e eu pude enfim sorrir tranquila e terminar o livro. Hahaha
QUE LIVRO.
Obrigada! Foi o melhor até agora do ano!
Mariimagno 20/03/2023minha estante
??? perfeito

Isa Tessmann - @apegoliterario 22/03/2023minha estante
OMGGG, tenho ele aqui... Até deu uma animada pra ler hahah

Carolina 22/03/2023minha estante
Kkk é maravilhoso! Só leia!