Trauma: a epidemia invisível Paul Conti
Paul Conti

Resenhas - Trauma

Daianny.Rufino 08/04/2024

Trauma: a epidemia invisível
Confesso que esperava mais desse livro, mas o assunto foi bem repetitivo e algo bem simplista, por assim dizer. Apesar disso, a leitura é bem fácil e fluida e em alguns momentos ele traz algumas reflexões bastante interessantes e pertinentes.

Cah 26/03/2024

Vencendo o trauma
A abordagem do dr Paul é bem clara e imapctante, o trauma é uma epidemia e ele muda a gente de modos que nem imaginamos. Em todo livro ele conta histórias e apresenta antídotos para que possamos agir e tentar superar os traumas, pelo menos ter consciência deles.

Isabela.Gasparello 12/01/2024

Achei o livro superficial, comparado aos outros do tema. O ponto forte são as histórias clínicas exemplificando o tema do capítulo.

eudeferraz 05/01/2024

Trauma: a epidemia invisível
Não sei dizer se é meu primeiro contato com um livro voltado mais a psicologia mas posso dizer que foi uma boa introdução.
Tive dificuldade em engatar a leitura mas tirei lições valiosas de como nossas ações podem ajudar ou piorar ainda mais os traumas de pessoas ao nosso redor.

Bruna.Ceccato 05/01/2024

Trauma pode ser curado
Para quem está iniciando leituras sobre o tema é um ótimo livro para começar.
Considero ele na medida certa de todos os conteúdos. O livro explica com uma linguagem de simples entendimento o que é o trauma e como ele provoca mudanças no nosso cérebro e no nosso corpo, e de forma relevante apresenta sugestões e formas que podemos aplicar para nos ajudar em nossa vida.
Para mim o que mais agradou foi justamente que o autor pontua ações que são benéficas, e ajuda como por em prática.
Ele deixa claro em sua narrativa que o caminho não é algo a ser percorrido sozinho, portanto não há vergonha em buscar ajuda seja ela psicológica ou psiquiátrica, seja com família, amigos ou até mesmo comunidade. Mas há também caminhos que podemos por em prática por nossa conta que irá facilitar nosso trajeto à cura.
Só não classifiquei como 5 estrelas pois há alguns breves trechos em que o autor fala sobre religião, e eu particularmente não concordo com essa visão. Afinal ateus e pessoas das mais diversas religiões também podem se curar de trauma, mesmo sem crer no deus cristão ou em qualquer outro. Caso você desanime do livro por essa parte, é apenas breve e da pra relevar, pois o restante do conteúdo não tem viés e é muito útil.
Gostei muito também das partes em que ele conta sobre casos que tratou, pois mostra o quanto o cérebro pode se adaptar para viver com o trauma, e o quanto ele pode mudar em direção à cura.

Ana Júlia Coelho 29/10/2023

Que todos temos algum trauma, isso é inquestionável, mas o autor nos traz os tipos de traumas existentes, sejam eles crônicos, agudos ou vicários. O autor também exemplifica como o sistema de saúde (no caso o dos Estados Unidos) não está preparado para lidar com pessoas traumatizadas. A sociedade tem aquela ideia de que trauma só é trauma, só pode ser levado a sério, se transformado em TEPT, um dos tipos mais extremos, o que é injusto com quem sofre com essas marcas emocionais com menor intensidade.

O que o autor deixa claro o tempo inteiro é a necessidade de informação e educação quanto aos traumas e como lidar com eles, ou até eliminá-los. Saúde psicológica é muito banalizada, as pessoas têm vergonha de expor seus traumas, medos, doenças quando se trata desse universo da mente, e no quesito trauma, esse isolamento, essa falta de conversa só piora a situação. Em vários momentos o autor entrega modos de entender e combater essas cicatrizes emocionais, que podem – pasmem – afetar inclusive o DNA das pessoas.

Quando os traumas são tão fortes, chegam ao ponto de ativar/desativas genes, passando essa alteração para a próxima geração. Um estudo feito com filhos de sobreviventes do Holocausto constatou que eles tendem mais à depressão do que as outras pessoas. E grandes traumas na infância aumentam a chance de, quando adulto, o indivíduo desenvolver mais doenças autoimunes.

Por ter lido esse livro tão próximo de Inteligência Emocional do Daniel Goleman, a comparação se torna inevitável. Esse aqui, consideravelmente menor, não me agradou tanto quanto o anterior. O autor tenta explicar o que é o trauma, como ele se forma e de que forma atinge as pessoas, mas senti que faltou mais didática na hora de deixar isso bem claro – ainda não entendi a relação do trauma com vergonha. Os exemplos são interessantes, mas parece trazer muito mais esse tipo de conteúdo do que explicações de verdade. Senti uma pegada meio de autoajuda, com momentos para “refletir” depois dos exemplos, mas foram tão vagas essas indicações de reflexão que acabei pulando essas poucas linhas depois de um tempo. Ainda assim, é interessante ver todos esses dados reunidos em um volume para entendermos melhor como enfrentar essa epidemia invisível.

Para mais resenhas, me siga no instagram @livrodebolsa

gxavier0 19/08/2023

Esperava um pouco mais?
Livro de leitura fácil e bem escrito.Terminando, achei superficial e em algumas partes, repetitivo.
Mas não tiro seu mérito. Traz o tema trauma de uma forma de fácil entendimento.
Sigo lendo o assunto em outros livros, pois gosto muito de psicologia e desenvolvimento pessoal.

Nicholas.Assis 13/07/2023

Vale muito a pena!
Muito bom para ter autoconhecimento sobre como o trauma funciona e como nos sabotamos tentando evitá-lo. Além de explicar também mostra como podemos contornar a situação

Liliane32 18/05/2023

Não era bem o que eu esperava...
Livro é bem descritivo e conceitual. O autor descreve o trauma, o efeito, causas e consequências.
Fala sobre práticas que pode ser feitos em alguns casos e dá vários exemplos de histórias suas e de seus pacientes para ilustrar os pontos
Eu esperava algo mais perto da parte prática: como detectar o trauma, exercicios mais práticos de meditação ou mesmo autoconsciência.
É um bom livro introdutório.

Miriam172 22/04/2023

É um bom livro sobre trauma, especialmente pra quem é leigo no assunto. Acho que eu estava procurando algo mais técnico, mas mesmo assim, pude aprender com ele.

Less 27/03/2023

Sobre o trauma!
Segundo o autor, quando temos um trauma pensamos e vemos a vida com lentes distorcidas. O trauma é um ?vilão? que precisamos combater.

Marcella 18/01/2023

Esperava mais...
Raso. Esperava muito mais, vindo de um psiquiatra. Talvez por já ter passeado muito pelo tema trauma, me trouxe alguma novidade mas não a epifania que eu estava esperando. Vale a pena se você nunca leu nada sobre o assunto, se não tem hábito de ler nada sobre psicologia ou psiquiatria, se passou por um trauma ou tem alguém próximo que tenha passado por situações traumáticas. Mas serve muito mais como uma introdução do que como uma solução. Talvez por isso tenha sido frustrante, porque se foi a solução para a Lady Gaga, por que não seria para mim? Enfim.. próximo...

Kyuketsu 30/12/2022

Este livro vai traumatizar você
Com linguagem simples e descomplicada, o autor aborda a temática do trauma (todo evento significativo - consciente ou inconsciente) e seus desfechos em nossa vida e demais pessoas ao nosso redor. Durante a leitura, tive a sensação de estar conversando com um amigo, que tranquilamente me explicava sobre o tema, contava situações que vivenciou e me dizia como ele acredita que devemos lidar com as situações - todos estes aspectos positivos para mim.

Essa "pegada" do livro, o torna leitura ideial para futuros profissionais (que acabaram de adentrar ao Ensino Superior) da Área da Saúde, em especial em função do fato de o livro ter sido escrito durante o ano de 2020 (início da pandemia pela Covid-19), evento que, per si, compreende-se enquanto trauma em escala global - e seus desdobramentos, portanto, só serão melhor compreendidos ao longo das próximas décadas -.

As reflexões (momentos em que o autor nos convida à resignificação de nossos traumas inconscientes - sem dizê-lo) propostas pelo autor ao longo do livro são propostas interessantes, mas confesso que as partes que mais considerei interessantes foram aquelas nas quais o autor apresenta os princípios e técnicas (em linhas gerais) que acredita ser essenciais aos cidadãos (para que estes possam identificar, manejar e combater o trauma).

Contudo, ainda que muitos destes princípios e técnicas sejam auto explicativos, senti falta de melhores direcionamentos em termos de bibliografia ao final do livro (ou mesmo notas de rodapé com maiores informações). Principalmente em função de temas transversais pontuados pelo autor, como Epigenética, Atenção Plena e perspectiva biopsicossocioespiritual da saúde. Não chega a ser uma falha do autor, mas penso que não valorizou o conteúdo de informações presentes (principalmente em termos de evidências disponíveis).

Em resumo, recomendo sim a leitura. E quanto ao título da resenha, foi só para chamar a sua atenção (rsrsrs).

Lais 28/12/2022

Necessário
Que trabalho incrível do Dr. Paul Conti. A escrita dele é acessível e o estudo sobre trauma traz muito clareza. Estamos vivendo em uma sociedade traumatizada e consequentemente traumatizando outras pessoas e a vida segue como se isso fosse normal. O trauma corrói nossos sonhos, nossa vontade de viver, destrói nossa vida é muito triste ver pessoas incríveis não vivendo uma vida incrível por causa de traumas.

Gabi 15/11/2022

Um livro bom
Ótimo livro, explica da raiz do trauma, como ele se forma e age para sabotar as nossas vidas, mostra como ele afeta o ser individual e a coletividade, recomendo demais.