Galateia: Um Conto

Galateia: Um Conto Madeline Miller

Resenhas - Galateia

Nyx66 14/03/2024

Me atravessou
"Mas essa é a marca de um bom mito de origem: um oceano tão vasto que se estende através dos séculos."
Não esperava um livro tão avassalador e rápido como Galateia, a crítica aqui à misoginia é iminente no livro todo, a preferência por mulheres virginais, inocentes, inconscientes
Como a Galateia foi resiliente ainda fez de tudo pra proteger a filha.
Como a autora mesmo diz, o mito se estende através de séculos e muitos casamentos ainda são como no livro
Gostaria que fosse mais longo, mas assim eu não devoraria tão rápido

Babi 13/03/2024

Um mito, uma historia
Simplesmente aterradora a narrativa. é a primeira vez que leio algo da madeline que tem um tom TAO adulto assim, e tao forte. Foi a primeira vez que escutei um audio livro tambem, e acho que isso contribuiu para a história ser ainda mais real.
Baseado no mito de pigmaleao, a historia de galateia fala sobre a femilidade perfeita e pura e como o machismo é parte intrinseca do odio as mulheres.
O final desse conto foi uma surpresa, ja que eu esperava algo um pouco mais simples (e ate mais leve), mas a autora conseguiu fechar a historia com um tom brutal e necessário. Com certeza um dos melhores contos que ja li

ana 12/03/2024

Interessante
Achei um conto divertido, fiquei com muita pena de Galateia.
foi a minha primeira leitura da autora, não sei se irei ler mais livros dela.

Andre.Pithon 11/03/2024

3.5

Miller é uma escritora que me atrai muito, trabalhando sempre com reimaginações de mitos gregos, construídos com lentes mais modernas, atualizados, e com uma prosa poderosa, um estilo simples e impactante, propositalmente simples e direto ao ponto. Mas aqui talvez direto demais.

Galatea reconta o mito de Pygmaleon, que se apaixona pela sua própria estátua e implora aos deuses pela sua vida, que é concedida. Aqui, Pyg é o leva o porco de seu nome além de mera nomenclatura, e a história gira em torno de como ele é um péssimo e abusivo marido, e como a relação entre ambos é complicada por Galatea ter sido literalmente um objeto, e agora de carne, ainda tratado como um.

O livro é exatamente o que você espera, com a conclusão óbvia, e faltando alguma catarse mais poderosa para realmente se justificar como novela. Os movimentos são óbvios, bem executados, mas falta profundidade. Não sei se uma duração maior resolveria (a obra mal tem 40 páginas), mas falta alguma coisa para realmente conseguir emocionar. Ainda assim, é uma leitura rápida, agradável, e Miller é excepcional em atualizar mitos de uma forma que nunca antes vi feita com tamanha habilidade.

Gabriela.Fujiki 06/03/2024

Galateia
Este é um conto rápido, e que traz a mente diversos problemas da sociedade que poderiam estar ocorrendo até hoje em algum lugar não muito longe de nós.

O conto não é dos melhores mas bastante significativo.

ceci 06/03/2024

!!
Everyone looked at me, because I was the most beautiful woman in the town. I don?t say this to boast, because there is nothing in it to boast of. It was nothing I did myself.

Sara 06/03/2024

??
Ótimo conto, uma visão atual e realista sobre um mito antigo, que trás nova visão sobre como mulheres eram e as vezes ainda são idealizadas por homens. Pra refletir!

Camarada dos livros 05/03/2024

Um grito
Eu senti o desespero junto com Galatéia, o nojo de Pigmalião é inevitável de sentir.
Como pode um simples poema poder ser traduzido em tanto horror e violência?
O melhor é a satisfação do final, em saber que ela se salvou e salvou sua filha de mais sofrimento.
Madeline Miller é incrível em suas adaptações, um grito em meio as milhões de vozes.

"Meus pulmões doíam um pouco, mas não me importei, porque logo não precisaria mais deles"

FalaLud 05/03/2024

A mulher ideal
Muito interessante esse resgate dos mitos gregos pelo olhar feminino dos dias de hoje. Melhor que o conto é o posfácio da autora, expondo seu ponto de vista para a adaptação da história e fazendo uma análise sobre o machismo e a misoginia. Vale a pena!

Wanning 03/03/2024

Audiobook
Meu primeiro audio book, a narração foi otima e a historia igualmente boa, talvez eu finalmente tome coragem pra ler a canção de aquiles.

walAria3 01/03/2024

Galateia
Envolvente e extremamente real. Sou apaixonada pelo livros da Madeline Miller, apoio todos terem ilustrações igual esse!

Giovana 29/02/2024

Um conto cheio de reflexões, como a imagem feminina era vista como um objeto a ser admirado e obediente. Galateia representa uma mulher sem voz, aguentando demais o que aconteceia. Galateia foi muito forte.

Evellin35 29/02/2024

Galateia
Foi uma leitura deliciosa,confesso que achei um pouco confuso mais extremamente interessante saber e relacionar tudo sobre a mitologia,achei que não ia gostar mais é muito bom e curtinho de se ler em um dia ou menos

flav 27/02/2024

Galateia
Achei o conto confuso. talvez por eu não gostar/conhecer tanto a mitologia, talvez tenha atrapalhado o meu entendimento. definitivamente, a nota da autora me ajudou a compreender melhor sobre do que tratava a obra original e a sua "releitura".

thamy's 24/02/2024

Um livro super curtinho com imagens detalhando algumas partes da história. apesar de ser curto, é muito bom e muito forte. a história é ótima e te prende tanto que quando vc vai ver já acabou o livro. vale super a pena