Galateia: Um Conto

Galateia: Um Conto Madeline Miller

Resenhas - Galateia

Camila.Cutolo 24/04/2024

Leitura rápida e a visão feminista da autora sobre o mito é muito interessante. Vale a pena a leitura.

teka. 22/04/2024

Galateia é um conto extremamente interessante, com uma escrita linda, clara e sútil, fazendo uma ótima releitura do conto de pigmalião.
pigmalião é um escultor que se apaixona por sua própria obra-prima. nesta versão, galateia está cansada de responder às expectativas do marido, e ansiando por liberdade, decide por seu plano em prática.
esta obra retrata muito bem a misoginia dos contos gregos e é impossível não se frustrar com a história de galateia.
este é o primeiro livro de madeline miller que li e confesso que não sabia o que esperar, porém me deixou muito curiosa e com vontade de ler os outros livros da autora!

Space_girl 18/04/2024

Adoro mitologia grega, e adorei a forma que a autora reconta o mito de Pigmalião. E uma leitura forte, a autora retrata a misogamia de Pigmalião de forma bem interessante e impactante, a forma que a autora mostra o anseio pela liberdade de Galateia também é ponto bem legal da história.

Aninha508 17/04/2024

Uma boa leitura
Não sou de ler contos, mas resolvi dar uma chance para Galateia. Eu particularmente adorei o jeito que a Madeline Miller resolveu recontar essa história. Mitos gregos não são meu ponto forte, mas entendi que a história que originou esse conto é muito misógina e machista e a maneira que a autora transformou isso em uma história de força e persistência feminina, me surpreendeu. Creio que seja muito bom pra quem não quer ler algo muito longo ou está tentando sair da ressaca literária.

Tonimaco 16/04/2024

N sei se foi literal ou alusão à alguma coisa q precise de interpretação (na vdd quase crtz disso), mas gostei mt, me deu o empurrão pra ler os outros livros dela. Achei triste toda a história, pq sei q é mt real tudo isso, essa cobrança da perfeição feminina

ellenverso 15/04/2024

às Galateias
Nada me deixaria preparada para essa leitura dolorida: as referências mitológicas e a realidade se mesclam de um jeito que perceber a verossimilhança é desesperador. o pigmalião é um personagem calculado para provocar nojo em cada aparição, mas a facilidade de encontrá-lo a cada esquina é aterrorizante. galateia é uma perosnagem muito sofrida, mas que teve seu momento no final (que por sinal, acho que poderia ter sido menos corrido, já que é a melhor parte)

Isa Godoi 15/04/2024

Esperava um pouco mais por ser um livro famoso, eu gosto muito de mitologia mas esse livro talvez por ser curto não tenha tanto aprofundamento, porém valeu a leitura.

Ariadne 14/04/2024

São várias as histórias recentes que reeimaginam a mitologia grega, que eu sou apaixonada inclusive, mas Galateia é apenas o meu primeiro contato a esse universo. Eu já conheço o conto original, então não foi uma surpresa ver que a autora partiu de uma perspectiva claramente misógina e nos brinda com uma protagonista forte e resiliente. Não tem muito o que falar sobre por ser um conto, mas saiba que é extremamente satisfatório ler o final.

site: https://www.instagram.com/p/C5l-Ofzvyi8/?img_index=1

Mariiiss 14/04/2024

Achei confuso, mas tem uma visão até legal com relação ao mito de Galateia. Não conheço tanto sobre essa mitologia grega?

anne.dfg 12/04/2024

Conto para refletir
Amei o conto mostrando a misoginia dos mitos gregos e traz uma visão diferente do conto de Pigmalião.
Galatea poderia ter sido uma mulher silenciada por não atingir as expectativas de seu marido de ser a mulher ideal e por não poder sem quem ela é de verdade, mas ela nunca desiste e a autora traz um novo rumo pra história.

"Durante milênios existiram homens reagindo com horror e repulsa à independência da mulher, homens que desejam mulheres na mesma medida que as odeiam e que se refugiam em fantasias de pureza e controle. Como seria ter um homem desses como marido?".

Cheyane 11/04/2024

Interesse, uma abordagem diferente da história já contada de Galateia. Mostra o lado do sofrimento, pensamentos e libertação.

Paula1735 11/04/2024

Leitura curtinha
Não pegue esperando achar o que viu em Circe ou Canção de Aquiles. Se trata de um pequeno conto (li rapidinho em meu horário de almoço) que segundo a própria autora diz em seu posfácio, a ideia surgiu enquanto escrevia o livro Circe e como Galateia, não teria espaço para entrar na obra, ela fez uma obra própria para ela, assim como os outros livros da autora, esse é um reconto e um reconto muito fluido e gostoso de ler.

Xaro 06/04/2024

Bom mergulho...
"Mas essa é a marca de um bom mito de origem: um oceano tão vasto que se estende através dos séculos."

Luísa 02/04/2024

É tudo uma questão de escolher o livro certo
Galateia é um conto inspirado no mito de Pigmalião que narra a história de um escultor que após construir uma estátua "perfeita" de uma mulher, acaba se apaixonando por ela. Então ele pede para que Afrodite dê vida à estátua e, com pena do escultor, a deusa concede seu desejo. Na história original, Pigmalião projeta todas as suas espectativas de uma mulher perfeita sobre Galateia, esperando que ela corresponda totalmente a todos os seus anseios. Mas no reconto de Madeline Miller, Galateia está cansada de uma vida de controle e dominação e decide dar um basta nisso, acabando por ter um fim trágico e triste para uma personagem tão espetacular...
Eu não gosto de "A canção de Aquiles". Então não li esse livro por causa de nenhum outro da autora, mas porque era uma história curta e eu estava com vontade de ler algo. E sem dúvida Galateia humilha o outro
Fiquei surpresa com o quanto gostei desse livro. A escrita da autora é clara e sutil, sendo capaz de nos fazer acompanhar de forma certeira a situação de Galateia. Ela cria a partir de um mito hoje considerado misógino, uma história sobre as espectativas colocadas nas mulheres e o controle que é imposto sobre elas desde muito cedo. A protagonista é uma personagem sensacional, com indignações reais e profundas, que realmente nos cativam ao longo da história
E agora eu descobri que "Uma linda mulher" também é uma adaptação do mito, eu estou me sentindo mal porque eu amo esse filme, mas nunca tinha parado para analisá-lo sobre um ponto de vista mais crítico. E até "My fair Lady" (porque Audrey Hepburn?)
Sem dúvida esse conto trás um misto de emoções e tem um final triste, realista e surpreendentemente, coroando a obra de uma forma magnífica. Sem dúvida uma surpresa muito grande para alguém que detesta o outro livro lá...
Achei importante a nota da autora já que senti que acabou faltando talvez um pouco de introdução à realidade da personagem. Me apareceu que fomos introduzidos no meio da história e não no começo, mas ainda assim ela conseguiu se fazer compreender com frases e os pensamentos sensacionais de Galateia
Uma leitura rápida, reflexiva e com uma excelente escrita para compreender a realidade atual por trás do mito de Pigmalião e da situação das mulheres sob a ótica masculina que perdura até hoje

Aahmanda 02/04/2024

Que conto sofrido. Confesso que a mistura de moderno e arcaico me confundiu, o que acredito ser a intenção, mas o conto é muito doloroso.