A depressão é uma borboleta azul

A depressão é uma borboleta azul Sabrine Cantele

Resenhas - A depressão é uma borboleta azul

nany 23/10/2023

"Que bela ironia querer ser ouvida e não conseguir falar"
Livro marcante e reflexivo. Gostei muito como a autora trouxe seus sentimentos diante da depressão e sobre como ela escreve sobre o passado. Impossível não se identificar com ao menos um poema.

leashy loo 22/04/2023

simplesmente não é meu estilo de leitura, e tá tudo bem
já tentei várias e várias vezes, mas poesia não é para mim. mesmo assim, a autora foi extremamente boa em colocar seus sentimentos em palavras, e me senti representada em muitas partes.
não queria ter avaliado esse livro porque ele me parece muito pessoal e íntimo, mas tive que colocar uma avaliação para contar como um livro lido no desafio do skoob ?
enfim, vou deixar minhas partes favoritas registradas aqui:

Acho que não sou mais a mesma
e nem você
e nossas novas versões
não se conhecem
e não se amam.

Eu quero fazer novos amigos
Mas toda vez que eu falo meu rosto queima
E as palavras não fazem sentido
Eu quero fazer novos amigos
Mas eu não quero sair com os meus novos amigos
E nem conversar com os meus novos amigos
Qualquer interação me deixa nervosa e desconfortável
Que bela ironia
Querer ser ouvida
E não conseguir falar
Por isso eu escrevo
Isso não é um poema
É um grito de socorro.

É engraçado
Eu pensei que você não me amava mais
Quando na verdade eu não me amo mais
Foi mais fácil projetar meus sentimentos
Do que aceitar a verdade
Foi mais fácil fingir
Do que encarar meu reflexo com sinceridade.
Sabrine 28/07/2023minha estante
Olá! Muito obrigada pela resenha!!! O formato físico do livro "A depressão é uma borboleta azul" está disponível Link: https://linktr.ee/sabrinecantele

mariajcruz 06/02/2024

Bagunça é como descreveria. os poemas não se conectam. foram jogados ali de forma aleatoria. momentos, falando sobre suicidio. na página seguinte sobre superação. ela meio que te joga no chão e depois faz carinho. não funciona comigo, claro que deve funcionar com outras pessoas mas não é o caso aqui. não gosto dessa bagunça sentimental. não mexeu comigo. óbvio que alguns textos são ótimos, mas não gostei da construção. não se conectam, não se comunicam, e se perdem no significado. é importante a construção de sentimentos (pra mim). essa transição de tópicos tem que ser gradativa e menos drástica, caso contrário, a comunicação falha (que foi meu caso). tinha salvado outro livro da autora pra ler, mas apaguei.

spderboy 04/09/2023

Acreditei que eu era
uma pessoa ruim
e me preocupei tanto
com isso
mas pessoas ruins
não se preocupam
e pessoas ruins não choram
não dessa forma.

E essa é a melhor
e a pior
parte de tudo."

letresenhas 20/11/2023

Muito bom, são poemas tranquilos e rápidos de ler; não achei inovador e revolucionário, mas achei muito íntimo então é até injusto julgar a dor do outro pela minha régua. Acho que bate diferente em cada um e é um livro de poesia muito melancólico e bonito

Carol 20/07/2023

Sempre bom
Uma leiturinha de poesia é sempre bom para acalmar a alma e nos fazer pensar. Adorei o livro e me senti muito bem lendo
Sabrine 27/07/2023minha estante
Olá! Muito obrigada pela resenha!!! O formato físico do livro "A depressão é uma borboleta azul" está disponível ??
Link: https://linktr.ee/sabrinecantele

amamjx 02/09/2023

?Pra todo canto que eu olho eu só vejo poesia.?
Este livro serviu muito para mim. Senti tantas emoções, e chorei como um bebê.
Para aqueles que se apaixonaram pela arte ? independente de qual seja. ? como válvula de escape para tanta confusão, entenderá este livro tão perfeitamente que será impossível não se emocionar. Me vi em muitos poemas, me li em muitos versos e me senti em diversas estrofes. Surreal!

?só por hoje. se ame.?

Como poeta, gostaria de deixar abaixo uma poesia autoral.
?A coerência que gritava
hoje em silêncio está.
A coesão que dominava
não sei onde foi parar.

A confusão domina os pensamentos.
Em papéis eu escrevo a desordem
De uma mente barulhenta
De uma pessoa silenciosa.

Ou eu as escrevo
ou às expresso
se não quiser me sufocar
em meus próprios dialetos.

Às incoerências em escritas desalinhadas estão.
As estrofes sem rima e sem contexto continuaram e continuarão

Talvez meus poemas tenham virado apenas um reflexo
Idêntico ao meu consciente.

precocemente
indecente.

? a.m?

evelynswft 02/02/2024

Identificável.
?Acreditei que eu era uma pessoa ruim
E me preocupei tanto com isso
Mas pessoas ruins não se preocupam
E pessoas ruins não choram
Não dessa forma.?
Luma33 02/02/2024minha estante
Tenho e-book na kindle, vontade de ler nessa época difícil

evelynswft 03/02/2024minha estante
leiaaaa

Pietra 14/03/2023

Emocionante
Juro, me emocionei e me identifiquei em algumas partes. A escrita é realmente muito boa, muito bem feita, e pega bem, sabe?
Sabrine 28/07/2023minha estante

Ingrid664 10/10/2023

Pode ser um poema, mas não é poesia
Definição de poema e poesia para compreender minha percepção

Poema - é um gênero textual literário, formado por versos
Poesia - agora a poesia é criação artística provocando emoções

Percebe-se que a escritora compreende o que é a depressão, podendo gerar empatia, mas senti apenas questões pessoais, como se faltasse algo de genuíno

Nayara Moraes 29/07/2023

Eu não estou quebrada, estou em construção.
Tento ser sincera com as minhas cicatrizes
não estou negando a existência delas
estou tentando viver apesar delas
todas as pedras que você me jogou
formam o castelo que agora eu repouso.

Eu amei demais esse livro, são poesias curtas para uma leitura rápida e a playlist torna tudo melhor.

SUA ANSIEDADE ESTÁ MENTINDO!

Ni ni 16/07/2023

Poema!!
Eu sempre gostei muito de escrever poemas quando menor, porém eu abandonei essas ideias e afins.

Hoje em dia eu gosto muito de ler, e esse foi um dos livros de poema que eu mais gostei!
Sabrine 27/07/2023minha estante
Link: https://linktr.ee/sabrinecantele

celiajmes0 13/12/2023

Seila, não me emocionei e nem me conectei com a autora mas me deu vontade de ouvir os álbuns da lorde

Emilly.Teodoro 17/09/2023

Fim.
Desperdicei minha adolescência inteira desacreditada de mim mesma. Agora vou completar 20 anos e não sei que sou.

Essa leitura realmente foi um misto de emoções apavorantes e tranquilizadoras. Muitas lágrimas e praticamente todo o livro foi grifado. Mas termino esse livro com um sorriso no rosto.