Ruination

Ruination Anthony Reynolds

Resenhas - Ruination

carls.diary 22/07/2023

Essa é a lore
Não sei nem o quê descrever, porque realmente o livro é muito, muito bom.
Ele fluiu de um jeito incrível e ver campeões como a Kalista, Thresh, Hecarim, Viego e Ryze brilhando foi realmente muito avassalador. E eu vou levar esse livro como a lore oficial da Ilha das Sombras, não importa o quê a Riot mude daqui para frente.

Para jogadores de LOL, assim como eu fui: sim! Vale a muito a pena ler o livro, ele funciona para você entender como A Ilha das bênçãos se tornou A Ilha das sombras e como Camavor caiu em ruínas, com participações especiais é óbvio.

Para não jogadores: Sim, o livro funciona também. Ele te explica coisas que você não jogador ou apreciador da Lore do lol entende, mas se tiverem dúvidas consultem o google.

Passei muito tempo pensando se deveria colocar spoilers nessa resenha, mas acredito que seria interessante, para caso algum "main" ou "mono" de personagem sinta interessado em ler o livro, ou apenas curiosos. Então a partir desse momento terá spoilers

??Spoilers??
- A Gwen aparece em sua forma original (boneca) (nada muito desenvolvido)
- Zilen é mencionado duas vezes durante o livro (nada muito importante)
- É mostrado Buhru (onde Illaoi nasceu), mas a campeã não aparece pois o evento de Helia ocorre muitos anos atrás.
- Talvez na página 120 tenha uma referência ao Azir.
- A Soraka tem uma participação muito pequena no livro, mas é de extrema importância.
- Os Kindreds são mencionados/referenciados na página 238
- Ryze (jovem) e Tyrus (seu mestre) tem uma participação grandiosa. O Ryze usa o R no final do livro.
- Yorick é descrito na página 291
- Não. O livro não deixa claro quem queria Isolde morta.
- Jenda'Kaya, uma sentinela da luz, em um futuro criará novas sentinelas para combater o mal da Ilha das sombras.
- 274, a Vennix tinha razão.

O livro só deixa claro tudo o que já sabíamos o maior vilão não era o Viego, e sim o Thresh.

Pedro Kluyvert 23/05/2023

A Ruína que você já esperava
Ok, devo dizer, a leitura me prendeu desde o começo com sua escrita linda e história interessante. Eu já conhecia a história obviamente, mas ver os detalhes, como certas coisas aconteceram e tudo da maior parte do ponto de vista da Kalista, que inclusive, uma personagem maravilhosa, poderosa, forte. O sentido das lanças que a Kalista carrega é forte e triste, dói muito e meu deus, pobre Ledros. Mesmo sabendo que a Ruína viria, eu torci muito pra as coisas serem diferentes... mesmo sabendo que não seria. Enfim, vale muito a pena pra conhecer sobre os personagens, ver que certos personagens simplesmente são podres por si só sem muitos motivos.

Thiago Boddão 16/07/2023

Uma boa surpresa
Primeiramente, eu tenho que dizer que nunca joguei League of Legends, apesar de que conheço parte do seu lore por intermédio de ser um entusiasta de videogames em geral, ter muitos amigos que são jogadores de longa data do jogo e por ter gostado bastante da série de animação Arcane. E tenho que admitir: não atrapalha em nada você conhecer ou não o universo de Runeterra ou ter passado raiva jogando o famoso lolzinho. Ruination é um bom romance por si só.
O fato de ter um universo muito bem consolidado na cultura pop, com centenas de personagens carismáticos e diversificados, só serve como pano de fundo para o conteúdo do livro, que conseguiu fluir de maneira coesa sem a necessidade de eu conhecer os personagens e suas justificativas previamente. Como se trata de um prequel, alguns personagens irão vivenciar situações que os tornarão nos arquétipos que vemos no game, alguns com mudanças extremas.
Adorei o quão humanos os personagens conseguiram ser desenvolvidos: dever acima da honra, amor unido à insanidade e insegurança, ganância, desejo de vingança... Os conflitos de Kalista, Viego, Ryze e Grael foram muito interessantes e deixaram interessado em consumir mais desse universo. Só que não irei jogar LoL, não é pra mim... (risos)

Carla1341 30/01/2024

Um final muito bom, mas o começo?
A minha principal crítica é a falta de desenvolvimento de personagem, e isso pesa demais nessa leitura. O livro te diz bastante sobre os personagens e seus envolvimentos mas pouco mostra isso ao leitor, o que é uma pena pois tinha muito potencial a ser explorado. As pessoas que já conhecem a lore e já tem um apego aos personagens provavelmente não teriam tantos problemas, mas isso é algo que o livro deveria trazer por si só, e ele falha nisso.

O ritmo lento da estória e a falta de conexão inicial entre os personagens de diferentes pontos de vista (é mostrado inicial o ponto de vista em Camavor, e o ponto de vista nas Ilhas das Bençãos) tornam a leitura chata, cansativa e desinteressante. Seria muito fácil desistir do livro mas primeiras 200 páginas, pois é esse o tempo que leva para a leitura realmente emplacar.

Meus pontos para esse livro subiram justamente pelo final, onde a estória engata em um ritmo bom (finalmente!!) acelerado e frenético, que agora prendem ao leitor, e a ansiedade pelo que vai acontecer em seguida torna a leitura mais fácil. O final me surpreendeu de uma maneira boa, por mais que não seja o final feliz ideal. Achei uma conclusão muito boa e as cenas finais me deixaram ansiosa, animada, feliz e triste, mas em todas elas eu estive empolgada para ler até o fim e saber o que foi desencadeado. Não consigo falar mais sobre o final sem dar spoiler, mas foi um final extremamente satisfatório e trouxe a boa leitura que todo o resto do livro não teve. Uma pena demorar tanto para engatar a leitura.

MinnieYuni 27/10/2023

Muito mais que League of Legends
Ruination com certeza está entre meus preferidos dos últimos anos, mas não só pela origem do jogo.

Traçada do início ao fim sobre a linha tênue do que são sentimentos, caráter e dever, a história acerca do Rei Destruído foi muito além do que eu esperava e tocou feridas latentes sobre a formação de sociedades, seus segredos e o egoísmo tanto de quem as governa, quanto de quem gostaria de ter mais poder do que pode ou deve.

Como toda obra derivada de alguma outra fonte, os "fan services" são bem direcionados aos jogadores mas também deixam um gostinho amargo, principalmente na forma ingênua demais que Kalista é retratada (mesmo considerando seu posto de General experiente e inteligente), além do pouco desenvolvimento de algumas personagens não centrais da história.

No fim das contas o saldo de Ruination é mais do que positivo e espero que o carinho dos fãs de LoL e o interesse de fãs literários incentivem a Riot Games a continuar trazendo histórias de Runeterra para os livros.

Mateus 24/11/2023

A origem do bicho-papão
Com um ritmo rápido e fluído, é impressionante como as quase 450 páginas são facilmente devoradas. A narrativa em geral é boa, enfatizando os acontecimentos de maior importância e lidando bem com passagens de tempo. É um livro feito para fãs, definitivamente, mas que também é capaz de agradar os entusiastas de fantasia medieval em geral. Para os primeiros, com certeza é um livro 5/5, com as mecânicas de jogo referenciadas em vários momentos, assim como ganchos e deixas para outros personagens que só os que já jogaram ou tem algum conhecimento da lore entenderam.

isasc. 24/02/2024

Amar é deixar ir.
Nunca joguei o jogo, li o livro pela fantasia mesmo. O livro é bom, até me surpreendeu.
Senti que faltou alguns pontos explicativos que acrescentariam na história para quem não conhece sobre o jogo, como, o que tinha na água para ter acontecido aquilo com a ilha? Só aconteceu mas eai? Porquê?

Gostei de vários personagens que apareceram, mas que infelizmente não tiveram tanto destaque como, Vennix, Jenda'Kaya, até Ryze e Ledros que aparecem mais um pouco mas não
aproveitaram deles.

A história de Kalista e Viego me impressionou, até onde vai o amor e a honra de uma pessoa?

O livro no geral é bom!

Will 21/11/2022

Completamente Viciante
Como um dos novos players que esse jogo ganhou após o lançamento de arcane, devo admitir que a história de seus personagens é a parte mais interessante e cativante. É muito bom ver em como a Riot vem expandindo o alcance de seu mundo por meios de outras mídias como a série e agora esse livro. Apesar dele falar de acontecimentos que qualquer pessoa que jogue já conheça e saiba no que resulta não deixa de ser fascinante e incrível ver os personagens sendo bem desenvolvidos e detalhados. Ruination é um livro que não deixa a desejar nesse quesito, descrevendo situações já conhecidas e aprofundando aspectos delas. A única coisa ruim é deixar a vontade de quero mais, mesmo que já tenhamos bastante material disponível com outros contos e vídeos. Como primeiro livro do universo ele funciona maravilhosamente, fazendo criar empatia e curiosidade sobre personagens que as vezes não recebem tanto destaque no jogo por diversos motivos. Todo o universo criado é tão rico que eu só posso continuar a desejar o sucesso para que possamos ver e ouvir outras histórias. E se tem algo que a Riot se mostra excelente é em criar essas experiências.

Felipe.Raul 17/03/2024

Uau!
Para quem ama o jogo, adora as Lores dos personagens! Esse livro vai ser incrível! Leitura fácil e super imaginativa, vai mergulhar nas vidas de Kalista, Tresh e Ryze! Entender um pouco mais sobre eles e outros personagens próximos! Adorei cada página! Que venham mais livros do universo!

Leitor Noturno 25/05/2023

Resenha Noturna
?Ruination?

Autor: Anthony Reynolds
Editora: @galerarecord
Estilo: Aventura
Páginas: 400

O reino de Camavor está correndo sérios riscos, Isolda, a esposa do rei Viego, está gravemente ferida após sofrer uma tentativa de assassinato. Viego não sabe como agir agora que sente que seu reino está sendo ameaçado e sua rainha está entre a vida e a morte. Kalista, sua sobrinha e General de seu exército, tem um plano para tentar salvar a esposa de Viego. Ela parte em direção às Ilhas Abençoadas, em busca de uma possível cura que salve Isolda, e faça com que seu tio possa iniciar seu reinado com mais calma.

Mas tudo da errado, a expedição é um fracasso e as consequências que Kalista terá que enfrentar serão as piores possíveis, ela se sentirá perdida, isolada e também correrá sérios riscos de vida. A magia de League Of Legends sai dos jogos e ganha vida nas páginas eternas da literatura, de um jeito formidável, que vai encantar até mesmo aqueles, que assim como eu, nunca passaram perto de um dos mais famosos jogos de todos os tempos.

Eu literalmente NUNCA joguei LOL, mas sou familiarizado com sua fama e admiro os fanáticos pelo game, mas consegui sentir toda essência de seu Universo, que é muito bem explicado em suas páginas, colocando os leitores no centro da trama de maneira perfeita, falando dos personagens mais importantes dele, como a própria Kalista, Viego, Hecarim, entre outros, fazendo quem gosta mais de livros que dos consoles se sentir parte deste mundo incrível.

Achei FENOMENAL a quantidade de ação e histórias que o livro apresenta, ele não é enorme, tem um desenvolvimento bem direto e rápido na leitura, e mesmo assim consegue contar diversas histórias de maneira completa e bem explicada, com diferentes batalhas, que facilmente poderiam ser divididas em alguns volumes, mas por cortar as partes desnecessárias do desenvolvimento, acaba oferecendo uma trama completa, que poucas vezes encontramos na literatura.

Fiquei fascinado, mesmo sem jogar LOL, e só imagino a magia que será para um fã do jogo pegar esse livro em suas mãos, vendo uma nova história sobre seu universo favorito, trazendo mais um conteúdo inédito para seu mundo, certamente será um presente único, daqueles que só os livros conseguem nos entregar.

Nota: ??????????

Pedro 12/01/2024

Uma das melhores histórias do League of Legends
Eu acompanho a lore de Lol desde que comecei a jogar, lá por meados de 2013. Sempre a história tem avançado, e as Ilhas das Sombras não foi exceção. Como essa história sobre a Ruína já tinha sido introduzida com o lançamento do Viego, eu não criei muitas expectativas com esse livro, achando que já sabia tudo que ia acontecer. Grande engano meu.
Primeiro que tem mais personagens envolvidos com todo o desenrolar da Ruína, como Hecarim e Soraka, mas principalmente Kalista e Ryze, que eu não sabia ( até Yorick e Maokai dão as caras brevemente).
A história é muito boa, com muitas camadas e complexidades. Kalista, Ryze e Erlok Grael são os principais protagonistas, e carregam a história muito bem.
Recomendo a todos os fãs do game para lerem essa história linda e, ao mesmo tempo muito, mas muito triste (eu to despedaçado com esse final, mesmo já sabendo o que iria acontecer).
E pra finalizar, Thresh é o melhor vilão de Runeterra, na minha opinião. O cara é o mal encarnado.

Walter.Mansolelli 16/04/2024

Fraco
Livro mais ou menos, tem umas partes bacanas. Mas a real é que se apoia em personagens dos jogos para ver se deixa algo interessante.
O mais importante do livro é mostrar como o Viego era insuportável e um mimadinho sem equilíbrio emocional.

Xayah 09/04/2024

É babado
O livro me fez ter uma visão extremamente profunda da Kalista que o jogo jamais permitiria por si só, que mulher maravilhosa, uma guerreira incrível cuja única falha foi confiar demais nas pessoas. Aliás, todas as personagens femininas são ótimas, com destaque (além da Kal) pra Jenda'Kaya e Vennix. O Ryze é um personagem muito verdadeiro, com falhas e qualidades, o que é muito bom. Viego é... Ele, Erlok e Hecarim são difíceis de não odiar. Porém é inegável que Tresh é realmente um grande vilão. O inglês do livro tem uma vibe mais rebuscada e "antiga" o que pode trazer alguma dificuldade de entendimento, mas a leitura é fluida. Além do mais é legal ficar vendo quais campeões do jogo vão aparecer (eu contei 10), sendo a da Soraka minha participação favorita. Enfim, ótimo livro pra entender a lore da Ruína (já que o evento no jogo foi podre), gostei bastante, e seria bem legal ver uma adaptação tipo Arcane ou um filme.

viihnunes 01/08/2023

O início do fim
Gostei muito do desenvolvimento do livro e acompanhar o passado dos personagens e ver como eles se tornaram quem são hoje, a única ressalva é que ele parte do princípio que todos já estão ambientados e acaba pecando um pouco em informações pra quem não joga e só teve interesse no livro em si.