Trauma: a epidemia invisível

Trauma: a epidemia invisível Paul Conti
Paul Conti

Resenhas - Trauma

Denise195 22/10/2022

Uma leitura bastante instrutiva, com momentos para refletir em como os acontecimentos inesperados podem influenciar nossa vida e dos que nos rodeiam.

Dea 21/08/2022

Livro para nossos tempos
Livro de fácil leitura, com histórias e experiências clínicas e de vida do próprio autor, numa visão Integrativa de análise sobre o trauma.

Quebrando paradigmas, nos alertando sobre a incrível onda de traumas pós-pandemia que assola nossa sociedade, Dr Conti nos brinda com uma boa leitura sobre o tema.

Ao final de cada capítulo, há uma reflexão ou dica de como podemos analisar o Trauma sob nossa perspectiva e buscar ajuda.

Boa leitura.

Bruna 28/07/2022

Vamos lá! RESENHAR
Gostei muito. Conti esmiuça bem o trauma em uma linguagem simples e de fácil entendimento.

Os tipos de; como afetam nossa mente que por sua vez afeta nossa lente, de o "como" passamos a enxergar e a tratar o mundo a nossa volta.

Aborda vários aspectos interessantes que adorei ler. Como sobre a importância da educação sexual na escola e o relato de um menino que escapou de uma possível violência por ter existido esse tipo de abordagem na sua educação e formação e, que fez identificar algo errado que poderia vir a acontecer. Também sobre os sistemas de saúde como um todo, é algo que percebo e me incomoda muito pessoalmente, que é o foco em medidas paliativas contra agir na raiz, na causa, enfim, foi ótimo ter depoimentos de alguém da área mesmo.

É um livro muito bom. Os alicerces e metas que propõe são coisas que de verdade acredito.

Só o que talvez me incomodou ou melhor, o que eu senti falta por conta do subtítulo do livro, foi a falta de maior clareza, de trazer de forma mais explicíta como lidar com as suas feridas emocionais e avançar em direção à cura, que é a proposta do livro. O que quero balancear é que senti muito mais a parte conceitual e aspectos de análise ambiental do que o que subtítulo nos direciona que é o como lidar e avançar para a cura. O livro nos dá antídotos, inclusive quero tentar seguir o "Escrever sua narrativa de vida verdadeira", que foi o mais palpável na minha realidade.

É apenas um ponto de vista meu, posso estar enganada, porém senti certa abstração nesse sentido. E claro, tenho consciência de que traumas existem por infinitos motivos e seria complexo dar uma receita de como lidar com eles, mas no geral o que foi dito intrinsicamente no livro, sobre identificar e remapear, para mim não foi novo.

Por isso, 3.5 estrelas. Gostei, mas senti falta de coesão com o subtítulo.

Sobre a leitura, não é densa, mas, para quem já leu, é estilo ler "Como fazer amigos e influenciar pessoas" com seus vários relatos e exemplos, uma leitura que super te acresce, só que um pouco cansativa; e cansativa nem é a palavra certa, não sei bem como definir. Não é científico demais, só foi um livro que li de forma vagorosa, com interesse mas não o suficiente para lê-lo devorando e isso era o que esperava por conta de sua proposta.

Maristela 14/07/2022

Dr Paul Conti nos explica como o trauma altera nossas emoções, como as lembranças podem nos trazer dores e doenças, e também nos faz um chamado temos que falar sobre o trauma, não temos mais que acreditar em suas mentiras, temos o poder que precisamos para mudar está ferida e encontrar a cura.