Galateia: Um Conto

Galateia: Um Conto Madeline Miller

Resenhas - Galateia

Ana Lee 14/05/2024

Estátuas
Não li os livros da autora mas sei que fizeram muito sucesso, aí peguei esse conto só pra ver como é a escrita dela e achei incrível.

Ana Almeida 14/05/2024

Um conto bem rapidinho, bom pra passar o tempo entre leituras. Chega até a ser reflexivo, nos fazendo pensar como um mito grego pode se encaixar tanto com a realidade atual.

aguiarandy 13/05/2024

?Você é a tela mais perfeita?
Passei longos momentos pensando no que escrever porque este conto, ainda que seja curtíssimo, descreve cruamente temáticas vistas até os dias de hoje. ?Galateia? é uma releitura do mito de Pigmalião e narra, com muita angústia e sofrimento, a vida de uma mulher feita de mármore. Essa mulher de pedra é obrigada a lidar com todas imposições postas a ela, além de alcançar um padrão de perfeição que possa satisfazer visualmente (e sexualmente) seu cônjuge. O enredo pesa porque é mais real do que qualquer outra coisa.
Senti-me angustiada, revoltada, nauseada e esperançosa com o desenrolar da narrativa, visto que a escrita da autora é tão original que nos faz sentir todas as dores da mulher, compreender as motivações de suas ações e ainda associar as temáticas abordadas ao nosso próprio cotidiano, criando um enorme triplex em nossa mente. É genial!

barb 13/05/2024

Um conto atual em sua milenidade
A mitologia grega é cheia de histórias controversas que, infelizmente, perduram sua atualidade por milênios. Galateia, conto inspirado no mito de Pigmaliao, traduz muito bem uma história milenar que a cada segundo que se passa, torna-se mais atual. Tal qual um vinho.
O conto narrado por Galateia (a mulher de marfim) narra muito bem a visão de uma mulher sufocada pelos abusos que vive. Curiosamente (ou nojentamente), Galateia foi criada para servir de objeto sexual apenas. Além disso, foi criada para ser pura - conceito que é muito proferido por pedófil0s ao justificarem seu desejo doentio por jovens. Existe um desejo por virgens, pela criança na sua forma mais vulnerável, que perdura até hoje. A jovem só é desejada durante os anos de delicadeza envergonhada; a partir do momento que os primeiros traços de maturidade (pelos, estrias e personalidade) aparecem, sua funcionalidade morre.
Tudo isso é muito bem mostrado aqui, num conto angustiante, de dar nó na garganta.
Desde a Grécia Antiga, pouca coisa realmente mudou. Essa é a triste realidade que a autora nos mostra.

urbickrobin 11/05/2024

Que delicinha de conto amei demais vai pra meta de leituras pra agilizar as leituras que estão atrasadas no goodreads

Oliver70 11/05/2024

Um conto ou um mimo dona Madeline?
Galateia é só um mimo comparado com os outros livros de Madeline mas ainda assim é uma história que te faz sentir tanto. Após ler toda a explicação de Madeline para escrever Galateia, eu pude sentir que ela fez a coisa certa.

Bia* 09/05/2024

Não gostei muito da viagem da estatua que ganha vida através do escultor e dono possessivo que utiliza a ?mulher? só para satisfazer seus desejos.

lu_nasc05 08/05/2024

A perfeição
O conto expõe a idealização e objetificação das mulheres na sociedade de uma maneira perfeita.
A ideia de perfeição que Galateia representava para o marido era tão grande que ele não aceitava que ela era agora humana, não uma estátua, e que seus sentimentos, ideias, pensamentos e tudo que fazem dela uma pessoa não poderiam ser ignorados.
Pigmalião queria que ela fosse estátua (perfeita para ele) e mulher (de carne e osso) ao mesmo tempo.

E por sinal a leitura foi muito fluída, até porque é um conto, e a linguagem é bem mais simples do que eu achei que seria, o que foi uma surpresa bem positiva, já que eu esperava algo cheio de rimas e lirismos.

Enfim, uma ótima experiência.

Taylor33 04/05/2024

Bonito
Me surpreendi com a escrita pq achei q ia ser aqueles bgl bem lírico e poético, mas não é. É lindo mesmo, adorei o jeito q ela narra. A história é boa, é curto e traz umas reflexão top. Não me impactou mt, mas tbm é paia dar nota ruim pq ele entrega oq promete

Ana 03/05/2024

?Mas essa é a marca de um bom mito de origem: um oceano tão vasto que se estende através dos séculos. Espero que você goste do mergulho.?

Após a leitura de A Canção de Aquiles, virei uma grande fã de Miller por conseguir transformar a mitologia grega em algo acessível, com uma narrativa incrível. Eu acredito que ela é o maior exemplo de como é possível respeitar trabalhos antigos (clássicos) enquanto os adaptamos, de forma que seja possível enxergar suas faltas e alterar os pontos de vista. A história de Galateia faz mais sentido da forma que é contada por Miller e, como mulher, consigo sentir isso em cada palavra. Enfim, recomendo por ser curtinho e super interessante - mas também porque quero um mundo onde essa versão do mito seja mais conhecida.

leti 02/05/2024

Nossa eu ODIEI esse homem da primeira história e queria enforcar ele com minhas próprias mãos a todo momento que ele aparecia e abria a boca
o último eh menos pior se você não pensar na atmosfera da história por completo e só pensar "por cima"
foi uma leitura rápida, mas boa! amei a persistência da monilda e em como ela nunca pensou em desistir (sem contar que o plano dela na primeira história foi ótimo

Marcela 30/04/2024

" Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle. Como seria ter um homem desses como marido? "
- Caramba!!. Eu realmente não esperava uma história como essa.

Elanyy 30/04/2024

Fora do convencional
Mais um livro que eu encontro perdido na lista e acabo me impressionando!
Galatéia é a história do mito de Pigmalião e sua estátua, onde a autora vai além do "felizes para sempre" depois do casamento. Por mais que tenha poucas páginas, tem muitas camadas pra serem análisadas após a leitura, principalmente sobre o machismo e a misoginia explícita da visão dele com as outras mulheres da sociedade.
Ótimo conto!

AnyaIcarova 29/04/2024

Galanteia
Um livro curtinho perfeito para te tirar da ressaca literária, pra te deixar com raiva, insatisfação e tentar ver uma luz no final do túnel.

Georgia.Paula 28/04/2024

Corajosa, amo ela!
Quando o escultor pede para a deusa dar vida a estátua que criou e está apaixonado, seu desejo é respondido.
Uma coisa que ele não entendeu, é que uma estátua pode ser sua propriedade, agora uma mulher não.
Um conto curtinho e cheio de significado, um homem mal quanto tantos que vemos por aí, que a mulher só serve para suas vontades egoístas.
Queria mais páginas, queria ver ela feliz com a filha. Ela foi corajosa, e tantas mulheres hoje são.